terça-feira, 11 de novembro de 2025

“Exposição Documental “Editais do Município do Entroncamento”


De 15 a 27 novembro | Galeria Municipal

 

Por: Ana Cristina Feio

A Galeria Municipal acolhe, entre os dias 15 e 27 de novembro, a Exposição Documental “Editais do Município do Entroncamento”.

Os primeiros Editais surgiram com os Reis, usados para divulgar leis, decisões e normas de conduta. A principal função dos mesmos é dar publicidade legal a atos governamentais, judiciais ou administrativos, desta forma garantia a transparência e a validade das Informações. Atualmente, com a evolução tecnológica, a principal forma de divulgação dos Editais é por via digital.

A Exposição “Editais do Município do Entroncamento” realiza-se no âmbito do projeto DEVIR 2025, e tem inauguração marcada para o dia 15 de novembro, sábado, pelas 17h00, podendo posteriormente ser visitada até ao dia 27 de novembro, de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00 e aos sábados entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Confraria do Soventre de S. Miguel de Acha comemorou o seu vigésimo aniversário”


No dia 8 de novembro

 

Por: Tiago Carvalho

A Confraria do Soventre de S. Miguel de Acha comemorou, no dia 8 de novembro, o seu vigésimo aniversário, numa iniciativa onde assinalou também o segundo Capítulo Gastronómico deste ano. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Elza Gonçalves, destacou o trabalho da Confraria “em prol da preservação da nossa gastronomia, das nossas tradições e da nossa identidade coletiva”, no fundo o “património imaterial que nos define enquanto povo idanhense”.

Caracterizando o soventre como um “prato tão singular e tão genuíno” que é “mais do que um sabor, é uma memória”, Elza Gonçalves evidenciou a importância de cada colherada de soventre contar uma história “de famílias reunidas, de partilhas à mesa, de festas e celebrações que unem a comunidade”.

“É precisamente essa herança que a Confraria tem sabido honrar” e, sinal disso mesmo, “ao longo destes vinte anos, os confrades e confreiras de São Miguel de Acha foram verdadeiros embaixadores da autenticidade”, levando o nome da freguesia “por esse país fora”. “Preservaram técnicas, divulgaram o produto, promoveram encontros, e, acima de tudo, mantiveram viva a chama da nossa cultura”, disse a presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Porque São Miguel de Acha e o seu soventre “lembram que a nossa força está na diferença, naquilo que nos torna únicos, nas tradições que herdámos e que temos o dever de transmitir às gerações futuras”, a “Câmara Municipal de Idanha-a-Nova sente um profundo orgulho em apoiar e celebrar convosco esta caminhada. O vosso exemplo mostra como a gastronomia pode ser motor de desenvolvimento local, de turismo sustentável e de coesão comunitária”, afirmou Elza Gonçalves.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Coleção de arte do Museu do Caramulo recebe doação de porcelanas da dinastia Qing”



Dois pratos reveladores do refinamento artístico do período Yongzheng

 

Fotos: Pedro Vieira

O Museu do Caramulo anunciou a incorporação de dois pratos de porcelana chinesa da Dinastia Qing (c. 1730), doados em memória de Maud Queiroz Pereira.

A qualidade artística e decorativa destas peças, associada à sua pertinência histórica, permite não só reforçar a representatividade tipológica da colecção já existente, como também oferecer ao público novas perspectivas de leitura sobre a produção de cerâmica do período Yongzheng (1723–1735).

Este reinado, marcado pela estabilidade administrativa e pelo patrocínio directo das artes por parte da corte imperial, impulsionou uma notável evolução técnica e estética na porcelana, patente na sofisticação das paletas cromáticas, na precisão dos desenhos e na integração de motivos clássicos reinterpretados segundo o gosto refinado da época.

Estas duas peças agora doadas já se encontram em exposição, integrando o núcleo de artes decorativas da colecção de arte do Museu do Caramulo.

Fonte: Museu do Caramulo