Por: Inês Fernandes
• O aumento da dimensão dos
veículos ligeiros de passageiros tem um impacto significativo no estacionamento
e circulação dentro das cidades
• Em Portugal, o mercado de
vendas de SUVs têm vindo a aumentar, atingindo já cerca de 50 mil veículos em
2024, representando 25,7% das vendas nacionais
• O Peugeot 2008 é o SUV
recorde de vendas em Portugal
A tendência atual para a
redução do trânsito e utilização de veículos privados nos centros das cidades é
uma tendência em crescimento em todo o mundo e um objetivo em Portugal. As
cidades detêm superfícies limitadas e esta situação provoca uma limitação ao
tráfego e uma redução das estradas a favor dos peões, como se pretende, por
exemplo, nalgumas artérias de Lisboa. Contudo, a redução dos espaço para os
veículos e a limitação dos lugares de estacionamento juntamente com a moda dos
veículos de dimensões maiores, que cada vez são mais largos, começa a colocar
um risco para a habitabilidade das cidades, de acordo com os peritos.
Os carros de passageiros têm
vindo a tornar-se cada vez maiores, com mais espaço interior, mas também
dimensões mais alargadas. O mercado dos SUVs, assim designados, aumenta de
forma constante em todo o mundo, sendo que em Portugal os valores de venda atingiram
já os 43.479 veículos, segundo os dados de setembro (1). Estes valores
representam 25,7% do total de vendas de viaturas nos nove meses do ano
apurados.
A “autobesidade”, o novo termo
que se tornou cada vez mais comum, é um novo desafio que as cidades têm já que
enfrentar e que irão afetar o futuro da mobilidade. O termo descreve, de forma
abrangente, o potencial tema de os veículos se tornarem maiores. A investigação
levada a cabo pela “Transport & Environment” (T&E) (2) demonstra que os
veículos estão a ficar 1 cm mais largos a cada dois anos. E, para além disso,
os SUV estão a tornar-se mais comuns nas zonas urbanas. Enquanto os automóveis
continuam a expandir-se, tanto em largura como em comprimento, os lugares de
estacionamento ou o estacionamento na rua não foram dimensionados para se
adaptarem à nova frota automóvel em crescimento.
O desenvolvimento de carros
cada vez maiores pode dificultar a acessibilidade na estrada para veículos e
também para bicicletas e peões, condicionando a mobilidade geral das pessoas.
De acordo com a investigação da T&E, a largura média dos automóveis novos
aumentou, desde 2018, de 177,8 cm para 180,3 cm.
Assim, os veículos são cada
vez maiores, e isso afeta as cidades. Se os automóveis são maiores, mas os
lugares de estacionamento oferecidos não estão de acordo a essas dimensões, tal
provoca que cada vez haja menos lugares de estacionamento disponíveis e que as
vias de circulação sejam cada vez mais pequenas no centro das cidades.
A largura média dos veículos
cresceu 2,5 cm em apenas 5 anos
O mercado dos SUV representa
quase metade (46%) das vendas globais de automóveis, o que significa que as
cidades poderão, em breve, ter de enfrentar este problema de forma mais ativa.
Em Paris, França (3), por exemplo, no início deste ano, os parisienses votaram
a favor de um novo referendo que cobra aos condutores de SUV taxas de
estacionamento mais elevadas em comparação com os coupés e os hatchbacks. A
taxa de estacionamento tem em consideração o peso e o tamanho do veículo. Esta
ação não se destina apenas a gerir o espaço disponível na cidade de Paris, mas
também a resolver os problemas de poluição atmosférica e o tráfego automóvel
associados a esta situação (4).
“Diferentes cidades têm
diferentes desafios e o Grupo EasyPark tem os conhecimentos necessários para
apoiar as cidades no planeamento do futuro. À medida que os automóveis aumentam
de tamanho, correm o risco de afetar a habitabilidade das cidades, aumentando a
pressão sobre espaços já limitados. Para responder às exigências de uma frota
automóvel em constante mudança, é necessária uma infraestrutura de gestão de
tráfego eficaz, baseada em tecnologia e dados. O EasyPark Insights, que recolhe
dados valiosos, pode ajudar as cidades a tomar decisões informadas sobre como
lidar com esta tendência, mantendo os seus espaços habitáveis tanto para os
condutores como para os peões.” afirma Cameron Clayton, CEO of EasyPark Group.
SUVs em ascensão - EUA lideram
Nos últimos anos, o mercado
dos SUV registou um crescimento significativo em toda a Europa, com vários
modelos a conquistarem os corações dos consumidores em diferentes países.
Embora os modelos variem entre os países, todos registaram um crescimento nas
vendas de SUV.
Quando se compara o
crescimento dos SUV na Europa com o dos EUA (5), verifica-se que é bastante
semelhante. Em 2022, as vendas de SUV (entre os automóveis novos) na Europa
foram de 5,2 milhões de unidades, em comparação com mais de 6 milhões nos EUA.
Mas quando olhamos mais de perto, a venda foi apenas um aumento de 2,9 por
cento em relação a 2021 na Europa, enquanto o número correspondente nos EUA foi
um aumento de 15 por cento. E enquanto o Tesla Model Y domina o mercado europeu
de SUV, o Toyota RAV4 é o mais popular nos EUA.
No que diz respeito ao mercado
português, já em 2024 os valores representam 27,5% do total de vendas de
viaturas ligeiras, ou seja, dos 157 842 veículos (6) ligeiros de passageiros
vendidos mais de 43 mil são da categoria SUV. Além do mais, o SUV mais vendido
em Portugal é o Peugeot 2008, ao contrário da popularidade do Tesla Model, que
domina no mercado europeu. Suíça (19%), Bélgica (18%) e Noruega (17%) são os
países com maior número de SUVs.
“À medida que os automóveis
crescem, as cidades correm o risco do aumento de pressão sobre os já limitados
lugares de estacionamento. Com os SUV a tornarem-se mais populares, as cidades
e os operadores de estacionamento têm de preparar lugares de estacionamento
maiores para os receber. Isto significa que há menos lugares de estacionamento
disponíveis, uma vez que não cabem tantas viaturas no mesmo lugar e os
condutores podem ter mais dificuldade em estacionar. É por isso que é vital que
os operadores e as autoridades sejam inteligentes no planeamento da utilização
do espaço que têm disponível”, aponta Jennifer Amador Tavares de Sousa,
Diretora para Portugal do EasyPark Group.
SUVs mais populares por país,
com base nas vendas (2022) (7):
Portugal: Peugeot 2008
Itália: Jeep Compass
Eslováquia: Škoda Kamiq
Espanha: Hyundai Tucson
República Checa: Škoda Karoq
Áustria: Tesla Model Y
Eslovénia: Volkswagen T-Cross
Bélgica: Tesla Model Y, BMW X1
Suécia: Volvo XC60
Finlândia: Toyota RAV4
França: Peugeot 3008
Alemanha: Volkswagen Tiguan
Dinamarca: Tesla Model Y
Noruega: Tesla Model Y
Países Baixos: Tesla Model Y
Estados Unidos da América:
Toyota RAV4
Onde na Europa os SUV são mais
populares (proporção de pessoas cujo automóvel principal é um SUV):
1. Suíça (19%)
2. Bélgica (18%)
3. Noruega (17%)
4. França (16%)
5. Reino Unido (14%)
(1)https://www.statista.com/forecasts/754766/passenger-car-sales-in-portugal
(2)https://www.transportenvironment.org/te-united-kingdom/articles/cars-are-getting-too-bi
g-for-british-roads-new-research-shows
(3)https://urban-mobility-observatory.transport.ec.europa.eu/news-events/news/paris-introduces-triple-parking-fees-suvs-2024-02-12_en
(4)https://www.iea.org/commentaries/as-their-sales-continue-to-rise-suvs-global-co2-emissions-are-nearing-1-billion-tonnes
(5)https://www.statista.com/chart/27511/drivers-with-suvs-in-europe/
(6)https://www.acap.pt/pt/noticia/1087/mercado-automovel-em-portugal-com-crescimento-de-61-por-cento-no-nono-mes-de-2024
(7)https://www.goodcarbadcar.net/2022-europe-suv-sales
Sobre o EasyPark Group:
O EasyPark Group é uma das
empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as
cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group
simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os
condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu
estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas,
os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administram,
planificam e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e
desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e
opera em mais de 4000 cidades em 20 países.
Visite o site http://www.easyparkgroup.com para
conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.
O que fazemos é tornar a vida
urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.
Fonte: Newsline