quarta-feira, 19 de junho de 2024

“Tempos livres: Começaram as férias: como ter um verão online seguro e sem exageros”


Por: Inês Fernandes

•O tempo online das crianças portuguesas duplicou nos últimos anos

•Longe dos amigos, os mais pequenos podem passar ainda mais horas ligadas aos ecrãs

•Como podem os pais ajudar os mais novos a não estarem conectados tantas horas e terem comportamentos mais seguros: a SaveFamily deixa dicas

De acordo com os últimos resultados do estudo EU KidsOnline 2020 divulgado este ano e que compara os resultados de 19 países e os comportamentos online de crianças entre os 9 e os 16 anos, o número de tempo que os mais novos passam online duplicou em Portugal.

“Sabemos que os mais novos passam muito tempo conectados, e também somos conscientes que no verão esse tempo aumenta. Seja porque já não têm aulas, estão mais tempo em casa, ou menos tempo com os amigos para se distraírem, os pequenos acabam por estar ligados ainda mais horas”, afirma Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily, “mantê-los seguros é uma tarefa diária, mas dar-lhes ferramentas para lidar com o tempo online e fazê-lo de forma consciente, é um passo para serem adultos tecnologicamente equilibrados”.

 

 A pensar num verão online mais seguro e equilibrado a SaveFamily aconselha:

 

•Criem regras em conjunto: antes mesmo de começar a reparar que os mais novos passam demasiado tempo online, defina regras e tempos para estar online. Ainda que existam aplicações de controlo parental para limitar o tempo online, o mais adequado será torná-los conscientes dos seus comportamentos e delinear estratégias conjuntas. Por exemplo, podem acordar horários ou número total de horas online, assim, os pequenos aprendem não só a usar a tecnologia de forma consciente, mas também, a gerir o seu próprio tempo;

•Ensine-os a serem seletivos nos conteúdos que consomem online: esta estratégia não é apenas para o verão, mas para todo o ano. Estes meses de férias são ideais para que os pequenos construam hábitos de consumo de conteúdos online mais conscientes. Seja aprenderem a limitar o tempo que fazem scroll, a perceberem como funcionam os algoritmos que lhes oferecem conteúdos, a selecionar tipos de conteúdos, ou até mesmo as aplicações que usam, é importante que desde pequenos que compreendam como as diferentes plataformas se ligam e como estas selecionamos conteúdo que eles veem;

•Dê-lhes ferramentas para saberem os riscos que correm online: com o aumento do tempo online é normal que as suas atividades se diversifiquem, como aumentem, mas devem estar informados dos riscos que correm. Desde saberem com quem interagem online, até ao tipo de informação que partilham, os mais novos devem ser alertados para as estratégias cada vez mais elaboradas que os levam a consumir conteúdos impróprios ou até a serem vítimas de ciberbullying este não acontece apenas quando estão na escola e por parte dos seus pares, mas sim todos os dias.

“Prevenir que os mais novos corram riscos passa pela sua educação enquanto vozes ativas do seu dia-a-dia, seja online ou offline”, complementa Álvarez, “o verão é uma altura em que os mais novos têm mais tempo livre e, não apenas o devem aproveitar, como também é um bom momento para se tornarem mais conscientes do seu comportamento online, melhorá-lo e aprender com os erros”.

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Exposição: Fotográfica e Documental “Dos Festejos de São João das Vaginhas às Festas da Cidade do Entroncamento – A Capela de São João das Vaginhas: percurso do edifício histórico (1734-2024)”


Por: Ana Cristina Feio

A Galeria Municipal do Entroncamento, recebe entre os dias 21 a 29 de junho, a Exposição Fotográfica e Documental “Dos Festejos de São João das Vaginhas às Festas da Cidade do Entroncamento – A Capela de São João das Vaginhas: percurso do edifício histórico (1734-2024)” de João Santiago Baptista e Luís Batista.

Nesta exposição pretende-se divulgar o percurso da Capela das Vaginhas desde 1734 (data da sua reconstrução e ampliação barroca), quando se comemoram os 290 anos deste edifício histórico, património edificado deveras importante para a Cidade do Entroncamento, bem como o 475º aniversário do primeiro registo batismal desses Casais.

A exposição estará patente durante o período em que decorrem as Festas de São João e da Cidade 2024, entre as 18h00 e as 24h00.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Certames: Alenquer consagra representante de Portugal na Finalíssima Seleção Europa do Concurso de Escanções”


Alenquer foi o palco da Finalíssima do Concurso Seleção Europa 2024 para escanções e soube acolher os profissionais do mundo do vinho que prestaram provas e assistiram às mesmas na charmosa vila-presépio. Os cinco concorrentes mais bem posicionados nas últimas duas edições do Concurso Nacional de Escanções bateram-se pelo primeiro lugar que garante a representação no ASI Best Sommelier of Europe and Africa, e que junta os melhores sommeliers dos dois continentes na Sérvia, entre 10 e 15 de novembro, num certame internacional organizado pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale).

As provas foram exaustivas ao longo do último domingo e segunda-feira, testando primeiramente os conhecimentos dos participantes através de um exame escrito de 50 perguntas. Depois, Marc Pinto, Fábio Nico, Diogo Pereira, Ricardo Ferreira e João Tiago Martins submeteram-se a outras provas que determinaram os três concorrentes que estiveram na grande final de 17 de junho, no Fórum Romeira. Ricardo Ferreira, Diogo Pereira e Marc Pinto superiorizaram-se aos demais para o júri e puderam voltar a testar as aptidões tão bem firmadas durante cerca de uma hora, cada concorrente, na segunda-feira. Harmonização entre vinho e pratos, serviço-bar, quiz, prova organolética e uma prova-surpresa foram o 'menu' da tarde.


A glória coube a Marc Pinto, confirmando as credenciais que fizeram dele o vencedor do Concurso Nacional de Escanções de 2022 e de 2023. O sommelier do reputado restaurante Fifty Seconds superou Ricardo Ferreira (2º lugar) e Diogo Pereira (3º classificado).

A competição serviu ainda de preparação ao Mundial de Escanções que se realizará pela primeira vez em Portugal em 2026 sucedeu, com vários pontos altos, no concelho de Alenquer, tendo o Presidente do Município organizador relevado as mais-valias de contar com momentos deste calibre no território.

"Fez todo o sentido termos este grande evento em Alenquer. Somos bons produtores de vinho, temo-lo em quantidade e com muita qualidade. É importante que este notável Concurso de Escanções suceda no nosso território e que se associe a competição a Alenquer e ao vinho produzido na região. Temos produtores que tentam colocar os seus vinhos tanto em Portugal como no estrangeiro. O evento foi transmitido para todo o Mundo através da Internet. Deixámos uma semente e acreditamos que as pessoas vão ter interesse em perceber onde fica Alenquer e o que aqui de bom se produz", enalteceu o anfitrião Pedro Folgado.


No rescaldo da cerimónia, Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, referiu que "fez todo o sentido que o evento se tenha realizado em Alenquer". "É óbvio que, ao trazermos um evento aqui, com esta projeção, estamos também a mostrar os vinhos da região e a dar a conhecer os produtores da região de Lisboa e também de Alenquer. Houve vinhos durante as provas dos candidatos que são deste concelho. Queremos, desta forma, melhorar os profissionais que temos e melhorar também o vinho português reconhecendo-o ainda mais no estrangeiro", frisou. Já Frederico Falcão, da ViniPortugal, mostrou-se agradado com a exigência do concurso. "Estive no último Mundial de Escanções e o nível é muito semelhante ao que observámos aqui. Foi altíssimo. O tipo de perguntas era muito semelhante o que demonstra que a Associação de Escanções de Portugal fez um bom trabalho. O candidato estará melhor preparado para o Campeonato da Europa na Sérvia", analisou.

Pelo organizador do concurso, o sentimento foi de agradecimento pela qualidade envolvida na organização. Tiago Paula, presidente da Associação Escanções de Portugal, enfatizou a excelência realçada durante dois dias.

"É a primeira vez que fazemos uma competição nestes moldes para escolher quem nos vai representar na Sérvia. Escolhemos os melhores finalistas com o objetivo de termos o melhor dos melhores a representar Portugal. Este foi o objetivo. Alenquer foi escolhida por ser uma terra de vinho. Temos grandes produtores e um grande território aqui. A Câmara Municipal mostrou todo o interesse em incentivar os produtores e convidou-nos a fazer o concurso no seu território. Agradeço muito ao Município por nos ter dados estas excelentes condições", deu conta o responsável máximo na organização do concurso que foi acolhido por Alenquer.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer