sexta-feira, 11 de abril de 2025

“Cultura e Lazer - Música na Universidade de Lisboa - Temporada 25 Abril-Setembro”


Consulte aqui os concertos da Temporada 24/25 da Música na Universidade de Lisboa, com agenda de abril a setembro de 2025.

Detalhe de uma música a tocar oboé

O projeto Música na Universidade de Lisboa conta com uma programação cultural própria, tendo como objetivo promover a vivência cultural e a sua aproximação à comunidade ULisboa e à sociedade em geral.

A ULisboa apresenta a agenda de concertos de abril a setembro de 2025 da Temporada 24/25, com entrada livre, limitada à lotação de cada espaço.

O primeiro concerto da Temporada é “Europa Sinfónica: Berliner Symphoniker”, na Aula Magna, no dia 24 de abril, às 21h00, seguindo-se, no dia 9 de maio, às 21h00, o concerto “Camões na Eternidade do Tempo" numa co-produção entre a Temporada Darcos e a Universidade de Lisboa, no quinto centenário do nascimento do poeta, que terá lugar no Pavilhão de Portugal.

Na Temporada de 24/25 de abril a setembro, a Universidade de Lisboa apresenta os seguintes concertos:

24 abril 2025, 21h00 – Europa Sinfónica: Berliner Symphoniker, Temporada Darcos, Aula Magna

9 maio 2025, 21h00 – Camões na Eternidade do Tempo, Temporada Darcos, Pavilhão de Portugal

5 junho 2025, 21h00 – Time Stands Still, Mário Laginha Trio, Aula Magna

21 junho 2025, 19h00 – Grandes Quartetos I, Temporada Darcos, Anfiteatro Chimico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência

28 junho 2025, 21h00 – Sinfonia n.º 1 de Gustav Mahler, Concerto Final de Temporada da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, Aula Magna

6 julho 2025, 16h30 – Concerto Final de Temporada do Coro da Universidade de Lisboa, Jardim Botânico Tropical

10 julho 2025, 21h00 * – Concerto de Verão da ULisboa: Petite Messe Solennelle de Gioachino Rossini, Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, Aula Magna

* (alteração de data)

19 julho 2025, 18h00 – Concerto Comemorativo do 20.º Aniversário do Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa, Aula Magna

20 julho 2025, 18h00 – Celebração do 12.º Aniversário da ULisboa: Missa em Si m de J. S. Bach, Músicos do Tejo, Aula Magna

6 setembro 2025, 18h00 – Concerto Solidário * (Associação Corações Com Coroa), Orquestra Médica Ibérica e Orquestra Corpus Medicorum, Aula Magna

* o valor do bilhete reverte para a Associação Corações com Coroa

A agenda de concertos da Música na Universidade pode ser consultada online aqui: https://www.ulisboa.pt/musicanauniversidade , sujeita a atualizações.

Fonte: Universidade de Lisboa

“Cyberbullying: 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas”


• Conselho dos especialistas: uso de telemóveis só aos 16 anos

• Os dados revelam uma prevalência generalizada do bullying e do cyberbullying em contexto escolar

• A tecnologia pode ser aliada na prevenção de alguns comportamentos

 

Por: Inês Fernandes

Nos últimos meses, e sobretudo desde que as Nações Unidas lançaram o alerta para a necessidade de prevenir o uso de telemóveis em contexto escolar, que as preocupações com comportamentos inadequados, o bullying e o cyberbullying tem vindo a crescer entre pais, educadores e comunidade educativa.

O Grupo de Trabalho de Combate ao Bullying em Escolas, do Governo Português, revelou recentemente um estudo realizado junto de menores entre os 11 e os 18 anos, revela que 6,1% dos menores portugueses afirmaram já ter reportado situações em que foram vítimas de cyberbullying. Ao mesmo tempo, 5,7% dizem já ter assistido ou ter conhecimento de casos desta natureza, e 0,8% assumiram ter praticado atos de cyberbullying. O mesmo relatório revela ainda que a maior percentagem de vítimas se encontra acima dos 15 anos, assim como é nesta faixa etária que se encontram mais agressores. Contudo, a faixa etária em que as crianças mais assumem ter sido testemunhas está entre os 13 e os 15 anos.

Perante esta realidade nacional, Portugal está, contudo, abaixo da média da OCDE, na qual os valores de cyberbullying se encontram nos 7% para a mesma faixa etária, mas as preocupações com o uso do telemóvel, e sobretudo com o conteúdo online, preocupam os especialistas.

“A preocupação dos pais e educadores é perfeitamente natural. Compreendemos que as notícias não ajudam, mas devemos considerar estratégias mais ponderadas do que a simples punição e que, em muitas situações, seria a forma de responder a estas circunstâncias”, comenta Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily. “Podemos começar por adiar o uso dos telemóveis até idades mais avançadas como são os 16 anos, e aproveitar o tempo para os sensibilizar para o conteúdo e uso equilibrado destes equipamentos.”

A SaveFamily, enquanto provedor de tecnologia para crianças e jovens, está comprometida para um desenvolvimento saudável dos jovens e da sua relação com a tecnologia. Por um lado, com o desenvolvimento de equipamentos que os mantenham conectados, mas também concentrados e protegidos, com ferramentas de concentração para o período escolar, e controlo de conteúdos parental.

Por outro lado, apoiando os pais e encarregados de educação para melhorar a relação entre os mais novos e a tecnologia. Mais além de proibir o uso, as estratégias passam por adiar a introdução dos equipamentos como são os telemóveis no dia-a-dia dos pequenos. Se as tendências demonstram que o uso incorreto destes equipamentos influencia os comportamentos e aumentam o cyberbullying, então a solução poderá passar por adiar o momento em que se dá o telemóvel à criança. Apesar de que se tornou normal que uma criança de quatro anos tenha um telemóvel para si, e que com o passar do tempo o leve para as aulas e use de forma recorrente, uma das soluções poderá passar por adiar substancialmente esta prática e esperar pelo menos até aos 16 anos de idade para lhes dar um equipamento que exige responsabilidade.

Responsabilidade é, também, a palavra-chave nesta situação. Sensibilizar não apenas para o número de horas de uso de ecrã, mas também do tipo de conteúdos que se encontram, partilham e publicam online. Ainda que com 16 anos se espera que os mais novos tenham maior sensibilidade para o que consomem online, é importante que percebam que enquanto utilizadores devem ter cuidados com o que publicam sobre si mesmos e sobre os outros, evitando conteúdos violentos, extremistas ou que possam ferir a sensibilidade e o respeito pelos outros.

Mais do que proibir sem explicação, é importante que os menores e jovens entendam que têm um papel ativo no uso dos telemóveis e que com este vêm responsabilidades acrescidas para consigo mesmos e os outros.

 

Sobre a SaveFamily

 

A SaveFamily é uma empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui produtos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 500 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Para mais informação de imprensa e entrevistas:

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“CLARINS CELEBRA O DIA DA MÃE COM GIFT GUIDE COM SUGESTÕES DE PRESENTES PARA TODAS AS MÃES – DAS MAIS CLÁSSICAS ÀS MAIS IRREVERENTES”

Por: Margarida Eça Pinheiro

A contagem decrescente para o Dia da Mãe já começou e a Clarins apresenta um gift guide com sugestões de presentes pensadas para celebrar esta data tão especial. Num verdadeiro hino ao cuidado e à beleza, cada sugestão da Clarins foi criada a pensar em todas as mães – desde as mais girly, às desportistas e as mais cool – tendo em comum sugestões que não dispensam o self-care com o objetivo de transformar o primeiro domingo do mês de maio num dia de homenagem a todas as mães.


 

• Sugestões para as mães que não dispensam o autocuidado:

 

Surpreender as mães que não prescindem de uma cuidadosa rotina de self-care é possível com a Clarins e uma ampla gama de produtos que põe sempre a pele e os momentos de bem-estar em primeiro lugar. Mesmo nas manhãs mais agitadas, as mães merecem o melhor. Por isso, a Clarins propõe uma rotina completa, dos pés à cabeça, que alia a eficácia, bem-estar e sofisticação – os melhores ingredientes para celebrar o Dia da Mãe. O ritual começa com o novo Gommage Exfoliant Peau Neuve (PVP 49€), um esfoliante corporal que alisa as zonas ásperas e ajuda a afinar a textura pele, deixando-a mais leve e luminosa. Segue-se o cuidado do rosto com a aplicação do novo Extra-Firming Jour (PVP 98€), um creme para peles a partir dos 40 que estimula as reservas de colagénio na pele, conferindo-lhe mais firmeza e um aspeto visivelmente mais rejuvenescido. Para um cuidado extra, o UV PLUS Anti-Pollution SPF 50 Translucent (PVP 53€), um protetor solar citadino que protege contra raios UV e 5 tipos de poluição. Para finalizar esta rotina com um toque de brilho e conforto, a estrela é o Lip Comfort Oil 01 Honey (PVP 32€), um cocktail único de óleos que proporcionam aos lábios a dose certa de hidratação e nutrição, de forma imediata e duradoura.


 

• Sugestões para as mães princesas:

 

Nem todos os contos de fadas começam com “Era uma vez”, mas com a Clarins todos terminam num “e viveram felizes para sempre”. Para as mães que gostam de se mimar como verdadeiras princesas, o Sérum Corps Peau Neuve (PVP 69€), é um must-have - um cuidado corporal diário que retexturiza a pele, proporcionando-lhe um efeito de pele renovada a longo-prazo. Porque o olhar cativante de uma princesa é uma característica real, o Total Eye Lift (PVP 82€) é o cuidado perfeito para a zona dos olhos, sublimando a área de têmpora a têmpora, dando um lift no olhar. Para rematar o look de princesa, o Lip Oil Balm 02-Pale Pink (PVP 32€), um bálsamo com efeito Baby Lips que preenche e hidrata os lábios de forma irrepreensível.


 

• Sugestões para as mães que adoram pilates:

 

Para celebrar as mães mais ativas, a Clarins reuniu uma seleção de sugestões dedicada às mães que cuidam de si para manter um corpo capaz de acompanhar os ritmos agitados. Assim, esta seleção inclui o Body Fit Active (PVP 66€, 200ml), o primeiro tratamento remodelador da Clarins, que ajuda a reduzir o aspeto da celulite mais resistente, tonificando e remodelando a silhueta; o Huile "Tonic" (PVP 66€), um óleo corporal que dá à pele a firmeza, tonicidade e elasticidade perfeitas. Outro must-have para as mães mais desportivas é o Gommage au Sucre "Tonic" (PVP 55€), um esfoliante enriquecido com óleos essenciais que remove instantaneamente as células mortas e impurezas, deixando a pele suave e renovada. Por fim, o Lip Comfort Oil 04 -Pitaya (PVP 32€), dispensa apresentações, prometendo surpreender as mães mais ativas com um cuidado prático e que imediatamente confere brilho, on the go.


 

• Sugestões para as mães mais cool:

 

Para as mães que são amigas, confidentes, e seguem as tendências à risca, parecendo quase irmãs, a Clarins recomenda presentar cuidado, estilo e irreverência. Para estas, é incontornável o icónico Double Serum (PVP 147€, 50ml), um elixir de juventude inspirado na epigenética que combate os sinais de envelhecimento provocados pelo quotidiano; e a Cryo-Flash Cream-Mask (PVP 85€) uma máscara-creme que proporciona à pele um efeito lifting e impulsiona a luminosidade. Para não deixar nenhuma tendência para trás, o viral Eau à Lèvres 11- Soft Pink Water (PVP 30€) um batom icónico que resiste até 300 beijos. E porque o cheiro das mães é o cheiro a casa, nada mais memorável que o Eau Dynamisante (62€, 100ml), um perfume revitalizante que cuida da pele e da mente.

Neste Dia da Mãe, o gift guide da Clarins, foi pensado para celebrar todas as mães, combinando o melhor do skincare, self-care e fragrâncias para celebrar as melhores do mundo. Estas e outras opções podem ser encontradas em clarins.pt e pontos de venda.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting