sábado, 13 de abril de 2024

“Tecnologia: Veículo elétrico de três rodas com carregamento de relâmpago nasce na Índia”


O novo transporte de passageiros pode ser carregado em apenas 15 minutos. A tecnologia resulta de uma parceria entre a Exponent Energy e a Omega Seiki Mobility

 

O fabricante de automóveis Omega Seiki Mobility e a startup de tecnologia de baterias Exponent Energy criaram um veículo elétrico que carrega dos 0 a 100 % em 15 minutos, e que está disponível em duas cidades indianas. A iniciativa está alinhada com a ambição da Índia de eletrificar 80% dos veículos de três rodas até 2030.

O Stream City Qik, lançado esta sexta-feira, estará à venda em Nova Deli e Bengaluru por cerca de 3.660 euros (324.999 rupias indianas) a partir de 15 de maio. O veículo é uma nova versão do anterior Omega Stream City e conta agora com uma bateria proprietária de 8,8 kWh que proporciona mais de 126 quilómetros de autonomia, dizem as empresas.

O triciclo está equipado com a tecnologia de carregamento da Exponent Energy que, segundo a startup, carrega totalmente em 15 minutos quando conectada a uma estação de carregamento da empresa.

Existem neste momento 60 estações de carregamento da Exponent Energy em seis cidades (Delhi-NCR, Bengaluru, Chennai, Ahmedabad, Kolkata e Hyderabad). A startup tem planos para atingir as 100 estações de carregamento em Delhi-NCR e Bengaluru ainda este ano e 1000 estações no total até 2025.

Com esta parceria, a Exponent Energy expande a sua área de atuação, uma vez que, até agora, a empresa de Bengaluru disponibilizava apenas a sua tecnologia de carregamento rápido para veículos de três rodas a operações de carga e de frota.

O segmento de veículos de três rodas de passageiros da Índia é mais de quatro vezes superior ao número de veículos de três rodas de carga, de acordo com dados do Governo. O segmento cresceu mais de 43%, com mais de 45 000 veículos de três rodas para passageiros vendidos só em janeiro. A aquisição por clientes de veículos elétricos de três rodas tem vindo a ser subsidiado.

A Exponent Energy tem vindo a firmar parcerias com outras empresas desde 2022 para lançar veículos de carga de três rodas equipados com sua tecnologia de carregamento rápido. Tendo ainda parcerias para soluções de carregamento rápido para frotas. No total, mais de 1.000 veículos, que completaram mais de 100 000 sessões de carregamento, dispõem da tecnologia da Exponent Energy. O objetivo é atingir as 25.000 até 2025.

Em entrevista à TechCrunch, Arun Vinayak, cofundador and CEO of Exponent Energy, explicou que foram realizados pilotos de controlo nos últimos meses. As empresas descobriram que os veículos de três rodas que transportam até três passageiros funcionam, por vezes, até 22 horas por dia, com dois condutores a utilizá-los sequencialmente para satisfazer a procura intra-cidades.

 

Tecnologia por detrás da atualização dos veículos de três rodas

 

A tecnologia de baterias da Exponent Energy envolve baterias de iões de lítio juntamente com o seu sistema interno de gestão de baterias, que monitoriza cada célula em tempo real durante o carregamento. Além disso, a empresa tem as suas próprias estações de carregamento que utilizam um sistema de gestão térmica externo, que transfere água refrigerada através da ficha de carregamento. Isto ajuda a manter a temperatura de cada célula da bateria durante o carregamento e torna possível o carregamento de 0-100% em 15 minutos, juntamente com uma garantia de vida útil de 3.000 ciclos.

Segundo Vinayak, a instalação de uma estação de carregamento Exponent custa cerca de 5.600 euros (500.000 rupias indianas), enquanto uma estação de GNC exige centenas e milhares de euros.

O Stream City Qik deverá chegar a outras cidades indianas ainda este ano e a Omega Seiki Mobility tem planos para um dia levar o seu veículo de três rodas com carregamento rápido a outros mercados para além da Índia. Neste momento decorrem testes no Sudeste Asiático, Bangladesh, África, disse Uday Narang, fundador e presidente da Omega Seiki Mobility, ao TechCrunch.

A Omega Seiki Mobility, sediada em Nova Deli, tem uma capacidade anual de produção de 20.000 veículos, com três fábricas no Norte da Índia e uma no estado oriental de Jharkhand. A Exponent Energy, por outro lado, tem uma capacidade mensal de construção de 500 unidades de carregamento, que planeia aumentar para 3.000 até julho/agosto.

Fonte: Sapo on-line

“Desporto: Encontram-se abertas as inscrições para o passeio pedestre da ADEP/Penamacor”


A Associação Desportiva Penamacorense (ADEP) volta a realizar o passeio pedestre do dia 1 de maio. Esta iniciativa, integrada no Plano Anual de Atividades da instituição, tem como objetivo sensibilizar os participantes para as vantagens de se poder aliar a prática do exercício à confraternização e ao contacto com a natureza, para além de promover a atividade física.

A receção aos participantes será feita no Estádio Municipal entre as 8:30h e as 9:00h, sendo também este o local escolhido para o almoço convívio a realizar no final da caminhada, pelas 12:00h.

As inscrições têm um custo de 10 ADEP’s e podem ser realizadas até 23 de abril através do preenchimento de formulário próprio online, em www.bit.ly/caminhadaadep24 ou dos números 965 720 118 e 926 174 153. A participação incluiu oferta de t-shirt, abastecimento e almoço.

Esta atividade é organizada pela ADEP e conta com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Penamacor.

Fonte: Câmara Municipal Penamacor

“Tecnologia: Google Fotos vai ganhar recursos de IA. O que muda quando editar fotos?”


Foto: Google

A versão gratuita do Google Fotos vai passar a integrar alguns recursos de edição de imagem que usam inteligência artificial para facilitar alterações e melhorias nas imagens

O Google Fotos vai receber uma atualização que vai pôr ao alcance de quem usa a versão gratuita do serviço um conjunto de recursos de inteligência artificial generativa, para a edição de imagem.

As ferramentas do Editor Mágico do Fotos, que a Google lançou no ano passado para o Pixel 8 e Pixel 8 Pro, a partir de 15 de maio vão começar a ficar acessíveis para quem usa a versão gratuita da aplicação.

O que vai poder fazer de novo depois desta atualização? O Fotos vai passar a contar com novas ferramentas para editar imagens, que tornam simples alterações mais complexas. Por exemplo, o utilizador pode reposicionar ou apagar alguém ou alguma coisa numa foto, apenas sublinhando aquilo que quer alterar e arrastando para a posição certa, ou fazendo um clique para apagar.

 

Google Fotos ganha recursos de edição com IA generativa

 

Pode fazer alterações à cor do céu, aos contrastes de cor de uma fotografia, ajustar a definição de elementos das fotos e corrigir imagens desfocadas, sem conhecimentos técnicos para o efeito e recebendo sugestões do software. Está a ver aquela foto em que devia ter a mão por baixo do sol ao fundo da imagem como se estivesse a agarrá-lo, mas nunca ficou com um aspeto credível? Agora pode ficar facilmente com estas novas ferramentas do Fotos.

Os utilizadores da versão gratuita da aplicação, no entanto, só vão conseguir guardar 10 fotos editadas por mês. Para fazer mais edições no Magic Editor só com um smartphone Pixel, ou com uma assinatura Google One que preveja pelo menos 2TB de espaço para armazenamento.

Só podem receber a atualização dispositivos com versões iguais ou superiores ao Android 8 ou iOS 15. Para quem usa um Chromebook é necessário ter a versão 118 do ChromeOS ou superior e uma RAM de pelo menos 3GB.

Vale a pena sublinhar também que o Magic Editor não permite fazer todo o tipo de modificações em todos os ficheiros. Não permite alterar documentos ou recibos, por exemplo, e acontece o mesmo com rostos e partes do corpo.

Fonte: Sapo on-line

“Iniciativas: Marchas Populares de Lisboa candidatas à lista nacional de património cultural imaterial"


Por: RCS // VAM

Fonte: Lusa

As Marchas Populares de Lisboa são candidatas a integrar a lista nacional de património cultural imaterial, com o objetivo de reconhecimento histórico e também de preservação desta tradição popular, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Numa nota, a autarquia anunciou que a candidatura das Marchas a integrar a Lista do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial é promovida pela Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL), com o apoio das 28 coletividades da cidade que anualmente preparam e apresentam as marchas em junho e do município.

“A inclusão das Marchas Populares de Lisboa na Lista do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial não só reconhecerá a sua importância histórica e cultural, mas também contribuirá para a preservação e promoção desta tradição única que enriquece o património cultural português”, realçou a Câmara Municipal.

Segundo a autarquia, a candidatura implicou uma pesquisa científica de dois anos, liderada pela antropóloga Marina Pignatelli, da Universidade de Lisboa, que incluiu dezenas de entrevistas, observações nas coletividades e recolha de centenas de documentos escritos, fotográficos e audiovisuais.

O presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD), citado na nota, destacou que as marchas representam muito da “alma e da história da cidade de Lisboa”.

“São milhares de pessoas, muitos deles turistas, que nos visitam e assistem todos os anos a este desfile único de orgulho e identidades dos nossos bairros e freguesias e que representam um momento único das nossas Festas de Lisboa. São nove décadas de uma tradição que tudo devemos fazer para defender, manter e dar o merecido e justo reconhecimento”, acrescentou.

As Marchas Populares de Lisboa são “uma celebração festiva e bairrista com uma importância extraordinária”, caracterizadas pela dança em desfile, acompanhada de música, poesia e canto.

Os representantes dos bairros participantes, num total de 68 pessoas por bairro, incluem 50 marchantes, porta-estandarte, oito músicos (conhecidos como "Cavalinho"), o par de padrinhos e mascotes, cinco aguadeiros, um ensaiador e um organizador da marcha de cada coletividade.

“Esta tradição remonta à alta Idade Média, tendo evoluído a partir dos arraiais juninos tradicionais, até se estruturar como é conhecida hoje. A criatividade inovadora, a exuberância e a alegria presentes nas Marchas Populares de Lisboa representam um traço profundamente marcante da cultura popular da cidade”, destacou a autarquia.

“Cultura: Visitas em meditação “Mindfulness no Museu”


Dia 20 Abril 2024

 

Durante uma viagem, um concerto, um filme ou numa exposição de arte já deu por si a ficar distraído, perdido em pensamentos, a querer acelerar o momento ou simplesmente a não prestar atenção completa ao que está ali perante si naquele momento?

Se sim, saiba que é perfeitamente normal que isso aconteça. A nossa mente tende a fazê-lo, e por vezes dificulta a capacidade de estar no momento presente, mesmo que à nossa frente esteja a mais bela obra de arte.

Em média uma pessoa despende entre 15 e 30 segundos a observar uma obra de arte. “Slow Art” é um estilo de observação que tem ganho força em todo o mundo e que visa cultivar uma observação e apreciação da arte de forma intencional e imersiva. Enraizada numa abordagem meditativa, como a prática de mindfulness, esta incentiva não apenas a dedicar mais tempo para apreciar uma obra de arte, mas também a prestar atenção a toda a sua experiência durante o processo.


Arte e mindfulness são complementos naturais. Ambos convidam à reflexão e têm uma componente terapêutica que promove o bem-estar. Quando se unem, cria-se uma sensação de refúgio. A prática de mindfulness num museu oferece assim a oportunidade de estar plenamente atento a toda a experiência e cultivar inspiração e conexão com as peças de arte.


Voltemos então ao início. Já imaginou como seria se numa exposição de arte estivesse plenamente lá? Ficará surpreendido com a riqueza da sua experiência e, provavelmente, não esquecerá o que observou e sentiu durante a sua visita.

 

EM QUE CONSISTE:

Prática de meditação mindfulness prévia à visita (30 minutos);

Visita ao museu com meditação guiada por algumas peças de arte expostas (1 hora).

BENEFÍCIOS:

Explorar de forma imersiva a visita ao museu;

Promover um espaço no qual o ritmo frenético do dia-a-dia possa ser desacelerado. recorrendo às práticas de meditação e exploração das peças expostas;

Reduzir o stress e a ansiedade do visitante;

Criar uma visita dinâmica entre a experiência interna e externa do visitante.

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

HORAS

10.00 às 11.30

PÚBLICO-ALVO

M/ 16 anos [idade indicativa]

PARTICIPANTES

Mín. 10, máx. 15

PREÇO €20

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Fonte: Fundação Oriente

“Festas: Tradição do Bodo mantém-se em Aranhas/ Penamacor”


Associação Comissão de Festas de Aranhas volta a organizar o tradicional Bodo, uma tradição que remonta aos tempos de necessidade em que os mais abastados da freguesia distribuíam ajuda alimentar pelos mais carenciados, convertendo esse dia nesse num festejo popular. A sua popularidade ainda hoje perdura, preservando esta tradição que já faz parte da identidade de Aranhas.

O evento terá lugar no próximo dia 4 de maio, a partir das 12:30h, no Recinto de Festas da aldeia, onde será servido gratuitamente o almoço a todos aqueles que queiram marcar presença.

A chanfana de cabra, a sopa de grão e a feijoada farão parte das iguarias cozinhadas ao lume na panela de ferro, seguindo-se, após a refeição, uma tarde cultural com a atuação do grupo Geração Plus e do Rancho Folclórico de Aranhas.

Esta iniciativa tem o apoio do Município de Penamacor, entre outras entidades e empresas do Concelho.

Fonte: Câmara Municipal Penamacor

“Musica: Álbum “2 de Abril”, de “A garota não” vence 35.ª edição do Prémio José Afonso”


Galardão é atribuído pela Câmara Municipal da Amadora dia 26 de abril

 

O júri do Prémio José Afonso 2023 (PJA), constituído pelo músico Sérgio Azevedo, em representação da Câmara Municipal da Amadora, pelo maestro Pedro Teixeira da Silva, em representação do Teatro Nacional de São Carlos, e pelo vencedor da edição do prémio anterior, o artista EU.CLIDES (nome artístico), deliberou por unanimidade atribuir o prémio ao álbum “2 de Abril”, da artista A garota não.

O júri considerou que “o sétimo álbum de originais de A garota não, “2 de Abril” evidencia a maturidade artística da artista, maturidade que se evidencia na qualidade interventiva das letras, nos arranjos imaginativos e nas várias influências que expõem a riqueza e a diversidade do mundo sonoro e poético de A garota não, influências que vão desde a influência de José Afonso ao hip-hop mas que, não obstante, resultam numa grande coerência musical. O cariz autobiográfico do álbum terá sido determinante para que o mesmo atingisse este grau de qualidade e uma emoção particular, um grito de revolta perante as agruras de uma vida difícil envolto na poesia nostálgica das memórias de infância da artista”.

 

Sobre o Prémio José Afonso (PJA)

O PJA é promovido pela Câmara Municipal da Amadora desde 1988 e tem como objetivo homenagear o cantor e compositor português José Afonso e incentivar a criação musical de raiz portuguesa, ao premiar um álbum inédito, editado no ano anterior ao da edição do Prémio, cujo tema tenha como referência a Cultura e a História portuguesas. O álbum vencedor recebe da autarquia o prémio de cinco mil euros.

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, A garota não, atuará no Cineteatro D. João V, no dia 26 de abril (sexta-feira), pelas 21h00, onde receberá o galardão PJA 2023.

Os bilhetes (15 €) para o concerto estarão brevemente à venda na ticketline.

 

Sobre | A garota não

Em 2023, A garota não, foi galardoada com o Globo de Ouro de "Melhor Intérprete na área da Música", bem como o Prémio de "Melhor Trabalho de Música Popular" atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Já em 2024, A garota não, além da nomeação como melhor intérprete feminina nos Prémios Play – Prémios da Música Portuguesa, que se realizaram em maio, Venceu também o Prémio José da Ponte, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte; Câmara Municipal Amadora

“Desporto: Liga Pro Skate de 2024 e à Skool Tour"


Por: Marta Gomes Ferreira

Inicia-se o arranque da Liga Pro Skate de 2024 e à Skool Tour, patrocinada pelo 3º ano consecutivo pela marca Hot Wheels, de forma a desafiar as crianças a desenvolver um espírito de desafio e superação, que irá levar o skate às escolas portuguesas.

Patrocinadora da Liga Pro Skate pelo 3º ano consecutivo, a Hot Wheels presenteia o “pequeno público” com uma Skool Tour que apresenta a modalidade às escolas portuguesas, incentivando as crianças a desenvolverem o espírito de desafio e de superação

Ambicionando estender o espírito de desafio que caracteriza a Hot Wheels aos desportos radicais, a marca será mais uma vez patrocinadora da Liga Pro Skate (LPS), desenvolvendo em paralelo a Hot Wheels Skool Tour, que tem o objetivo de dinamizar e promover o skate junto das camadas mais jovens e que irá percorrer escolas de norte a sul do país entre abril e dezembro.

Com o objetivo de estimular o sentimento de superação nas crianças, enquanto criam inesquecíveis memórias com este desporto “sobre rodas”, a Hot Wheels Skool Tour teve o seu arranque no dia 8 de abril, visitando dez escolas de primeiro e segundo ciclo do concelho de Portimão. A iniciativa visa gerar uma maior envolvência por parte das escolas e das associações locais, de forma que esta modalidade tenha um crescimento mais acentuado e que as gerações mais jovens despertem o interesse não só no skate, mas também na descoberta da adrenalina e na diversão de brincar ao ar-livre, sem a dependência das novas tecnologias.

A Hot Wheels permitirá ainda descobrir a magia do fingerboarding, com o Hot Wheels Skate, não só na Hot Wheels Skool Tour, mas também nos eventos da LPS, visto que em todas as etapas decorrerá um campeonato de fingerboarding, o qual repleto de emoção e adrenalina será composto por pequenas competições de dois participantes, que se defrontam até à final durante 4 rondas. A primeira competição de fingerboard terá lugar em junho e, a partir dessa data, acontecerá em todas as etapas da Liga Pro Skate. A Hot Wheels Skate foi lançada no ano passado e consiste na linha de fingerboard da marca, e que vem trazer uma maior inspiração às crianças que sonham em skatar sem limites e travões, desenvolvendo uma experiência ainda mais divertida, pelas suas pequenas sapatilhas de “dedos” incluídas no pack e pelos mais de 80 modelos, desenhos e cores inéditas.

Assim, com a Hot Wheels como patrocinadora, a Liga Pro Skate arranca já no dia 12 de abril em Portimão e terá ao longo do ano outras três etapas e uma grande final, na qual serão determinados os campeões nacionais de cada escalão, que lhes poderá abrir portas para a equipa nacional e para a oportunidade de competir na corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Saúde: 5 dicas para aliviar as alergias oculares na Primavera”


Por: Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

A chegada da Primavera pode ser um desafio extra para as pessoas que lidam com alergias.

Os olhos tendem a ficar mais vermelhos, com mais comichão e mais lacrimejantes do que o

habitual. Para ajudar a minimizar o desconforto das alergias nos olhos durante esta estação, aqui estão cinco dicas simples:

 

“1”

Feche as janelas

Sempre que viajar de carro mantenha as janelas fechadas para evitar a entrada do pólen. No caso de andar de mota, deve usar capacete integral. Em casa, feche as janelas sempre que as concentrações de pólen forem elevadas.

 

“2”

 Tome banho antes de dormir

Antes de se deitar, não se esqueça de tomar um duche para remover o pólen, tanto da pele como do cabelo.

 

“3”

Evite atividades ao ar live

Tente limitar o tempo ao ar livre quando as concentrações de pólen estiverem particularmente elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou exercício na rua aumentam a exposição aos pólenes e o risco de alergias.

 

“4”

Consulte o Boletim Polínico

Para conhecer os níveis de pólen no ar, pode consultar o Boletim Polínico disponível no site da Rede Portuguesa de Aerobiologia em: https://www.rpaerobiologia.com/ 

 

“5”

Siga o tratamento prescrito pelo seu médico

A medicação é uma forma eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista para um diagnóstico correto e prescrição clínica adequada.

Fonte: APDP- Associação Protetora Diabetes Portugal

“Desporto: António Félix da Costa vence corrida de Fórmula E em Itália”


O piloto português António Félix da Costa (Porsche) conquistou hoje a primeira vitória da temporada no Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, ao vencer a primeira de duas corridas do fim de semana em Misano, Itália

 

Por: Lusa

O piloto português António Félix da Costa (Porsche) conquistou hoje a primeira vitória da temporada no Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, ao vencer a primeira de duas corridas do fim de semana em Misano, Itália.

O piloto natural de Cascais, que largou da 14.ª posição, concluiu a prova em 40.04,766 minutos, deixando o segundo classificado, o britânico Oliver Rwland (Nissan), a 0,410 segundos, com o também britânico Jake Dennis (Andretti) em terceiro, a 3,413 segundos.

“Foi uma corrida incrível. Na qualificação estávamos a andar bem, mas cometi um erro e tive de largar de 14.º lugar. Na corrida fizemos uma boa gestão. Estive com muita atenção para ver onde metia o carro. Foi uma estratégia muito boa”, comentou o piloto português da Porsche.

Esta foi o primeiro triunfo da temporada para Félix da Costa após seis corridas disputadas, nono na carreira na Fórmula E.

Os 25 pontos amealhados permitiram ao piloto de 32 anos ascender ao sétimo lugar da classificação, com 45 pontos.

“Foi um início de época complicado. É nos momentos maus que se veem as grandes equipas. Esperemos que o dia de hoje sirva para nos unir. Faltam muitas corridas e estamos na discussão do título. Ainda não estou morto, estou vivo”, concluiu António Félix da Costa.

Oliver Rowland lidera o campeonato, com 73 pontos.

Domingo disputa-se a segunda corrida do fim de semana, em Misano.

Fonte: Sapo on-line

“Turismo: Portugal e Japão, os destinos mais desejados para uma escapadela em 2024”


Portugal e Japão são os únicos países que têm dois destinos na lista dos mais pesquisados da Skyscanner; Ponta Delgada e Faro no caso português, Osaka e Tóquio no caso japonês, noticia o jornal espanhol El País.

Isto, apesar de oito das dez cidades no top 10 dos destinos mais procurados para viajar no próximo ano serem europeias: Edimburgo, Londres, Viena, Copenhaga, Bruxelas, Budapeste, Praga e Istambul. Nas duas primeiras posições, no entanto, estão Banguecoque e Marraquexe.

Quanto a tendências, parece haver espaço para Mérida, no México, não em Espanha, ou para a eterna Buenos Aires, na Argentina, ou destinos como Rotorua, na Nova Zelândia, a Ilha de Panglao, nas Filipinas, ou Cairns, na Austrália.

Há, sem dúvida, um elemento determinante no planeamento de uma viagem, que em 2024 estará ainda mais presente: o preço. O custo dos voos aumentou em média 31%, segundo um estudo realizado pela plataforma Mabrian, que localiza as zonas com maior aumento de preços no Norte e Sul da Europa, no Mediterrâneo e na Ásia.

O factor preço é também destacado na pesquisa realizada pela Skyscanner, que mostra que três em cada dez entrevistados se sentem sobrecarregados na hora de reservar suas viagens, e 59% citam o custo das passagens aéreas como principal motivo.

A plataforma ForwardKeys, especializada neste tipo de dados, aponta para o facto de se realizarem menos viagens, embora mais longas, enquanto crescem também as escapadelas fora de época, facilitadas pelo aumento de empregos híbridos, ou para destinos mais próximos ou mais baratos.

Se a inflação e o aumento dos preços influenciam o sector do turismo, o mesmo acontece com as alterações climáticas com dados como 2023 ter sido o ano mais quente alguma vez registado, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

A Booking aponta para uma mudança de tendência neste sentido, com uma elevada percentagem de viajantes (56%) a planear aproveitar os dias de descanso para fugir do calor.

Por outro lado, os turistas procuram cada vez mais explorar o campo cultural. As experiências gastronómicas continuam a aumentar, mas o grande protagonista de 2024, segundo os especialistas consultados pelo El País, é o turismo musical. A Amadeus estudou o impacto no volume de pesquisas e nas reservas de anúncios de espectáculos de grupos e cantores como Coldplay ou Taylor Swift e as apresentações da cantora previstas para Melbourne e Sydney em Fevereiro deste ano aumentaram significativamente o volume de reservas, com um crescimento médio semanal de 446%.

Além disso, este ano a aposta em viagens mais personalizadas continuará, com destaque para a procura pelo luxo de baixo custo. Uma tendência à qual algumas companhias aéreas como a Emirates, a Qatar Airways, a Air France ou KLM aderiram, oferecendo uma maior variedade de tarifas empresariais para torná-las mais acessíveis.

“Investigação: Fundação Champalimaud colabora em estudo sobre “cogumelos mágicos”


A Fundação Champalimaud participará num estudo clínico internacional sobre terapia psicadélica aplicada às perturbações mentais resistentes.

 

A Fundação Champalimaud vai participar no PsyPal, um estudo clínico internacional sobre terapia psicadélica aplicada às perturbações mentais resistentes ao tratamento nos cuidados paliativos. Este será o primeiro sobre este tipo de tratamento financiado pela União Europeia (UE).

Em comunicado, a instituição médica e científica indica que a UE atribuiu mais de 6,5 milhões de euros aos parceiros de nove países para "apoiar a investigação sobre a utilização da psilocibina sintética, um composto encontrado em cogumelos 'mágicos' [alucinogénicos], para aliviar o sofrimento psicológico em pessoas com doenças incuráveis que necessitam de cuidados paliativos".


Em conjunto com três centros clínicos europeus, a fundação tratará mais de 100 doentes, estando cada um encarregado de uma condição diferente. A portuguesa tratará pacientes com "perturbações do movimento em fase avançada, incluindo síndromes parkinsonianos atípicos"; o Centro Médico Universitário de Groningen (Países Baixos) da doença pulmonar obstrutiva crónica; o Instituto Nacional de Saúde Mental (República Checa) da esclerose múltipla; e o Hospital Bispebjerg (Dinamarca) da esclerose lateral amiotrófica.

Inicialmente, os psicadélicos mostraram-se promissores no tratamento da depressão e da ansiedade em doentes com cancro terminal. No entanto, os resultados foram mais variáveis em doentes com perturbações psiquiátricas na ausência de um diagnóstico de risco de vida, o que nos levou a focar-nos novamente em condições incuráveis.


Se este tratamento se revelar eficaz, no futuro teremos interesse em explorar as contribuições individuais do medicamento e do apoio psicológico na ajuda a doentes com depressão. Este conhecimento será crucial para uma alocação eficiente de recursos.

Disse Albino Oliveira-Maia, diretor da Unidade de Neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud, citado no comunicado emitido pela instituição.

Segundo Carolina Seybert, psicóloga clínica e investigadora da Fundação Champalimaud, os investigadores estão "especialmente interessados na eficácia do tratamento a longo prazo, um aspeto crucial que é frequentemente subvalorizado".

Ao estudo, concebido para durar três meses, seguir-se-á um acompanhamento abrangente de seis meses para avaliar resultados duradouros.

Os primeiros participantes do "ensaio multicêntrico randomizado e controlado" começarão a ser recrutados em 2025. Através do PsyPal, os investigadores irão "recolher dados de uma gama diversificada de participantes em diferentes locais da Europa para aumentar a validade e aplicabilidade das suas descobertas".