terça-feira, 5 de novembro de 2024

“Oficial Training Partner”


ALIADOS CONSULTING É A PRIMEIRA EMPRESA PORTUGUESA PARCEIRA OFICIAL ECOVADIS

 

Por: Teresa Juncal Pires

Consultora reforça o seu papel no apoio à transformação sustentável das empresas ao consolidar a sua capacidade de auxiliar organizações na avaliação e melhoria das suas práticas de sustentabilidade. Com a aprovação para operar nos mercados português, espanhol e irlandês, posiciona-se na linha da frente da capacitação empresarial em sustentabilidade e expande a sua atuação para novos mercados.  

A Aliados Consulting é a primeira empresa 100% portuguesa a tornar-se “Oficial Training Partner” da EcoVadis, o líder mundial em classificações de sustentabilidade empresarial. Estão, assim, formalmente capacitados para auxiliar as empresas na realização de avaliações de sustentabilidade, na revisão das pontuações obtidas e na melhoria das suas práticas em áreas como ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis, consolidando o seu papel como parceira de referência no suporte à transformação sustentável das empresas em Portugal, mas com aprovação também para os mercados espanhol e irlandês. 

Para Tiago Ferreira, Diretor Executivo da Aliados, “a parceria com a EcoVadis reforça o nosso compromisso com a promoção de práticas empresariais sustentáveis. Acreditamos que, ao ajudar outras empresas a melhorar o seu desempenho em sustentabilidade, estamos a contribuir para a sua competitividade e para um futuro mais justo e responsável”. Destacando, “ser parceiro oficial da Ecovadis significa que temos a aptidão de capacitar as empresas com ferramentas e formação especializada, para que possam melhorar continuamente a sua performance ESG (ambiental, social e de governança). Desta forma, ajudamos as empresas portuguesas a garantir o seu cumprimento com as normas europeias de sustentabilidade, com destaque para a CSRD, e a assegurarem uma posição competitiva nas cadeias de valor internacionais”. 

Os parceiros de capacitação aprovados são criteriosamente selecionados com base na sua experiência e especialização e devem concluir uma formação rigorosa sobre a metodologia e o processo de avaliação da EcoVadis. No âmbito desta parceria, a Aliados é a única empresa 100% portuguesa autorizada para capacitar e apoiar as empresas na compreensão da metodologia da EcoVadis e na realização da avaliação. Pode, ainda, prestar serviços de consultoria às empresas para que compreendam o seu rating Ecovadis e o respetivo plano de ação corretiva, bem como apoiar na implementação de melhorias e práticas de sustentabilidade ao longo da cadeia de valor e ajudar as grandes empresas a compreender como a avaliação EcoVadis pode beneficiar os seus fornecedores e cadeias de abastecimento.   

 

ECOVADIS: GARANTE UMA AVALIAÇÃO DETALHADA   E CREDÍVEL DO DESEMPENHO EM CRITÉRIOS ESG 

A EcoVadis é o padrão global para classificações de sustentabilidade, principalmente para as grandes empresas. A avaliação da EcoVadis abrange 21 critérios de sustentabilidade distribuídos por quatro temas principais: ambiente, trabalho e direitos humanos, ética e compras sustentáveis. Mais de 100.000 empresas em todo o mundo já foram avaliadas pela EcoVadis. 

Tiago Ferreira destaca que “a Ecovadis representa uma oportunidade única para as empresas que desejam gerir ou integrar cadeias de fornecimento internacionais, onde as exigências de sustentabilidade são cada vez mais rigorosas. Como “Official Training Partner” da Ecovadis em Portugal, Espanha e Irlanda, estamos numa posição privilegiada para apoiar as empresas portuguesas — quer sejam PME's ou grandes empresas — a responderem a estas exigências”. Reforçando, “a Ecovadis não só garante uma avaliação detalhada e credível do desempenho em critérios ESG, como também ajuda as empresas a identificarem áreas de melhoria e a diferenciarem-se no mercado através de práticas responsáveis e transparentes. Para além disso, a certificação da Ecovadis permite às empresas comprovarem o seu compromisso com a sustentabilidade junto dos seus clientes e parceiros, o que se torna um fator diferenciador crucial em mercados cada vez mais exigentes e regulados”. 

Empresas internacionais como a Nestlé, Lidl e Siemens, bem como portuguesas de referência como EDP, Sonae e Jerónimo Martins, já utilizam a EcoVadis para aprimorar as suas práticas sustentáveis e garantir uma posição sólida nas cadeias de valor globais, exigindo também esse compromisso à sua cadeia de valor, nomeadamente às empresas fornecedoras.  

 

“WEBINAR “ECOVADIS EM PORTUGAL - ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PARA EMPRESAS SUSTENTÁVEIS” 

No dia 21 de novembro, a Aliados Consulting vai organizar o webinar “EcoVadis em Portugal - Estratégias e Práticas para Empresas Sustentáveis” dirigido a decisores de sustentabilidade e responsáveis pela implementação de políticas ESG.  A iniciativa realiza-se às 11h, com transmissão na página da Aliados Consulting no Linkedin. 

O webinar configurará uma oportunidade única para as empresas portuguesas conhecerem em primeira mão a plataforma líder mundial em classificações de sustentabilidade empresarial. Além de explorar os benefícios da adesão à EcoVadis, os participantes terão acesso a insights sobre as tendências globais em ESG e as exigências das novas regulamentações europeias. Através desta parceria, as empresas poderão fortalecer a sua competitividade, melhorar o desempenho sustentável e assegurar um lugar de destaque nas cadeias de valor internacionais. 

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente em https://www.linkedin.com/events/ecovadisemportugal-estrat-giase7259260934966132736/theater/   

Fonte: #ComunicaçãoCompleta

“Abrigada recebe rastreios gratuitos de cancro oral e de pele”


O Centro de Saúde de Abrigada recebe no próximo sábado, 9 de novembro, rastreios de cancro oral e da pele a partir das 9 horas. Esta iniciativa promovida pelo Município de Alenquer em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro visa promover a deteção precoce de uma das doenças que mais mata em Portugal.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória (por telefone ou email), para os dois momentos de despistagem vocacionados para pessoas com mais de 40 anos. As recomendações são as seguintes:

 

Rastreio do cancro de pele (ter pelo menos uma das características):

• mais de 50 anos;

• historial de cancro de pele na família;

• mais de 50 sinais no corpo;

• pele e olhos claros;

• profissão com muita exposição ao sol

 

Rastreio do cancro oral (ter pelo menos uma das características):

• fumadores com 40 anos ou mais;

• queixas de dor, lesões, alterações da cor ou da superfície da mucosa oral;

• com aumento de volume não habituais de estruturas da boca ou vias aéreas superiores;

• referenciados por médico de família

É com satisfação que o vereador Paulo Franco sinaliza o regresso do duplo rastreio no concelho de Alenquer depois de terem sido feitos 175 neste âmbito em 2023. "O rastreio contra o cancro da mama é feito em Alenquer e Carregado ao passo que, desta vez, este tipo de rastreios será em Abrigada. O intuito é chegarmos mais próximo das pessoas que, na teoria, mais necessitam destes dois rastreios.

Contaremos com o apoio das juntas e uniões de freguesia vizinhas com o objetivo de fazer uma articulação no território e avaliar a necessidade de existir um transporte que possa levar as pessoas até ao Centro de Saúde de Abrigada. Foi algo que aconteceu nas últimas edições em Ventosa. Esta é a nossa estratégia no que é a promoção da saúde, investindo na prevenção e evitando a doença. Esta atividade acontece na sequência de uma outra que realizámos há pouco tempo que tem como base a realização de rastreios: falo do Med On Tour, feito em consonância com os alunos da NOVA Medical School. Estamos a falar de doenças silenciosas e temos de tentar preveni-las", referiu o responsável autárquico com o pelouro da saúde.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma organização não-governamental que se assume como entidade de referência no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia, nomeadamente através de rastreios à população. Esta entidade providenciará o acompanhamento necessário ao utente do concelho mediante o resultado do diagnóstico precoce obtido. 

 

INSCRIÇÕES

| Telefone: 263 730 900 ou 965 166 721

| Email: saude@cm-alenquer.pt

| Local: Centro de Saúde de Abrigada, Rua Luís de Camões, nº 7

| Horário: 9h-18h

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Este domingo há passeio pedestre pelas vinhas de São Miguel de Acha”


Evento integrado no 10º Festival de Vinhos e Licores

 

Por: Tiago Carvalho

No próximo domingo, 10 de novembro, realiza-se a “Rota das Vinhas”, um percurso pedestre encantador em São Miguel de Acha, no concelho de Idanha-a-Nova.

Este passeio integra o 10º Festival de Vinhos e Licores, que decorrerá durante o fim de semana, dias 9 e 10 de novembro, trazendo os melhores sabores da região e muita animação.

A caminhada, com aproximadamente 8 km e dificuldade baixa, oferece uma oportunidade para explorar de perto as belíssimas vinhas de São Miguel de Acha e aprender mais sobre as mesmas.

O ponto de encontro está marcado para as 9h00, na Junta de Freguesia de São Miguel de Acha.

A inscrição tem o valor de 12 "uvas" e inclui reforço alimentar durante o percurso, almoço no Festival de Vinhos e Licores, seguro e uma lembrança especial.

Para inscrições e informações (até 7 de novembro), contacte os números 965 008 350, 969 081 413 ou 967 645 035, ou envie email para jfsaomigueldeacha@gmail.com ou idanha1000@filarmonicaidn.com

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Red de Ciudades que Caminan atribuiu menção honrosa a Alenquer”


O Município de Alenquer viu o empenho na melhoria da acessibilidade no concelho relevado pela Red de Ciudades que Caminan, no congresso que teve lugar a 27 de setembro em Pamplona (Espanha). O júri espanhol reconheceu a qualidade e relevância da candidatura apresentada no âmbito do Prémio Ciudades que Caminam 2024 e distinguiu o território com uma menção honrosa.

Em nome do Município, Tiago Pedro, vereador responsável pelo trânsito, mobilidade e planeamento do espaço público, mostrou-se feliz pela aposta de Alenquer num futuro mais sustentável ter sido tida em conta uma vez mais.

"No âmbito da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, o Município de Alenquer submeteu a candidatura em Pamplona a reabilitação a margem direita do rio Alenquer. Nesse âmbito, recebemos uma menção honrosa e esta é uma distinção que, apesar de simbólica, é muito importante porque significa duas coisas fundamentais.

Estamos a conseguir reabilitar a nossa área urbana e isso é, desde logo, um dado importante. Depois, estamos a falar de uma intervenção que ficou amiga deste tema na ordem do dia que é a mobilidade. Tentámos que todo o território fosse percorrível a pé, que fosse cumprindo com aquilo que são os índices que são preconizados como ideais para o efeito.

Neste momento temos uma intervenção de cerca de 3 hectares em espaço urbano que na sua zona mais baixa é perfeitamente pedonável, livre de obstáculos e vai ao encontro daquilo que são tidas como boas normas nos dias de hoje. Tanto o é que fomos distinguidos com esta menção honrosa que muito nos orgulha", vincou.

Alenquer passou a fazer parte da rede portuguesa Cidades e Vilas que Caminham em outubro de 2023 após a assinatura de um protocolo que firmou as intenções comuns estabelecidas com o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM). Tal como os outros 30 Municípios lusos que integram a rede, Alenquer pretende revigorar o espaço público e tornar cada vez mais a acessibilidade um desígnio municipal e da comunidade.

O Município comemorou o Dia Nacional das Acessibilidades junto dos quatro agrupamentos escolares do concelho, ensinando aos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico as boas práticas no campo da acessibilidade e deixando evidentes, com casos práticos, os constrangimentos vividos pelas pessoas com dificuldades de locomoção.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“112 candidaturas ao Programa Lisboa, Cultura e Media”


20 projetos serão premiados com 200 mil euros, 10 mil por projeto

 

A 1ª edição do Programa recebeu 112 propostas, uma procura cinco vezes superior ao número de Prémios que a Lisboa Cultura tem para atribuir. 

Esta edição contou com uma forte participação de jornalistas e produtores de conteúdos, assim como de organizações culturais de diferentes áreas artísticas e criativas, agentes, gestores e produtores culturais que se propõem desenvolver e divulgar conteúdos culturais relacionados com a cidade de Lisboa. 

Depois de verificados os critérios de elegibilidade das candidaturas pela equipa executiva do Programa, os projetos selecionados seguem para análise do júri externo e independente composto por Miguel Esteves Cardoso, Paula Moura Pinheiro, Pedro Boucherie Mendes e Rosália Amorim.  

Os 20 projetos vencedores serão anunciados durante o mês de janeiro de 2025 e distinguidos com um prémio individual de 10 mil euros. 

Em virtude da adesão a esta iniciativa, a Lisboa Cultura confirma o lançamento da 2ª edição do Programa já durante o primeiro semestre de 2025. 

Fonte: Egeac

 

“Cultura: Alexandre Fernandes apresenta novo livro em Idanha-a-Nova”


Por: Tiago Carvalho

Alexandre Fernandes apresentou, no dia 2 de novembro, o livro "Dá-me Colo - O amor vive num coração que não dorme" na Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova.

A apresentação desta segunda obra do escritor de Idanha-a-Nova, que se estreou com “Deixa-me Ser”, decorreu num ambiente de partilha e emoção, perante uma sala cheia de leitores atentos.

“Encaro a escrita como um desafio, algo que me desassossega e que é livre de compromissos”, começou por dizer Alexandre Fernandes. “Depois de escrever um livro de reflexões, quis mudar de registo. Este é o meu primeiro romance e explora a carência que todos sentimos”, continuou.

No livro “Dá-me Colo”, seguimos a personagem Tomás, cujas referências maiores apagaram-se à nascença: perde o pai após a conceção e a mãe após o nascimento. Assim, Tomás caminha pela vida sedento de preencher carências, trilhando sucessos ditados pelas regras estabelecidas. Às vezes desejando que tudo acabasse.


E então surge a notícia de que a morte se cruzará consigo, sem dia marcado, mas em breve. Tomás abandona tudo. Entrega-se a uma caminhada sem destino. Uma viagem de descoberta na qual é adotado por um cão vadio.

“Mais do que um drama, esta é uma história de vida, ou se quisermos, de vidas”, concluiu Alexandre Fernandes.

Para apresentar a obra, o autor contou com a presença do amigo Rui Pinheiro, Presidente da Associação Ajidanha, e do Padre Adelino Américo Lourenço, após as palavras de boas-vindas da responsável da Biblioteca, Lurdes Grilo.

Uma edição da Primeiro Capítulo, “Dá-me Colo” está disponível para venda junto do autor e nas lojas FNAC, Bertrand, Wook e Atlantic Bookshop.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova