segunda-feira, 2 de junho de 2025

“Em junho Visitas às Exposições”


Presença portuguesa da Ásia

 

Sexta | 6 Junho | 18.00 às 19.00 | €6

Estranheza e curiosidade foram ingredientes do diálogo intercultural entre Oriente e Ocidente. Daqui resultaram obras de arte fascinantes, que esta visita vai focar.

Pode saber mais em: https://www.foriente.pt/detalhe.php?id=B1032064-4569-48DC-AA5C-3B66C0CCF525&area=servico-educativo

 

Japão: Festas e Rituais

 

Sexta | 27 Junho | 18.00 às 19.00 | €6

Das práticas Budistas ao panteão Xintoísta, percorremos um calendário anual de celebrações que honram os ritmos sazonais e mobilizam a sociedade em torno de valores comuns.

Pode saber mais em: https://www.foriente.pt/detalhe.php?id=68EC05C0-EDD1-48F9-96A0-BF02C53D900F&area=servico-educativo

M/ 16 anos [idade indicativa]

MUSEU DO ORIENTE

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) | 1350-352 Lisboa

T. (+351) 213 585 200 | info@foriente.pt | www.foriente.pt

Fonte Fundação Oriente

“Volkswagen TYP 166 Schwimmwagem reforça coleção do Museu do Caramulo”


O mais famoso veículo anfíbio da Segunda Guerra Mundial

 

Fotos: Luís Duarte

O Volkswagen Typ 166 Schwimmwagen de 1943, o famoso veículo anfíbio criado por Ferdinand Porsche baseado no popular Carocha, juntou-se à colecção permanente do Museu do Caramulo, reforçando o núcleo dedicado à Segunda Guerra Mundial. Esta aquisição tem em vista a realização de uma grande exposição imersiva, sem precedentes em Portugal, a estrear neste Verão, e que irá assinalar os 80 anos sobre o final do maior conflito da história.


Desenvolvido a partir da experiência adquirida na campanha da Polónia e com vista a apoiar a planeada invasão de Inglaterra, o Typ 128 conta com carroçaria em forma de barco, tracção às quatro rodas e suspensão por barras de torção, tendo sido produzido em 30 unidades em 1941 para avaliação pelo exército alemão. Uma demonstração no quartel-general de Hitler resultou em reacções curiosas, mas positivas, levando à aprovação do desenvolvimento do modelo seguinte: o Typ 138, em 100 exemplares, e finalmente o definitivo Schwimmwagen Typ 166.

Mais compacto, leve e ágil, o Typ 166 foi inicialmente produzido à mão em Estugarda, com os primeiros 125 veículos conhecidos como "Vorserienschwimmwagen" (veículo anfíbio pré-série). A estrutura, semelhante a uma banheira em chapa de aço nervurada, permitia que o veículo fosse levantado manualmente por dois ou três soldados. A produção em série arrancou no Outono de 1942, com o Schwimmwagen a equipar principalmente as divisões de reconhecimento das Waffen SS, substituindo com reconhecida vantagem as motos com carro lateral BMW R75 e Zündapp KS 750.


O Schwimmwagen Typ 166 podia transportar quatro soldados com equipamento completo e revelou-se altamente eficaz fora de estrada, superando terrenos que só veículos com lagartas conseguiam vencer. Apesar da sua capacidade anfíbia, essa não era a principal virtude em combate: a combinação entre leveza, tracção integral, diferencial autoblocante e 26 cm de distância ao solo munia-o de uma imbatível mobilidade. Curiosamente, muitos veículos apresentavam fugas por má soldadura deliberada de operários franceses e italianos.

Produzido até ao final de 1944, com mais de 15.000 unidades construídas, o Schwimmwagen foi amplamente capturado e reutilizado pelos Aliados. Era mais leve e ágil do que o seu equivalente americano, o Ford GPA e, após a guerra, muitos exemplares foram adaptados para uso civil em tarefas tão diversas como patrulhamento policial, agricultura ou caça. Um dos veículos de pré-série, sem hélice, foi usado pela família Porsche como “Jagdwagen” (carro de caça), apoiando mesmo os testes do primeiro Porsche 356 no Egipto, em 1949.

Hoje, estima-se que restem apenas cerca de 180 unidades em todo o mundo, sendo precisamente o Volkswagen Typ 166 Schwimmwagen que agora aporta no Museu do Caramulo o mais antigo modelo da marca alemã em Portugal.

Fonte: Museu do Caramulo

“SEPHORA TRANSFORMA O CABELO NO NOVO RITUAL DE AUTOCUIDADO”


Por: Nicole Santos Fernandes

Com uma seleção de cuidados capilares, ferramentas indispensáveis e conselhos especializados, a Sephora afirma-se como o destino de eleição para quem quer viver o cabelo com confiança

Dos caracóis definidos, às ondas naturais, fios mais selvagens ou cabelos lisos, a Sephora celebra todas as texturas e todas as formas de viver o cabelo, com uma curadoria de produtos que responde a todas as necessidades, desejos e preferências.

Os cuidados começam com o shampoo The Rich One (35,00€) da Fenty Hair, que limpa suavemente enquanto previne a quebra e controla o frizz, ideal para os caracóis mais definidos. Por sua vez a máscara Honey Gloss Ceramide Therapy (42,00€) da Gisou fortalece e repara os cabelos secos, envolvendo-os numa textura cremosa e perfumada.

Seja para combater o frizz, hidratar, dar corpo ou volume, o The Wizard Detangling Primer (30,99€) da Amika é o primeiro passo para desembaraçar e reduzir o tempo de secagem, deixando o cabelo sedoso e brilhante, com óleo de abacate e provitaminas B5. Para modelar ondas, o Moroccanoil Intense Cream (41,00€) oferece hidratação e definição, enquanto o creme The Homecurl da Fenty Hair (19,90€) proporciona suavidade e acrescenta textura com uma fórmula vegan e ingredientes que cuidam até das pontas mais difíceis de domar.

No universo do styling, o inovador Airstraight da Dyson (499 €) redefine a experiência com uma tecnologia de ponta que alisa o cabelo através de um fluxo de ar de alta pressão, uma abordagem revolucionária que minimiza os danos térmicos, potencia o brilho natural e preserva a saúde do couro cabeludo.

Para finalizar o ritual, o Elixir Ultime Oil da Kérastase (31,00 €) e o Honey Infused Hair Oil da Gisou (23,00 €) oferecem brilho, leveza e proteção contra o calor, garantindo cabelos sedosos, luminosos e nutridos. Para retoques rápidos e eficazes, o Perk Up Dry Shampoo da Amika (15,99 €) absorve a oleosidade e as impurezas sem deixar resíduos, mantendo o cabelo fresco e bonito entre lavagens. Já para cabelos lisos que exigem proteção extra contra a humidade, o Dream Coat da Color Wow (33,00 €) sela a fibra capilar, conferindo um acabamento ultrabrilhante, disciplinado e com toque sedoso.

Certa de que o cabelo é uma extensão da personalidade e do bem-estar, a Sephora apresenta estas e muitas outras sugestões em loja, na APP Sephora ou em www.Sephora.pt

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“De 2 a 6 junho | Semana do Ambiente na Amadora”


De 2 a 6 de junho, a Câmara Municipal da Amadora promove a Semana do Ambiente, que inclui diversas atividades lúdico-pedagógicas de sensibilização ambiental.

As atividades programadas enquadram-se em alguns temas do Programa de Educação Ambiental: Energias Renováveis, Biodiversidade e Água.

Realizam-se em recintos escolares do município e no Parque da Fonte das Avencas, envolvendo alunos do pré-escolar ao 3º ciclo.

Atividades:

- Construção de carrinhos solares

- À descoberta da Biodiversidade do Parque das Avencas

- As abelhas nossas amigas

- Demonstração do funcionamento de uma ETAR

No Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho - as atividades decorrem no Parque da Fonte das Avenca, na EB1 Maria Irene Lopes de Azevedo e na EB/JI Terra dos Arcos.

Por um Ambiente melhor!

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“PICTIONARY CELEBRA 40 ANOS EM CASA DOS PORTUGUESES COM UMA EDIÇÃO COMEMORATIVA CHEIA DE NOVIDADES”


Por: Maria Francisca Espadinha

Já chegou às prateleiras a nova edição do clássico Pictionary™, com muitas novidades que mantêm o espírito e entusiasmo que conquistaram gerações ao longo de quatro décadas

A Mattel celebra quatro décadas de histórias, desenhos mal feitos e momentos inesquecíveis com o relançamento do intemporal Pictionary™ - agora numa versão com novos conteúdos, marcadores apagáveis e quadros para que todos os artistas possam dar asas à imaginação e mostrar as suas melhores skills de desenho.

Criado em 1985 por Robert Angel, em Seattle, o Pictionary™ nasceu da necessidade de um jovem recém-formado uma forma divertida de passar tempo com os seus amigos. Desde então e, ano após ano, este jogo tem conquistado famílias e amigos, ajudando até a descobrir grandes artistas e criar memórias inesquecíveis.

Ao longo dos anos, o Pictionary™ foi uma presença assídua nas casas dos portugueses, a ponte entre gerações e a fonte de inúmeras gargalhadas e momentos em família. Para celebrar os seus 40 anos de existência, este ícone, que há muito deixou de ser apenas um simples jogo de tabuleiro, regressa com a mesma energia contagiante, mas com novidades: rondas em que ambas as equipas jogam em simultâneo, três níveis de pistas e um nível infantil “Aprender a Desenhar”, que promete fazer as delícias de miúdos e graúdos.

Independentemente da criatividade ou da habilidade para as artes, o Pictionary™ (PVPR 25,99€) é o jogo ideal para famílias ou grupos de amigos que procuram passar tempo de qualidade juntos - e já está disponível nos principais pontos de venda.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting