22 de março, na sede da ADEPAC
Por: Tiago Carvalho
“Em Forma de Pera” é o espetáculo de 22 de
março, em São Miguel de Acha, que funde as cordas do bandolim às do cravo ou
aos ares do órgão, na viagem por um repertório eclético e indiferente ao tempo.
Com entrada livre, o concerto tem lugar pelas
18 horas, na sede da ADEPAC – Associação de Defesa do Património Cultural de
São Miguel de Acha (Largo de Santo António).
David Rodrigues, no bandolim, e Tadeu Filipe,
no cravo/órgão, são os protagonistas do espetáculo musical.
O programa consta de obras relevantes de Domenico Scarlatti, António Vivaldi, Ludwig van Beethoven, Raffaelle Calace e, ainda, do desconhecido Aleixo Botelho de Ferreira.
“Em Forma de Pera” é o concerto de “Primavera”
do Ciclo de Concertos “4 Estações-4 Concertos”, que é organizado pela MAAC –
Música Antiga Associação Cultural em São Miguel de Acha, com o apoio da ADEPAC,
do Município de Idanha-a-Nova e da Direção-Geral das Artes.
Reservas e Informações: maacgeral@gmail.com ou 914 406 015.
“Em Forma de Pera”
No seio do Reino Maravilhoso fundem-se as cordas do bandolim às do cravo ou aos ares do órgão na viagem de um repertório eclético e indiferente ao tempo. O programa consta de obras relevantes de Domenico Scarlatti, António Vivaldi Ludwig van Beethoven, Raffaelle Calace bem como o desconhecido Aleixo Botelho de Ferreira apresentados por David Rodrigues (Bandolim) e Tadeu Filipe (Cravo/Órgão).
Nas variações de repertório associadas às formações (bandolim – cravo e bandolim – órgão), destacam-se do currículo as apresentações peculiares no Festival Internacional de Órgão de Braga, no XVII West Coast (Festival de Música Antiga de Oeiras), no Teatro Ribeiro Conceição (Lamego), no Museu do Douro (Régua), no Museu do Côa (Vila Nova de Foz Côa), no Ciclo de Órgão de Viana do Castelo (IV Edição) bem como no ciclo de concertos sob curadoria própria denominado Roteiro pelos Órgãos Históricos do Douro em Vila Flor, São João da Pesqueira, São Martinho de Anta, Torre de Moncorvo e Penajóia que contaram com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte e dos Museus referidos.
NOTA BIOGRÁFICA
David Rodrigues é doutorando em Estudos
Artísticos na Universidade de Coimbra; Mestre em Ensino de Música pela
Universidade de Aveiro na vertente de instrumento – Bandolim; Mestre em Ensino
de Música pela niversidade do Minho na vertente de Ciências Musicais;
Licenciado em Música pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
de Bragança. É professor de História da Cultura e das Artes e Bandolim no
Conservatório de Vila Real – Comendador Manuel Correia Botelho e professor de
bandolim na Escola de Música da Associação QUICNTOPIMPERIO (Quinto Império); é
Diretor da Associação QUICNTOPIMPERIO; é Músico no duo Forma de Pera; no trio
Che ChaBón, na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e na formação de
Solistas da mesma orquestra. É coautor do projeto Identidades Sonoras de
Lamego; coorganizador das Jornadas da Musicologia do Conservatório Regional de
Música de Vila Real; programador do projeto “INSPIRA” (programação e produção
de concertos no Douro – 2021), coorganizador e tutor nos Encontros Nacionais de
Bandolim e Guitarra. Estudou bandolim com o Professor António de Sousa Vieira e
realizou Masterclasses com nomes como Juan Carlos Muñoz, Annika Hinsche,
Fernando Bustamante, Vincent Beer – Demander ou Yasunobu Inoue. Destaca-se, no
percurso artístico, a participação na EGMYO 2021 (European Guitar and Mandolin
Youth Orchestra); a gravação do CD “Fernando C. Lapa | Canções do outro lado da
rua | OPGB Integral para orquestra de guitarras e bandolins”; a participação
enquanto solista no ciclo “ConTrasto”, com a Orquestra de Cordas Dedilhadas do
Minho; o concerto “O Sole Mio – Napolitanas” com a “Camerata Lírica de España”;
os concertos com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins em Portugal,
Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo; e os concertos com a
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música com programas de Sergei Prokofiev,
Frank Zappa, Bernd Alois Zimmermann e Gustav Mahler, sob a direção de Maestros
como Adrian Prabava, Olari Elts, Sylvain Cambreling e Stefan Blunier.
NOTA BIOGRÁFICA
Tadeu Filipe iniciou os seus estudos musicais
na Academia de Música Óscar da Silva em Matosinhos frequentando a classe de
piano dos professores Jaime Mota e Álvaro Teixeira Lopes, prosseguindo os seus
estudos no Conservatório de Música do Porto. A sua formação específica em órgão
e
música sacra teve o seu prólogo na Escola
Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto na classe da professora Rosa
Amorim. É licenciado em Órgão pela Universidade de Aveiro sob a orientação do
professor Domingos Peixoto e Pós-Graduado na classe da professora Edite Rocha.
Frequentou cursos internacionais onde contatou com personalidades como: Antoine
Sibertin-Blanc e Jesus Gonzalo Lopez (Festival Internacional de Música de
Aveiro), José Luís Uriol (Festival de Música de Daroca), Ton Koopmann (Bach
Festival Kurs em Leipzig), Andrés Cea Gálan, Jean-Claude Zehnder, Brett
Leighton (Academia de Órgano de Andalucía). Paralelamente frequentou o curso de
cravo no Conservatório de Música de Coimbra sob orientação da professora
Cândida Matos, os Cursos Internacionais de Música Antiga (CIMA) sob a
supervisão do professor João Paulo Janeiro; o Curso de Direção Polifónica na
LVIII e LIX Semana de Estudos Gregorianos com o professor Paulo Brandão.
Apresentou-se, enquanto intérprete, em vários pontos do país e no estrangeiro
destacando-se o Ciclo de Concertos Jovens Organistas em Aveiro; os Concertos
Quaresmais organizados pela Plurifonia 2001; o Festival de Órgão em Mafra, as
Jornadas Europeias da Cultura e Património; o Ciclo Ecos do Órgão (Sé Nova de
Coimbra); o Festival de Órgão de Algarve; o Festival Internacional de Música da
Primavera (Viseu).
Foi organista do órgão histórico da Igreja
Paroquial do Bom Jesus de Matosinhos (1993-2006), responsável pelo Departamento
de Música Sacra e pelo Ciclo de Música Antiga para Órgão realizado naquele
templo (1998-2005). Em 2003 assume a tarefa de coordenar a música litúrgica em
diversas paróquias da Diocese de Vila Real e Bragança-Miranda. Desde 2010 é
organista da Igreja da Santíssima Trindade no Porto após convite da atual
reitoria. Em 2011 participa na gravação do projeto Lusitana Organa na Igreja de
Semide (Miranda do Corvo). Concluiu em 2021 o Mestrado em Ensino de Cravo e
Música de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco) sob a
supervisão do Professor João Paulo Janeiro. Leciona no Conservatório de Vila
Real – Comendador Manuel Correia Botelho, e no Conservatório de Música e Dança
de Bragança.
PROGRAMA
Erik Satie (1866 – 1925)
Gymnopédie I
Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)
Andante com variações em Ré maior
Raffaele Calace (1863 – 1934)
Tarantela op.18 Rondó op. 127
Mazurca op. 141
Bolero op. 161
Aleixo Botelho de Ferreira (17?? – ca.1790)
Sonata per Mandolino Solo e Basso
David Rodrigues Bandolim
Tadeu Filipe Cravo
Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova