quarta-feira, 10 de setembro de 2025

“Exposição de Pintura “Caminho” de Carlos Afonso"


De 13 a 25 setembro | Galeria Municipal

 

Por: Ana Cristina Feio

A Galeria Municipal, acolhe entre os dias 13 e 25 de setembro, a Exposição de Pintura “Caminho”, da autoria de Carlos Afonso.

Carlos Afonso nasceu em Lisboa no dia 24 de janeiro de 1959. Desenvolveu o gosto pela pintura e desenho, em paralelo com a licenciatura em arquitetura.

Em pleno confinamento, nos anos 2020 e 2021, dedicou-se ao retrato a óleo. Em 2022 realiza uma série de desenhos sobre cartão reciclado, o projeto “Arte de Reciclar”, onde pretende chamar a atenção para a validade de todos os suportes para desenhar e para nos expressarmos plasticamente.

A Exposição “Caminho”, realiza-se no âmbito do projeto DEVIR 2025, e tem inauguração marcada para o dia 13 de setembro, sábado, pelas 17h00, podendo posteriormente ser visitada até ao dia 25 de setembro, de terça a sexta-feira, entre as 14h00 e as 18h00 e aos sábados entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Centro Municipal de Marcha e Corrida do Entroncamento | Época 2025/2026”

Por: Guiomar Messias

O Centro Municipal de Marcha e Corrida do Entroncamento - CMMC, reinicia a sua atividade no dia 15 de setembro.

Localizado no Pavilhão Desportivo Municipal, o CMMC funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 18h00 e as 20h00, com caminhadas e corridas constituídas por percursos variados, com graus de dificuldade diferentes.

Os participantes têm ainda à sua disposição o treino funcional adaptado/ginástica de manutenção, sempre com acompanhamento técnico especializado.

Aberto à população em geral, a inscrição e a frequência no CMMC são gratuitas e são efetuadas online em https://portal.fpatletismo.pt/login , sendo apenas pago um seguro anual, no valor de 15€.

Para além das sessões de Corrida e Caminhada o CMMC proporciona a todos os seus praticantes o controlo da condição física (controlo do peso) e treino funcional (manutenção física e fortalecimento muscular).

 

Programa:

segunda-feira

18h00 | Controlo da condição física/pesagem

18h30 | Caminhada e corrida

19h30 |Treino funcional/ginástica de manutenção

 

quarta-feira

18h00 | Controlo da condição física/pesagem

18h30 | Caminhada e corrida

19h30 |Treino funcional/ginástica de manutenção

 

sexta-feira

18h00 | Controlo da condição física

18h30 | Caminhada e corrida

19h30 |Treino funcional/ginástica de manutenção

Deixe o sofá… por momentos!

Venha fazer exercício connosco!

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“XX edição do Caramulo Motorfestival leva 50 mil pessoas à montanha mágica”


Mais de 1500 automóveis, motos e aviões históricos marcaram presença no maior festival motorizado em Portrugal

 

A muito aguardada XX Edição do Caramulo Motorfestival atraiu mais de 50 mil pessoas à Serra do Caramulo para vibrar com a beleza dos clássicos e a adrenalina do desporto automóvel na Rampa Histórica do Caramulo, que este ano bateu mais uma vez o recorde de participações, com mais de 170 automóveis ao longo dos três dias do evento, e mais de mil subidas pela rampa acima.

Tal como já é tradição, o Caramulo Motorfestival trouxe até aos seus palcos um ilustre elenco de pilotos convidados, com destaque para a presença de John Watson, ex-piloto de Fórmula 1, e Carlos Tavares, piloto, empresário e ex-CEO da Stellantis, além de outros nomes de referência como Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva, Carlos Palma e Edgar Fortes – num reencontro histórico com o Renault 5 GT Turbo com que se sagrou Campeão Nacional de Velocidade de Grupo N em 1985 –, numa lista que incluiu ainda Pedro Salvador, a comemorar os 30 anos de carreira, e também Nuno Caetano e Vítor Pascoal.


Esta edição ficou também marcada por momentos de forte emoção e memórias inesquecíveis. Entre eles, a celebração do legado da UMM no Paris-Dakar, evocada no novo Center Stage by Cartrack, que recordou a participação da marca portuguesa na mítica prova, com a presença dos pilotos que viveram de perto a aventura à conquista do deserto africano entre 1982 e 1984. O protagonismo recaiu sobre o exemplar BM-00-93, recentemente devolvido às suas cores originais após um minucioso restauro realizado pela própria UMM.

A presença de Luca Betti, piloto e fundador da Kimera Automobili, e a estreia dinâmica do Adamastor Furia – o primeiro supercarro português – foram igualmente momentos de destaque ao longo dos três dias do evento, aos quais se juntou a actuação surpresa de Cuca Roseta no jantar de Sábado no Claustro by Murganheira, no Museu do Caramulo, num momento especial para todos os presentes.

Entre os automóveis em destaque estiveram ícones como o FIAT 131 Abarth Rally Grupo 4, o lendário Lancia Stratos HF, o Mercedes-Benz 300 SL “asas de gaivota”, o Ford Fiesta WRC de 2011, o raríssimo nacional Felcom e também novidades absolutas como o Lamborghini Revuelto, primeiro híbrido plug-in V12 da marca, bem como o LaFerrari, verdadeiro epíteto da casa de Maranello.

O evento apresentou ainda um leque de joias sobre rodas que puderam ser contempladas nos vários paddocks, com particular destaque para o Paddock #4 by Plenergy, onde se reuniram verdadeiros marcos históricos da indústria automóvel portuguesa, como o Alba, de 1952, resultado da visão de António Augusto Martins Pereira, industrial e grande entusiasta do desporto automóvel, que encantou os visitantes ao longo de todo o fim-de-semana.

Os grandes vencedores desta edição do Motorfestival foram Victor Santos (de apenas 18 anos de idade) na categoria Speedmasters (Velocidade), no BRC B49 de 2012 (com o tempo 1:24.377), e a dupla Francisco Cálão – Bernardo Branco na categoria Chronomasters (Regularidade), ao volante do FIAT 124 Sport Coupe AC de 1967, mostrando que os desafios do traçado serpenteante de 2,8 quilómetros desenhado na Serra do Caramulo se superam a cada edição. Já José Carvalhosa – piloto e figura de referência do automobilismo nacional – foi distinguido pelo Museu do Caramulo com o Prémio João de Lacerda, a mais alta honra anual que é atribuída a nomes que se destaquem na história da paixão motorizada, no âmbito do Caramulo Motorfestival.

Como já é tradição, o evento contou com inúmeros passeios, encontros e concentrações de automóveis e motos, além da Feira de Automobilia, da Bikersville by Cartrack, do sempre aguardado Air Show, da Pista TT, do Retro Park e da Volta ao Museu em Bicicleta Antiga, destacando-se ainda as subidas de motos antigas e de competição e o já imperdível Show de Trial com os pilotos Filipe Paiva e João Silva, num evento desenhado para toda a família que acolheu ainda a estreia do Paddock LEGO® na Motorlândia, o espaço de excelência para miúdos e graúdos no evento que, ao longo dos três dias, recebeu igualmente visitantes vestidos à época, a conferir um colorido muito especial a toda a atmosfera do recinto.

O programa contou ainda com as visitas ao Museu do Caramulo, incluindo as exposições “The Fittipaldi Collection” e “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores” – com um serviço de shuttle disponível, contínuo e gratuito, para assegurar o transporte dos milhares de visitantes entre o Museu do Caramulo e o Hangar (os dois espaços que compõem esta mostra inédita) –, e ao Caramulo Experience Center, o lugar de eleição dedicado  a todos os petrolheads que restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas.

A The Good Drive regressou ao Caramulo Motorfestival, reforçando a sua missão de unir os automóveis clássicos a organizações de carácter social. Durante o fim-de-semana, proporcionou passeios únicos a jovens e instituições locais, transformando cada viagem numa autêntica cápsula do tempo. O resultado foi um momento de partilha, emoção motorizada e sociabilização com quem mais precisa.

De acordo com a organização “Celebrar a XX edição do Caramulo Motorfestival com esta enchente de público foi mágico e bateu todas as nossas expectativas”. E acrescenta “Esta adesão crescente ao festival mostra que a paixão motorizada está mais viva do que nunca, em todas as gerações”.

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo, e conta com o apoio da Castrol, Porsche, Kia, Strong Charon, MG, Fidelidade, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Speedflag, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.

Fonte: Museu do Caramulo

“Feira de Antiguidades e Velharias do Entroncamento”


14 setembro | domingo | 09h00» 18h00 | Praça Salgueiro Maia e Rua luís Falcão de Sommer

 

Por: Guiomar Messias

No dia 14 de setembro, próximo domingo, decorre mais uma edição da Feira de Antiguidades e Velharias do Entroncamento.

A feira terá lugar na Praça Salgueiro Maia e Rua Luís Falcão de Sommer, no horário de verão, entre as 09h00 e as 18h00 e aqui poderá encontrar objetos únicos.

Para mais informações e inscrições para potenciais vendedores nesta Feira deverá ser contatado o Gabinete de Turismo e Atividades Económicas da Câmara Municipal através do email empresario@cm-entroncamento.pt ou 249 720 415.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Prémio Tágides – pessoas que inspiram no combate à corrupção”


Por: Ângela Malheiro

A Associação All4Integrity lançou, pelo quinto ano consecutivo, o Prémio Tágides – pessoas que inspiram no combate à corrupção. Com esta iniciativa pretende-se identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, iniciativas ou trabalhos de pessoas que se destaquem na luta contra a corrupção e na promoção de uma cultura de integridade em Portugal, assim como democratizar a discussão sobre o tema da corrupção, visando sensibilizar a sociedade para a importância da participação cívica e da mobilização para a ação coletiva.

Nesta 5ª edição do Prémio Tágides a Associação All4Integrity conta com Rute Serra como respetiva diretora e como Presidentes do Júri - Frederico Fezas-Vital (Iniciativa Empresarial), Francisco Cordeiro Araújo (Iniciativa Jovem), Alexandra Jorge (Iniciativa Política), António Delicado (Iniciativa Portugal no Mundo), João Ribeiro-Bidaoui (Projeto de Investigação) e António Garcia Pereira (Projeto da Sociedade Civil)

O período de submissão de candidaturas e nomeações termina no dia 30 de novembro. O regulamento da 5ª edição do Prémio Tágides pode ser consultado aqui.

Ao longo destes quatro anos, foram premiadas diferentes personalidades, nomeadamente o Comendador Rui Nabeiro, João Cravinho, Eduardo Figueiredo, Helena Roseta, João Crisóstomo, António Maia, Arlindo Consolado Marques, Joana Marques Vidal e Maria José Morgado.

“O Prémio Tágides tem como missão inspirar a sociedade portuguesa para agir coletivamente contra a corrupção e em prol da integridade. E Portugal precisa de uma sociedade civil ativa no combate à corrupção e na sensibilização para a importância de mudar alguns comportamentos que alimentam a corrupção. Premiar quem, de alguma forma, protagoniza esta luta é uma forma de inspirarmos cada vez mais portugueses a seguirem este caminho”, refere Rute Serra, presidente do júri.

A cerimónia de entrega do Prémio Tágides 2025 terá lugar no início de março em local a confirmar oportunamente.

 

Calendário:

 

1. Submissão de nomeações e candidaturas: 8 de setembro a 30 de novembro

2. Divulgação da lista dos nomes selecionados: 9 de dezembro

3. Anúncio dos finalistas: 19 de janeiro de 2026

4. Cerimónia de Entrega do Prémio Tágides: março de 2026

Fonte: All4Integrity

“MUNICÍPIO DE TORRES VEDRAS ASSOCIA-SE À 10.ª EDIÇÃO DA SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO”


O Município de Torres Vedras associa-se de novo, em 2025, à Semana Europeia do Desporto, uma iniciativa desenvolvida anualmente pela Comissão Europeia, que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física no continente europeu.

“#BEACTIVE – Mais movimento, menos scroll” é este ano o slogan dessa iniciativa, que tem a sua 10.ª edição, incentivando os europeus a serem ativos, não só durante a época em que a Semana Europeia do Desporto decorre, mas ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.

A atividade central da associação do Município de Torres Vedras à Semana Europeia do Desporto voltará a ser o “Desafio 12 horas #BeActive”, que acontecerá no dia 20 de setembro, no Parque Verde da Várzea. Recorde-se que por meio desta atividade pretende-se que durante um período de 12 horas consecutivas (das 8h00 às 20h00), num percurso de 2km, esteja sempre alguém a praticar atividade física, quer seja a caminhar, a correr ou a andar de bicicleta. A participação é livre, sendo que cada grupo ou indivíduo participante deverá contribuir com (pelo menos) 30 minutos. Paralelamente à realização do percurso é dinamizado, também no Parque Verde da Várzea, um programa de ações, nomeadamente: uma masterclass de desporto sénior no âmbito do programa “Mexa-se para a Vida!” (pelas 10h00); uma aula de zumba, orientada por Hugo Ferreira (pelas 11h00); uma aula de pilates, orientada pela Fitness Factory (pelas 12h00); o jogo de apresentação da equipa Walking Football Torres Vedras (pelas 16h00); uma aula de GAP, orientada por Margarida Marreiro (pelas 17h00); um workshop de nutrição, orientado por Alexandre Azevedo (pelas 18h00); e uma aula de karaté, orientada pelo Clube de Karaté Shodai (pelas 19h00). Em permanência será disponibilizado um conjunto de opções também na área da atividade física e da saúde, mais concretamente: rastreios (pela Farmácia da Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal); a experimentação de equitação (pela JG Serviços Equestres); um percurso de obstáculos insuflável; voleibol, basquetebol e futebol; ténis de mesa (pela Associação de Ténis de Mesa de Lisboa); formação de guarda redes (pela GRTV); o empréstimo de bicicletas “Agostinhas” e “Mini Agostinhas”; uma gincana de bicicletas (pela Academia Joaquim Agostinho); carrinhos a pedais; tiro com arco; trampolins; e jogos, desafios e brincadeiras. O “Desafio 12 horas #BeActive 2025” é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Decathlon Torres Vedras.


O programa relativo à associação do Município de Torres Vedras à 10.ª Semana Europeia do Desporto inclui também a realização de um conjunto de outras atividades desportivas: a 4.ª etapa da Taça Oeste XCM 2025 (no dia 14 de setembro, a partir das 9h00 e do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho), uma competição de BTT, composta por duas distâncias (60 e 40 km), organizada pela MR3eventus, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras; a VII Corrida Sealand (no dia 14 de setembro, a partir das 10h00 e do aeródromo de Santa Cruz), uma atividade organizada pela Associação Sealand Santa Cruz que consiste numa prova de corrida de 10 km e numa caminhada de 6 km, que serão seguidas, no período da tarde, por um festival aéreo; o 11.º Porto Novo Trail Run (no dia 21 de setembro, a partir das 9h00 e do estacionamento da Praia de Porto Novo), uma atividade de trail running com três componentes (trail, trail curto e mini trail), organizada pelo Turres Trail Clube com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira; e o 2.º Pé Firme Trail Run (no dia 27 de setembro, a partir das 14h00 e do hipódromo do Vimeiro, e no dia 28 de setembro, a partir das 8h15 e do Externato de Penafirme), uma atividade que proporciona provas de trail e caminhadas, e que é complementada por uma Festa de Sopas, a qual é organizado pelo Clube Académico de Penafirme com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

As edições de 13, 20 e 27 de setembro da iniciativa Santa Cruz a Mexer e as edições de 17 e 24 de setembro da iniciativa Torres Vedras Night Run também se integram no programa de atividades com que o Município de Torres Vedras se associa em 2025 à Semana Europeia do Desporto. Recorde-se que ambas as iniciativas proporcionam caminhadas e corridas com a duração de uma hora, realizando-se a primeira a partir das 9h30 e da Praceta Antero de Quental, em Santa Cruz, e a segunda a partir das 21h15 e, atualmente, da Praça Machado Santos, em Torres Vedras. O Santa Cruz a Mexer é uma organização da Associação Sealand em parceria com o Estúdio Luar e o Grupo de Atletismo CAPenafirme que conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, ao passo que o Torres Vedras Night Run é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras que tem a parceria do ATV - Académico de Torres Vedras, da Associação de Educação do Movimento, da Associação de Educação Física e Desportiva, do CAP Running, do Dolce Furadouro, da EqualBox CrossFit, da Fitness Factory, do Noah, do OUT-FIT, do Santa Power e do Up Gym.

Mais informações sobre as atividades com as quais o Município de Torres Vedras se associa à 10.ª Semana Europeia do Desporto podem ser consultadas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras