sexta-feira, 31 de maio de 2024

“Desporto: “Verão Ativo” regressa com Aulas de Yoga ao ar livre”


Meses de junho, julho, agosto e setembro

 

Por: Ana Cristina Feio

As aulas de yoga ao ar livre regressam à cidade durante os meses de junho, julho, agosto (exceto dia 3 e 4) e setembro. Uma organização do Município do Entroncamento em colaboração com Namasté Studio Yoga, integram o programa “Verão Ativo”.

O Yoga ao ar livre decorre todos os fins de semana, aos sábados pelas 18h00 no Jardim da Zona Verde e aos domingos, pelas 10h30m em frente às Piscinas Municipais.

A atividade é gratuita, tem entrada livre e destina-se a toda a população.

Venha fazer exercício connosco ao ar livre. Temos um programa a pensar em si!

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Desporto: OPEN DAY | 5 junho | Centro Municipal de Marcha e Corrida”


Por: Ana Cristina Feio

O Centro Municipal de Marcha e Corrida junta-se à Global Running Day para promover no próximo dia 5 de junho, quarta-feira, o Open Day.

Neste dia os Centros Municipais de Marcha e Corrida, onde se inclui o CMMC do Entroncamento, abrem as suas portas a todos os que quiserem experimentar os treinos.

No Entroncamento a atividade conta com uma caminhada pela cidade, de cerca de 7 km, destinada a toda a população, com concentração junto ao Pavilhão Desportivo Municipal, pelas 18h30m.


Não é necessária qualquer inscrição, apenas vontade de fazer exercício e caminhar pela cidade.

Traz um amigo, junta-te ao movimento Go To The Extra Mile e vem caminhar connosco!

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Gastronomia: Reserva reuniu centenas de visitantes em volta de vinho, gastronomia e música”


Nos dias 24, 25 e 26 de maio teve lugar o Reserva – Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho nas antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha em Torres Vedras, um evento que contou com mais de 2.000 visitantes.

Do vasto programa fizeram parte as visitas guiadas “Torres Vedras: tradição vínica” e “Torres Vedras: Cultura do Vinho”, que deram a conhecer o património e história do Concelho, relacionando-os com a produção vitivinícola.

No evento estiveram presentes 9 produtores de vinhos de Lisboa e 6 produtores da região convidada, que este ano foi a Cidade do Vinho 2024 - Santarém, Cartaxo, Almeirim e Alpiarça. Os produtores deram a provar os seus vinhos e projetos de enoturismo, tendo alguns realizado apresentações de novos vinhos no “Espaço Produtores”, uma novidade desta edição.

Fizeram provas comentadas Mariana Salvador, vencedora do Prémio Enólogo Revelação do Ano 2023 atribuído pela Revista de Vinhos e o enólogo Sérgio Oliveira Prova, pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho. A Prova comentada de Pastel de Feijão de Torres Vedras e Aguardente Vínica DOC Lourinhã contou com a orientação de Nádia Santos, da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã.


Francisco Toscano Rico e Yuliya Pinheiro, da CVR Lisboa, foram os moderadores das tertúlias "Culturas alternativas à vinha?" e "Restauração e vinho - beba local?" respetivamente. José Eiras Dias moderou a tertúlia Cooperação ou Competição? Rodrigo Quina dinamizou o workshop "Vendas e Marketing de Vinho”. Teve lugar também o curso de iniciação à prova de vinhos com o sommelier Manuel Moreira, intitulado “Vinho para Totós” e o sommelier Rodolfo Tristão falou sobre como “Descomplicar o vinho” numa conversa intimista.

Sendo este um evento que faz destaque também à gastronomia, realizaram-se showcookings ao longo dos três dias de evento:  o “Showcooking da planta: Vinhos e Comida Vegetariana” com Chef Gonçalo Arsénio, sub chef no restaurante Encanto de José Avillez e com Maria Ana Santos, produtora vinícola da Quinta da Cidadoura; o showcooking com Chef Rodrigo Castelo do restaurante Ó Balcão, em conjunto com o Talho das Manas e harmonização com vinhos da Cidade Nacional do Vinho; e outro com Chef Gil Fernandes do restaurante Fortaleza do Guincho, com espécies da nossa Costa e harmonização com vinho regenerativo de Torres Vedras de Sérgio Nicolau, do projeto família Nicolau. O projeto da Selo de Mar realizou o seu showcooking em colaboração com projeto Lisboa Romana - Felicitas Iulia Olisipo.


Uma novidade desta edição foi a realização da primeira edição do concurso “Gastronomia e Inovação”, com a apresentação de propostas pelas escolas hoteleiras da região Oeste que participaram com entradas ou pratos principais em que era obrigatório que o vinho fosse um dos ingredientes usados. Os vencedores foram os alunos Pedro Trindade e Félix Ferreira da Escola Seminfor, de Penafirme, com o prato “Polvo do Mar à Terra”. O júri da competição foi composto por Patrícia Borges, Cristiano Marques e Rodrigo Castelo.

No âmbito do Reserva, realizam-se ainda os concursos “A minha sobremesa tem Pastel de feijão de Torres Vedras” e “A minha sobremesa tem Uvada de Torres Vedras”, ambos ganhos pelo restaurante Átrio. O júri da primeira prova foi composto por Ilda Caldeira, o chef Gil Fernandes e o chef Jorge Ferreira. Os dois últimos também fizeram parte do júri na prova em que o Pastel de feijão de Torres Vedras foi o protagonista com o chef Ricardo Raimundo.

No recinto, os visitantes encontraram um espaço dedicado aos mais novos; o habitual Bar de vinhos CVR Lisboa; pontos de venda de “comida de rua”; e bancas para venda do Pastel de feijão de Torres Vedras e de uvada, pelos produtores Doces Tentações, EUMA -Tradição no sabor e Terras de Dinossauros.

Esta 4.ª edição contou com uma programação musical da qual fizeram parte o concerto de Luís Trigacheiro; os djs Gonçalo Lopes e Gonçalo Biscoito na dupla “Gonçalar”; o dj Moullinex e Celina da Piedade, que montou um baile durante a sua atuação, convidando os presentes a dançar. A animação de rua ficou a cabo dos Vira-Vadio e do grupo Simply Hybrid Syncopators.

O Reserva – Fórum de Inovação de Gastronomia e Vinho teve como patrocinador geral a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras e contou com o apoio da AEG; Extincêndios; Fepal e Novo Dia Cafés. Os parceiros institucionais foram a Associação Mundial do Enoturismo (AMETUR); a AMPV; a Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO); a Oeste Portugal; o Turismo do Centro e a CVR Lisboa.

Dos parceiros media fizeram parte a Revista Grandes Escolhas e a Revista Visão. A água oficial do evento foi a Vimeiro e a Xpur by Amorim Cork fez a recolha de rolhas para reciclagem.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras