sexta-feira, 24 de maio de 2024

“Desporto: Presidente do COP fala de "missão olímpica mais pequena, mas mais qualificada"


Por: AMG // AJO

Fonte: Lusa

Portugal estará em Paris2024 com “uma missão olímpica mais pequena, mas mais qualificada do ponto de vista desportivo”, defendeu José Manuel Constantino, que se mostrou pessimista relativamente à recuperação das atletas Patrícia Mamona e Auriol Dongmo.

“A minha perspetiva é a de que nós iremos a Paris com uma missão olímpica mais pequena, mas mais qualificada do ponto de vista desportivo, ou seja, com um valor médio mais alto. Faltam fechar várias modalidades, designadamente o atletismo e o judo, mas a nossa expectativa face aos 47 já apurados é de que temos modalidades com valor médio muito alto. E, portanto, no global, a minha expectativa é de que, sendo menos atletas, tenham um valor desportivo superior”, avaliou o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP).

Quando faltam dois meses para o arranque dos Jogos Olímpicos, um ‘marco’ que se assinala no domingo, José Manuel Constantino disse à Lusa que mantém as expectativas quanto aos resultados perspetivados para a missão lusa, que confia terá entre “os 70 e os 80” atletas.

“A preparação vai bem, com os percalços que se conhecem relativamente a atletas de topo e que continuam impossibilitados de garantir a respetiva preparação desportiva. E, quanto ao resto, do ponto de vista estritamente desportivo, não temos nada a assinalar à boa relação com as federações, com os atletas, e os resultados que estão a ser alcançados no essencial, no global, correspondem às nossas expectativas, naturalmente com exceção daquilo que ocorreu no futebol e no andebol”, reiterou.

Ultrapassado o ‘impasse’ no caso Pedro Pablo Pichardo o campeão olímpico do triplo salto garantiu o apuramento para Paris2024 no primeiro salto da época , o máximo dirigente desportivo nacional confessa-se agora apreensivo quanto à recuperação de Patrícia Mamona, prata no triplo salto em Tóquio2020, e da lançadora Auriol Dongmo, quarta no peso em Tóquio2020.

“Os feedbacks que tenho são do departamento desportivo do COP, e não são, em relação à Auriol, muito otimistas e, em relação à Patrícia, há alguma expectativa que ela possa recuperar da lesão”, detalhou.

Dongmo, que não compete desde meados de setembro de 2023, já tem assegurados mínimos para estar na capital francesa, mas o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, disse recentemente à Lusa que “é muito difícil, muito improvável” a sua participação nos Jogos.

Já Patrícia Mamona está a recuperar de lesões nos joelhos que a afetam há praticamente um ano e ainda não tem mínimos para os Jogos Olímpicos, agendados entre 26 de julho e 11 de agosto.

“Eu estou preocupado com a recuperação desportiva da Patrícia. O resto logo se vê. Se ela consegue ou não fazer um salto em que obtenha marca de qualificação para Paris”, pontuou José Manuel Constantino.

Mas nem tudo são más notícias para a missão portuguesa, que será reforçada por Agate Sousa, atleta são-tomense que já tem marca de qualificação no salto em comprimento para os Jogos Olímpicos Paris2024 e que foi autorizada pela World Athetics a competir por Portugal.

“Foi trabalho da federação. O COP não teve qualquer intervenção nessa matéria. É mérito da federação. É um reforço muito importante, atendendo ao valor da atleta, […] que tem um valor médio alto. E, portanto, vai acrescentar valor à nossa missão”, concluiu.

“Festejos: Festas de S. João e da Cidade de 21 a 29 de junho”


Entroncamento promove o concelho durante 9 dias de festa

 

Por: Guiomar Messias

As Festas de São João e da Cidade 2024 realizam-se de 21 a 29 de junho, um evento que dinamiza o Entroncamento e que marca a agenda cultural da região, com um programa diversificado.

O evento conta com várias iniciativas culturais e lúdicas, nomeadamente concertos, mostra de artesanato, exposições, música, dança, espaço criança, desporto, animação de rua, DJ’s, tasquinhas e muitas diversões, um programa que pretende ir ao encontro de diferentes públicos, com uma dinâmica de espetáculos entre o palco do Largo José Duarte Coelho e o palco da Praça Salgueiro Maia.

O primeiro dia de festa, 21 de junho, inicia pelas 18h30 com uma salva de balonas de tiro e arruada com a Banda do Carteiro, segue-se pelas 21h30 no Palco Salgueiro Maia o concerto de Caco.  Pelas 22h00 o Palco Principal recebe o reconhecido cantor Toy e a terminar a noite pelas 24h00 a animação estará a cargo do DJ Hugo Luz.

No dia 22 de junho, sábado, pelas 11h00 sobe ao Palco da Salgueiro Maia a Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento. Pelas 19h30 o recinto da festa acolhe um desfile Cosplay, a programação continua pelas 21h30 no Palco Salgueiro Maia com os CLASSICS BAND. A festa segue com a música do Dillaz, pelas 22h00 no Palco Principal, um dos artistas mais conceituados no contexto do Hip-Hop português e a noite termina com o som do DJ Metish.

Destacamos no dia 23, a partir das 20h00 animação no recinto da festa com Mascotes Infantis, de seguida o Palco Salgueiro Maia recebe pelas 21h30, a Academia de Ilusionismo do Entroncamento. A noite termina com Tributo a Trovante no Palco principal.

Dia 24 de junho, ficará marcado pela música dos Band Old Wish, pelas 21h30 na Praça Salgueiro Maia e pelo concerto dos Bizarra Locomotiva, uma banda portuguesa de metal industrial, pelas 22h00 no Palco José Duarte Coelho.

No dia 25, pelas 21h00, o palco José Duarte Coelho recebe os Liga Street Rage. O programa neste dia conta com a atuação dos RED, pelas 21h30, no Palco Salgueiro Maia e termina no Palco Principal, pelas 22h00, com os Força Suprema.

No dia 26, o Rancho Folclórico do CERE “Nova Geração” atua pelas 20h30 no Largo José Duarte Coelho, seguindo-se a Marcha popular dos colaboradores do CERE. Pelas 21h00 o Centro Cultural, acolhe o Orfeão e Amigos, pelas 21h30 o Palco Salgueiro Maia recebe o espetáculo de dança “Volta ao Mundo”, pela Dançarte e pelas 22h00, Filipe Santos sobe ao Palco principal, comemorando 20 anos em que deu o seu primeiro concerto em nome próprio nestas festas.

As festas contam no dia 27 junho, pelas 21h30, na Praça Sagueiro Maia com Serenata de Fado de Coimbra e pelas 22h00 sobe ao Palco principal Smells Like 90’s.

No dia 28 de junho, pelas 21h00, o sobem ao palco do Centro Cultural o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Senior. Pelas 21h30 o Palco Salgueiro Maia recebe o espetáculo de dança “Steamtopia”, inteiramente inspirado no Steampunk, pela Es-Passo Dança e pelas 22h00 sobe ao Palco principal Julinho KSD, conceituado rapper português. A noite termina com o DJ Carlos Adelino a partir das 24h00.

O último dia da festa, 29 de junho, o palco Salgueiro Maia recebe pelas 20h00, a Academia de Guitarras do Colégio Andrade Corvo e pelas 21h30 o espetáculo pela Academia de Dança do Entroncamento. O Palco José Duarte Coelho, recebe pelas 22h00, os conceituados Expensive Soul, seguindo-se o espetáculo piromusical junto à Câmara. A noite termina com os animados Big Show Circus.

O programa religioso em honra do Padroeiro São João, conta no dia 23 de junho com missa de vigília do nascimento de São João Baptista, na Igreja da Sagrada Família pelas 17h00, celebrada pelo Bispo da Diocese de Santarém, Reverendíssimo Sr. D. José Augusto Traquina. Seguida de procissão com início no adro da igreja e com percurso pelas Ruas da Igreja, Luís Falcão de Sommer, D. Nuno Álvares Pereira e Capela de São João, acompanhada pela Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento, seguindo-se à chegada à capela o leilão de fogaças que integram o cortejo. No dia 24 de junho, Dia do Padroeiro da Cidade, decorrerá Missa de Solenidade do Nascimento de São João Baptista na Capela de São João, no Largo das Vaginhas.

O programa desportivo conta com o VII Torneio internacional Futsal Jovem “Cidade do Entroncamento”, no Pavilhão Desportivo Municipal, nos dias 21, 22 e 23 junho, com organização do CR Casal do Grilo. No dia 22 de junho, nos Campos Municipais de Ténis, realiza-se a 2ª etapa do Torneio Social de Veteranos, organizado pelo CLAC.

A Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito, assegurado pelos TURE, na denominada linha das Festas.

Esta é a festa maior da cidade, que durante 9 dias promove o concelho. Esperamos por si!!

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Desporto: Sandro Baessa conquista medalha de prata nos Mundiais de atletismo paralímpico”


Por: RPC // AJO

Fonter: Lusa

O português Sandro Baessa conquistou hoje a medalha de prata na prova dos 1.500 metros T20 dos Mundiais de atletismo paralímpico, a segunda alcançada por atletas lusos em Kobe, no Japão, onde decorre a competição.

Sandro Baessa terminou com o tempo de 3.55,84 minutos, tendo sido apenas superado pelo norte-americano Michel Bannigan, que estabeleceu novo recorde dos campeonatos, com 3.51,71, enquanto Cristiano Pereira, o outro português na final da prova, foi quarto classificado, com 3.57,30, a sua melhor marca da época.

“Estou muito contente com esta medalha. A prova não foi fácil devido ao fuso horário, mas consegui adaptar-me e ter uma boa ponta final. Vou continuar a trabalhar por uma boa marca e por uma posição de pódio nos Jogos Paralímpicos”, afirmou Sandro Baessa.

Com uma representação de 13 atletas, Portugal conquistou a segunda medalha de prata na competição, que permite a abertura de quotas para os Jogos Paralímpicos Paris2024, depois da de prata obtida por Miguel Monteiro no lançamento do peso F40.

Hélder Mestre terminou no quinto lugar na final dos 100 metros T51, com o tempo de 23,99 segundos, mas o dia ficou também marcado por várias eliminatórias, com Carolina Duarte, recordista da Europa dos 400 metros T13, a conseguir o apuramento direto para a final, com o tempo de 57,55 segundos, o quarto mais rápido de todas as séries.

Sara Araújo e Márcia Araújo terminaram o apuramento para as semifinais dos 200 metros T12 na 11.ª e 12.ª posições, respetivamente, com as marcas de 28,91 e 29,09 segundos (novo recorde pessoal).

No sábado cumpre-se o último dia dos Mundiais de atletismo paralímpico, com três presenças portuguesas em finais: Lenine Cunha, no salto em comprimento T20, Hélder Mestre, nos 200 metros T51, e Carolina Duarte, nos 400 metros T13.