segunda-feira, 24 de março de 2025

“Sensibilização ambiental”


Dia Verde: crianças de Penha Garcia aprendem a proteger o ambiente

 

Por: Tiago Carvalho

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Penha Garcia organizou, no passado dia 20 de março, o seu tradicional Dia Verde, uma iniciativa que visa sensibilizar os mais novos para a proteção do ambiente.


Este evento anual, nasceu de um desafio lançado pela Fundação do Sporting, onde o Núcleo de Penha Garcia tem o apoio do Município de Idanha-a-Nova, da Junta de Freguesia de Penha Garcia e da União de Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo.

Devido à instabilidade do tempo, as atividades decorreram no Quartel de Penha Garcia dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, proporcionando uma experiência única às crianças do Jardim de Infância e da EB1 de Penha Garcia.


Além de aprenderem sobre a missão dos Bombeiros na defesa da floresta e na proteção de pessoas e bens, os pequenos participantes puderam ver de perto o funcionamento de um Carro de Combate a Incêndios.

Rui Manteigas, presidente do Núcleo do Sporting CP de Penha Garcia, destacou a importância de se promover a educação ambiental de forma lúdica e interativa. E assim foi: entre aprendizagens e diversão, as crianças colaboraram na plantação e rega de duas árvores.

O responsável agradeceu ainda o apoio dos parceiros para que a iniciativa tenha sido, uma vez mais, um sucesso. Por seu lado, as crianças agradeceram este dia muito divertido com a oferta de um cartaz aos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova.


Mais do que um evento, o Dia Verde voltou a ser um momento de descoberta, sensibilização e partilha, deixando sementes de consciência ambiental nos cidadãos do futuro.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“CHÄMPO CHEGA À SEPHORA COM FÓRMULAS DA ÍNDIA ANTIGA QUE PROMETE UMA ABORDAGEM ESPECIALIZADA AO CUIDADO CAPILAR”


Por: Nicole Santos Fernandes

Pensada para personalizar os cuidados capilares com base nos três principais tipos de energia da medicina tradicional indiana, a Chämpo chega a Portugal para cumprir a promessa de revolucionar os cuidados capilares

Cumprindo uma visão partilhada e prática da Índia antiga, “limpar, suavizar e massajar a cabeça e o cabelo”, a Chämpo chega agora a Portugal para apresentar linhas que combinam princípios de energia com tricologia moderna, em exclusivo na Sephora.

 A Índia é o lar dos cuidados capilares, e não é por acaso que Chämpo desenvolve os seus produtos com base em técnicas geracionais indianas. Pronunciando-se ‘shar-pour’, a palavra sânscrita para champô, a marca surge das preocupações da fundadora Kuldeep Knox relativamente ao cuidado capilar, que devido ao apoio da sua avó que lhe divulgou os óleos e técnicas que aplicou durante toda a vida no seu cabelo, resolveu fundar a Chämpo com uma linha de produtos naturais e eficazes que unem tradição e inovação para promover a saúde capilar.

Agora disponíveis no site da Sephora, a Chämpo apresenta dez produtos que prometem transformar qualquer tipo de cabelo, cujas linhas de cuidados capilares são apelidadas em homenagem aos três tipos de Dosha ayurvédicos; Vata, Pitta e Kapha. O Ayurveda acredita que todos possuem um equilíbrio único destes Doshas, e que cada pessoa dispõe um Dosha dominante. Assim, cada Dosha revela-se na expressão individual de cada indivíduo, e por associação, do cabelo também.

Na gama Vata, a Chämpo promete um combo, champô e condicionador ultra hidratantes com uma solução reparadora e brilhante para cabelos secos e frisados. Já os produtos Pitta foram pensados para combater um cabelo sem vida e com tendência para quebra, direcionados para estimular o aumento do volume e uma sensação de cabelo forte das raízes às pontas. Com uma fórmula purificante, a linha Kapha foi desenvolvida para “alinhar os chakras” do cabelo nomeadamente os cabelos oleosos, grossos ou com volume, proporcionando uma ação de limpeza suave e eficaz. O óleo Weightless Hair Oil e o serum Pitta Growth Serum são os aliados perfeitos para uma finalização de invejar, ambos com o intuito de fortalecer a fibra capilar.

Pioneira no sytling de cabelo e atendendo sempre à sua preocupação pela saúde capilar, a Chämpo apresenta ainda um creme com a função de protetor térmico, que não compromete nenhum tipo de cabelo. Ainda assim, a Chämpo não se limita apenas ao cabelo, como também abrange o cuidado das sobrancelhas ao estimular o crescimento, em apenas algumas aplicações.

Com uma filosofia que define a beleza como uma sensação personalizada, uma conexão entre cada tipo de cabelo e o universo Ayuveda - sem esquecer o fator inovação - a marca abraça a ideia de que sentir-se bem com o seu cabelo inspira a melhor versão de nós mesmos. Por este motivo, para a Chämpo, cada produto é a expressão máxima deste compromisso.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Lisboa em Osaka e Osaka em Lisboa’25”


No âmbito da presença da cidade de Lisboa na Expo de Osaka 2025, vai ter lugar na próxima quarta-feira, dia 26 de março, às 10h30, no MUDE, a sessão de apresentação do programa Lisboa em Osaka e Osaka em Lisboa, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.  

Esta presença de Lisboa, agendada para o período de 1 a 5 de maio, tem como objetivo a valorização da riqueza cultural da cidade num contexto internacional através das ligações com os seus equipamentos culturais, mas também a promoção de uma cidade contemporânea e que valoriza o potencial capital da inovação, criatividade e design.  

Entre a primeira quinzena de maio e a segunda de junho, será igualmente desenvolvido um programa com uma série de iniciativas que celebram, não só a presença de Lisboa em Osaka, mas também de uma cidade que se abre ao Japão e celebra a longa relação entre duas culturas que, apesar da distância, se unem.  

O programa Lisboa em Osaka e Osaka em Lisboa é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que conta com a parceria estratégica da EGEAC - Lisboa Cultura e com o apoio da ATL - Associação de Turismo de Lisboa.  

Fonte: Egeac

“Inauguração da Exposição de pintura "Contos de Christian Andersen pintados por Norberto Nunes"


Dia 29 março | 15h30 Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

 

No próximo dia 29 de março (sábado), pelas 15h30, será inaugurada, no Auditório Rogério Rodrigues, localizado no piso 0 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, a exposição de pintura "Contos de Christian Andersen pintados por Norberto Nunes".

Mostra patente até 3 de maio de 2025.

Entrada livre.

Sinopse | Exposição "Contos de Christian Andersen pintados por Norberto Nunes"

“Do Papel à Tinta”

«Norberto Nunes, mestre em pintura contemporânea, convida-nos a uma viagem mágica através da sua mais recente exposição sobre os Contos de Andersen, é uma celebração da fantasia e da inocência, onde as histórias clássicas de Christian Andersen ganham vida nova através das cores vibrantes do artista.

Cada tela é uma janela para um mundo de maravilhas, onde personagens icônicos como O Patinho Feio, O Monte das Sílfides, A Pastorinha, ganham nova dimensão.

A técnica de Nunes, que combina elementos do realismo e do expressionismo, captura a essência de cada conto, transmitindo a emoção e a magia que os tornaram tão amados por gerações.

Esta exposição é uma oportunidade única de redescobrir a beleza atemporal dos contos de Andersen sobre uma nova perspetiva.

As pinturas de Norberto Nunes transportam-nos para um universo onírico, onde a imaginação não tem limites e a magia se transforma em realidade».

 

Sobre | Norberto Nunes

 

«Norberto Bernardo Nunes nasce na Beira Litoral a 16 de Maio de 1942. Aos 2 anos de idade vem para Lisboa, cidade onde anos mais tarde frequenta a Escola António Arroio e a Escola de Belas Artes, tendo aprendido pintura com o Mestre Roberto Araújo.

O início da sua vida profissional é largamente influenciado pela sua aptidão para o desenho e trabalha durante alguns anos como ilustrador na Valentim de Carvalho e na Telecine-Moro, produtora onde posteriormente se dedica à técnica do desenho animado. Em paralelo, lança ainda uma série de banda desenhada denominada "PAX".

Em 1972, envereda pela realização de filmes em imagem real para publicidade, atividade que primeiro o leva ao Brasil e, logo em seguida, a abrir em Portugal a sua própria produtora de filmes publicitários — a Nova Imagem — onde durante 19 anos, granjeia a maior reputação ao nível de execução técnica, bem como inúmeros prémios nos mais prestigiados festivais nacionais e internacionais.

No final da década de 90 decide voltar às suas origens e recomeçar a pintar. 0s anos passados como realizador conferem à sua pintura uma característica muito particular e uma identidade quase cinematográfica na forma como trabalha a luz dos seus quadros, e como as formas parecem ganhar um movimento perpétuo.

Nas palavras do curador do museu do Louvre, Olivier Meslay, diz: "... Existir na obra de Norberto Nunes uma tentação de infinito que a razão combate. A vertigem é ai construída sobre perspetivas..."

Para além de diversas exposições em Portugal, Norberto Nunes já expôs em cidades como Paris, Roma, Madrid, Nova Iorque, Barcelona, Recife, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, cidade onde reside grande parte do ano».

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Av. Conde Castro Guimarães, N.º 6 – Venteira

Telefone: 214 369 054

E-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt

GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00

Encerra aos domingos e feriados

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:

Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00

Encerra aos domingos e feriados

For@ de Horas:

De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00

Encerra aos domingos e feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Cinema “BRIDGET JONES LOUCA POR ELE”


Dia 4 abril | Cineteatro São João

 

Por: Ana Cristina Feio

O Cineteatro São João recebe, no dia 4 de abril, sexta-feira, pelas 21h30, a sessão de cinema “BRIDGET JONES LOUCA POR ELE”.

Renée Zellweger, vencedora de dois Óscares da Academia®, regressa ao papel que estabeleceu uma heroína de comédia romântica para sempre, uma mulher cuja abordagem inimitável à vida e ao amor redefiniu todo um género cinematográfico.

Em Bridget Jones: Louca Por Ele, Bridget está novamente sozinha, pois ficou viúva há quatro anos, quando Mark (Colin Firth, vencedor de um Óscar) foi morto numa missão humanitária no Sudão. Agora é mãe solteira de Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4, e está presa num estado de limbo emocional, criando os filhos com a ajuda dos seus amigos leais e até do seu antigo amante, Daniel Cleaver (Hugh Grant).

O filme é para M/12 e os bilhetes têm o valor de 3,50€ e estão à venda no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia da sessão uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Município de Abril celebra 51.º Aniversário do 25 de Abril”


O município da Amadora assinala o 51.º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas.

No dia da Liberdade, as comemorações começam às 09h00, com o Roteiro 25 de Abril, Passeio de bicicleta pelas ruas da Amadora, e pelas 09h30, o Complexo Desportivo Municipal Monte da Galega acolhe a iniciativa Desporto em Liberdade.

Pelas 10h00, realiza-se o Hastear da Bandeira, no exterior dos Paços do Concelho, com a participação da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Comércio Indústria da Amadora (SFCIA), seguida, pelas 11h00, da Sessão Solene relativa às Comemorações do 51.º Aniversário do 25 de Abril, nos Recreios da Amadora.

O feriado nacional é também assinalado pelo Concerto da Orquestra GeraShare, que tem lugar a partir das 16h00 no Cineteatro D. João V.

No âmbito desta efeméride, realizam-se mais espetáculos na cidade.

Buba Espinho apresenta-se no Cineteatro D. João V no dia 11 de abril, emmy Curl sobe ao palco desta sala de espetáculos a 24 de abril para dar um concerto e receber o Prémio José Afonso 2025, que conquistou com o álbum “Pastoral”, e no dia 26 de abril, os Recreios da Amadora acolhem a música de Pedro Jóia.

Os espaços expositivos municipais recebem iniciativas distintas, nomeadamente a Exposição de Fotografia “Rui Ochoa 74/99”, na Galeria Municipal Artur Bual, a Exposição “Contos de Christian Andersen” e Hora do Conto seguida de oficina, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, equipamento cultural que recebe ainda a Exposição “PREC – O Parlamento na Caricatura de Imprensa (1974-1976)”.

O Núcleo Museológico do Casal da Falagueira promove uma Visita orientada à exposição “Amadora, Primeiro Município de Abril”, patente naquele local até 4 de maio, e no dia 24 de abril, os seniores da Amadora e beneficiários do cartão Amadora 65+ encontram-se no Almoço da Liberdade.

Clique na imagem para aceder à programação

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Festival de Espargos, Criadilhas e Tortulhos foi um sucesso em Alcafozes”


Por: Tiago Carvalho

Nos dias 22 e 23 de março, Alcafozes encheu-se de sabores, aromas e boa disposição com a 7ª edição do Festival de Espargos, Criadilhas e Tortulhos.

O público marcou presença e voltou a mostrar que os festivais temáticos são uma força viva do concelho de Idanha-a-Nova.


Durante a cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, destacou precisamente isso: a capacidade destes eventos em atrair pessoas e valorizar a excelência dos produtos locais.

Por seu lado, o presidente da União das Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas, expressou o seu profundo agradecimento a todos quantos tornaram este festival possível: desde a organização, expositores, visitantes, ao Idanha a 1000, ao restaurante da Comissão de Festas da Senhora do Loreto e aos trabalhadores do Município.


Durante os dois dias, a animação esteve garantida com muita música, workshops, showcookings e, claro, os deliciosos pratos à base de produtos silvestres característicos desta região.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova



“Encontro de Bombos em Penamacor a 29 de março”


Penamacor recebe o 1º Encontro de Bombos da Freguesia local, no próximo dia 29 de março. Esta primeira edição recebe na Vila as atuações do Grupo de Bombos Zabumbas de Alpedrinha, do Grupo de Bombos da Lardosa e do Grupo de Bombos TamVal - Valverde del Fresno, além da participação do anfitrião Grupo de Bombos da Freguesia de Penamacor, com a participação do Rancho Folclórico local.

O programa arranca pelas 16:00, com o início das arruadas, no ex-quartel, sendo que para as 21:30 está agendado o arranque das atuações no Largo D. Bárbara Tavares da Silva.

O evento tem como objetivo apresentar o Grupo de Bombos da Junta Freguesia de Penamacor à população e visitantes, ao qual se irão juntar mais três grupos regionais, como forma de proporcionar uma mostra desta manifestação cultural no território.

Recorde-se que este grupo de precursão tradicional foi criado em abril de 2024 pela referida Junta de Freguesia com o intuito de salvaguardar as sonoridades tradicionais dos instrumentos relacionados com o ciclo pastoril regional, assim como trabalhar novas dinâmicas, associando outros instrumentos ao cancioneiro tradicional. Por outro lado, pretendeu-se alicerçar a dinamização deste eixo cultural em Penamacor, dando às pessoas a possibilidade de estabelecerem contacto com novas realidades.

Fonte: Câmara Municipal Penamacor

“Festas de Abril celebram Carlos Paredes”


As Festas de Abril abrem as portas de Lisboa de par em par para celebrar o regresso da primavera, dos dias longos e dos encontros com amigos com música, teatro, cinema, exposições, dança, poesia, artes plásticas. No mês em que festejamos a Liberdade, comemoramos também o centenário do nascimento de Carlos Paredes, com um grande concerto na Praça do Município. 

O ponto alto das Festas acontece no dia 27 de abril, às 19h, na Praça do Município, com o concerto Variações sobre Paredes. A partir da música de Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa e da composição, António Miguel Guimarães, na direção artística, e Pedro Jóia, na direção musical e guitarra clássica, apresentam um espetáculo para vários instrumentos, com interpretações por Joana Bagulho (cravo), João Paulo Esteves da Silva (piano), José Manuel Neto e Bruno Costa (guitarra portuguesa) e a participação de Carlos Manuel Proença e Nuno Botelho (viola). O espetáculo será complementado pela pintura e desenho ao vivo de António Jorge Gonçalves. 

O Museu do Aljube, lugar de memória da resistência e da luta pela democracia, alberga duas exposições: Arquitectas da Liberdade, sobre a luta das mulheres pelo direito à habitação antes e depois do 25 de Abril de 1974, e Antes de ser Independência foi Luta de Libertação, que retrata os movimentos de libertação e luta anticolonial e antirracista a partir dos arquivos e fundos documentais doados ao Museu. Pelo Aljube passam também Anónimos de Abril, de Rogério Charraz e José Fialho Gouveia com a participação de João Afonso e Joana Alegre, os documentários Mulheres e Resistência e Aqueles que ficaram (em toda a parte do mundo). Paula Godinho conversa com Diana Andringa sobre o seu livro Memórias de Resistência Rural do Sul, 1958-1962 e, no dia 25, o Museu abre as portas para que todas as pessoas o visitem gratuitamente. 

O Festival Política regressa ao Cinema São Jorge e, na Sociedade Nacional de Belas Artes, estará patente a exposição de fotografia de Kenton Thatcher, Sessões, composta por registos icónicos de diversas personalidades. Para os mais novos, haverá oficinas no Museu Bordalo Pinheiro e filmes no LU.CA – Teatro Luís de Camões, com o Festival PLAY. Com os percursos, regressamos às ruas e aos lugares da história de Lisboa. 

Convidamos todas as pessoas a celebrar Abril, a primavera e a cidade.

Consultem toda a programação das Festas de Abril aqui:  https://egeac.pt/festas/festas-de-abril/?eg_sub=23be1ae664&eg_cam=51134c744c152c19487e98a4009b7c46&eg_list=23

Fonte: Egeac