terça-feira, 6 de janeiro de 2026

“Presidente da Câmara do Entroncamento reúne com Ministro das Infraestruturas para requalificação urgente da Estação Ferroviária”


Por: Ana Cristina Feio

O Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Nelson Cunha, reuniu ontem dia 5 de janeiro, com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, para abordar a necessidade urgente de requalificação da Estação Ferroviária do Entroncamento e do Bairro Ferroviário da Rua Latino Coelho.

Durante o encontro, o autarca destacou a importância estratégica da estação para o concelho e para a mobilidade regional e nacional, sublinhando o impacto negativo da degradação atual na qualidade de vida dos residentes, na segurança e na atratividade urbana. Foi igualmente salientada a urgência de intervenção no Bairro Ferroviário da Rua Latino Coelho, área com elevado valor histórico e social, que carece de reabilitação profunda.

O Ministro Miguel Pinto Luz manifestou abertura para analisar possíveis soluções, reconhecendo a relevância das preocupações apresentadas. Nesse sentido, informou que o seu próprio gabinete irá agendar uma reunião com a Infraestruturas de Portugal (IP), com o objetivo de estudar e avaliar os projetos necessários e identificar caminhos para a concretização das intervenções.

No final da reunião, Nelson Cunha mostrou-se satisfeito com os resultados do encontro, afirmando “Saio desta reunião confiante e satisfeito com a abertura demonstrada pelo Senhor Ministro. A requalificação da estação ferroviária e do bairro ferroviário é uma prioridade para o Entroncamento, e este é um passo importante para encontrarmos soluções concretas em articulação com a Infraestruturas de Portugal.”

A Câmara Municipal do Entroncamento continuará a acompanhar de perto este processo, reforçando o seu compromisso com a valorização do território, a melhoria das infraestruturas e a qualidade de vida da população.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Prémio Tágides 2025”


Por: Ângela Malheiro

A Associação All4Integrity comunica os nomes selecionados para o Prémio Tágides 2025: pessoas que inspiram no combate à corrupção, bem como o respetivo painel de jurad@s das várias categorias. Da lista atual, serão identificados pelo júri até 5 nomes finalistas em cada categoria, cujo anúncio será feito no dia 9 de fevereiro de 2026.

Encerrado o período de nomeações e candidaturas, e terminado o processo de validação, a Associação All4Integrity anuncia os nomes selecionados nas seguintes categorias: Iniciativa Empresarial, Iniciativa Jovem, Iniciativa Política, Iniciativa Portugal no Mundo, Projeto de Investigação e Projeto da Sociedade Civil. Está também fechado o painel de jurad@s que, segundo o Regulamento, será chamado a pronunciar-se sobre o mérito dos trabalhos apresentados e a apurar os/as finalistas. Do total das 81 nomeações e candidaturas recebidas foram selecionados 34 nomes.

O júri vai agora proceder à avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos nomes selecionados, sendo que a divulgação dos 5 ou, em alguns casos, 3nomes finalistas de cada categoria será feita no dia 9 de fevereiro.

A cerimónia de entrega do Prémio Tágides 2025, terá lugar no dia 12 de março, no Centro Cultural de Belém, às 17h30.

Desde já agradecemos a divulgação desta iniciativa da All4Integrity!

 

INICIATIVA EMPRESARIAL

Nomes Selecionados: by ThF, Grupo Pinto Basto, Lisbon Poject, European Observatory of Whistleblowing in Academia, Sónia Mota.

Júri: Frederico Fezas Vital (Presidente), Bruno Mateus Padinha, Carla Mendes Henriques, Cátia Sá Guerreiro, Filipe Pereira, João Leite, Susana Barros.

 

INICIATIVA JOVEM

Nomes Selecionados: Alexandre Poço, Catarina Marinho, Diogo Santana Lopes, Inês Bichão, José d'Assis Cordeiro.

Júri: Francisco Cordeiro de Araújo (Presidente), Catarina Barreiros, Henrique Pinto de Mesquita, João Malhadeiro, Júlia Seixas, Pedro dos Santos, Tomás Burns.

 

INICIATIVA POLÍTICA

Nomes Selecionados: Ana Sofia Antunes, António Henrique Cruz, António José Seguro, Catarina Marinho, Fernando Pinto, Luís Guimarães de Carvalho, Miguel Morgado, Pedro Caldeira Santos, Ricardo Mexia.

Júri: Alexandra Jorge (Presidente), Bruno Magalhães, Cristina Neto de Carvalho, Filipa Alves Raimundo, Pedro Barbeitos, Pedro Sousa, Vítor Neves.

 

INICIATIVA PORTUGAL NO MUNDO

Nomes Selecionados: Américo Rodrigues, Francesco Marconi, Mariana van Zeller.

Júri: António Delicado (Presidente), Maria João Costa, Mariana de Sousa e Alvim, Patrícia Borges, Ricardo Bayão Horta, Rita Madeira, Vítor Gaspar.

 

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

Nomes Selecionados: António Maia, Daniela Marques Faria, Gustavo Gouvêa Maciel, Inês Bichão, João Simão, Luís Guimarães de Carvalho, Luís Neves, Olívio Mota Amador, Patrick de Pitta Simões.

Júri: João Ribeiro-Bidaoui (Presidente), Ana Guerreiro, Bárbara Ferraz da Silva, Edgar Pimenta, Julia Gracia, Miguel Lucas Pires, Sónia Lima.

 

PROJETO DA SOCIEDADE CIVIL

Nomes Selecionados: Bercina Pereira Calçada, Carlos Alexandre, Jorge Rosado, Miguel Carvalho, Sérgio Mendonça, Susana Garrett Pinto.

Júri: António Garcia Pereira, Agostinho Pereira de Miranda, Ana Rita Moreira, António Batista Lopes, António Carlos Cortez, Inez Correa de Sá, Maria d'Oliveira Martins.

 

Para saber mais sobre o Prémio Tágides consulte os seguintes links:

https://www.all4integrity.org/

https://www.all4integrity.org/premio-tagides/   

https://www.all4integrity.org/premio-tagides/nomes-selecionados/

https://www.all4integrity.org/premio-tagides/juri/

Fonte: All4Integrity

“Visita orientada ao Núcleo Museológico do Casal da Falagueira”


No dia 14 de janeiro (quarta-feira), das 15h00 às 16h30, realiza-se uma visita orientada ao Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

 

Sinopse

Visita orientada ao Casal da Falagueira de Cima, um casal quinhentista com vários núcleos expositivos permanentes e uma exposição temporária “A Festa da Árvore na Amadora. 1909, 1910 e 1913”.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Custo: 2€/pessoa | Gratuito para crianças e jovens até aos 17 anos

Inscrição prévia por email museu@cm-amadora.pt ou telefone (214 369 090).

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.

As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora

Horário: Terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 | domingos, das 14h30 às 17h30 | Aberto aos feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora


“Feira de Antiguidades e Velharias do Entroncamento”

Dia 11 janeiro | domingo | 09h00» 18h00 | Praça Salgueiro Maia e Rua luís Falcão de Sommer

 

Por: Ana Cristina Feio

No dia 11 de janeiro, próximo domingo, entre as 10h00 e as 17h00, decorre na Praça Salgueiro M“Feira de Antiguidades e Velharias do Entroncamento”aia e Rua Luís Falcão de Sommer, a primeira edição de 2026, da Feira de Antiguidades e Velharias do Entroncamento.

A Feira de Antiguidades e Velharias é um espaço onde o passado ganha vida e onde poderá encontrar peças únicas, objetos cheios de histórias e memórias.

Esperamos por si!

Fonte: Camara Municipal Entroncamento

“Museu do Caramulo e Caramulo Experience Center batem record com mais de 65 mil visitantes em 2025”


Um marco histórico que assinala o melhor desempenho desde 1953

 

Fotos: Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo registou, em 2025, o melhor ano de sempre desde a sua fundação, em 1953, tendo recebido mais de 47.500 mil visitantes, um aumento de 13% face a 2024, o seu melhor ano até à data. Já o Caramulo Experience Center, inaugurado em 2022, recebeu cerca de 18 mil visitantes ao longo do ano, destacando-se como polo de excelência para o restauro e manutenção de automóveis clássicos, e enquanto espaço privilegiado de contacto com as reservas da colecção do museu.


O aumento da afluência deveu-se a uma programação diversificada e de grande impacto, que incluiu as exposições temporárias “The Fittipaldi Collection” e “Meia Sombra” (na estreia do ciclo "Desconcentrar – A Partir da Coleção da CGD"). A exposição “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores”, que apresenta uma extensa colecção de veículos originais de ambos os lados do conflito, complementada por centenas de artefactos de época e uma experiência de Realidade Virtual, foi o pináculo da programação de 2025. Inaugurada em Agosto, a exposição ganhou rapidamente o estatuto da mais visitada de sempre, com cerca de 30 mil pessoas a acorrerem ao Caramulo para a experienciar.

A agenda de eventos do museu contribuiu também para o crescimento dos números, com destaque para o Caramulo Motorfestival, que ultrapassou a barreira dos 50 mil visitantes pela primeira vez, e para a iniciativa O Museu na Rua, que oferece experiências directas e imersivas com os automóveis históricos da colecção.

Segundo Salvador Patrício Gouveia, Presidente da Administração do Museu do Caramulo, “A marca global dos 65 mil visitantes é um sinal de que os museus têm conseguido apresentar uma programação relevante e diferenciada. O Caramulo está na moda e isso deixa-nos muito satisfeitos e motivados para voltar a surpreender o público”.

Fonte: Museu do Caramulo