quarta-feira, 30 de outubro de 2024

“ROTA DO ENOTURISMO DE TORRES VEDRAS FOI APRESENTADA”


A Rota do Enoturismo de Torres Vedras foi apresentada no dia 26 outubro, nas antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras. Esta rota tem como objetivo promover o enoturismo no Concelho e reúne 14 produtores de vinho que disponibilizam esta oferta.

Na cerimónia de apresentação, a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, destacou a importância da criação desta rota, “que congrega os principais produtores de vinho da região”. Laura Rodrigues sublinhou ainda que “é fruto de um esforço conjunto em que todos partilham uma visão: valorizar e promover o vasto património vitivinícola de Torres Vedras e afirmar a nossa terra como um destino de excelência para o enoturismo.”

A Rota do Enoturismo de Torres Vedras é, neste momento, composta por 14 produtores aderentes: AdegaMãe, Adega Cooperativa de Carvoeira, Adega Cooperativa de Dois Portos, Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, Adega da Murnalha, Casal da Carrasqueira, Caves Barbosa, Quinta da Almiara, Quinta da Boa Esperança, Quinta da CasaBoa, Quinta da Cidadoura, Quinta da Folgorosa, João Melícias - Fonte das Moças e Património Wines. Estes produtores estão identificados com sinalética rodoviária e turística e integram o guia da Rota do Enoturismo de Torres Vedras.


A adesão de novos produtores à Rota é feita a pedido de cada entidade interessada, desde que sejam cumpridos os seguintes critérios: o aderente deve estar devidamente licenciado e inscrito na Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e o aderente deve estar habilitado a disponibilizar no mínimo uma visita e uma prova de vinhos.

A Rota do Enoturismo visa dar resposta às metas estabelecidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, elaborado pelo IPDT – Turismo e Consultoria e pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Na sua intervenção, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, explicou que o vinho é um dos cinco produtos âncora identificados no referido plano, acrescentando que “este produto tem a capacidade de proporcionar a diminuição da nossa taxa de sazonalidade”.

A vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, também esteve presente na cerimónia de apresentação da rota. Na ocasião, destacou a importância da colaboração entre a Câmara Municipal e os produtores, referindo que “o turismo é economia e os privados é que fazem acontecer, mas quando há uma partilha daquilo que são os objetivos comuns aí sim fazemos avançar os territórios.”

Na cerimónia foram ainda entregues os kits de boas-vindas aos produtores aderentes à Rota do Enoturismo de Torres Vedras.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“A Checkpoint conquista a certificação ARC com os novos chips da série Impinj M800”


Por: Inês Fernandes

A Checkpoint Systems, o fornecedorde soluções RFID verticalmente integradas, continua a abrir caminho para ainovação no retalho ao ser um dos primeiros fabricantes a ter um inlay RFIDcertificado pela ARC equipado com os novos chips da série Impinj M800.

 

Por dentro da série M800

Os chips de etiquetas RFID M830 e M850 RAIN da Impinj são considerados a próxima geração da tecnologia RFID e com boas razões. Estes novos chips proporcionam uma melhor legibilidade e sensibilidade. Têm um consumo de energia 30% mais baixo e ocupam pouco espaço, o que os torna ideais para utilização em calçado, vestuário e muito mais.

A série M800 utiliza também o "Modo Protegido Impinj", que protege a privacidade do consumidor e aumenta as potencialidades do pagamento self-service e na prevenção de perdas no retalho. 

Chris Diorio, cofundador e diretor executivo da Impinj, afirma: 

"A nossa série Impinj M800 inclui os chips de etiquetas mais avançados do mercado. Com desempenho e funcionalidades melhorados, esta série foi concebida para ajudar as empresas a ler a etiqueta certa, no local certo e no momento certo."

 

A Checkpoint e a série M800 - uma combinação feita no céu da RFID

Um chip altamente avançado merece um inlay igualmente avançado. Assim, a Checkpoint instalou os chips M800 Impinj na sua versátil gama de inlays RFID, incluindo o Vortex, que é popular entre os retalhistas, e o Tyfung,  que foi especialmente concebido para a logística, entre outros, e obteve certificações ARC numa variedade de especificações do laboratório RFID da Universidade de Auburn.

Agora, sempre que os clientes da Checkpoint optarem por um inlay com os chips da série M800, podem ter a certeza de que irão obter a mais recente tecnologia RAIN RFID, completa com uma certificação ARC.

 

Portfólio de etiquetas e inlays RFID

 

Inge Fleuren, Diretora Global de Soluções de Produtos RFID da Checkpoint Systems, afirma:

"A obtenção de uma certificação ARC reconhecida pela indústria para a série Impinj M800 demonstra o nosso empenho em mantermo-nos na vanguarda no que diz respeito à inovação e à confiança dos clientes. Os clientes da Checkpoint esperam um elevado desempenho e tecnologia líder da indústria, e faremos sempre o nosso melhor para lhes proporcionar isso.

A rápida instalação e teste destes inlays são um testemunho das capacidades de colaboração das nossas equipas na Europa, na China e nos EUA. Esta conquista é um esforço global e esperamos que os nossos clientes fiquem satisfeitos com a nova oferta."

 

Bem-vindoà próxima geração de retalho

Ao combinar o novo chip M800 Impinj com uma certificação ARC como parte do seu inlay escolhido, os clientes da Checkpoint podem continuar a viagem em direção às inovações empresariais e de retalho da próxima geração. Estas incluem o checkout sem fricção, espaços de retalho experimentais em plano aberto e o rastreio de activos através da cadeia de fornecimento e custódia com RFID de elevado desempenho.

A convergência do retalho físico e digital pode estar a ganhar ritmo, mas os retalhistas podem ter a certeza de que a Checkpoint está equipada para os ajudar a enfrentar o futuro do retalho com confiança.

Contacte a equipa de RFID da Checkpoint para saber mais sobre as nossas certificações ARC, portfólio de inlays e como podemos ajudá-lo a utilizar a nova série Impinj M800 para levar a sua empresa para o futuro do retalho.

 

Sobre a CCLIndustries

A CCL Industries Inc., uma líder mundial em soluções de etiquetagem e embalagem para empresas globais, pequenas e médias empresas e consumidores, emprega cerca de 21.000 pessoas e gere 180 instalações de produção em 40 países em seis continentes, com escritórios empresariais em Toronto, Canadá e Framingham, Massachussetts.

Para mais informações, visite www.cclind.com

Fonte: Newsline

“MARIE CELEBRA A BELEZA E ALMA DAS RUAS DE LISBOA COM O LANÇAMENTO DO NOVO CAPÍTULO 10”


Vista como única, mágica e nostálgica, a cidade Lisboa, com todos os seus detalhes e recantos foi a fonte de inspiração para a mais recente coleção de Marie e as peças não podiam refleti-lo melhor

 

Por: Marta Gomes Ferreira

Há 9 anos Maria Flavia Pallucchini, CEO e Diretora Criativa de Marie, decidiu mudar-se para Lisboa, uma nova cidade num novo país, revelando que sentiu, desde o primeiro dia, num conto de fadas repleto de mística e magia. Foi então a cidade das sete colinas que prendeu o coração da marca Marie e por isso, a fundadora entendeu que não haveria melhor maneira de retribuir o amor e carinho à cidade alfacinha, do que com um capítulo inteiramente dedicado às suas ruas.

Tal como as ruas lisboetas, a coleção de Inverno de 24’, de Marie é digna de ser contemplada, a coleção “RUA” está repleta de peças muito diferentes entre si, mas que foram elaboradas para se complementarem na perfeição. É possível encontrar looks totalmente lisos e neutros, à semelhança dos recantos mais minimalistas e harmoniosos da capital, ou peças que contrastam cores, evidenciam padrões e carregam nas texturas, como acontece nos caminhos cheios de azulejos, de flores, de monumentos e de um imprescindível caos cosmopolita. É a fusão perfeita, que acaba por representar também a diversidade de estilos das mulheres que frequentam a cidade. Em destaque na coleção RUA, é possível encontrar originalidade no casaco de malha Chiado, que se torna único pelas suas cores entre o verde e a lilás, havendo também outra versão com a cores chocolate e bege, sendo mais uma peça pensada para entregar um conforto distinto, através da sua composição de lã merino e tecidos de baby alpaca. Na coleção o destaque vai também para as calças Belém Quadrados, com um design irreverente e feitas com algodão 100%, estando na mesma posição as calças de bombazine Carmo, que é possível de encontrar em duas cores.

Neste capítulo é impossível não falar dos tecidos, tendo sido escolhidos ao detalhe, relacionando-se diretamente com a palavra “saudade” por serem ternos e suaves, oferecendo a sensação acolhedora semelhante a um abraço ou a casa. Alguns dos materiais responsáveis por tornarem cada peça neste sentimento tão característico são a lã merino, tecidos de baby alpaca, bombazinas e algodões orgânicos, promovendo simultaneamente um guarda-roupa consciente.

Marie destaca-se por priorizar a comodidade e versatilidade no dia a dia da mulher moderna, e este capítulo não foi exceção. A ótica é apenas uma: conforto em primeiro lugar, pelo que toda a linha foi desenvolvida com o objetivo que todas as mulheres pudessem sentir-se confortáveis, livres e bonitas.

Orgulhosa de ser uma marca que mantem, um contacto próximo com ateliers e fábricas nacionais ao longo de todo o processo de produção, Marie investe para que todas as áreas e detalhes, que formam a marca, tenham os valores que deseja transmitir, com um cuidado aos detalhes desde a escolha dos fornecedores de tecidos, nas etiquetas ou até no packaging.

A coleção de inverno “Rua” apesar de ter sido desafiante, apresenta-se como uma coleção cheia de sentimentos e sensações, um jogo de mix&mach, que inspira as mulheres para se sentirem livres de explorarem a sua criatividade através do uso das peças.  A diversão e nostalgia unem-se para uma da coleção envolvente, tal e qual as ruas de Lisboa e convida todas as mulheres a abraçar a sua verdadeira essência, estando assim disponível na loja online da marca, com PVP’S entre os 49€ e os 239€.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“UNESCO - Dia internacional contra a Violência e o Bullying na Escola”


Atuar contra a violência nas escolas: um guia para pais e docentes

 

Por: Inês Fernandes

• A UNESCO determina a primeira quinta-feira de novembro como o Dia internacional contra a Violência e o Bullying na Escola

• Em Portugal foram registadas quase 3 mil ocorrências de bullying nas escolas por parte das autoridades

• A SaveFamily deixa um guia para os pais e educadores no combate à violência e bullying nas escolas

No próximo dia 07 de novembro celebra-se o Dia internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, assim definido pela UNESCO(1) para a primeira quinta-feira do mês de novembro.

No combate a situações de violência em contexto escolar, as autoridades e as escolas unem-se aos pais na prevenção de uma situação que se tem tornado preocupante no ambiente escolar. De facto, e segundo o seu mais recente relatório, a Polícia de Segurança Pública(2) na sua campanha de combate ao bullying registou no ano letivo passado 2.956 ocorrências, 4,5% destas relacionadas com bullying (134 das ocorrências totais) e 1% situações de cyberbullying.

Neste sentido, a SaveFamily, empresa de relógios inteligentes para crianças, junta-se às ações de sensibilização para a prevenção da violência, bullying e cyberbullying com um conjunto de sugestões para detetar e combater esta situação.

 

Detetar o bullying

 

É importante começar por reconhecer que qualquer criança pode ser vítima de violência, bullying e cyberbullying em contexto escolar, independentemente da sua condição física, mental ou social. De facto, o bullying tem por alvo todos aqueles que possam ser considerados diferentes. As mudanças de humor costumam ser indicadores de bullying. Assim, observe o comportamento do seu filho, ou dos seus alunos em contexto de sala de aula e no recreio, e preste especial atenção aos comportamentos. O seu filho, ou algum aluno demonstra cansaço? Estão tristes, ou com medo? Perdem coisas ou apresentam a roupa rasgada com frequência? Estes são apenas alguns indicadores iniciais de que algo pode não estar bem. Ainda que a tendência possa ser para desvalorizar a situação e dizer à criança que não se deixe afetar, esta reação pode aumentar o sentimento de medo e vulnerabilidade.

Um dos passos iniciais que os pais e educadores podem também dar, caso a criança não seja capaz ou tenha coragem para exprimir o que se passa, é ouvir o seu entorno. Para tal a tecnologia, e nomeadamente os relógios inteligentes para crianças, possuem já um sistema que permite ouvir o que se passa em volta da criança quando esta está se encontra numa situação sem a presença dos adultos.


 

Reagir ao bullying

 

Se alguma situação pareça suspeita, quer em casa quer na sala de aula, a SaveFamily recomenda aos pais, encarregados de educação e educadores tomar medidas que não apenas eliminem algum problema, mas também que no futuro não se repitam.

Conversar com a criança é fundamental, ao mesmo tempo que se deve tranquilizá-la e assegurar que não está sozinha frente ao problema. Escutar e comunicar são passos importantes para garantir que a criança sabe que esta é uma situação fora do comum e que tem direito a ser feliz e sentir-se segura.

Reportar a situação aos diretores de turma e ao conselho pedagógico da escola, informando de todos os pormenores de que teve conhecimento e informar-se de quais as medidas a tomar nestas circunstâncias, quer na sala de aula quer fora. Se alguma das situações reportadas pela criança envolvam violência, seja de que cariz for, considere reportar às autoridades. A Polícia de Segurança Pública tem o seu projeto de Segurança na Escola e a campanha “Bullying é para fracos” com profissionais competentes para agir nestas situações.

 

Que fazer se o meu filho foi identificado como agressor?

 

Qualquer situação de violência ou bullying afetam de forma drástica as crianças, sejam elas vítimas ou agressores, assim como a sua relação familiar e dentro da escola com toda a comunidade escolar. Reagir a estas circunstâncias é sempre importante que seja feito de forma equilibrada, mas também eficiente, garantindo que a criança tem plena consciência das suas ações e das consequências que delas advêm.

É importante manter a calma e falar com a criança aberta e honestamente, procurando saber a verdade e a origem do comportamento, assim como a envolvência emocional e social que a este estão relacionadas. Ao mesmo tempo, é fundamental colaborar com a escola, os professores e os alunos de toda a turma, uma vez que não apenas a origem pode estar no próprio contexto escolar, como também é neste que se encontra a solução. Não procure eliminar o problema simplesmente retirando a criança da turma ou até da escola, mas sim colabore de forma a que juntos encontrem uma solução que pode assegurar que no futuro não se repete. Esta é também uma forma simples para que a criança compreenda e enfrente os resultados das suas ações, e não se afaste sem qualquer consequência.

Em caso de circunstâncias mais graves, considere procurar a ajuda de um profissional. Às vezes a criança pode não se sentir à vontade para falar com os pais ou os educadores, mas mais facilmente se sente ouvido por um profissional. É também imprescindível, em muitos casos, que exista algum distanciamento parental para que a criança entenda verdadeiramente os seus atos.

A responsabilização da criança é também um passo importante para prevenir situações futuras. As consequências dos atos e assumir a responsabilidade sobre os mesmos é uma ferramenta importantíssima para que no futuro o problema não se repita. Simultaneamente, a responsabilização é uma característica que a criança deve desenvolver para o seu futuro, independentemente das circunstâncias em que se encontre.

 

Educar e sensibilizar para a violência e bullying

 

Consversar sobre as consequências negativas do bullying e da importância do respeito e empatia pelos outros é fundamnetal para as crianças e jovens em todas as idades escolares. Este é um problema que a sociedade deve enfrentar e sobre o qual deve assumir um compromisso. Escutar, compreender e atuar com empatia são fatores importantes para marcar a diferença na vida e crescimento das crianças.

“Em todos os momentos da vida das crianças devemos agir de forma a garantir a sua segurança e a sua felicidade. Seja no contexto familiar ou escolar, a violência nunca é solução para os problemas, e devemos trabalhar em conjunto para criar um mundo livre de violência e bullying, onde todas as crianças crescem seguras, livres, iguais e felizes”, afirma explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily.

 

Prevenir a violência e o bullying

 

A prevenção ainda é a melhor solução para os problemas da violência entre os mais novos. Não apenas aderindo a celebrações como a da UNESCO no dia 07 de novembro, ou às campanhas de sensibilização das autoridades, mas também dando ferramentas que as crianças possam usar em caso de urgência e a que os pais possam recorrer em caso de dúvidas ou suspeitas.

Os relógios inteligentes desenvolvidos para crianças têm em mente exatamente estas situações. Não apenas possuem um sistema de localização por GPS que os pais podem consultar e saber ao minuto onde se encontra a criança, como também um sistema de escuta que os pais podem acionar e ouvir o que se passa no entorno da criança. Ao mesmo tempo, é possível aos utilizadores mais novos acionarem um botão SOS que os liga automaticamente aos pais ou contactos de emergência para os alertar de que a criança se encontra numa situação de emergência.

 

(1)https://www.unesco.org/pt/days/against-school-violence-and-bullying 

(2)https://www.psp.pt/Pages/comunicados-imprensa.aspx 

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Iniciativas em novembro no Museu da Amadora”


O Museu da Amadora, que integra, além do Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – núcleo sede e do Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque, também o Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, as Reservas Culturais e a Casa Roque Gameiro, irá promover várias atividades durante o mês de novembro:

■ 23 de novembro (sábado)

Vamos criar uma Banda Desenhada!

Local: Casa Roque Gameiro

Horário: 10h00/12h00

Alusiva ao aniversário do nascimento de Guida Ottolini (28 de novembro), autora de Banda Desenhada e que, a ela se dedicou ao longo da sua vida, para além da atividade da ilustração, esta oficina pretende render homenagem à Desenhadora, sendo um convite à imaginação e liberdade artística de cada participante na criação de tiras de banda desenhada.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Custo: 3€/pessoa

■ 3.ª a domingo

Exposição Temporária "Amadora, Primeiro Município de Abril"

Patente até 4 de maio de 2025

No ano da celebração dos 50 anos de Abril, convidamos todos os interessados a visitar esta exposição que ilustra o desenvolvimento do território e da população antes e após o 25 de Abril de 1974, até à sua formação como cidade.

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Entrada gratuita ao sábado de manhã, estudantes, até aos 18 anos e maiores de 60

■ 3.ª a domingo

Exposição Temporária "Todas as cores. Guida Ottolini (1915-1992: Uma ilustradora da tribo dos Pincéis"

Patente até 20 de julho de 2025

Esta exposição decorre de uma investigação sobre Margarida Roque Gameiro Ottolini Coimbra, conhecida no mundo das artes gráficas como Guida ottolini ou Janine e explora esta personalidade enquanto grande ilustradora e autora de Banda Desenhada.

Local: Casa Roque Gameiro

Entrada livre

■ Ano letivo 2024/2025

“Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa”

Realização de oficinas diversas.

Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro

Horário: De 3.ª a 6.ª feira, às 10h00 e às 14h30

Estas atividades são gratuitas para as escolas públicas do Município, durante o período escolar, no máximo de 2 por turma e por equipamento e instituições de solidariedade social, no máximo de 2 por utente e por equipamento.

Destina-se a escolas e grupos organizados

As atividades são pagas, exceto as indicadas, e necessitam de inscrição prévia por email (museu@cm-amadora.pt) ou por telefone (214 369 090).

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.

As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras atividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Para mais informações, contactar: museu@cm-amadora.pt ou 214 369 090

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora

Horário: Terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 | domingos, das 14h30 às 17h30 | Aberto aos feriados

Casa Roque Gameiro

Praceta 1.º de Dezembro, n.º 2, 2700-672 Amadora

Horário: Terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h30 | domingos, das 14h30 às 17h30 | Aberto aos feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Autobesidade: o novo desafio para a mobilidade e as cidades”


Por: Inês Fernandes

• O aumento da dimensão dos veículos ligeiros de passageiros tem um impacto significativo no estacionamento e circulação dentro das cidades

• Em Portugal, o mercado de vendas de SUVs têm vindo a aumentar, atingindo já cerca de 50 mil veículos em 2024, representando 25,7% das vendas nacionais

• O Peugeot 2008 é o SUV recorde de vendas em Portugal

A tendência atual para a redução do trânsito e utilização de veículos privados nos centros das cidades é uma tendência em crescimento em todo o mundo e um objetivo em Portugal. As cidades detêm superfícies limitadas e esta situação provoca uma limitação ao tráfego e uma redução das estradas a favor dos peões, como se pretende, por exemplo, nalgumas artérias de Lisboa. Contudo, a redução dos espaço para os veículos e a limitação dos lugares de estacionamento juntamente com a moda dos veículos de dimensões maiores, que cada vez são mais largos, começa a colocar um risco para a habitabilidade das cidades, de acordo com os peritos.

Os carros de passageiros têm vindo a tornar-se cada vez maiores, com mais espaço interior, mas também dimensões mais alargadas. O mercado dos SUVs, assim designados, aumenta de forma constante em todo o mundo, sendo que em Portugal os valores de venda atingiram já os 43.479 veículos, segundo os dados de setembro (1). Estes valores representam 25,7% do total de vendas de viaturas nos nove meses do ano apurados.

A “autobesidade”, o novo termo que se tornou cada vez mais comum, é um novo desafio que as cidades têm já que enfrentar e que irão afetar o futuro da mobilidade. O termo descreve, de forma abrangente, o potencial tema de os veículos se tornarem maiores. A investigação levada a cabo pela “Transport & Environment” (T&E) (2) demonstra que os veículos estão a ficar 1 cm mais largos a cada dois anos. E, para além disso, os SUV estão a tornar-se mais comuns nas zonas urbanas. Enquanto os automóveis continuam a expandir-se, tanto em largura como em comprimento, os lugares de estacionamento ou o estacionamento na rua não foram dimensionados para se adaptarem à nova frota automóvel em crescimento.

O desenvolvimento de carros cada vez maiores pode dificultar a acessibilidade na estrada para veículos e também para bicicletas e peões, condicionando a mobilidade geral das pessoas. De acordo com a investigação da T&E, a largura média dos automóveis novos aumentou, desde 2018, de 177,8 cm para 180,3 cm.

Assim, os veículos são cada vez maiores, e isso afeta as cidades. Se os automóveis são maiores, mas os lugares de estacionamento oferecidos não estão de acordo a essas dimensões, tal provoca que cada vez haja menos lugares de estacionamento disponíveis e que as vias de circulação sejam cada vez mais pequenas no centro das cidades.

 

A largura média dos veículos cresceu 2,5 cm em apenas 5 anos

 

O mercado dos SUV representa quase metade (46%) das vendas globais de automóveis, o que significa que as cidades poderão, em breve, ter de enfrentar este problema de forma mais ativa. Em Paris, França (3), por exemplo, no início deste ano, os parisienses votaram a favor de um novo referendo que cobra aos condutores de SUV taxas de estacionamento mais elevadas em comparação com os coupés e os hatchbacks. A taxa de estacionamento tem em consideração o peso e o tamanho do veículo. Esta ação não se destina apenas a gerir o espaço disponível na cidade de Paris, mas também a resolver os problemas de poluição atmosférica e o tráfego automóvel associados a esta situação (4).

“Diferentes cidades têm diferentes desafios e o Grupo EasyPark tem os conhecimentos necessários para apoiar as cidades no planeamento do futuro. À medida que os automóveis aumentam de tamanho, correm o risco de afetar a habitabilidade das cidades, aumentando a pressão sobre espaços já limitados. Para responder às exigências de uma frota automóvel em constante mudança, é necessária uma infraestrutura de gestão de tráfego eficaz, baseada em tecnologia e dados. O EasyPark Insights, que recolhe dados valiosos, pode ajudar as cidades a tomar decisões informadas sobre como lidar com esta tendência, mantendo os seus espaços habitáveis tanto para os condutores como para os peões.” afirma Cameron Clayton, CEO of EasyPark Group.

 

SUVs em ascensão - EUA lideram

 

Nos últimos anos, o mercado dos SUV registou um crescimento significativo em toda a Europa, com vários modelos a conquistarem os corações dos consumidores em diferentes países. Embora os modelos variem entre os países, todos registaram um crescimento nas vendas de SUV.

Quando se compara o crescimento dos SUV na Europa com o dos EUA (5), verifica-se que é bastante semelhante. Em 2022, as vendas de SUV (entre os automóveis novos) na Europa foram de 5,2 milhões de unidades, em comparação com mais de 6 milhões nos EUA. Mas quando olhamos mais de perto, a venda foi apenas um aumento de 2,9 por cento em relação a 2021 na Europa, enquanto o número correspondente nos EUA foi um aumento de 15 por cento. E enquanto o Tesla Model Y domina o mercado europeu de SUV, o Toyota RAV4 é o mais popular nos EUA.

No que diz respeito ao mercado português, já em 2024 os valores representam 27,5% do total de vendas de viaturas ligeiras, ou seja, dos 157 842 veículos (6) ligeiros de passageiros vendidos mais de 43 mil são da categoria SUV. Além do mais, o SUV mais vendido em Portugal é o Peugeot 2008, ao contrário da popularidade do Tesla Model, que domina no mercado europeu. Suíça (19%), Bélgica (18%) e Noruega (17%) são os países com maior número de SUVs.

“À medida que os automóveis crescem, as cidades correm o risco do aumento de pressão sobre os já limitados lugares de estacionamento. Com os SUV a tornarem-se mais populares, as cidades e os operadores de estacionamento têm de preparar lugares de estacionamento maiores para os receber. Isto significa que há menos lugares de estacionamento disponíveis, uma vez que não cabem tantas viaturas no mesmo lugar e os condutores podem ter mais dificuldade em estacionar. É por isso que é vital que os operadores e as autoridades sejam inteligentes no planeamento da utilização do espaço que têm disponível”, aponta Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

 

SUVs mais populares por país, com base nas vendas (2022) (7):

Portugal: Peugeot 2008

Itália: Jeep Compass

Eslováquia: Škoda Kamiq

Espanha: Hyundai Tucson

República Checa: Škoda Karoq

Áustria: Tesla Model Y

Eslovénia: Volkswagen T-Cross

Bélgica: Tesla Model Y, BMW X1

Suécia: Volvo XC60

Finlândia: Toyota RAV4

França: Peugeot 3008

Alemanha: Volkswagen Tiguan

Dinamarca: Tesla Model Y

Noruega: Tesla Model Y

Países Baixos: Tesla Model Y

Estados Unidos da América: Toyota RAV4

 

Onde na Europa os SUV são mais populares (proporção de pessoas cujo automóvel principal é um SUV):

1.         Suíça (19%)

2.         Bélgica (18%)

3.         Noruega (17%)

4.         França (16%)

5.         Reino Unido (14%)

 

(1)https://www.statista.com/forecasts/754766/passenger-car-sales-in-portugal

(2)https://www.transportenvironment.org/te-united-kingdom/articles/cars-are-getting-too-bi g-for-british-roads-new-research-shows

(3)https://urban-mobility-observatory.transport.ec.europa.eu/news-events/news/paris-introduces-triple-parking-fees-suvs-2024-02-12_en

(4)https://www.iea.org/commentaries/as-their-sales-continue-to-rise-suvs-global-co2-emissions-are-nearing-1-billion-tonnes

(5)https://www.statista.com/chart/27511/drivers-with-suvs-in-europe/

(6)https://www.acap.pt/pt/noticia/1087/mercado-automovel-em-portugal-com-crescimento-de-61-por-cento-no-nono-mes-de-2024

(7)https://www.goodcarbadcar.net/2022-europe-suv-sales 

 

Sobre o EasyPark Group:

O EasyPark Group é uma das empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administram, planificam e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline