segunda-feira, 11 de novembro de 2024

“Inauguração Espaço Cowork do Entroncamento”


Por: Guiomar Messias

Foi hoje, dia 11 de novembro, inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria e pelo Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Bruno Gomes, o Espaço Cowork do Entroncamento.

O Cowork é a partilha do mesmo espaço físico, entre profissionais de diversas áreas, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, dinamizando a criatividade, o networking e a inovação, criando sinergias entre profissionais de diferentes ramos de atividade, mantendo um ritmo de trabalho independente.


A criação deste Espaço irá facilitar a fixação e atração de pessoas e empresas, uma vez que servirá para reduzir a assimetria geográfica de ofertas profissionais, aumentar a coesão territorial, estimular, incentivar e apoiar o empreendedorismo no Concelho do Entroncamento e na própria Região do Médio Tejo.

O Espaço Cowork visa dotar o Concelho do Entroncamento de um espaço que dispõe de condições necessárias ao exercício de funções públicas na modalidade de teletrabalho, permitindo quer aos trabalhadores da administração pública quer aos organismos da administração pública optar por modos mais ágeis e flexíveis no desempenho do seu trabalho, potenciando a melhoria da conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, criando novas dinâmicas laborais.


O espaço poderá ainda ser cedido a título ocasional e não recorrente a outros utilizadores, desde que haja espaço disponível.

O utilizador assinará um Termo de Utilização e pode utilizar o espaço e instalações, pelo prazo 1 ano, podendo o mesmo ser renovado, mediante aceitação de um novo Termo de Utilização.

O Espaço conta com 32 postos de trabalho em sala partilhada (open space) e ainda com 2 salas de trabalho que permitirá aos utilizadores efetuarem reuniões num ambiente mais reservado.

As inscrições já se encontram abertas, e podem ser feitas através do formulário de candidatura disponível no site www.mediotejo.pt e envie para o email geral@cimt.pt

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento




“𝙎𝙖̃𝙤 𝙈𝙞𝙜𝙪𝙚𝙡 𝙙' 𝘼𝙘𝙝𝙖 𝙘𝙚𝙡𝙚𝙗𝙧𝙤𝙪 𝙤 𝟭𝟬º 𝙁𝙚𝙨𝙩𝙞𝙫𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝙑𝙞𝙣𝙝𝙤𝙨 𝙚 𝙇𝙞𝙘𝙤𝙧𝙚𝙨”


Por: João Mascarenhas Duarte

Nos dias 9 e 10 de novembro, a aldeia de São Miguel d'Acha recebeu inúmeros visitantes para celebrar os sabores e aromas do outono.

Foram dois dias em que se aproveitou o melhor do São Martinho, com degustações de vinhos, licores e produtos regionais, num ambiente repleto de música e animação cultural.

No dia 10, comemorou-se o Dia Internacional do Enoturismo, com uma programação especial de provas de vinhos, palestras e atividades dedicadas ao enoturismo e à produção local.


O Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou a qualidade das nossas gentes e dos nossos produtos, afirmando que "Aqui, onde a terra e as tradições se encontram, temos o orgulho de dizer que as nossas gentes e os nossos produtos são do melhor se faz por aí. Cada sabor, cada gesto, cada criação carrega a dedicação e a autenticidade da nossa gente, que trabalha com o coração e respeita o saber antigo, mantendo vivo o espírito do nosso concelho. É essa qualidade única e inigualável, nascida de uma profunda ligação às nossas raízes, que nos torna verdadeiramente especiais." e reforçando a importância do festival para fortalecer a microeconomia e o orgulho regional.


A Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel d’Acha, Ana Cristina Geraldes, agradeceu a todos quantos se envolveram no festival: "Agradecemos profundamente a todos os envolvidos na realização deste festival. É com enorme orgulho e alegria que acolhemos este evento na nossa freguesia, um momento de celebração e união que só foi possível graças ao empenho e à dedicação de cada um. Este festival não é apenas uma festa, mas uma manifestação viva da nossa cultura e do nosso espírito de comunidade. Obrigado a todos que, com trabalho e coração, contribuíram para tornar este festival ainda mais bonito. Estamos honrados em partilhar esta experiência e receber cada visitante de braços abertos. Juntos, fazemos desta festa um marco inesquecível!"

A Junta de Freguesia agradeceu a todos os expositores e visitantes, reforçando o convite para que este festival continue a crescer, sempre com a colaboração de todos!

Deixamos a classificação do Concurso de Licores:

1.º Licor de Limão - Gingeropes [São Miguel de Acha]

2.º Licor de Eucalipto - António Alexandre [São Miguel de Acha]

3.º Licor de Mel - Koem Delux [Rosmaninhal]

A 10º edição do Festival de Vinhos e Licores foi um evento coorganizado pelo projeto Idanha-a-1000, Município de Idanha-a-Nova e Junta de Freguesia de São Miguel de Acha, com o apoio do Turismo de Portugal.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“9ª São Silvestre de Idanha-a-Nova acontece a 7 de dezembro”


Inscrições a decorrer

 

Por: Tiago Carvalho

A 9ª Corrida São Silvestre de Idanha-a-Nova, com inscrições a decorrer, está marcada para 7 de dezembro (sábado), consolidando-se como uma referência no calendário regional e nacional.

Uma organização conjunta do Club União Idanhense, da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, esta prova conta com apoio técnico da Associação de Atletismo de Castelo Branco e cronometragem com chip pela Associação de Atletismo de Portalegre.

A São Silvestre de Idanha-a-Nova é aberta a todos os atletas e clubes, federados, não federados, associações, outras entidades e população em geral.

A prova tem início às 17 horas, no Recinto da Feira Raiana, e inclui a São Silvestre da Pequenada, destinada aos atletas mais novos.


Para além de prémios monetários e troféus, todos os participantes receberão uma medalha finisher, uma t-shirt e sopa da matança, num evento que combina o desporto com a tradição e o convívio.

Está confirmada a presença de vários atletas de referência a nível nacional e o padrinho da prova é Alberto Chaíça, figura de referência no atletismo nacional.

A festa do atletismo termina com um grande espetáculo musical.

As inscrições têm o valor de 4 euros e devem ser realizadas até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2024, através do Club União Idanhense (saosilvestre.idanhanova@gmail.com) ou da Associação de Atletismo de Castelo Branco saosilvestre.idanhanova@gmail.com ou telefone: 272 341 753.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“12ª edição “O Nosso Dakar”


Por: Diogo Alexandre

É com grande entusiasmo que a Longitude Experiences vos anuncia a abertura das inscrições da 12ª edição do evento O Nosso Dakar. Mais uma vez, realizar-se-á a sul, iniciando e terminando no Alentejo tendo por base / bivouac a zona do Algarve.


Encontrarão todas as informações e detalhes do evento no website dedicado: Longitude Experiences – O Nosso Dakar 2025

Nota para a oferta de 3 inscrições aos primeiros inscritos. Podem saber mais, aqui: https://www.longitude009.pt/o-nosso-dakar-2025-teaser

Fonte: Longitude Experiences




“Teatro dos Aloés estreia a peça “Os Rústicos”, nos Recreios da Amadora”


Dia 20 novembro

 

O Teatro dos Aloés estreia a sua nova criação no dia 20 de novembro, pelas 21h00, nos Recreios da Amadora.

“Os Rústicos”, comédia em três atos, é considerada a obra-prima de Carlo Goldoni e contém "algumas das mais belas cenas do teatro cómico de todos os tempos".

Encenação de José Peixoto.

Em cena até 3 de dezembro.

Sessões:

20 a 26 de novembro

29 de novembro a 3 de dezembro

Segunda a Sábado, às 21h00

Domingo, às 16h00

*Sessão com Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição dia 1 de dezembro;

**Conversas com o público após o espetáculo dia 24 de novembro e 1 de dezembro.

M/12 | Bilhetes: 10€ à venda na Ticketline e no local, duas horas antes do espetáculo

(5€ bilhete com desconto - consulte tabela no local)

Reservas e informações: 933471330 / divulgacaoteatrodosaloes@gmail.com

 

Sinopse:

«Os Rústicos trata das relações inter-geracionais, igualdade de género e violência doméstica. Para além da pertinência dos temas, o que torna esta obra distinta é a escrita, a “carpintaria” teatral que lhe confere capacidade de atualização rara nas comédias da sua época. Se por um lado segue a linha tradicional da comédia de enganos, cheia de equívocos e mal-entendidos, por outro penetra profundamente nas pequenas subtilezas das relações sociais e domésticas, onde se torna intemporal. Vemos a tentativa de resistir à mudança por parte dos homens e o nascer das pequenas revoluções que se fazem no microcosmos familiar pela ação subtil, mas firme das mulheres e dos jovens. A ação situa-se no Carnaval, numa Veneza a pulsar de vida, cor e transgressão que contrasta com o ambiente cinzento e repressor das casas burguesas dos “rústicos”. Duas forças opostas numa enorme tensão. Pressente-se uma revolução de costumes para a qual os personagens mais conservadores deixam de ter argumentos para resistir.»

Teatro dos Aloés

 

Ficha Técnica:

Texto Carlo Goldoni | Tradução e Encenação José Peixoto | Assistência à Encenação Elsa Valentim | Interpretação André Nunes, Carla Chambel, Elsa Valentim, Jorge Silva, Marco Trindade, Mariana Lobo Vaz, Marques D`Arede, Patrícia André, Rodrigo Machado e Víctor Santos | Espaço Cénico e Design Gráfico João Rodrigues | Figurinos Dino Alves | Música Miguel Tapadas | Desenho de Luz Tasso Adamopoulos | Vídeo José Ricardo Lopes | Fotografia José Frade | Pesquisa e Apoio Dramatúrgico Artur Malheiro | Direção de Produção Daniela Sampaio | Produção Executiva e Divulgação Marco Trindade | Produção Teatro dos Aloés 2024

 

Recreios da Amadora

Morada: Av. Santos Mattos, 2 - Venteira - 2700-748 Amadora

GPS: 38.758323, -9.235262

Telefone: +351 214 369 055

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“CERCA DE 900 ATLETAS PARTICIPARAM EM TORRES VEDRAS NUM DOS HISTÓRICOS CROSSES NACIONAIS”


Com um clima típico de "Verão de São Martinho" e em agradável ambiente outonal, realizou-se na manhã de hoje, dia 10 de novembro, no Parque Verde da Várzea, o Cross de Torres Vedras / 42.º Corta-Mato dos Matos Velhos.

872 atletas (de benjamins a veteranos) oriundos de variados pontos do país participaram na edição de 2024 do Cross de Torres Vedras, que é um dos mais conceituados crosses nacionais e constitui-se como um espaço de observação e seleção utilizado pela Federação Portuguesa de Atletismo para a escolha dos seus representantes (juniores e seniores, femininos e masculinos) no Campeonato da Europa de Cross Country, que se realiza este ano em Antalya (Turquia), no próximo dia 8 de dezembro.

Relativamente aos resultados da edição deste ano do Cross de Torres Vedras / Corta-Mato dos Matos Velhos, é de realçar a vitória, em seniores masculinos, pelo terceiro ano consecutivo, de Miguel Moreira (SL Benfica), que superou os seus colegas de equipa Alexandre Figueiredo (2.º classificado) e André Pereira (3.º classificado). Já nos seniores femininos o 1.º lugar foi conquistado por Susana Cunha (RD Águeda), tendo os 2.º e 3.º lugares na mesma prova sido obtidos por Rita Figueiredo (GD Estreito) e por Lia Lemos (SC Braga), respetivamente. Ao nível da classificação coletiva a vitória coube à AD NucleOeiras, que foi seguida pelo SC Portugal (2.º classificado), CD A dos Cunhados (3.º classificado), C Pedro Pessoa EA (4.º classificado) e GDRC Ponterrolense (5.º classificado). As classificações completas podem ser consultadas aqui.


De referir também a presença esta manhã no Parque Verde da Várzea de nomes que fazem parte da história da competição que se disputava no local, nomeadamente dos gémeos Castro (que participaram nas cerimónias protocolares, sendo que Domingos Castro assumirá brevemente o cargo de presidente da Federação Portuguesa de Atletismo) e do torriense Fernando Miguel (vencedor do Corta-Mato dos Matos Velhos na década de 80).

O Cross de Torres Vedras / 42.º Corta-Mato dos Matos Velhos foi uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras, do Grupo Desportivo de Matos Velhos e da União Desportiva do Oeste.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras