quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

“A Barraca apresenta teatro para todos os gostos!!!”


De 13 FEVEREIRO a 9 MARÇO 2025

 

Teatro para todos os gostos: uma programação imperdível no Cinearte!

Entre os dias 13 de fevereiro e 9 de março, A Barraca oferece uma programação variada para todos os públicos! De café-teatro a comédia, passando pelo teatro histórico e biográfico, até ao manifesto feminista, o palco promete momentos de pura diversão e reflexão. Não perca as apresentações imperdíveis!

Quinta a Domingo… do café-teatro à comédia passando pelo teatro histórico/biográfico e pelo manifesto feminista. NÃO PERCA!!!

Quintas às 19.30h

A Pessimista – Café Teatro (Staged Stand-Up Comedy)

O texto e a concepção cénica são de Hélder Mateus da Costa, mas quem está em palco é Teresa Mello-Sampayo, uma comunicadora nata e talentosa actriz a dar vida a um alter-ego, a D. Graça Pessimista que nos fala, com muita ironia e sarcasmo, sobre o comportamento calculista e hesitante do cidadão comum nesta sátira ao cinismo e ao pedantismo com que analistas e fazedores de opinião se lançam a julgar Humanidade.

Venha ao Cinearte e divirta-se com um espectáculo que nos mantém alerta para o ridículo do dia-a-dia.

Texto e Encenação: Hélder Mateus da Costa

Interpretação: Teresa Mello Sampayo

 

Duração 1H10

Class. Etária M/12

Sextas às 19.30h

O Incorruptível – Comédia em 1 Acto

Numa criação de Hélder Mateus da Costa, Gil Filipe dá vida a Anthôunio, um político que vive na angústia de ninguém o querer corromper, acompanhado em cena pela camaleónica Rita Nunes que interpreta uma miríade de personagens que vão de um cardeal a uma vidente.

Uma "singela homenagem" a inesquecíveis e bem conhecidas figuras nossas contemporâneas.

Ninguém duvida que a corrupção é endémica, atinge todas as camadas da população, faz cair diariamente os ídolos com pés de barro, dirigentes partidários, deputados manhosos, comentadores televisivos, meninos do jet set e gajos da ralé, é transversal...

É verdade, isto não tem cura.

Que fazer? Vai uma boa gargalhada?”

Texto e Encenação: Hélder Mateus da Costa

Interpretação: Gil Filipe e Rita Mendes Nunes

Duração 1H15

Class. Etária M/12

Sábados às 20.30h

De Mary Para Mary – Teatro Manifesto

Atendendo à vontade do Público, Mary Wollstonecraft – a mãe do Feminismo Moderno – regressa ao palco do Cinearte para uma curta série de 4 espectáculos.

Comovente, dramático, poético, político, pedagógico, um espectáculo acarinhado pelo público e que já valeu à Barraca o Prémio de Melhor Espectáculo no festival EmCena.

Um espectáculo forte e comovente sobre uma mulher fora de série. Um texto inspirador de Paloma Pedrero, encenado por Maria do Céu Guerra com interpretação de Rita Lello.

Dia 8 de Março, última das 4 sessões desta curta carreira, o espectáculo será dedicado à comemoração do Dia Internacional da Mulher e seguido de um debate com o Público com um convidado muito especial a anunciar em breve.

Texto: Paloma Pedrero

Tradução:  Rita Lello

Dramaturgia: Maria do Céu Guerra e Rita Lello

Encenação: Maria do Céu Guerra

Interpretado: Por Rita Lello

Duração 1H10

Class. Etária M/14

Domingos às 16.00h

Amor é Um Fogo que Arde sem se Ver… – Teatro Histórico/Biográfico

Após o sucesso das apresentações em Faro, Sines, Santo André, Santiago do Cacém, Lagos, Tondela, Queluz, Caldas da Rainha, Cascais e da estreia no CCB em Lisboa, A Barraca, a pedido do público, anuncia com entusiasmo 4 novas datas no Teatro Cinearte.

No V Centenário do nascimento do poeta, acompanhe connosco a emocionante jornada de Luís de Camões, entre amores, naufrágios e a criação de Os Lusíadas, numa criação de Maria do Céu Guerra e Hélder Mateus da Costa

Acompanhe a emocionante jornada de Luís de Camões, entre amores, naufrágios e a criação de Os Lusíadas.

O espectáculo conta com participação de Maria do Céu Guerra interpretando a mãe de Luís Vaz de Camões proporcionando ao espectador momentos de teatro Inesquecível.

Celebremos a grandeza do nosso Poeta maior num tom divertido que integra história e mito num espetáculo poético que remete para a História, sabendo que entre Poesia, Verdade e História há um belo mal-entendido.

Encenação:  Hélder Mateus da Costa e Maria do Céu Guerra

Assistência de encenação: Gil Filipe

Elenco: Adérito Lopes, Beatriz Dinis e Silva, Érica Galiza, Gil Filipe, Luís Ilunga, Maria do Céu Guerra, Manuel Petiz, Rita Mendes Nunes, Samuel Moura, Sérgio Moras, Teresa Mello Sampayo, Vasco Lello, Maria Baltazar (estagiária)

Duração: 2h00

Class. Etária M/12

Fonte: A BARRACA PRODUÇÃO

“Cursos Budismo e simbologia através das coleções Museu Oriente”


Simbologia e natureza as plantas na coleção do Museu do Oriente

 

Dia Sábado | 15 Fevereiro | 14.00 às 18.00 | €40

Com Luís Mendonça de Carvalho

Em percurso pelo Museu, observamos peças com matérias-primas vegetais (resinas, madeiras, pigmentos), ou com representações de espécies botânicas, cuja estrutura, ecologia e valor simbólico vamos explorar.

Saiba mais em: https://www.foriente.pt/detalhe.php?id=37C87029-4536-4FA4-B494-92B2D7BC92D1&area=cursos-conferencias-e-workshops

 

“Introdução ao Budismo

 

Dia Sábado | 22 Fevereiro | 14.30 às 17.30 | €30

Com Manuel Sanches

Sessão com visita guiada que aborda os fundamentos da doutrina budista, incluindo as suas três grandes tradições, importância cultural, filosófica e religiosa na Ásia.

Saiba mais em: https://foriente.us10.list-manage.com/track/click?u=fba4d01980814d8d833da2ffa&id=1bc9b6d3f3&e=e49bd26051

M/16 anos idade indicativa

Fonte: Fundação Oriente

“Vinhos de Santa Marta e fumeiro de Bragança no Salão dos Vinhos de La Garenne-Colombes”


Por: Mário Cantarinha

A 25ª edição do Salão de vinhos e produtos da terra de La Garenne-Colombes teve lugar no fim de semana passado, dias 24, 25 e 26 de janeiro, naquela cidade francesa a norte de Paris. Duas empresas portuguesas apresentaram os produtos nacionais, no quadro da geminação entre La Garenne-Colombes e Valpaços.

“Este salão existe há 28 anos e a geminação com Valpaços foi assinada em 2004. Fui eu que sugeri, pouco tempo depois, que Portugal tivesse um stand neste salão, e agora, como temos uma outra geminação com uma localidade italiana, eles também vêm cá mostrar os produtos deles” disse ao Luso Jornal José Vara Rodrigues, membro do Comité de geminação.

A Cooperativa de vinhos Caves Santa Marta de Penaguião e a empresa de fumeiro Bísaro – Salsicharia Tradicional de Bragança mostraram “produtos de excelência” como referiu a Cônsul-Geral-Adjunta de Portugal em Paris, Mafalda Oliveira.

O evento teve lugar no teatro Municipal, em La Garenne-Colombes e o Deputado Philippe Juvin referiu que tanto a França como Portugal e a Itália, “são três países agrícolas”. “Os Italianos garantem que trouxeram o melhor azeite do mundo, os Portugueses também disseram que trouxeram o melhor azeite do mundo, então eu proponho que vocês comprem uma garrada de cada um e depois decidam lá em casa qual é o melhor” disse no seu discurso.

“É um orgulho, sobretudo para os expositores, por estarem aqui a mostrar os melhores produtos de Portugal, como os vinhos, os queijos, o azeite… São produtos de grande qualidade” comenta José Vara Rodrigues.

No total, marcaram presença 23 domínios vitivinícolas e 12 expositores de produtos da terra, para além dos dois stands internacionais, o português e o italiano. “Aqui mostramos a excelência dos produtos das nossas regiões francesas, cujos segredos de fabricação se transmitem de geração em geração, é um património que reforça a imagem de excelência da França” diz a Maire Monique Raimbault.

A Maire de La Garenne-Colombes discursou na sessão de abertura e visitou os stands na companhia do Deputado Philippe Juvin, la Cônsul-Geral-Adjunta de Portugal em Paris Mafalda de Oliveira e do Prefeito de Bagno a Ripoli, a localidade italiana geminada com La Garenne-Colombes.

Monique Raimbault agradeceu a presença de todos os expositores e agradeceu também à equipa municipal que organiza o salão, nomeadamente Elsa da Silva.

“Os franceses gostam muito dos produtos portugueses e já começamos a ter uma clientela fiel, que sabe o que quer, que leva 3 ou 4 caixas de vinho português” explica José Vara Rodrigues.

Francisco Teixeira, das Caves de Santa Marta de Penaguião enalteceram o trabalho de José Vara Rodrigues, do Comité de Geminação. “Agradecemos ao professor por toda esta iniciativa e sobretudo pelo apoio que nos dá. Está sempre preocupado com a nossa chegada, com a instalação do stand, devia ser feita uma homenagem a este homem” comenta ao Luso Jornal.

“Todos os anos tentamos trazer produtos novos e diferentes, dar a conhecer o que sabemos fazer, dar a provar os nossos vinhos, trazemos vinhos brancos e tintos, numa grande variedade e gama alargada do vinho do Porto” diz Francisco Teixeira. Este ano, a cooperativa trouxe um Porto de 50 anos, por ocasião dos 50 anos do 25 de abril.

Em plena região demarcada do Douro, esta é uma das maiores adegas cooperativas do Douro, com 1.100 associados, produzindo 6 milhões de litros de vinho. Em França está representada pela Casa C. Miguel, em Bondy.

Fonte: Luso Jornal (França) parceria

“Smartwatches como alternativa à proibição dos smartphones nas escolas”


Por: Inês Fernandes

• A proibição dos telemóveis em contexto de aula está a aumentar em Portugal, ao mesmo tempo que aumenta a preocupação com o impacto do excesso de utilização dos ecrãs pelos mais novos

• Estudos revelam que o uso diário do telemóvel para navegar na internet por crianças e jovens atingiu os 97%, e que estes passam, em média, entre 3 e 4 horas diárias online, com impactos na saúde mental

• As escolas mantém a restrição do uso de telemóveis em contexto de sala de aula para melhorar a concentração e reduzir a hiperconectividade

• Os smartwatches são, cada vez mais, uma alternativa segura para manter o contacto com a família e evitar distrações

A literacia digital, os comportamentos online e o uso excessivo de ecrãs e telemóveis têm preocupado educadores, investigadores e encarregados de educação, tanto pelo impacto na concentração, como nas relações interpessoais e na saúde mental dos mais novos.

De acordo com os últimos dados da ySKILLS PT[1], 97% das crianças e jovens em Portugal utilizam o telemóvel para aceder à internet no seu dia-a-dia, correspondendo a 3 a 4 horas online por dia, com a prevalência a ser maior nas raparigas. Ao mesmo tempo, o relatório aponta o contacto com os pais como atividade diária de uso do telemóvel que mais cresceu nos últimos anos. Os dados revelam, pois, uma relação entre o uso do telemóvel e o excesso de tempo online.

Com o aumento da limitação do uso dos equipamentos telemóvel nas escolas, poderão estes valores e tendências mudar nos próximos anos? E como irá esta situação influenciar a relação dos mais novos com as tecnologias?

Os impactos negativos do uso excessivo de tecnologia pelos mais novos estão identificados, desde ansiedade generalizada até casos de perseguição online, a verdade é que a saúde mental é uma preocupação no dia-a-dia dos mais novos, assim como o impacto no seu desenvolvimento intelectual e, até, académico. Nos últimos meses observamos uma limitação generalizada do uso dos telemóveis nas escolas portuguesas como estratégia para aumentar a concentração dos mais novos, assim como ajudar a desconectar.

Com estas restrições, o uso de smartwatches, ou relógios inteligentes, como ferramenta para fazer face ao contacto com os encarregados de educação durante o período letivo começou a ganhar terreno, com uma procura generalizada destes equipamentos. Manter as crianças em contacto com os pais é uma preocupação de ambas as partes. Apontada como razão para o uso do telemóvel, esta pode ser colmatada com um relógio que os mantém em segurança e contactáveis a qualquer momento, sem a invasão dos ecrãs, sem provocar desconcentração e sem contribuir para a hiperconectividade dos pequenos. Ao mesmo tempo, ajudando a cumprir as regras de sala de aula e adiar a idade de introdução de alguma tecnologia no dia-a-dia das crianças.

A SaveFamily, a empresa detentora do prémio de melhor Smartwatch da Europa, está comprometida com a saúde mental dos mais novos e, também, com o desenvolvimento de uma relação mais saudável das crianças e jovens com a tecnologia. Mais do que proibir o uso, o compromisso de educar os mais novos e trazer ao seu dia-a-dia a tecnologia que se adequa às suas necessidades é uma estratégia que a empresa pretende trazer para o debate, e que se consegue com o uso de equipamentos como são os smartwatches direcionados à sua idade.

Por um lado, a idade de utilização de muitos destes equipamentos diminuiu bastante nos últimos anos. O facto de uma criança em idade escolar, ou seja, com 6 anos de idade, ter um dispositivo como um telemóvel consigo ao longo de todo o dia pode ter um impacto negativo na sua vida.

Uma introdução faseada da tecnologia no quotidiano dos mais novos, evitando que fiquem horas agarrados a um ecrã e que se distraiam com mais facilidade, ao mesmo tempo que se mantém em contacto é possível com um relógio inteligente. Ao mesmo tempo, o controlo parental e a localização por GPS garantem a segurança dos mais novos quer em relação aos contatos indesejáveis, quer em relação a situações em que a criança ativa o SOS.

Ao mesmo tempo, os encarregados de educação podem ajudar a criar uma literacia digital mais consciente nos mais novos, ao fazê-los conhecedores do uso que dão aos equipamentos, dos seus potenciais e, também dos seus perigos. Uma utilização da tecnologia em que esta cresce com a criança e se adequa às suas necessidades, e que não invade o seu dia-a-dia.

Ao mesmo tempo, estas ferramentas permitem à criança desenvolver um sentimento de pertença social ao seu grupo de amigos - não está à margem por não ter os equipamentos, mas sim integra-se por fazer uso de tecnologias diferentes e entusiasmantes e, sempre, sem que estas ocupem e controlem o seu dia-a-dia.

Como refere Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily “Acreditamos num futuro em que a tecnologia faz parte do quotidiano, mas também, que esta está ao nosso serviço e não que domina as nossas interações sociais. Queremos criar equipamentos que se adequem à idade dos nossos utilizadores, mas também que os ajudem a tornar-se conscientes do potencial da tecnologia, e que aprendam todos os dias a ter uma literacia digital, ou seja, a terem conhecimento verdadeiro do uso do digital, mais informada, seja no potencial positivo, seja nas influências mais negativas que estas ferramentas trazem”, afirma. “Por outro lado, sabemos que os pais se preocupam com o contacto com os filhos e com a sua segurança. Por isso desenvolvemos tecnologia que os ajuda sem dominar o seu quotidiano.”

Por outro lado, e com o aproximar da celebração do Dia da Internet Segura a 11 de fevereiro, a SaveFamily quer ainda deixar dicas para comportamentos mais seguros em todas as plataformas e equipamentos:

• Atenção aos contactos e divulgação de informação pessoal online, apenas devem ser difundidos em sites de confiança e com pessoas que conhecem presencialmente - em caso de dúvida, não divulgar;

• Cuidado com sites suspeitos, como são alguns de streaming ou jogos ilegais, pois facilmente instalam vírus nos equipamentos e os difundem por entre os contactos - qualquer pequeno alerta de segurança que possa surgir, sair da página imediatamente;

• As redes sociais podem ser uma fonte de informação e contacto, mas conteúdos sensíveis e inapropriados continuam a crescer online, sendo importante compreender que qualquer página consultada traz consigo uma maior tendência para ver conteúdos semelhantes, assim como contactos indesejados por parte de outros utilizadores (conhecidos e desconhecidos) - em caso de insegurança, reportar à plataforma e a um adulto e bloquear.

Pode visualizar em: https://www.internetsegura.pt/sites/default/files/2024-03/literacias_digitais_-adolescentes-portugueses_0.pdf

 

Sobre a SaveFamily

 

A SaveFamily é uma empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui produtos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 500 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“TIK TAK, O DIA DOS NAMORADOS ESTÁ A CHEGAR E A SEPHORA APRESENTA AS MELHORES SUGESTÕES PARA A OCASIÃO”


Seja para autopresentear ou surpreender a cara-metade, este Dia dos Namorados a Sephora revela a melhor cartada para agradar todos os gostos

Por: Nicole Santos Fernandes

Acreditando que o Dia dos Namorados é uma oportunidade para reinventar as regras, neste Valentine’s Day a Sephora convida a entrar num jogo repleto de possibilidades infinitas, em que cada carta é um convite para celebrar o amor em todas as suas formas, apresentando as suas melhores sugestões de makeup e fragrâncias e oferecendo um baralho de cartas desenhadas pelo duo de artistas Pangea em cada compra superior a 89€.

Este Dia dos Namorados a Sephora oferece sugestões que vão desde os brilhos subtis aos acabamentos matte mais ousados, permitindo criar looks românticos e arrojados. Começando por uma sugestão que apela à leveza da pele, o iluminador Bio Radiant Gel-Powder (46,99€) da Haus Labs é o produto chave para uma luminosidade que parece emanar da própria pele. Com uma fórmula híbrida de pó-gel, com extrato de arnica fermentada e silver vine, proporciona uma sensação de frescura e vitalidade, perfeita para quem valoriza um brilho mais subtil. Se o objetivo for criar um look mais ousado, o Gloss Bomb Universal Lip Luminizer (23,99€) é a escolha ideal. Um verdadeiro clássico da Fenty, o gloss apresenta uma fórmula enriquecida com manteiga de karité, que proporciona um brilho intenso. Por sua vez, para os que desejam um toque de sol e contornos bem definidos, o Matte Bronzer (27,99€) da Milk é a solução chave-na-mão. Formulado com ingredientes hidratantes, o bronzer em creme oferece a combinação perfeita entre um bronzeado natural e contornos bem traçados, criando um efeito de pele beijada pelo sol que dura o ano todo. Para criar um statement, os dois novos tons dos icónicos Cream Lipstain (13,99€) da Sephora Collection prometem ser um fator de destaque. Mantendo a fórmula matte, ultra-pigmentada e transfer-proof que tão bem os caracteriza, estes batons provam ser a escolha ideal para quem deseja um toque de cor intenso e duradouro, seja para um look mais ousado ou para um estilo clássico e sofisticado.

Certa de que aromas também conquistam, a Sephora apresenta três fragrâncias que garantem celebrar o amor de uma forma distinta e envolvente. O Alien Extra Intense Eau de Parfum (PVP sob consulta) da Mugler apresenta uma fragrância com notas de baunilha que se transformem numa envolvência ainda mais intensa e ousada que o clássico. Por sua vez, o Million Gold For Her Eau de Parfum (49,00€- 30ml) da Paco Rabanne abre com notas de rosa cintilante que se fundem com jasmim e ylang-ylang radiante. No coração, a lavanda revela-se, enquanto o fundo de almíscar mineral, musgo e baunilha tornam o perfume irresistível, uma verdadeira celebração de confiança. Por último, mas não menos importante, o Libre Eau de Parfum carregável da Yves Saint Laurent (61,00€- 30ml) materializa a sensualidade ardente da flor de laranjeira de Marrocos e a audácia da lavanda.

Celebrando a data com a oferta de um baralho de cartas Sephora ilustrado pelo duo de artistas Pangea em compras superiores a 89€ nas lojas Sephora ou em Sephora.pt, poucos parecem ser os motivos para não apostar as cartas no amor neste Valentine’s Day.

Assim, seja para celebrar o amor-próprio ou surpreender quem mais importa, a Sephora reúne sugestões que prometem eternizar qualquer momento. Entre fragrâncias que deixam rasto e maquilhagem que celebra o melhor que há em cada um, a Sephora convida a viver o amor de forma única. Afinal, quando o amor entra no jogo, as regras são para reinventar.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Cinema “Capitão América: Admirável Mundo Novo”


Dia 14 março | sexta-feira | 21h30m | Cineteatro São João

 

Por: Ana Cristina Feio

O Cineteatro São João recebe, no dia 14 de março, sexta-feira, pelas 21h30, a sessão de cinema “Capitão América: Admirável Mundo Novo”.

Após se encontrar com o recém-eleito presidente dos EUA, Thaddeus Ross, Sam vê-se no meio de um incidente internacional. Ele deve descobrir o motivo por trás de um plano global nefasto antes que o verdadeiro responsável faça com que o mundo todo veja vermelho.

Os bilhetes têm o valor de 3,50€ e estão à venda a partir de 6 de janeiro no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento