quinta-feira, 10 de outubro de 2024

“Cultural e Desportivo: "Descentralidades"


Encerra com Sunset no Palácio do Sobralinho no dia 19 de outubro

 

Por: Filomena Serrazina

No próximo dia 19 de outubro (sábado), pelas 18h00, chega ao fim a edição de 2024 do "Descentralidades", Programa Cultural e Desportivo promovido pelo terceiro ano consecutivo, numa organização da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho em conjunto com as associações e outras entidades locais.

O Palácio do Sobralinho acolhe o "Sunset no Palácio", com a atuação musical do DJ John Goulart e a colaboração do "Café Barrocas", de Vila Franca de Xira, num final de tarde descontraído que convida a usufruir do espaço e da música, tomar uma bebida e conviver entre amigos. A entrada é livre.

Entre abril e outubro, o "Descentralidades" integrou uma programação composta por mais de 50 eventos, realizados em 15 territórios da União de Freguesias, com música tradicional, jazz e rock, teatro, cinema, bailes populares, fado, ranchos folclóricos, grupos corais, stand up comedy, dança contemporânea, cante alentejano, literatura, fotografia, e no desporto, zumba, corrida, cycling e fitness.

Colaboraram nesta programação a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Alverca Urban Runners; Casa do Povo de Arcena; Centro Cultural do Bom Sucesso; Companhia de Teatro Cegada; Grupo Coral Unidos do Baixo Alentejo; Grupo Coral Ares Novos; IN Associação; Inestética Companhia Teatral; Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense; União Desportiva e Cultural da Aldeia do Sobralinho.

A Junta de Freguesia exalta o crescente entusiasmo dos agentes locais e uma vez mais agradece o seu envolvimento, decisivo para a diversidade e qualidade desta oferta cultural e desportiva.

Fonte: Junta Freguesia Alverca e Sobralinho

“Ambienta: APRESENTAÇÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL "AÇÃO LOCAL PARA O PACTO ECOLÓGICO EUROPEU"


A Câmara Municipal de Torres Vedras e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental irão apresentar, em conferência de imprensa, amanhã, dia 11 de outubro, pelas 12h00, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, a Conferência Internacional "Ação local para o Pacto Ecológico Europeu", a qual se realizará nos dias 18 e 19 de novembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Esta conferência está integrada no projeto ERASMUS+ "GoGreen - Aplicação local do Pacto Ecológico Europeu", cofinanciado pela Comissão Europeia.

Convidamos o vosso órgão de comunicação social a participar na conferência de imprensa que contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, do presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, e da vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos.

Agradeço confirmação de presença até às 10h00 de amanhã, dia 11 de outubro, através do e-mail filipasergio@cm-tvedras.pt

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Cultuta: Os Cupertinos trazem polifonia portuguesa à Igreja Matriz”


Por: Tiago Carvalho

No próximo dia 19 de outubro, às 21h30, a Igreja Matriz de Idanha-a-Nova será palco da atuação do grupo vocal Os Cupertinos, num concerto dedicado a Estêvão Lopes Morago e à geração de ouro da polifonia portuguesa nos séculos XVI e XVII.

Este espetáculo integra a programação da RidMUSA, Rede Informal para a Difusão da Música Antiga, criada no seio da RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses) pelo Auditório Carlos do Carmo de Lagoa (Algarve), pela Casa das Artes de Famalicão e pelo CCR (Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova), para divulgar os respetivos artistas locais no domínio da música historicamente informada.

Nascido no seio da Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, em 2009, os Cupertinos dedicam-se quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII, alicerçada num núcleo de compositores de renome mundial como Duarte Lobo (c.1565-1646), Manuel Cardoso (1566-1650), Filipe de Magalhães (c.1563-1652) ou Pedro de Cristo (c.1550-1618).

Os Cupertinos conquistaram o primeiro galardão com a inclusão na “Bestenliste” da “deutscher Schallplattenkritik” e foram distinguidos nos Gramophone Classical Music Awards 2019, vencendo na categoria de “Música Antiga”. Foram finalistas nas Edições de 2020 e 2023 dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa e vencedores na categoria Melhor Álbum Música Clássica/Erudita na edição de 2021.

A entrada para o concerto é gratuita, sujeita à lotação da Igreja Matriz, e destina-se a maiores de 6 anos.

O evento conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Para mais informações, consulte www.idanha.pt/agenda 

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova