quarta-feira, 10 de abril de 2024

“Mobilidade: O futuro das cidades mais habitáveis começa com a mobilidade”


Por: Inês Fernandes

O EasyPark Group está na vanguarda no pagamento móvel de estacionamento, com uma presença internacional significativa. Nas últimas duas décadas, evoluiu de uma start-up nórdica para um fornecedor global de plataformas de mobilidade. Com a visão de tornar as cidades mais habitáveis, o EasyPark Group reformou a mobilidade urbana e o estacionamento, o que lhe valeu um lugar na lista FT 1000 das empresas de crescimento mais rápido da Europa em 2024. Esta conquista reforça o seu sucesso e experiência globais e que EasyPark Group irá destacar na Intertraffic, mostrando como as suas soluções de mobilidade contribuem para ambientes urbanos mais inteligentes e sustentáveis.

O EasyPark Group fornece dados e informações para ajudar as cidades a tomar decisões informadas sobre o ecossistema de estacionamento, gestão de tráfego e desenvolvimento urbano. Estas são algumas das considerações chave para as cidades à medida que trabalham para se tornarem mais sustentáveis e adotarem novos standards. O tráfego intenso nos centros das cidades colocou as zonas de restrição ambiental na ordem do dia, assim como a necessidade de criar mais pontos de carregamento de veículos elétricos (VE). Outro tópico que se tornou numa grande preocupação para cidades como Paris, Roma ou Londres é a autobesidade*. É nestas situações que os dados de estacionamento podem fazer parte da solução, ajustando as taxas de estacionamento com base no peso dos veículos.

As informações recolhidas a partir dos dados de estacionamento podem também ser utilizadas para ajudar as cidades a melhorar as condições de estacionamento em toda a zona urbana. Em Heidelberg na Alemanha, por exemplo, o EasyPark Group forneceu ao município uma análise detalhada da ocupação de estacionamento, o que permitiu ter uma melhor perspetiva das medidas que poderiam ser tomadas e implementadas. Os dados também permitiram que o município alargasse a uma zona mais ampla e que englobasse os bairros urbanos adjacentes, e não apenas o centro da cidade. Como resultado, o município de Heidelberg está a considerar fazer alterações nas áreas de estacionamento pago, modificações nos regulamentos de licenças, e implementar soluções ecológicas de partilha de carros para os residentes.

O número (e tamanho) de carros nas estradas não está a diminuir, pelo que a necessidade de lugares de estacionamento é uma questão constante. A chave para cidades mais inteligentes é uma melhor utilização do espaço, como seja a introdução de estratégias de preços que acabem por redistribuir o estacionamento** para garagens do centro da cidade a partir do estacionamento na rua, ou funcionalidades na aplicação que orientem os condutores para zonas onde é mais provável encontrarem um lugar. O EasyPark Group estima que as cidades poderiam reduzir o tempo de procura de estacionamento em até 50% com este tipo de abordagens. Tal teria um impacto significativo no congestionamento do trânsito e na poluição. Por exemplo, Madrid e Milão poderiam reduzir as emissões anuais de CO2*** em 755 toneladas e 167 toneladas, respetivamente.

À medida que os países europeus se esforçam por satisfazer a procura por uma infraestrutura de carregamento de veículos elétricos escalável, a Noruega destaca-se. Através de um planeamento urbano inteligente, o país tornou-se um dos líderes mundiais em matéria de carregamento de veículos elétricos. O EasyPark Group oferece aos condutores noruegueses a possibilidade de carregar e estacionar em mais de 13.500 locais e está agora empenhado em ajudar as cidades de outros países da UE a planearem as suas infraestruturas de VE, utilizando as informações das suas soluções de estacionamento e carregamento.

O EasyPark Group está a liderar a transformação da mobilidade através de soluções de estacionamento inteligentes, como o estacionamento automático com câmara (ANPR). Esta tecnologia fornece aos operadores e às cidades informações valiosas sobre a utilização do estacionamento e sobre os padrões de comportamento dos condutores, para fundamentar decisões baseadas em dados. Como resultado, as cidades estão a adotar estratégias específicas para aumentar a rotatividade nos lugares de estacionamento. Os operadores de estacionamento beneficiam de uma redução dos custos operacionais e de um aumento das receitas, a par de uma mudança no comportamento dos consumidores em relação ao estacionamento na rua migrando para um estacionamento mais seguro off street, graças a uma melhor experiência de estacionamento. Nos últimos dois anos, o número de áreas de estacionamento e garagens com ANPR mais do que duplicou para mais de 1.000 locais em 15 países da Europa.

Um inquérito realizado em 2023 a automobilistas na Alemanha revelou que 63% dos inquiridos estariam dispostos a utilizar um parque de estacionamento se fosse mais barato do que estacionar na rua. A maioria (61%) acredita que as garagens de estacionamento reduzem o congestionamento do tráfego e a procura de estacionamento na rua, e 48% concordam que esta é uma solução melhor para o ambiente.

Já num estudo realizado em Portugal, cerca de 60% dos condutores inquiridos revela que considera que o estacionamento regulado e pago é benéfico para as cidades, uma vez que ajuda a melhorar a circulação e o trânsito. O mesmo estudo revela, também que mais de 76% dos condurores estão preocupados com a sustentabilidade na mobilidade e estacionamento na sua cidade.

Cameron Clayton, CEO do EasyPark Group, afirma: "A inovação está no nosso ADN, e os dados e informações que recolhemos hoje das nossas soluções de mobilidade podem ajudar a influenciar o desenvolvimento das cidades de amanhã. A nossa visão é tornar as cidades mais habitáveis e, juntamente com os operadores de estacionamento, as cidades, as empresas e os automobilistas, estamos a trabalhar para o conseguir todos os dias".

“Tornar as cidades habitáveis é uma visão que acreditamos ser possível e essencial. A mobilidade é parte integrante do futuro das cidades e dos seus habitantes, pelo que estamos comprometidos com a inovação que contribui para essa visão. A tecnologia, os dados e as informações que deles derivam são fatores que, quando usados adequadamente, serão bases importantes para um futuro mais sustentável”. afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

 

EasyPark Group na Intertraffic

EasyPark Group irá apresentar algumas das suas soluções inovadoras de mobilidade na Intertraffic.

Visite o stand 12.301 e junte-se às apresentações dos seguintes oradores:

Best practices for automatic camera parking in gated and free-flow parking areas with mobile apps – 16 de Abril às 13.15-14.00, Intertraffic Theatre 1

How to make better policy decisions informed by data – 17 de Abril às 10.00-10.30, Intertraffic Theatre 1

Integrating EV charging and parking: the need for coordinating tariff structures and regulations – 18 de Abril às 15.00-15.30, Intertraffic Theatre 3.

 

Sobre o EasyPark Group:

O EasyPark Group é uma das empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores  poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em mais de 20 países. Em 2024, o Grupo EasyPark foi considerado uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa pelo Financial Times e pelo Statista.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez

 

*Autobesidade

O tamanho médio dos veículos tem vindo a aumentar gradualmente desde há décadas. Uma das implicações dos automóveis maiores é a redução do espaço de estacionamento. De facto, em alguns casos, os automóveis são demasiado largos para os lugares de estacionamento normais. As principais cidades, como Londres, Paris e Roma, permitem um espaço mínimo de 180 cm para estacionamento na rua, o que é mais estreito do que muitos modelos de SUV, especialmente no segmento dos SUV de luxo. Este problema crescente é algo que as cidades poderão ter de resolver no futuro. Mais espaço para carros maiores significa menos espaço para os outros, e uma solução é aumentar as taxas de estacionamento para veículos maiores.

 

#Taxas de ocupação:

Uma taxa de ocupação mais elevada aumenta o tempo de procura de estacionamento e, por conseguinte, também aumenta a poluição. O município de Heidelberg estava ciente do problema da pressão do estacionamento, mas não dispunha de números precisos. Sem a nossa análise, a cidade teria implementado medidas e alterações políticas apenas para o centro da cidade, negligenciando os outros bairros adjacentes.

 

**Redistribuição de estacionamento

Esta abordagem tem como objetivo reduzir o congestionamento em zonas críticas, como são os centros das cidades, e mitigar o impacto ambiental, desencorajando a condução desnecessária em áreas congestionadas. A incorporação de parques de estacionamento localizados perto dos centros das cidades nesta estratégia desempenha um papel vital. Ao estabelecer as tarifas adequadas para estas garagens durante as horas de vazio, ou para estacionamentos prolongados, as cidades podem motivar os condutores a estacionar nestas garagens, em vez de procurarem estacionamento na rua no centro da cidade. Tal pode reduzir significativamente o tempo que os veículos passam a circular à procura de um lugar, diminuindo o congestionamento do tráfego e as emissões de gases para a atmosfera. Quando os condutores estacionam nestas garagens estrategicamente situadas, a utilização dos transportes públicos torna-se um passo natural para chegar ao seu destino final. Este comportamento pode ser incentivado através de sistemas de bilhetes integrados, em que as taxas de estacionamento podem incluir vales de transportes públicos, tornando a transição do veículo pessoal para os transportes públicos mais fácil e apelativa. Uma abordagem multifacetada faz o melhor uso da infraestrutura de estacionamento disponível e promove um sistema de transporte urbano mais sustentável e eficiente. Alinha os interesses dos planeadores urbanos, ambientalistas e automobilistas, equilibrando a necessidade de acessibilidade com objetivos de redução do congestionamento do tráfego e da poluição, contribuindo assim para um ambiente urbano mais habitável.

 

***Redução de CO2

De acordo com os cálculos do Easypark Group, baseados em dados externos da Statista, o tempo de procura de estacionamento pode ser reduzido até 50% utilizando a funcionalidade Find da Easypark.

Os cálculos utilizam os seguintes dados para estas conclusões:

- a velocidade média, durante a procura de estacionamento, é de aproximadamente 10 km.

- as emissões de CO2 de um automóvel a gasolina são de aproximadamente 180g/km.

- número de sessões de estacionamento

- tempo médio gasto à procura de estacionamento

 

Metodologia do estudo da Alemanha:

O inquérito foi realizado pela YouGov entre 28 de junho de 2023 e 30 de junho de 2023. Foram entrevistados 2.028 indivíduos residentes na Alemanha, que possuem carta de condução.

Fonte: Newsline – Agência de comunicação

“Iniciativas: “O Museu na Ruas” regressa a 4 de maio, com automóveis antigos a passear visitantes”


O valor do passeio reverte na totalidade para a conservação da coleção

 

fotos: José Almeida

 Depois do sucesso das edições anteriores, a iniciativa “O Museu na Rua” regressa já no próximo dia 4 de Maio, no Museu do Caramulo, conferindo ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e inclusivamente passear no lugar de passageiro nas máquinas cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, no que será uma verdadeira viagem no tempo.


Entre os veículos já confirmados para rodar encontram-se o Unic A1 de 1905 com carroçaria de dois lugares, um dos primeiros chassis que a marca produziu; o Delahaye 43 PS de 1913, apelidado de “A Catarina”, uma antiga auto-bomba da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Lisbonenses construída de raiz na fábrica da Societé des Automobiles Delahaye, em Paris; o Bugatti Type 57C Atalante de 1938, com o seu motor de oito cilindros e compressor Roots de baixa pressão; o imponente Autocar M3 Half Track de 1943, do exército norte-americano, um veículo blindado, equipado com rodas e lagartas, que participou na Segunda Guerra Mundial; o Triumph TR3 de 1958, o misto de agressividade e prontidão em vários dos seus pormenores, que o distingue dos demais concorrentes; o Jaguar XJ220 de 1991, que deteve o título de automóvel de série mais rápido do mundo em 1992, com uma velocidade de 347,4 km/h atingida no Circuito de Nardo; e o Lancia Delta Integrale HF de 1992, a versão de estrada do automóvel que venceu o Campeonato Mundial de Ralis por seis vezes consecutivas, entre 1987 e 1992. Como já é tradição, haverá ainda um automóvel surpresa, que só será revelado na hora.


Será ainda apresentada a Vespa 125 de 1954, que terminou recentemente o seu restauro.

Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção do Museu do Caramulo.

Fonte: Museu do Caramulo




“Iniciativas: Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril - Programa Comemorativo”


Por: Ana Cristina Feio

O Município do Entroncamento comemora o 50º Aniversário do 25 de Abril de 1974, promovendo diversas iniciativas desportivas e culturais que decorrem de 13 e 27 de abril.

 

13 abril | sábado | Cineteatro São João

21h30m» Vitorino e Quarteto

 

19 abril | sexta-feira | Cineteatro São João

16h00» Cinema – Outro País de Sérgio Tréfaut – 1999, 70’, Documentário

21h30m» Cinema – Salgueiro Maia – O Implicado

 

20 abril | sábado

10h00» Sala Multiusos do Cineteatro São João | Oficina Infantil – A Flor da Liberdade

18h00» Centro Cultural | Recital de Poesia e Harpa com Paulo Pires e Emanuela Nicoli


 

25 abril | quinta-feira – feriado

09h00» Pavilhão Desportivo Municipal | Corrida da Liberdade

10h00» Largo José Duarte Coelho | Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974

11h30m» Galeria Municipal | Inauguração Exposição “Cartazes de Abril: Celebrar todos os anos” – Arquivo EPHEMERA – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira – Patente até 18 maio

18h00» Cineteatro São João | Canção Revolução

 

26 abril | sexta-feira | Cineteatro São João

21h30m | Cinema – Cartas de uma Ditadura de Inês de Medeiros – 2006, 60’, Documentário, Prod.

 

27 abril | sábado | Centro Cultural

15h30m | Conversa Aberta “Resistências: entre a Prisão e o Exílio”

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Galardões: Idanha conquista 4 prémios Cinco Estrelas”


Por: Ana Cristina Feio

Monsanto, Praia Fluvial do Pego, Hotel Fonte Santa e Restaurante do Clube de Tiro de Monfortinho. Com quatro galardões na edição de 2024, o concelho de Idanha-a-Nova é novamente um dos grandes vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões.

O galardão premeia ícones regionais, como praias, aldeias e vilas, monumentos ou cozinha tradicional, além de avaliar marcas regionais e premiar as que se distinguem pela sua qualidade.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova congratula-se com a atribuição do Prémio Cinco Estrelas a quatro representantes deste concelho, na certeza de que outros ativos também têm valor para serem distinguidos.


“É este o caminho do desenvolvimento turístico do concelho: a aliança entre o património natural e histórico-cultural e o sector empresarial para criar um destino de excelência”, refere o presidente autarquia, Armindo Jacinto.

Para chegar às marcas vencedoras, estiveram envolvidos 454.000 consumidores, que em vários meses de testes avaliaram mais de 1036 marcas de norte a sul do país, das quais apenas 128 conseguiram provar a sua excelência e conquistar o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2024.

A aldeia histórica de Monsanto foi vencedora na categoria “Aldeias e Vilas”, a Praia Fluvial do Pego na categoria “Praias” e, na vertente empresarial, o Hotel Fonte Santa foi premiado na categoria “Hotéis Termais” e o Restaurante do Clube de Tiro de Monfortinho na categoria “Restaurantes - Cozinha Tradicional”.

A todos os que fizeram do concelho de Idanha-a-Nova um dos grandes premiados, o nosso bem hajam!

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova




“iniciativas: Férias Municipais da Páscoa promovem o convívio entre os mais novos”


Por: Ana Cristina Feio

As Férias Municipais da Páscoa 2024 que decorreram entre os dias 1 e 5 de abril contaram com a participação de 72 crianças, residentes no concelho, que frequentam o 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

As atividades destes dias decorreram no Pavilhão Desportivo Municipal, Parque Verde do Bonito, Complexo Municipal de Ténis, Campos de Futebol do Bonito, Centro Cultural e Galeria Municipal do Entroncamento, Cineteatro São João e Museu Nacional Ferroviário.


Para além do convívio e partilha entre as crianças foi possível praticarem atividades como: mini-ténis, futsal, tiro com arco, Caminhada, futebol 7, mini-trampolim, mini-basquetebol, Mini-voleibol, patinagem, piscina, mini- badminton, boxe / Jiu-jitsu, mini-hóquei em campo, visitar a ESER- Escola de Segurança e Educação Rodoviária, a Exposição “Uma Aventura – A exposição” que decorre no Museu Nacional Ferroviário, assistir a sessões de cinema no Cine- Teatro São João e visitar a Exposição de Fotografia “Estações Ferroviárias de Portugal” na Galeria Municipal.


O Município do Entroncamento organizou esta edição das Férias Municipais Páscoa 2024 em parceria com a Casa do Benfica do Entroncamento (CBE), a Associação Nacional de Artes marciais Mistas e Disciplinas Associadas - ANAMDA, o Centro Recreativo do Casal do Grilo (CRCG), o Clube Amador de Desportos do Entroncamento (CADE) e o Clube de Lazer Aventura e Competição Entroncamento (CLAC), aos quais agradece a colaboração.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento







“Desporto: Projeto ‘Oh Gui!’ placa o preconceito”


O projeto de rugby adaptado do GDS Cascais é único a nível mundial e abrange atletas com diferentes necessidades especiais, iniciado em 2012, esta iniciativa conta agora com 90 atletas, do género feminino e masculino

Por: Teresa Santos-Vitor

Nascido no seguimento de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril e do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais (GDS Cascais) por ocasião das II e III Semanas do Voluntariado Jovem em 2011 e 2012, o projeto ‘Oh Gui!’ ganhou vida no Estádio da Guia, em Cascais. Com o objetivo de dar a conhecer a prática de rugby a todos, a iniciativa conta, nos dias de hoje, com 90 atletas e o reconhecimento da Federação Portuguesa de Rugby.

O 'Oh Gui!', um projeto promovido pelo Cascais Rugby, pretende introduzir a prática de rugby a todos, independentemente das suas habilidades ou patologias, proporcionando uma série de benefícios associados a este desporto. Em resposta ao sedentarismo, uma questão significativa na sociedade portuguesa, o projeto visa combater esse problema e, simultaneamente, promover a melhoria das capacidades cardiorrespiratórias, força e resistência muscular, agilidade e habilidades de interpretação espacial.


O projeto aborda, também, aspetos psicomotores fundamentais, promovendo o autocontrolo, a concentração, a capacidade de decisão, a disciplina e a liderança entre os diferentes atletas. Estas habilidades contribuem não só para o desempenho desportivo, mas são também transferíveis para outras áreas da vida, enriquecendo a experiência de todos os participantes e proporcionando um divertimento lúdico significativo.

A iniciativa 'Oh Gui!' destaca-se como um projeto verdadeiramente único a nível mundial, ao

integrar diversos atletas com várias patologias, como deficiências físicas e mentais profundas, autismo profundo, paralisia cerebral, esquizofrenia, Síndrome de Down, paraplegia, entre outras, num único projeto. Durante a época de 2014/2015, o projeto conseguiu estabelecer e implementar métodos de treino, regras de jogo e arbitragem, grelhas de avaliação individual

contínua e critérios de elegibilidade. Em maio de 2023, obteve o reconhecimento da Federação Portuguesa de Rugby, que certificou os métodos, as regras adaptadas de jogo e arbitragem para implementação a nível nacional.

 

Janica Krus Roquette, coordenador do Oh Gui! afirma “É importante perceber que a prática de desporto e, em específico, do rugby, está aberta a todos e é uma vantagem para todas as pessoas, independentemente das capacidades. Já contamos com 90 atletas e queremos dar a oportunidade a todos para virem experienciar esta iniciativa e este desporto, que cada vez mais, está a ganhar adeptos no nosso país”.

 

Com o apoio de diversas associações, como a CERCICA - Cooperativa de Educação, Reabilitação e Capacitação para a Inclusão em Cascais, o CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes, a Quinta Essência - Instituição Particular de Solidariedade Social e a CERCITOP - Cooperativa de Empreendedorismo para o Desenvolvimento Económico e Social de Todo País, o 'Oh Gui' envolve atletas com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, contando já com mais de 90 participantes, tanto do género masculino como feminino.

Brevemente, o Oh Gui Rugby para todos irá promover, com o apoio da Junta de freguesia de Cascais Estoril, nas AEC’s das escolas públicas de 1° ciclo, treinos de Rugby adaptado. O objetivo é promover a prática de Rugby em turmas com alunos integrados com necessidades educativas especiais.

Por outro lado, o “Oh Gui” vai fazer também uma parceria com o “Café Joyeux Cascais” que emprega pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento. A parceria irá consistir em possibilitar aos colaboradores interessados integrarem os treinos do “Oh Gui” em horário pós-laboral, assim como em possibilitar a alguns atletas terem uma experiência em contexto de trabalho no Café, entre outras ações.

Fonte: Hill+Knowlton Strategies

“Momentos históricos: ENCONTRO "HISTÓRIA AO VIVO" em Zebreira - Idanha-a-Nova"


Dia 13 de Abril (Sábado) o ENCONTRO "HISTÓRIA AO VIVO” promovido pela Adraces - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul no âmbito do projeto de cooperação “Templários e a Cavalaria Medieval” da Media 10.3 – Abordagem LEADER do PEPAC no Continente.

 

PROGRAMA

13.04.2024 – sábado

 

Capítulo da Comenda de Idanhas Capela do Espírito Santo

Workshops de Esgrima / Pau e Danças / Danças Medievais

Workshop da gastronomia medieval - Clube Caça e Pesca Zebreira

Conferência Capela do Espírito Santo

Assembleia Geral OPCTJ Capela do Espírito Santo

Workshops: Tiro Com Arco / Danças medievais (Cristãs e Mouras) / Olaria / Música medieval no Largo do Espírito Santo

Animação Almanach e Thomar Honoris

Animação Infantil (jogos)

Aulas de Esgrima

Cozinha medieval

Tiro com Arco

Exibição de Armas Templárias

Animação Musical


 

 Exposição de:

Armas

Cozinha

Mobiliário / Trono

Barro

Fonte: Adraces - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul

“Inovação: O primeiro comboio a hidrogénio já chegou a Viana do Castelo”


O novo comboio a hidrogénio começou a ser testado na madrugada da passada quarta-feira dia 3 de abril, na Linha do Minho, entre Valença e Nine.

Segundo a Câmara Municipal de Viana do Castelo, "as locomotivas encontravam-se na Estação de Darque, onde ficarão expostas durante vinte e quatro horas. Os testes vão-se manter durante as próximas semanas".

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo




“Conferência: 50 Anos do 25 de Abril”


“Da censura ao jornalismo livre”
, foi o tema da conferência que se realizou na passada quinta-feira, dia 4 de abril, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que teve como orador o jornalista Henrique Monteiro, antigo diretor do Expresso e atual cronista.

Captando a atenção da plateia, com quem interagiu, Henrique Monteiro descreveu a longa luta pela liberdade de expressão, de imprensa e pelo jornalismo livre desde os tempos da ditadura à atualidade.


A conferência, moderada pelo Comissário das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, Luís Marques, antigo Diretor-Geral da SIC, ex-administrador da RTP e colunista do Expresso, contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal. Gina Domingues.  

O ciclo de conferências que o Município de Pombal que tem estado a promover, prossegue na próxima quinta-feira, dia 11, pelas 18h30, no Teatro-Cine de Pombal, desta vez com a participação de João Soares que abordará o tema “25 de Abril: A Primavera das Democracias”.

Fonte: Câmara Municipal de Pombal