sábado, 22 de novembro de 2025

“ULisboa no 1.º lugar do Ranking das Universidades Empreendedoras da Startup Portugal”


A Universidade de Lisboa volta a destacar-se na área do empreendedorismo: a edição de 2025 do “Ranking das Universidades Empreendedoras de Portugal” distingue a ULisboa com o 1.º lugar do ranking nacional.

Este “Ranking das Universidades Empreendedoras”, atribuído com base em métricas de empreendedorismo e capacidade de inovação das Instituições de Ensino Superior, foi anunciado pela Startup Portugal na sessão “Ranking the Universities – How can academia boost this Ecosystem?”, que teve lugar esta terça-feira, 11 de novembro, na Web Summit em Lisboa.

Este Ranking das Universidades Empreendedoras, atribuído com base em métricas de empreendedorismo e capacidade de inovação das Instituições de Ensino Superior, foi apresentado durante a sessão “Ranking the Universities – How can academia boost this Ecosystem?”, que contou uma breve conversa sobre como a academia pode ajudar a transformar projetos de investigação e a levar o conhecimento académico para a economia.

Esta distinção está em linha com os resultados do ULisboa Startup Impact Report 2025, feito com a Dealroom, e permitem destacar o impacto da instituição no ecossistema nacional. De acordo com o estudo existem já mais de 1 000 startups lançadas por estudantes e alumni da ULisboa, com uma valorização agregada superior a 24 mil milhões de euros, estando presentes em mais de 40 países e angariaram mais de 850 milhões de euros de capital de risco, só desde 2024.

Do universo de startups com ADN ULisboa emergem 4 dos 6 unicórnios nacionais, a saber: a Talkdesk, Tekever, Outsystems e Anchorage Digitail. Das startups fundadas por Alumni ULisboa emergem ainda como potenciais unicórnios empresas como Cambrian, Unbabel, Distalmotion ou Amboss e ainda, como “rising stars”, ou seja, empresas valorizadas em mais 200 milhões de euros, a Bhout, Stake, Bloq.it, Indie Campers e a Busup.

“Este reconhecimento reflete o compromisso da ULisboa em promover o empreendedorismo, a inovação e a transferência de conhecimento para a sociedade. É um resultado que pertence a toda a nossa comunidade académica”, sublinha Francisco Correia dos Santos, Vice-Reitor da ULisboa.

Por tudo isto, a ULisboa é hoje a universidade mais empreendedora de Portugal.

Estruturas como o Técnico Innovation Center, o Tec Labs ou o Centro de Transferência de Tecnologia e Valorização do Conhecimento da ULisboa, aliados a programas de aceleração, inovação aberta e Redes Interdisciplinares, podem ajudar a transformar projetos de investigação e a transferir o conhecimento científico para o mercado, com impacto na economia nacional.

Fonte: Universidade Lisboa

“Exibição do filme “Ainda temos o amanhã” de Paola Cortellesi nos Recreios da Amadora, uma história sobre a emancipação feminina”


Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres 28 novembro | 16h00

 

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 novembro), a Câmara Municipal da amadora irá exibir, no dia 28 de novembro (sexta-feira), pelas 16h00, nos Recreios da Amadora, o filme “Ainda temos o amanhã”, de Paola Cortellesi, uma história sobre a emancipação feminina, relatando a forma como a protagonista Delia descobre a sua própria força para lutar por um futuro melhor, através do amor-próprio, da liberdade e da consciencialização dos seus direitos. O filme celebra a importância da autonomia das mulheres e a capacidade de transformar o próprio destino, mesmo num contexto de opressão.

Entrada gratuita, limitada à lotação do espaço.

 

Sinopse: “Ainda temos o amanhã”, de Paola Cortellesi

 

«Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenómeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.»

A autarquia da Amadora promove, durante o mês de novembro, um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 novembro), instituído pela Organização das Nações Unidas desde 1999, através da resolução 52/134, que têm como objetivo a sensibilização da comunidade da Amadora para o fenómeno da Violência Doméstica, bem como a promoção da qualificação de técnicos das instituições parceiras da cidade que realizam um trabalho direto com a comunidade.

Recreios da Amadora

Av. Santos Mattos, 2 - Venteira - 2700-748 Amadora

Telefone: 214 369 055

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

GPS: 38.758323, -9.235262

Transportes, Táxis e Parque Público de Estacionamento:

Comboio da CP: Estação da Amadora - Linha de Sintra – Lisboa

Autocarros Carris Metropolitana:

1502 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul), via Linda-a-Velha

1712 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul)

1714 - Amadora (Estação Sul) - Belém (Estação)

Táxis (Praça de táxis a 100 mts.)

Parque público de estacionamento (a 20 mts.)

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora