quarta-feira, 29 de maio de 2024

“Cultura: Isabel Carlos selecionada para a Direção Artística do futuro Pavilhão Julião Sarmento”


Por: Susana Branco

De um total de 47 candidaturas recebidas durante o processo de recrutamento para dirigir o novo espaço cultural, situado em Belém, Isabel Carlos foi selecionada para assumir o cargo.

A visão estratégica, bem como o perfil e experiência profissional da crítica de arte e curadora foram considerados os mais adequados pelo júri, composto por Pedro Moreira (presidente do Conselho de Administração da EGEAC/LISBOA CULTURA), Delfim Sardo (administrador do CCB) e Sara Antónia Matos (diretora das Galerias Municipais e do Atelier-Museu Júlio Pomar).

Natural de Coimbra, Isabel Carlos é licenciada em Filosofia e mestre em Comunicação Social. Crítica de arte (desde 1991) e curadora, assumiu vários cargos de destaque, entre os quais o de assessora para a área de exposições de Lisboa’94 – Capital Europeia da Cultura.

Foi cofundadora e subdiretora do Instituto de Arte Contemporânea onde, entre outras tarefas, foi responsável pela aquisição da coleção de arte contemporânea mostrada em 2000 no Centro Cultural de Belém na exposição “Initiare”. Foi membro dos júris da Bienal de Veneza em 2003, do Turner Prize em 2010, The Vincent Award em 2013, entre outros. Em 2004 foi diretora artística da Bienal de Sidney e curadora da exposição “On Reason and Emotion” que mostrou no MCA, na Art Gallery of New South Walles, no ArtSpace e no Royal Botanical Gardens. Em 2007 organizou para o Instituto Camões a exposição “Troca de Olhares” que foi mostrada em Maputo, Luanda e Mindelo. Entre 2009 e 2015 foi diretora do CAM_Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Organizou múltiplas exposições e concebeu e escreveu vários catálogos.

O novo Pavilhão acolherá a coleção privada do artista plástico, no âmbito do Acordo de Parceria assinado entre a EGEAC e a Associação Julião Sarmento. O novo espaço, com abertura prevista para o final de 2024, visa privilegiar a arte e a cultura contemporâneas, dedicando-se à organização e apresentação de exposições, atividades e eventos de caráter nacional e internacional.

Fonte: Egeac

“Tecnologia: EasyPark Group reforça presença em Portugal e fica disponível no Porto”


A app EasyPark é a aplicação de gestão de estacionamento com maior cobertura mundial

A entrada no Porto é um novo marco no crescimento da aplicação em Portugal

 

           

Por: Inês Fernandes

Com um crescimento constante desde que entrou no mercado português, a aplicação EasyPark reforça a sua presença no norte do país com a implementação do seu serviço na zona Oeste da cidade do Porto.

Depois da assinatura do acordo de ativação do EasyPark Group e da STCP Serviços, a empresa responsável pela gestão do estacionamento da zona oeste do Porto, a aplicação fica assim disponível nesta região, contribuindo para o crescimento do ecossistema do grupo para a gestão das sessões de estacionamento.

Com elevada presença já na região de Lisboa e do Algarve, e um pouco por todo o país, a aplicação EasyPark ajuda os utilizadores a iniciar, prolongar e terminar as suas sessões de estacionamento na comodidade do seu telemóvel ou computador de bordo do veículo, em qualquer momento e sem necessidade de se deslocar até à viatura.

Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group diz “O ano de 2024 está a ser um momento de crescimento constante em Portugal. Desde o início do ano que já disponibilizámos a nossa aplicação em mais cidades em Portugal. Chegarmos ao Porto é de extrema importância para nós, uma vez que muitos dos nossos utilizadores nacionais e internacionais visitam a cidade, seja a lazer, seja como centro de inovação, tecnologia e indústria. Crescermos em Portugal é importantíssimo, chegar ao Porto e reforçar o nosso serviço foi simples e natural neste processo”.

A região oeste do Porto junta-se a mais de 4000 cidades em 20 países onde a aplicação já está disponível. Em Portugal a app EasyPark está ao serviço dos condutores emLisboa, Faro, Sintra, Loures, Portimão, Lagos, Tavira, Albufeira, Mafra, Chaves, Macedo de Cavaleiros.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone +351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

 

Sobre o EasyPark Group:

 

O EasyPark Group é uma das empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países

Fonte: Newsline – Gabinete de imprensa e comunicação

“Passeio automóvel: Corrida dos fundadores By Cartrack regressa em setembro para celebrar a era dourada do automobilismo”


Passeio exclusivamente orientado para veículos produzidos até 1939

 

A Corrida dos Fundadores by Cartrack, o passeio destinado a automóveis e motos pré-guerra (até 1939), está de volta à estrada, numa nova data entre os dias 27 e 29 de Setembro.

A quarta edição do passeio que celebra a era dourada do automobilismo levará os participantes por um itinerário com cerca de 250 quilómetros, pelas melhores estradas e paisagens portuguesas, a iniciar-se na Sexta-feira (dia 27) na Figueira da Foz, com desfile e gincana dinamizados em articulação com o Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz. O evento Leiria Sobre Rodas será igualmente um dos pontos de atracção, no qual os automóveis farão uma paragem no Sábado, dia 28, seguida de uma demonstração de perícia à saída. No Domingo, a Corrida dos Fundadores partirá em direcção a Lisboa, o destino de chegada de eleição deste evento único, parando em diversas cidades pelo caminho.

Com participantes de várias nacionalidades garantidos, e um número de inscritos já superior ao dos anos anteriores, tanto em automóveis como em motos, a Corrida dos Fundadores by Cartrack é organizada pelo Museu do Caramulo, em parceria com os clubes CPAA e CAACB, e com o apoio da Cartrack, Shell, Turismo do Centro e BPI – Fundação la Caixa e dos municípios da Figueira da Foz, Leiria, Alcobaça, Torres Vedras, Mafra, Cascais e Lisboa.

As inscrições dos automóveis e motos pré-guerra podem ser feitas através da página oficial da Corrida dos Fundadores by Cartrack em: https://www.fundadores.pt/participe/

Fonte: Museu do Caramulo