segunda-feira, 30 de setembro de 2024

“Crianças: Como identificar os tipos de choro do bebé e qual o seu significado?”


Por: Clementina Almeida, psicóloga

10 regras de ouro na hora de visitar a família de um recém-nascido

O choro pode ter vários significados, dependendo se em “si menor” ou em “dó”, isto é, dependendo das suas nuances sonoras irá querer dizer coisas diferentes.

Como identificar os tipos de choro do bebé e qual o seu significado?

Um bebé recém-nascido saudável pode chorar entre uma a três horas por dia. Mas nem sempre é fácil perceber o choro – será que tem fome, estará com calor, quer colinho?

Mesmo variando de bebé para bebé, existem algumas características dos diferentes tipos de choro. Naturalmente, conforme vai conhecendo o seu bebé melhor o vai interpretar.

 

Conheça a seguir as razões mais frequentes de choro:

Barriguinha vazia, preciso de comida!

 

Esta é provavelmente a mais frequente num recém-nascido, o seu estômago pequenito não consegue conter muita quantidade de alimento, fazendo com que tenha que comer mais vezes. São gemidinhos como se fossem um apelo, que não se deixam enganar com carinhos ou brincadeiras… só param quando o bebé está satisfeito.

 

Xixi ou cocó a mais na minha fralda!

 

Alguns bebés não se importam de estar com a fralda suja, mas outros começam a dar sinal logo de imediato, especialmente se houver alguma irritação na sua pele, que é extremamente delicada. Este tipo de reação é comum, também, quando existe algum desconforto com a roupa, em particular, incluindo a fralda muito apertada. O bebé começa numa espécie de choro fraquinho, mas algo estridente.

 

Dói a barriga!

 

Os bebés com cólica esticam e encolhem as pernas arqueando o tórax, por vezes o seu queixo treme e a sua carinha mostra dor. É um choro agudo e intenso, com pequeninos intervalos.

 

Esta não é a melhor temperatura!

 

O bebé chora copiosamente, para mostrar o seu desconforto. Para verificar a temperatura do seu bebé deverá fazê-lo tocando a parte de trás do pescoço, não as mãozinhas ou os pés porque sendo estas extremidades, poderão estar frios. Coloque ou retire uma mantinha se ele estiver no berço ou uma camada de roupa da sua indumentária. Mantenha o quarto do bebé a uma temperatura de cerca de 21 graus centígrados.

 

Demais!

 

Por vezes, muita gente à volta do bebé a tentar fazer “fitinhas”, faz com que este se irrite por excesso de estimulação. O bebé vai choramingar normalmente ao final de um dia muito agitado.

 

Soninho

 

Um bebé recém-nascido tem um limiar algo baixo para lidar com toda a novidade à sua volta e precisa de descansar frequentemente. O bebé fica bastante agitado e com um choro nervoso. Nesta altura é necessário levar o bebé para um local mais calmo e deixar de o estimular, nomeadamente deixar de falar e estar só presente em gestos. Provavelmente, ele vai adormecer logo a seguir.

 

Estou zangado!

 

O bebé por vezes fica zangado ou nervoso com qualquer acontecimento da sua vida e tem um choro que geralmente acompanha com alguns soluços ou gestos forte para traduzir a sua raiva e descontentamento, por exemplo depois de uma vacina!

 

Quero colinho!

 

Por vezes o bebé precisa de se sentir confortado pelo seu colo, precisa de se sentir junto a si. Não se preocupe se isto acontecer com frequência, faz parte do desenvolvimento do laço entre ambos e deixa o bebé mais seguro.

 

Estou doente

 

O choro de um bebé doente é diferente do seu choro normal, pode ser com gritinhos ou mais aflito. Se achar que o bebé está diferente e se se passa qualquer coisa, consulte de imediato o seu pediatra. Em particular, se para além do choro, o bebé estiver com vómitos ou diarreia ou outro sintoma pouco habitual.

Em todo o caso, pode sempre consultar o seu pediatra ou psicólogo para obter uma ajudinha extra.

Um artigo da psicóloga de bebés Clementina Almeida, diretora clínica da ForBabiesBrain - Clínica de Bebés.

Fonte: Sapo on-line

“Cosméticas: DOÇURA OU TRAVESSURA? A SEPHORA APRESENTA SUGGESTÕES PARA A DUALIDADE DA NOITE MAIS ASSUSTADORA DO ANO"


Por: Nicole Santos Fernandes

A lista de sugestões de produtos e marcas desvendada pela Sephora promete criar looks únicos e aterrorizantes para o Halloween

Repleta de produtos que prometem ser os responsáveis pelos looks mais doces e assustadores deste Halloween, a Sephora apresenta opções que vão desde cuidados da pele, a maquilhagem e cabelo, prometendo transformar qualquer visual num look digno de festejar.

Quer seja para encantar ou assustar, a Sephora sugere uma rotina de preparação de pele que começa com a base Soft Matte Complete da Nars (45,99€), ideal para criar uma pele aveludada e sem brilho, pronta para ser esculpida em tons da paleta Jewel Crush da Too Faced (sob consulta). Para quem quer abraçar o visual inspirado nas “doçuras”, destaca-se o uso do 24-HR Brow Setter da Benefit (33,99€) e da máscara Love The Lift (14,99€) da Sephora Collection asseguram sobrancelhas definidas e pestanas volumosas. Já os lábios, em tons de rosa delicado, ficam a cargo do Pillow Talk Duo Set da Charlotte Tilbury (26,99€), que aliado ao Mattifying Setting Spray da Make Up Forever (sob consulta), promete aguentar até ao último “Docura ou Travessura?”. Com uma só aplicação, o spray Rising Star da Amika (sob consulta) garante um penteado volumoso capaz de recriar qualquer personagem, enquanto a laca Cult Favourite da Colorwow! (31,99€) promete um toque luminoso e um acabamento duradouro,

Certa de que o dia 31 de outubro não é feito apenas de doçuras, a Sephora desvenda o truque para a maior das travessuras: os produtos ideias para vestir a pele do maior supervilão. Para ser o Joker por uma noite, é indispensável juntar à base uma pequena quantidade de Hy-Power Pigment Paint da Haus Labs (26,99€) em branco, para recriar uma tez pálida que, para aguentar as maiores e mais assustadoras aventuras, deve ser fixado com o Easy Bake Loose & Setting Powder da Huda Beauty (39,99€). Para aterrorizar miúdos e graúdos, é importante investir e exagerar no tamanho dos lábios, tomando partido do icónico Cream Lip Stain da Sephora Collection (13,99€) na cor Always Red (01). O olhar capaz de arrepiar os mais corajosos pode ser construído com o Intense Ink Liner da Sephora Collection (13,99€) na cor Cobalt Blue e a máscara Badgal Bang da Benefit (32,99€) na cor Power Blue. Para completar o look, o Surf Spray da Bumble and Bumble (sob consulta) cria um efeito de cabelo molhado, que deve ser fixado para trás com a Laque Texture da Ouai (19,99€).

No final da noite, é essencial remover quaisquer vestígios de Halloween. Para uma pele limpa e fresca na manhã de 1 de novembro, o Cleansing Oil da Sephora Collection afirma-se como a opção certeira (14,99€).

Garantindo os melhores looks de Halloween, estas e outras sugestões estarão disponíveis nas lojas Sephora, na APP e na loja online.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Projetos: MANGUALDE ACOLHE REUNIÃO TRANSNACIONAL DO PROJETO EUROPEU "RESIDENTS OF THE FUTURE" URBACT IV”


Por: Isabel Martins 

Encontro reúne representantes de nove cidades europeias para discutir City Branding, estratégias inovadoras de habitação, atração e retenção de habitantes, promovendo a atratividade do território, qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

De 8 a 10 de outubro, a cidade de Mangualde será o centro de atenção da reunião transnacional do projeto europeu "Residents of the Future" (Residentes do Futuro) URBACT IV. Este evento reunirá representantes de nove cidades europeias, que compõem a rede de planeamento URBACT, para partilhar os progressos do Município e discutir estratégias inovadoras que promovam a atração e retenção de habitantes, melhorando a sua qualidade de vida e aumentando a atratividade do território. 

Saiba-se que Mangualde é o único concelho do país que integra o projeto europeu “Residents of the future” (Residentes do Futuro) URBACT I, um programa que detém uma abordagem diferenciadora, uma vez que coloca na mão dos cidadãos as propostas a implementar pelos decisores. No arranque do projeto foi constituído em Mangualde um Grupo Local URBACT (Urbact Local Group - ULG) para estudar esta problemática e as possíveis soluções. A Câmara é a entidade promotora, mas cabe ao ULG trabalhar em equipa definir o problema da perda de residentes e apontar as melhores soluções para o resolver. É com o envolvimento de todos e num processo colaborativo que se chegará a um plano de ação.  O grupo de trabalho é constituído por representantes de toda a comunidade mangualdense e das suas instituições. 

A reunião transnacional deste projeto europeu terá início no dia 8 de outubro. A primeira sessão terá lugar no Solar de Almeidinha, com a receção oficial a cargo de Marco Almeida, Presidente da Câmara de Mangualde e de João Pedro Cruz, Vice-Presidente da Câmara de Mangualde. Durante a manhã, os representantes das cidades participantes do projeto irão proceder a uma revisão do progresso nos vários territórios integrantes no projeto europeu "Residents of the Future", seguida de uma análise do ponto de situação do projeto a nível europeu, conduzida pela gestora de projeto Nikolina, representante do parceiro líder, Šibenik (Croácia).  

Da parte da tarde decorrerá uma sessão de formação sobre City Branding e Marketing, que será conduzida pelo especialista Carlos Brito, autor da estratégia de marketing de Mangualde. Neste dia estarão ainda em foco as boas práticas de Mangualde. Os representantes das cidades europeias participantes na reunião vão ter a oportunidade de visitar a ETAR de Cubos, uma infraestrutura de tratamento de água que se destaca como exemplo de economia circular, e o CCOM – Centro de Coordenação Operacional Municipal, um centro de coordenação da Proteção Civil contra condições meteorológicas extremas, espaço este que promoverá a reflexão sobre a preparação das cidades para as alterações climáticas. 

No dia 9 de outubro, as atividades decorrerão na Quinta da Cerca, onde será realizado um workshop focado na utilização do património, cultura e turismo como ferramentas para melhorar a qualidade de vida e atratividade urbana, conduzido pelos representantes de Plasencia (Espanha). Ainda neste dia terá lugar uma sessão de formação sobre Atração de Investimentos, conduzida por Tiago Ferreira, Lead Expert URBACT, e uma mesa-redonda em formato World Café, onde os participantes discutirão estratégias habitacionais para aumentar a disponibilidade de habitação e atrair e reter novos residentes.   

 

RESIDENTES OF THE FUTURE URBACT IV

 

"Residentes do Futuro" é uma rede de planeamento de acções URBACT que inclui nove cidades europeias, co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O seu principal objetivo é abordar a questão do despovoamento urbano nas cidades de pequena e média dimensão. Ao centrar-se na transformação digital, na diversificação económica e na imagem de marca das cidades, explorará abordagens inovadoras para a evolução das tendências em matéria de trabalho, estilo de vida e comunicação, a fim de aumentar a atratividade das cidades para potenciais investimentos e habitantes. A rede permite que as cidades redefinam as suas vantagens em comparação com as grandes áreas metropolitanas e desenvolvam soluções holísticas e centradas nos cidadãos que apoiem a revitalização demográfica e o crescimento urbano sustentável. 

O projeto tem financiamento no valor global de mais de 827 mil euros é liderado pela cidade de Šibenik, na Croácia. Para além de Mangualde, fazem parte da rede as cidades de Alba Lulia (Roménia), Saldus, (Letónia), Plasencia (Espanha), Lisalmi (Findândia), Saint-Quentin (França), Comune di Mantova (Itália) e Trebinje (Bósnia e Herzegovina). 

Por: Câmara Municipal Mangualde

“Cosmética: TORNANDO ESTE OUTUBRO AINDA MAIS ROSA, CLARINS ALIA-SE À GIMM, NUMA CAMPANHA QUE CONTRIBUI PARA A INVESTIGAÇÃO SOBRE O CANCRO DA MAMA"


Por: Margarida Eça Pinheiro

Durante todo o mês de outubro, a Clarins irá apoiar a investigação e consciencialização do cancro da mama.

Um rosa a quem ninguém fica indiferente, este outubro, a Clarins junta-se à Fundação GIMM, onde na compra do icónico batom da marca Joli Rouge, 50% das vendas revertem para a investigação da Fundação GIMM sobre o cancro da mama.

Conhecido como outubro Rosa, o mês pretende consciencializar para a prevenção, diagnóstico e investigação do cancro da mama e a Clarins assinala a data com uma campanha que pretende aliar-se à investigação mobilizada pela luta contra a doença. Alerta e presente em iniciativas sociais que destacam os temas da atualidade, a Clarins traz ainda mais cor a este outubro, com uma campanha tão intimamente ligada às mulheres, à beleza e à aspiração a que todas se sintam bem e bonitas e que tem como protagonista um dos favoritos da marca, também ele um símbolo da feminidade, da autoconfiança e cuidado.

O GIMM, Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, fundado em 2023 é uma fundação privada de investigação portuguesa pioneira, a quem a Clarins se junta este outubro Rosa, para apoiar a investigação acerca do cancro da mama, doando metade dos valores das vendas de Joli Rouge para esta investigação.

Pensada com o intuito de se aproximar cada vez mais das mulheres, das suas necessidades e de mobilizar esforços na luta contra do cancro da mama, esta campanha decorrerá de 1 a 31 de outubro e incidirá nas vendas de Joli Rouge, em clarins.pt e pontos de venda.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Idanha-a-Nova: Exemplo Nacional de Inovação Cultural e Preservação do Património Imaterial”


Atlas Artístico e Cultural de Portugal

 

Por: João Mascarenhas Duarte

 

O Município de Idanha-a-Nova foi destacado como um exemplo notável no Atlas Artístico e Cultural de Portugal, resultado de uma parceria entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, através do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC).

O Atlas foi elaborado em resposta ao Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado pelo Governo em 2020, e aponta Idanha-a-Nova como um caso de sucesso no panorama cultural nacional, especialmente pela sua preservação do património imaterial, com ênfase na música tradicional.

Reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa na área da música, desde 2015, Idanha-a-Nova destaca-se por ter transformado o seu território em um polo de inovação cultural, cruzando tradição e modernidade. Ao contrário de muitos municípios do interior, que enfrentam dificuldades no acesso e na dinamização cultural, Idanha-a-Nova conseguiu preservar e revitalizar suas tradições musicais, como o toque do adufe e as festividades tradicionais, atraindo visibilidade internacional.

O Atlas salienta que Idanha-a-Nova diferencia-se pela sua inserção em redes culturais nacionais, como a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) e a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Essas conexões ampliam o acesso a uma programação cultural diversificada, caracterizando o território como um centro cultural dinâmico.

Em termos de impacto económico e social, eventos culturais de grande escala, como o Boom Festival têm contribuído significativamente para o desenvolvimento local, atraindo turistas internacionais e gerando uma injeção económica importante na região. O festival, além de promover a sustentabilidade e responsabilidade social, é um exemplo do potencial de Idanha-a-Nova para competir com grandes eventos realizados em municípios do litoral, como Cascais e Lisboa, que tendem a focar no turismo de luxo.

O Atlas conclui que Idanha-a-Nova é um exemplo de boas práticas culturais em Portugal, que equilibra a preservação do património imaterial com inovação. Caracteriza também Idanha-a-Nova como um exemplo inspirador de territórios de baixa densidade que podem desenvolver uma oferta cultural robusta e sustentável, competindo com os grandes centros urbanos e mostrando que a coesão territorial e a descentralização cultural são caminhos viáveis para o desenvolvimento.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Sessão Cinema Infantil no Cineteatro São João “Gru – MalDisposto”


O Cineteatro São João recebe, no dia 9 de novembro, sábado, pelas 16h00, uma nova sessão de cinema, promovido pela Cinebox Cinemas, com o filme infantil “Gru – Maldisposto”.

Por: Ana Cristina Feio


Sete anos passados, Gru, o supervilão favorito do mundo, que se tornou agente da Liga Anti-Vilões, regressa para uma nova e excitante era de caos em “Gru - O Maldisposto 4”, da Illumination. 

Após o fenómeno de sucesso de bilheteira do verão de 2022, “Mínimos: A Ascensão de Gru”, que rendeu quase mil milhões de dólares em todo o mundo, o maior franchise global de animação da História inicia agora um novo capítulo com Gru, Lucy, as suas filhas Margo, Edith e Agnes - dando as boas-vindas a um novo membro da família Gru, Gru Jr., que tem fortes intenções de atormentar o seu pai. Gru enfrenta ainda um novo vilão, Maxime Le Mal e a sua namorada Valentina, o quais obrigam a sua família a fugir.  

Repleto de ação ininterrupta e com o humor subversivo caraterístico da Illumination, “Gru – O Maldisposto 4” é realizado pelo co-criador de “Mínimos”, o nomeado para os Óscares® Chris Renaud (“Gru O Maldisposto”, “A Vida Secreta dos Nossos Bichos”), e é produzido pelo visionário fundador e CEO da Illumination, Chris Meledandri, e por Brett Hoffman (produtor executivo de “Super Mario Bros. O Filme” e “Mínimos: A Ascensão de Gru”). O filme é co-realizado por Patrick Delage (realizador das animações “Cantar! 2” e “A Vida Secreta dos Nossos Bichos 2”), e o argumento é da autoria do criador vencedor de um Emmy de “The White Lotus”, Mike White, e do escritor veterano de todos os filmes da saga “Gru – O Maldisposto”, Ken Daurio.

Os bilhetes têm o valor de 3,50€, e estão à venda no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento