terça-feira, 24 de setembro de 2024

“Motociclismo: 25º Passeio dos Cangalhos D’Idanha foi um sucesso”


Por: Tiago Carvalho

 

Os Cangalhos D’Idanha promoveram o seu 25º passeio de motas no domingo, dia 22 de setembro.

Com a participação de 50 motas, foi um passeio repleto de boa disposição e convívio pelo concelho de Idanha-a-Nova.

A saída teve lugar na vila de Idanha-a-Nova, logo de manhã. A volta percorreu Alcafozes, Toulões (com direito a reforço alimentar), o açude de Salvaterra do Extremo, seguiu em direção à fronteira de Segura, passando depois na Zebreira e no Ladoeiro, onde foi servido o almoço, antes do regresso a Idanha-a-Nova.


Não vão faltaram paisagens de grande beleza e momentos de confraternização durante esta iniciativa que é já uma referência na região.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Cultura: A sala emblemática do Parque Mayer reabre em festa com teatro, música e muito mais, dentro e fora de portas”


Nos dias 5 e 6 de outubro, sábado e domingo, o Teatro Variedades volta a abrir portas, após três décadas de encerramento, dando palco às artes cénicas. Vai ser um fim-de-semana com um grande programa cultural, de entrada gratuita.

Para celebrar este regresso, a festa é marcada pela estreia de duas peças de Ricardo Neves-Neves: Entraria Nesta Sala e The Swimming Pool Party, com apresentações nos dois dias. O elenco de Entraria Nesta Sala conta com Ivo Alexandre, Manuel Marques, Sílvia Rizzo e Sissi Martins e o de The Swimming Pool Party com Ana Brito e Cunha, Ana Cloe, Ana Marta Contente, Filipe Vargas, José Leite, Marta Andrino, Ruben Madureira, Sandra Faleiro e Santiago Galvão.

Também o Capitólio, outra das salas históricas do Parque Mayer, se junta à celebração, com o concerto No Futuro Lisboa, no dia 5. Com curadoria de Dino D’Santiago e direção musical de André Gravata, os artistas NBC, Sir Scratch, Jojho, Kady, Sasha, Janeiro, Raissa, Berlok e Wander Isaac reinterpretam os grandes êxitos da Revista. A festa termina com um DJ Set de Mãe Dela. No dia seguinte, a Noite de Fado, em parceria com o Museu do Fado, traz Pedro Jóia e José Manuel Neto, acompanhados pela convidada especial Aurora. 

O Teatro Maria Vitória, há 102 anos no Parque Mayer, também se junta à celebração com a peça E Ninguém Vai Preso! Haverá bilhetes para oferecer para as sessões das 16h30 e 21h30 (dias 5 e 6).

A animação estende-se também para o exterior, com concertos de Tó Trips (dia 5) e Expresso Transatlântico (dia 6) e DJ Sets de Nery (dia 5) e João Villas-Boas e Bruno Huca (dia 6). O espetáculo de dança e performance O Baile dos Candeeiros, que repete nos dois dias, é apresentado pela companhia Radar 360º e promete ser uma intervenção não convencional com fortes contornos plásticos. As fitas também vão estar presentes, com o programa Cinema no Terraço, no Capitólio, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e o Cinema São Jorge, exibindo os clássicos A Canção de Lisboa (dia 5) e O Costa do Castelo (dia 6).

Durante todo o fim-de-semana vai ser possível assistir à intervenção de arte urbana no muro do Parque Mayer – com o apoio da Galeria de Arte Urbana. O projeto Metamorfose revela a intervenção dos artistas LS e Mafalda MG que se debruça sobre a natureza do teatro e de que forma envolve a transformação e mudança, e o olhar do espectador.  

Com o apoio da Junta de Freguesia de Santo António, o Parque Mayer também será recordado na exposição O Parque Mayer visto por Lauro António, com imagens que serviram de repérage para um filme não realizado, e que nos remetem para um passado que revela a importância histórica e cultural deste local. 

A entrada para os espetáculos no Teatro Variedades, no Capitólio e no exterior do Parque Mayer será gratuita, sendo necessário o levantamento de bilhetes para os espetáculos nas salas.

Os bilhetes serão distribuídos no próprio dia a partir das 15h00 exclusivamente na bilheteira central do Parque Mayer. Cada pessoa poderá levantar até 2 bilhetes para 2 espetáculos.   

Esta será também uma oportunidade para conhecer a obra de requalificação do teatro. O projeto, da autoria do Arquiteto Manuel Aires Mateus, tornou a sala um espaço de espetáculos adaptado às exigências legais e técnicas, apto para as novas necessidades de montagem de espetáculos. Procurou, ao mesmo tempo, preservar a identidade do edifício e a sua relação com os outros espaços do Parque Mayer, mantendo os principais elementos que o caracterizam: o pórtico, o foyer, o auditório e o palco. 

Esta abertura representa, para além de um marco na história do Teatro Variedades e do Parque Mayer, a presença de um novo palco na cidade, valorizando a Cultura, a Arte e o Teatro em Lisboa. 

Local: Parque Mayer, Lisboa. 

Programa completo disponível aqui e em Parque Mayer:  https://egeac.pt/parque-mayer/?eg_sub=23be1ae664&eg_cam=fd5d723708f1dcedd40c48c8d9e5744c&eg_list=23

Fonte: Egeac

“Religião: Exposição revela Caminho de Santiago aos peregrinos de Fátima”


O Caminho de Santiago é o tema de uma exposição patente no Posto de Turismo de Fátima, no concelho de Ourém, que mostra um vasto conjunto de objetos e fotografias relacionados com a peregrinação jacobeia, organizada pela Associação Espaço Jacobeus.

“Não passes pelo Caminho... Deixa antes que o Caminho passe por ti” é o título da mostra, concebida para levar os visitantes a seguirem “as famosas setas amarelas, como se fossem peregrinos, conhecendo um percurso que nunca acaba”, explicou a delegada da AEJ em Fátima, Carina Frazão.


“Assim que terminamos um caminho, já estamos a preparar outro”, adiantou a peregrina durante a inauguração da exposição, no sábado, dia 21, dando como exemplo objetos expostos tradicionalmente usados pelos peregrinos: o cajado, a cabaça, a mochila e a credencial.

A exposição, que resulta de uma parceria entre a AEJ, o Turismo Centro de Portugal e o Município de Ourém, é constituída por peças que integram o espólio da associação ou que foram cedidas por peregrinos para esta iniciativa.


Os visitantes podem observar fotografias dos diferentes caminhos de Santiago e do património que atravessam, objetos relacionados com a peregrinação jacobeia, imagens, símbolos e estatuetas de Santiago. Há ainda um conjunto de histórias ilustradas de peregrinos, recordações, peças de artesanato e o pote da típica queimada galega.

Para o presidente da AEJ, António Devesa, “esta exposição é um desafio a quem visita o posto de turismo para iniciar a preparação do Caminho de Santiago”. “Quem começar a ler os testemunhos, a ver as fotografias, a observar o património exposto, perceberá melhor o que é o Caminho e se vai ao encontro dos seus desejos”, salientou.


“Este evento foi um sonho agora concretizado. Isto prova que, trabalhando juntos, conseguiremos alcançar muito. Agora, quem vem a Fátima tem a oportunidade de ver a exposição, num centro estratégico de peregrinações, logo no lugar ideal”, acrescentou o presidente da AEJ.

O diretor do Núcleo de Informação Turística (NIT) do Turismo Centro de Portugal, Carlos Figueiredo, considerou “a mostra fantástica, que precisa de ser divulgada e servir como um motivo de aproximação das pessoas e de partilha de conhecimento”.


Por seu turno, a vice-presidente do Município de Ourém, Isabel Costa, destacou a importância da exposição para a divulgação do Caminho de Santiago, na medida em que “muitas vezes, a ideia de que as pessoas já sabem o que é não corresponde à realidade”.

A vereadora confessou, por outro lado, que “não tinha noção do impacto que o Caminho de Santiago tem no Concelho de Ourém”, garantindo que agora, com a tomada de consciência deste facto, o município “vai envolver-se mais”.


A exposição “Não passes pelo Caminho... Deixa antes que o Caminho passe por ti” está patente até dia 3 de novembro, de segunda a sexta, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

A Associação Espaço Jacobeus – Confraria de São Tiago foi fundada em 2004 e tem 800 associados. É uma organização católica com sede em Braga, que “preserva, na sua essência, o espírito ecuménico de aceitação de todas as pessoas, de todas as raças e credos, congregando nas suas atividades pessoas de diferentes fés e fundamentações humanísticas”.


Em 2006, foi oficialmente reconhecida pela Arquidiocese de Braga e agregada à Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, com sede em Santiago de Compostela.

Fonte: Associação Espaço Jacobeus (AEJ)