domingo, 7 de dezembro de 2025

“Universidade de Lisboa entre as melhores da Europa no European Spinouts Report 2025”


A Universidade de Lisboa (ULisboa) acaba de alcançar um marco histórico ao ser classificada na 32.ª posição da Europa no European Spinouts Report 2025, elaborado pela Dealroom.co. A Universidade de Lisboa também se destaca no setor de Robótica, figurando entre as três principais instituições europeias no valor criado pelas suas de spinouts nesta área.

Com este resultado, a ULisboa posiciona-se como a primeira universidade do Sul da Europa no ranking, e uma de apenas três instituições do Sul europeu a integrar o top 50. Supera ainda outras universidades de referência da região, como o Politécnico de Milão (#45). Em termos nacionais, a ULisboa destaca-se claramente das restantes, sendo que a única outra instituição de ensino superior referenciada é a Universidade de Coimbra na posição 50.

O ranking avalia universidades com base em múltiplos critérios analisados, incluindo: spinouts apoiadas por venture capital, spinouts desde 2022, spinouts que atraíram mais de 10 milhões de dólares, unicórnios, financiamento de venture capital arrecadado e valor total de mercado combinado das spinouts. O ranking apresenta uma metodologia robusta e transparente, minimizando vieses de confirmação e incorporando contribuições diretas de ministérios, agências governamentais e das próprias universidades.

Para Cecília Rodrigues, Vice-Reitora para a Investigação e Inovação da ULisboa, “as universidades são centros de descobertas científicas e motores de desenvolvimento económico. A ULisboa continua a transformar investigação de excelência em inovação e impacto. O dinamismo das nossas spinouts demonstra o potencial económico da ciência, para além do seu valor social, mas, para o maximizar, é essencial reforçar o financiamento público e privado.”

Este posicionamento reflete os resultados do ULisboa Startup Impact Report 2025, segundo o qual, até à data, foram criadas mais de 170 spinouts e mais de 130 destas encontram-se em Lisboa, representando cerca de 75% de todas as spinouts da cidade. Isto destaca o papel central da ULisboa na tradução da investigação em novos negócios, criando valor a partir da investigação desenvolvida na universidade. Reafirma também o papel da ULisboa como um dos ecossistemas universitários mais dinâmicos no empreendedorismo europeu de base científica, contribuindo de forma crescente para a geração de conhecimento aplicado, inovação tecnológica e impacto económico.

Fonte: Universidade de Lisboa

“Sugestões de oferta Natal a Oriente”


Oficinas e cursos

 

• IKEBANA PARA CELEBRAR O ANO NOVO

• CALIGRAFIA JAPONESA

• BONSAI

• A ROTA DOS PERFUMES | PLANTAS E FRAGRÂNCIAS ORIENTAIS

Percorrer a rota dos perfumes orientais, iniciar-se nas artes do arranjo floral ikebana, da caligrafia japonesa ou do bonsai, são algumas das experiências que pode oferecer este Natal.

 

XVIII Festa do livro

 

Até 14 dezembro | Terça a domingo, 10.00 às 18.00 | Sexta, 10.00 às 20.00

Catálogos, obras de ficção, monografias, manga e literatura infantil, entre centenas de títulos para adquirir a preços especiais.

Saber mais em: https://www.foriente.pt/detalhe.php?id=917F2914-5ED5-4F6F-ACE3-44AA75FA87F6&area=noticias

 

Loja do museu

 

Terça a domingo, 10.00 às 18.00 | Sexta, 10.00 às 20.00

Tecidos indianos, papel artesanal do Nepal, cerâmicas japonesas, bolsas e acessórios exclusivos do Museu do Oriente

Saber mais em: https://www.foriente.pt/o-museu/loja

Foto | Quimono feminino [Uchi-kake] [pormenor] | Japão, anos 50-60 do séc. XX | Depósito Embaixatriz Ingrid Bloser Martins | © Gonçalo Barriga.

MUSEU DO ORIENTE

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) | 1350-352 Lisboa

T. (+351) 213 585 200 | info@foriente.pt

Fonte: Fundação Oriente

“Festa de Natal da Casa Povo Arcena”


Por: José Morais

A tradicional Festa de Natal da Casa do Povo de Arcena, realiza-se no próximo dia 14 de dezembro, domingo, a partir das 15,30 horas.

O programa contará com demostrações das diversas seções da Casa do Povo de Arcena, o momento especial e alto da Festa será sem dúvida a representação do Presépio Vivo, e ainda a participação especial o Grupo convidado da Academia da Concertina de Lisboa.

Participe, levem as vossas crianças, e passem uma tarde diferente e muito divertida, onde pode também se desejar dar uns passinhos de dança, cantar, zumbar… tantas as coisas para poder fazer ao longo da tarde, nesta quadra natalícia.

Participe, entrada livre