quarta-feira, 21 de agosto de 2024

“PROJETO: ‘ALDEIA FELIZ’ VAI JUNTAR ESTUDANTES DE MEDICINA COM IDOSOS DAS FREGUESIAS DE VALENÇA”


Estudantes da Universidade do Minho vão realizar rastreios cardiovasculares

 

Por: José Cândido Sousa

O Departamento de Ação Comunitária (DAC) do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) vai desenvolver, em Valença, a atividade “Aldeia Feliz”, entre os dias 28 de agosto a 1 de setembro.

A atividade “Aldeia Feliz” irá realizar uma intervenção na saúde da população mais idosa, sobretudo na prevenção e controlo das doenças crónicas, através da realização de rastreios cardiovasculares.

O objetivo deste projeto é contribuir de forma ativa e próxima para a promoção da literacia em saúde de modo a aumentar o conhecimento de cada pessoa das suas doenças crónicas, a fim de melhorar qualidade de vida e diminuir a prevalência que estas têm na causa de morte desta faixa etária.

Esta ação, desenvolvida pela comunidade estudantil da Universidade do Minho, terá um enfoque muito próximo da população, tanto na visita a lares e instituições como em casas particulares, nas freguesias, combatendo, também, o isolamento das populações mais idosas.

Fonte: Câmara Municipal Valença

“Obras: PROSSEGUE A RECONSTRUÇÃO DO PANO DE MURALHA DA FORTALEZA”


Por: José Cândido Sousa

Decorrem, a bom ritmo, os trabalhos de reconstrução do pano de muralha do Baluarte de S. José, da Fortaleza de Valença, que caiu no dia 1 de janeiro de 2023.

O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, os técnicos da Unidade da Cultura da CCDRN e os técnicos do Município, têm acompanhado os trabalhos de recuperação que se iniciaram no passado mês de junho, após um longo processo burocrático, e que deverão estar concluídos nos primeiros meses de 2025.

Até ao momento já se realizaram trabalhos de limpeza da área de derrube, estabilização do talude interior da muralha e consolidação da zona de fratura da cortina. Atualmente, está em curso a implementação dos sistema de drenagem de águas pluviais e a colocação de micro estacas para reforçar o alicerce da muralha.

Recorde-se que a intervenção respeita o método construtivo e as características de construção originais, de finais do século XVII e inícios do século XVIII, de modo a assegurar que este pano de muralha mantenha a sua autenticidade.

Fonte: Câmara Municipal Valença

“Estacionamento: EasyPark continua a crescer no Algarve e chega a Olhão”


•Em franco crescimento a sul, a empresa de gestão de estacionamento chega agora a Olhão

 

•A aplicação EasyPark permite gerir a sua sessão de estacionamento sem preocupações de deslocação ao parquímetro ou necessidade de moedas

 

Por: Inês Fernandes

Com presença em Lisboa, Tavira, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Loures, Lagos, Sintra, Portimão, Faro, Mafra, Albufeira, Porto Oeste, Almada, Pombal, Vila Pouca de Aguiar, ílhavo, Póvoa de Lanhoso e Oliveira de Azeméis, o ecossistema EasyPark continua a crescer a sul com a incorporação da cidade de Olhão.

Após um acordo entre a Fesnima, Empresa Municipal de Olhão e o EasyPark Group, é agora possível gerir o estacionamento de forma simples e eficiente em mais uma localidade algarvia.

A aplicação permite iniciar, prolongar e terminar o estacionamento através do telemóvel ou na comodidade do computador de bordo do seu veículo, sem ser necessário procurar um parquímetro ou ter moedas à mão e em 4000 cidades de 20 países.

Em Portugal esta é a 19ª cidade e representa o crescimento constante da empresa no nosso país desde que iniciou a sua operação em 2021.

Numa zona tão turística como o Algarve, a EasyPark espera assim ajudar a simplificar o estacionamento dos visitantes, turistas e veraneantes, tendo já registado condutores e utilizadores em Portugal de 78 nacionalidades diferentes, representando um potencial enorme para a região algarvia.

“O Algarve é uma região não apenas bastante povoada, mas também com um potencial turístico enorme. Sabemos que com esta ativação vamos simplificar ainda mais a vida dos condutores locais, mas também de visitantes de todo o mundo que se deslocam à região com bastante frequência ao longo de todo o ano e de diferentes nacionalidades”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone +351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline