domingo, 25 de fevereiro de 2024

“Gastronomia: Promoção Gastronómica e Mostra de Artesanato de Vinhais em Oeiras”


No primeiro fim-de-semana de Março, dias 1, 2 e 3, Oeiras recebe mais uma edição da Promoção Gastronómica e Mostra de Artesanato de Vinhais.

Esta será a 25ª edição, são já mais de duas décadas a mostrar o que melhor se faz em Vinhais, por terras de Oeiras.

Gastronomia, artesanato, animação variada, o programa é atrativo e diversificado, este ano com especial destaque para a Melhor Alheira do Mundo, a de Vinhais.

Esta promoção gastronómica é organizada pela Casa de Vinhais em Paço de Arcos, com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, Oeiras Valley, Câmara Municipal de Oeiras, ANCSUB, Junta de Freguesia de Santalha, U.F. de Oeiras e S. Julião, Paço de Arcos e Caxias e União de Freguesia Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo.

São 25 edições a marcar um legado histórico de defesa, preservação e valorização da Cultura numa base tradicional fortemente identitária pela qual todos os transmontanos nutrem uma forte afinidade.

Fonte: Câmara Municipal de Vinhais

“Cultura: Exposição o mundo ao contrário: pinturas, desenhos, livros de artista”


Inaugura no dia 1 de março de 2024, pelas 18h, na Galeria da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a exposição O Mundo ao Contrário: Pinturas, Desenhos, Livros de Artista de Agostinho Santos.

Share Exposição, o mundo ao contrário: pinturas, desenhos, livros de artista

A exposição ficará patente até 31 de março.

Curadoria: Luís Jorge Gonçalves.

Este evento é passível de ser fotografado e filmado e posteriormente divulgado publicamente.

Agostinho Santos (Gaia, 1960) observa “O Mundo ao Contrário”, distópico, onde direitos humanos fundamentais são ignorados. Como jornalista partiu à descoberta de um universo social que está presente nas nossas ruas: os sem abrigo, os toxicodependentes, os arrumadores de carros e outras situações que são tratadas nas exposições.

Revelam os limites humanos para a sobrevivência, em tempos de paz. Passam no nosso olhar por breves instantes. No entanto, refletem realidades sociais e humanas. Cada pessoa é uma história de vida. O contexto social e familiar em que se nasceu e cresceu, momentos menos bons da vida, ou problemas de foro psicológico, levaram cada um a entrar em numa outra realidade social.

 Agostinho Santos saiu à procura dessas histórias de vida, vestiu a pele desses vários grupos, para entrar nos seus códigos. Escreveu uma série de crónicas da sua experiência como jornalista e, como artista, criou as imagens, algumas das quais agora se expõem.

É um vasto conjunto de desenhos, pinturas e livros de artistas que saem da emoção de ter vivido nessa realidade social e individual, que procuramos esquecer ou ignorar. A arte corresponde à representação da totalidade da experiência humana e seu imaginário.

Este artista olhou para esse mundo repleto de códigos e pessoas pisadas, que nos escapam. Cada imagem é uma história dura e com emoções, sobre a realidade humana. Todos a vemos, mas esquecemos. Agostinho Santos fixou-a e deixa-a para a posteridade, na arte. Os seus traços são duros e secos, como a realidade sentida. As imagens emergem das muitas histórias contadas.

Fonte: Faculdade de Belas-Artes

“Feiras: XIV edição da Feira do Chocolate Mercado de Loulé”


De 2 a 10 de março

 

Prepare-se para uma experiência irresistível de 2 a 10 de março, na Cerca do Convento Espírito Santo e descubra os mais deliciosos e tentadores sabores do chocolate, provenientes de todo o País.

Junte-se a nós para celebrar a paixão pelo chocolate, com uma variedade incrível de produtos, demonstrações e atividades para toda a família. Não perca a oportunidade de se deliciar neste evento imperdível!

Marque já na sua agenda e traga os seus amigos e familiares para desfrutar de momentos inesquecíveis na Feira do Chocolate Mercado de Loulé.

Esperamos por si…

Cerca do Convento Espírito Santo

Todos os dias - das 10h às 20h

Entrada Livre