O novo transporte de passageiros pode ser carregado em apenas 15 minutos. A tecnologia resulta de uma parceria entre a Exponent Energy e a Omega Seiki Mobility
O fabricante de automóveis
Omega Seiki Mobility e a startup de tecnologia de baterias Exponent Energy
criaram um veículo elétrico que carrega dos 0 a 100 % em 15 minutos, e que está
disponível em duas cidades indianas. A iniciativa está alinhada com a ambição
da Índia de eletrificar 80% dos veículos de três rodas até 2030.
O Stream City Qik, lançado
esta sexta-feira, estará à venda em Nova Deli e Bengaluru por cerca de 3.660
euros (324.999 rupias indianas) a partir de 15 de maio. O veículo é uma nova
versão do anterior Omega Stream City e conta agora com uma bateria proprietária
de 8,8 kWh que proporciona mais de 126 quilómetros de autonomia, dizem as
empresas.
O triciclo está equipado com a
tecnologia de carregamento da Exponent Energy que, segundo a startup, carrega
totalmente em 15 minutos quando conectada a uma estação de carregamento da
empresa.
Existem neste momento 60
estações de carregamento da Exponent Energy em seis cidades (Delhi-NCR,
Bengaluru, Chennai, Ahmedabad, Kolkata e Hyderabad). A startup tem planos para
atingir as 100 estações de carregamento em Delhi-NCR e Bengaluru ainda este ano
e 1000 estações no total até 2025.
Com esta parceria, a Exponent
Energy expande a sua área de atuação, uma vez que, até agora, a empresa de
Bengaluru disponibilizava apenas a sua tecnologia de carregamento rápido para
veículos de três rodas a operações de carga e de frota.
O segmento de veículos de três
rodas de passageiros da Índia é mais de quatro vezes superior ao número de
veículos de três rodas de carga, de acordo com dados do Governo. O segmento
cresceu mais de 43%, com mais de 45 000 veículos de três rodas para passageiros
vendidos só em janeiro. A aquisição por clientes de veículos elétricos de três
rodas tem vindo a ser subsidiado.
A Exponent Energy tem vindo a
firmar parcerias com outras empresas desde 2022 para lançar veículos de carga
de três rodas equipados com sua tecnologia de carregamento rápido. Tendo ainda
parcerias para soluções de carregamento rápido para frotas. No total, mais de
1.000 veículos, que completaram mais de 100 000 sessões de carregamento,
dispõem da tecnologia da Exponent Energy. O objetivo é atingir as 25.000 até
2025.
Em entrevista à TechCrunch,
Arun Vinayak, cofundador and CEO of Exponent Energy, explicou que foram
realizados pilotos de controlo nos últimos meses. As empresas descobriram que
os veículos de três rodas que transportam até três passageiros funcionam, por
vezes, até 22 horas por dia, com dois condutores a utilizá-los sequencialmente
para satisfazer a procura intra-cidades.
Tecnologia
por detrás da atualização dos veículos de três rodas
A tecnologia de baterias da
Exponent Energy envolve baterias de iões de lítio juntamente com o seu sistema
interno de gestão de baterias, que monitoriza cada célula em tempo real durante
o carregamento. Além disso, a empresa tem as suas próprias estações de
carregamento que utilizam um sistema de gestão térmica externo, que transfere
água refrigerada através da ficha de carregamento. Isto ajuda a manter a
temperatura de cada célula da bateria durante o carregamento e torna possível o
carregamento de 0-100% em 15 minutos, juntamente com uma garantia de vida útil
de 3.000 ciclos.
Segundo Vinayak, a instalação
de uma estação de carregamento Exponent custa cerca de 5.600 euros (500.000
rupias indianas), enquanto uma estação de GNC exige centenas e milhares de euros.
O Stream City Qik deverá
chegar a outras cidades indianas ainda este ano e a Omega Seiki Mobility tem
planos para um dia levar o seu veículo de três rodas com carregamento rápido a
outros mercados para além da Índia. Neste momento decorrem testes no Sudeste
Asiático, Bangladesh, África, disse Uday Narang, fundador e presidente da Omega
Seiki Mobility, ao TechCrunch.
A Omega Seiki Mobility,
sediada em Nova Deli, tem uma capacidade anual de produção de 20.000 veículos,
com três fábricas no Norte da Índia e uma no estado oriental de Jharkhand. A
Exponent Energy, por outro lado, tem uma capacidade mensal de construção de 500
unidades de carregamento, que planeia aumentar para 3.000 até julho/agosto.
Fonte: Sapo on-line
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