segunda-feira, 10 de novembro de 2025

“Teatro dos Aloés estreia espetáculo "Percepções" nos Recreios da Amadora”


De 19 a 24 novembro

 

A companhia de teatro da Amadora Teatro dos Aloés, estreia, no dia 19 de novembro, a peça "Percepções", no âmbito do Projeto Solidariedade e Arte, nos Recreios da Amadora.

Este espetáculo é parte integrante do SoliCultEu, um projeto transnacional financiado pelo programa europeu CERV - Citizens, Equality, Rights and Values.

Em cena até ao dia 24 de novembro.

M/12 | Bilhetes: 10 € à venda na Ticketline e na bilheteira dos Recreios da Amadora, no próprio dia, duas horas antes do início do espetáculo.

Sessões:

19 a 24 de novembro

Segunda a sábado, às 21h00

Domingo, às 16h00

 

Sinopse | Espetáculo "Percepções", Teatro dos Aloés

 

«Regressámos à visão maniqueísta do mundo. A velha luta entre o Bem e o Mal reanima-se, as fações reorganizam os seus exércitos e o espaço virtual oferece um terreno fértil de propagação rápida.

Que caminho nos trouxe até aqui?

Aqui onde? Um espaço físico ou o feed incessante de desinformação? O discurso de ódio incendeia as redes alimentado pela ascensão de partidos populistas com as suas velhas fórmulas de divisão e segregação. A intolerância ganha força, aparenta ter mais capacidade de incendiar os nossos corações do que a tolerância, a solidariedade e a partilha. A democracia enfrenta o seu maior teste: terá capacidade de resposta neste novo mundo em que o que nos separa se sobrepõe ao que nos une? O outro que chega em busca de uma vida melhor, apanhado nas redes de tráfico humano, desfila ao nosso lado perante a nossa estoica indiferença.

Questionamos a nossa humanidade face à supremacia iminente da Inteligência Artificial, mas o que significa "humanidade" quando a solidariedade e a empatia são vistas como uma fraqueza?

Esta criação é um espelho da nossa vertigem: o que nos divide? O que nos resta quando as Percepções substituem os factos? E qual é, afinal, o papel da Arte na busca urgente por empatia e solidariedade?

'Percepções' é parte integrante de SoliCultEu, um projeto transnacional financiado pelo programa europeu CERV - Citizens, Equality, Rights and Values.»

 

Ficha Artística e Técnica

 

A partir de textos originais de Mihaela Michailov e testemunhos recolhidos pelos atores | Encenação: Elsa Valentim | Interpretação: Carlos Malvarez, Graciano Amorim, Joana Batalha, Patrícia André, Rita Dias e Sara Azevedo | Cenografia: Gabi Albu | Desenho de Luz, Fotografia e Vídeo: Aurélio Vasques | Execução de Cenário e Design Gráfico: João Rodrigues | Assistência de Encenação: Rita Dias | Assessoria de Imprensa: Sofia Peralta | Operação Técnica: Gi Carvalho | Direção de Produção: Daniela Sampaio | Produção Executiva e Divulgação: Marco Trindade | Divulgação e Mediação de Público: Graciano Amorim e Patrícia André | Produção: Teatro dos Aloés 2025

Recreios da Amadora

Av. Santos Mattos, 2 - Venteira - 2700-748 Amadora

Telefone: 214 369 055

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

GPS: 38.758323, -9.235262

Transportes, Táxis e Parque Público de Estacionamento:

Comboio da CP: Estação da Amadora - Linha de Sintra – Lisboa

Autocarros Carris Metropolitana:

1502 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul), via Linda-a-Velha

1712 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul)

1714 - Amadora (Estação Sul) - Belém (Estação)

Táxis (Praça de táxis a 100 mts.)

Parque público de estacionamento (a 20 mts.)

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“SÓ HOJE, ONLINE, A SEPHORA CONVIDA A CELEBRAR O SINGLES’ DAY COM 25% + 5% EXTRA DE DESCONTO NA APP”


A Sephora celebra o Singles’ Day com uma campanha única que transforma a beleza num gesto de autoexpressão e confiança

 

Por: Nicole Santos Fernandes

Só hoje, online, é possível usufruir de 25% de desconto e um extra 5% na APP, a oportunidade perfeita para celebrar o amor-próprio com as marcas mais desejadas do universo Sephora.

Entre as sugestões em destaque, o Cheirosa 62 Mist da Sol de Janeiro (26€) envolve o corpo num aroma quente e viciante de pistáchio, jasmim e caramelo salgado, um verdadeiro ícone de bem-estar. Estrela de várias rotinas, a Drunk Elephant apresenta o D-Bronzi (41€), um toque de sol instantâneo que ilumina a pele e reforça as suas defesas antioxidantes, enquanto os Porefect Pads da Yepoda (29€) refinam e equilibram a textura da pele, deixando-a mais suave e luminosa.

A Laneige renova o cuidado noturno com a Lip Sleeping Mask Shortcake, o favorito de sempre, agora com o sabor envolvente das icónicas camadas do Strawberry Shortcake. Da Fenty, o Gloss Bomb Stick Shimmer alia o brilho de um gloss à cremosidade de um batom, para um acabamento luminoso e confortável, enquanto o Cloud Crush Lip & Cheek da Too Faced oferece uma cor leve e natural, perfeita para realçar as maças do rosto e os contornos dos lábios.

A luminosidade do rosto é sublimada com a Ambient Lighting Palette da Hourglass (78€), que recria o efeito de uma luz perfeita e envolvente. O Super Sérum Glow da Sephora Collection (20€) devolve vitalidade à pele com a ação combinada das vitaminas C e E, enquanto o CC Creme da Erborian (23€) uniformiza o tom e hidrata, garantindo um acabamento natural e saudável. O All Hours Hyper Finish Powder da YSL (66€) proporciona um toque final de calor e definição à tez, ideal para um resultado sofisticado e duradouro.

Nos cuidados capilares, o Thickening Spray da Ouai (32€) oferece volume e textura instantâneos, enquanto a máscara molecular leave-in da K18 (30€) repara e fortalece profundamente os fios. A experiência sensorial prolonga-se com Vanilla Woods da The 7 Virtues (94€], uma fragrância envolvente de baunilha orgânica que combina elegância e sustentabilidade. O L’Interdit de Givenchy (75€) encerra o ritual com a sua composição floral amadeirada de flores brancas e mimosa, reinterpretada num frasco de alta costura que celebra a audácia e a sofisticação femininas.

Esta segunda vaga acrescenta +5% de desconto em APP às promoções já em vigor, para que não faltem motivos para autopresentear e celebrar este Singles´ Day.

Estas sugestões e muitas outras já estão disponíveis em sephora.pt e na APP Sephora.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“CHEGOU A BLACK FRIDAY DA GHD: O PRETEXTO IRRECUSÁVEL PARA COMPRAR AS TÃO DESEJADAS FERRAMENTAS DE CABELO COM DESCONTOS ATÉ 25%”


Com uma coleção de Natal irresistível, a ghd inaugura a Black Friday com promoções imbatíveis que incluem 15% na coleção Cherry Chic

 

Por: Margarida Eça Pinheiro

A oportunidade certa para oferecer o melhor presente deste Natal: ghd inaugura a sua Black Friday, que terá lugar entre 11 de novembro e 3 de dezembro, com promoções até 25%, que não deixam desculpas para os que há muito desejam uma (ou mais!) ferramentas da marca conhecida pela sua experiência de cuidado profissional e alta qualidade.

Cheio de descontos, o site da ghd promete preencher todas as wishlists desta quadra. Acabada de lançar, a estrela deste Natal é a coleção Cherry Chic, também ela com um desconto exclusivo de 15%. Uma coleção verdadeiramente única, como a ghd tem habituado cada ano, que em 2025 se caracteriza pelo tom cereja e pelas embalagens mais que especiais, com efeito pele de crocodilo: tornando já a própria caixa em si um presente surpreendente e cobiçado. Desde coffrets com estrelas da marca como o potente secador Helios, a prancha Chronos Max, lançada este ano; a inovadora Duet Style, que seca e alisa o cabelo ao mesmo tempo, sem danos térmicos, e também dentro da categoria “de molhado a seco”, a extraordinária escova elétrica Duet Blowdry que proporciona volume extra e permite passar do cabelo molhado para um penteado perfeito com apenas uma única ferramenta. Juntas a outros produtos de styling e escovas ghd, estas ferramentas fazem combinações icónicas e garantem um presente a quem ninguém ficará indiferente.

Com opções para todos os gostos, tipos de cabelo e penteados, a Black Friday da ghd promete good hair days com descontos e promoções que transformam o cabelo sem sair de casa. É agora a ocasião perfeita para adquirir os essenciais ghd, presentes surpreendentes ou a ferramenta que há tanto se namora. Todas as condições, descontos e promoções exclusivas desta Black Friday podem ser encontrados no site da marca.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“O NICOLAU CASCAIS RECEBE JÚLIA PARA UMA TALK, NUMA MANHÃ DEDICADA AOS AMIGOS DE QUATRO PATAS”


Por: Diana Rebelo Trigueiro

Juntamente com a Júlia, farmácia veterinária, e com a Dra. Inês Carvalho, veterinária especializada em nutrição, o Nicolau Cascais torna-se no palco de uma conversa descontraída sobre alimentação saudável para animais

Já habituado a receber cães e donos entre cafés e panquecas, o Nicolau Cascais prepara-se para acolher, no próximo dia 14 de novembro, às 11h00, uma talk sobre alimentação saudável para os fiéis companheiros de quatro patas, em parceria com a Farmácia Veterinária Júlia e com a participação da Dra. Inês Carvalho, especialista em nutrição animal.

Pensada para retribuir o carinho dos clientes que diariamente visitam o Nicolau Cascais acompanhados dos seus animais de estimação, esta iniciativa combina as duas grandes paixões dos fundadores do Grupo Nicolau: a comida e os cães. O evento ganha forma através de uma parceria com a Farmácia Veterinária Júlia, também em Cascais, que partilha a mesma crença de que uma boa alimentação é o primeiro passo para uma vida mais longa e saudável dos amigos de quatro patas.

A manhã promete ser leve e animada, com wake up shots para todos os clientes e ainda snacks saudáveis e caseiros para os cães, desenvolvidos a partir de uma receita da Júlia. Durante a conversa descontraída, a Dra. Inês Carvalho, vai ajudar os participantes a compreender melhor o que colocam na taça dos seus animais, a interpretar rótulos e a desconstruir mitos – demonstrando que a saúde dos animais de estimação depende, acima de tudo, das escolhas que os seus donos fazem por eles.

Com 30 lugares disponíveis, o evento é gratuito, mediante inscrição via WhatsApp (914 025 656) e convida a celebrar o amor pelos cães e a nutrição consciente no sítio certo: o Nicolau Cascais.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“BARBIE COM DIABETES TIPO 1 REFORÇA O COMPROMISSO DA MATTEL COM A INCLUSÃO”


Em antecipação ao Dia Mundial da Diabetes, a Barbie lembra que todas as histórias merecem ser representadas

 

Por: Marta Gomes Ferreira

Com a aproximação do dia 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes, a Mattel destaca a Barbie com Diabetes Tipo 1, uma boneca que representa mais um passo da promessa da marca de promover a diversidade, empatia e aceitação desde a infância.

Integrada na linha Barbie Fashionistas, a mais inclusiva da marca, esta boneca reflete o propósito da Barbie em celebrar todas as formas de ser e de viver, permitindo que mais crianças se vejam representadas nas suas brincadeiras e histórias mágicas.

Em Portugal, a mensagem ganha voz através da Inês Abrantes, apresentadora e Personal Trainer, que se tornou embaixadora desta Barbie, reforçando a importância de conseguir falar abertamente sobre o tema e de mostrar que viver com diabetes não impõe limites, mas sim novas formas de autoconhecimento.

Desenvolvida em parceria com a Breakthrough T1D, organização global dedicada à investigação e defesa da diabetes tipo 1, e com o apoio da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Barbie com Diabetes transforma a brincadeira num espaço para conversas sobre a normalização de diferentes realidades.

Com o dia 14 de novembro à porta, esta boneca simboliza mais do que inclusão, representa esperança e uma lembrança de que as diferenças são o que tornam cada pessoa única.

A Barbie Diabetes tipo 1 (PVP 15,99€) está disponível nos retalhistas habituais, sendo produzida com plástico biocircular certificado e com embalagens sustentáveis. Ao celebrar o Dia Mundial da Diabetes, a Barbie recorda que a verdadeira magia de brincar acontece num mundo mais empático e representativo, onde todas as crianças se sintam valorizadas.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“O avô tem Parkinson”


O CNS - Campus Neurológico apresenta juntamente com a Leonor Rebordão, neurologista de doenças neurodegenerativas no CNS, e Diana Reis, ilustradora, o lançamento do livro infantil “O avô tem Parkinson”, no dia 22 de novembro, às 16h, no CNS Lisboa, com apresentação do Professor Joaquim Ferreira, neurologista e diretor clínico do CNS.

Este livro infantil tem como pressuposto de que a doença é, infelizmente, uma realidade nas vidas de muitos de nós, e que a empatia é fundamental para que as pessoas com doença se sintam compreendidas e apoiadas. A literacia na saúde, a começar nos mais novos, é basilar neste caminho.

Este livro conta a história da Flor, uma menina que acha que o seu avô Augusto é diferente, mas não percebe porquê! Inicia, então, uma investigação secreta que a leva a conhecer melhor o avô e a descobrir que o seu amor e interesse o podem ajudar.

Este livro não é só sobre doença de Parkinson!

 

CNS – Campus Neurológico

 

É hoje uma referência nacional e internacional na área da saúde, distinguindo-se pelo seu modelo inovador e integrado de tratamento especializado em doenças do movimento, demências, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e outras patologias neurológicas.

 

Leonor Rebordão

 

Curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas, universidade Nova de Lisboa; internato específico de Neurologia no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, Amadora Sintra; formação em doenças do movimento no Hospital de Sant Pau i Santa Creu, Barcelona, e doenças vasculares cerebrais no CHUV, Lausanne. Neurologista no CNS Lisboa e Torres Vedras desde 2022. Subinvestigadora de múltiplos ensaios clínicos em doença de Parkinson, doença de Alzheimer, doença de Huntington e parkinsonismos atípicos.

 

Diana Reis

 

Licenciada em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, com especialização em ilustração e animação, pela Faculdade de belas Artes da Universidade de Granada. Trabalhou como bailarina e argumentista na área da produção de espectáculos, durante mais de uma década. É co-fundadora do projeto de consciencialização para causas “Uma Causa Por Dia”, onde desenvolve campanhas de comunicação e angariação de fundos para ONG, desde 2020. Atualmente divide o seu trabalho entre a ilustração e a autoria de livros, e a comunicação na área do empreendedorismo de impacto.

Fonte: Campus Neurológico

“MATTEL CREATIONS CELEBRA FENÓMENO GLOBAL KPOP DEMON HUNTERS COM LANÇAMENTO EXCLUSIVO DE TRIO DE BONECAS HUNTR/X”


A Mattel Creations e KPop Demon Hunters juntam-se para o lançamento de um pack exclusivo de três bonecas inspirado nas protagonistas HUNTR/X

 

Por: Maria Francisca Espadinha

Num momento que celebra um dos maiores fenómenos culturais recentes, a Mattel Creations, apresenta o seu primeiro lançamento oficial inspirado em KPop Demon Hunters, reforçando a ligação entre a marca e o universo, que conquistou audiências globais e redefiniu o entretenimento musical e cinematográfico.

Desta forma, a marca deixa mais uma vez a sua pegada no mundo dos produtos de coleção e estreia um set exclusivo que recria as protagonistas Rumi, Mira e Zoey, apresentadas nos icónicos modelos presentes no final do filme. Cada boneca foi concebida e pensada para refletir todos os detalhes do universo cinematográfico, incluindo tecidos premium, acessórios de cena e cabelos estilizados da forma mais fiel ao ecrã, sublinhando assim o compromisso com a autenticidade e a qualidade colecionável.

Com mais de 325 milhões de visualizações, KPop Demon Hunters consolidou-se como um fenómeno cultural global, acompanhada de uma banda sonora que supera os 8 mil milhões de streams e de um feito histórico das HUNTR/X, o primeiro grupo feminino a alcançar o topo da Billboard Hot 100 desde Destiny’s Child, em 2001.

O pack HUNTR/X Rumi, Mira, Zoey “What it Sounds Like” 3-Pack (PVP 160€), recomendado para colecionadores a partir dos 14 anos, inclui Certificado de Autenticidade e estará disponível exclusivamente em Mattel Creations, sendo que o envio das unidades terá início no outono de 2026. O pack reforça o impacto cultural e oferece aos fãs a oportunidade de eternizar este momento emblemático do entretenimento contemporâneo.

O pack HUNTR/X “What It Sounds Like” representa não apenas um tributo à narrativa e ao impacto artístico de KPop Demon Hunters, mas é também uma peça de destaque para fãs e colecionadores que procuram celebrar o extraordinário fenómeno que conquistou audiências do mundo inteiro. Mais informações e acesso à pré-venda estarão disponíveis em Mattel Creations a partir de 12 de novembro.

Com este lançamento, a Mattel reforça a sua aposta em franquias culturais relevantes e no desenvolvimento de peças colecionáveis que combinam criatividade, precisão estética e ligação emocional com o público global.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“O setor agrícola envelhece e perde explorações: dinamizar o mercado fundiário é essencial para inverter a tendência”


Portugal perdeu, em cinco anos, 9,9% das explorações agrícolas, sendo os pequenos produtores os mais afetados

A idade média dos produtores individuais é de 65 anos, tornando necessárias novas iniciativas que promovam a sucessão geracional

Com uma oferta inicial de mais de 3.000 propriedades e quase 50.000 hectares à venda, a Cocampo procura dinamizar o mercado imobiliário rural português

Desde 2019, o número de explorações agrícolas em Portugal diminuiu 9,9%, passando de 290.229 para 261.497 explorações em 2023, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta redução afetou sobretudo os pequenos produtores. Nos últimos cinco anos desapareceram 28.732 explorações, das quais 13.342 tinham menos de 1 hectare de Superfície Agrícola Útil (SAU) e 13.613 possuíam entre 1 e 5 hectares.

Apesar da redução no número de explorações, a dimensão média das quintas aumentou em 8,1% desde 2019, passando de 13,7 para 14,8 hectares por exploração. A Superfície Agrícola Útil (SAU) também diminuiu 2,6% neste período, com a perda de 102.785 hectares, evidenciando uma concentração de terras em explorações agrícolas de maior dimensão.

Segundo o INE, em Portugal, 93,2% das explorações agrícolas são geridas por produtores individuais, que controlam 56,0% da SAU. As empresas agrícolas, que representam 6,2% das explorações, gerem 39,5% da SAU, correspondendo portanto a explorações de maior dimensão.

Além disso, o setor agrícola apresenta-se envelhecido e enfrenta o desafio da sucessão geracional. 67% dos produtores individuais são homens e têm uma idade média de 65 anos. A falta de sucessão geracional coloca em risco a continuidade das explorações, uma vez que as quintas podem ser fragmentadas em parcelas menores devido às heranças ou abandonadas por falta de gestão.

 

Cocampo: a solução digital para o mercado agrícola português

 

Neste contexto, e após o sucesso alcançado em Espanha, a Cocampo, plataforma de anúncios de compra e arrendamento de propriedades rústicas, chega a Portugal como uma solução digital para o mercado imobiliário rural. O lançamento conta com uma oferta de mais de 3.000 terrenos rústicos, que representam cerca de 50.000 hectares à venda, com um valor total de 2,9 mil milhões de euros.

No seu catálogo, a plataforma disponibiliza uma variedade de quintas com diferentes finalidades, incluindo agrícola, pecuária, cinegética e recreativa, entre outras. Adicionalmente, oferece outros ativos rurais, como casas rurais.

A Cocampo permite que vendedores e arrendadores publiquem anúncios de forma simples e intuitiva. Os compradores, por seu lado, têm acesso a um sistema de pesquisa estruturado que lhes permite filtrar anúncios por características, localização, preço e dimensão. Assim, a start-up facilita a ligação entre proprietários e interessados na aquisição de terrenos.

Para reforçar a comunidade agrícola e manter os utilizadores informados, a plataforma incorpora a versão portuguesa do Cocampo Notícias. Neste espaço, são divulgados conteúdos sobre o mundo agrícola, tornando-se um ponto de referência para profissionais e entusiastas do campo.

Movida pela paixão pelo campo e pela inovação, a Cocampo adotou o lema: “Comprem terra, porque não se fabrica mais”, frase atribuída a Mark Twain. Assim, pretende ser a solução digital de que o mercado imobiliário rural português necessita.

 

Sobre a Cocampo

 

A Cocampo é uma start-up com o objetivo de impulsionar uma economia agrícola próspera e sustentável, facilitando o acesso à terra e a digitalização dos mercados rurais. Disponibiliza uma plataforma de anúncios de compra e arrendamento de quintas rústicas com mais de 2 milhões de hectares à venda, oferecendo uma ampla variedade de opções para compradores e vendedores, tanto em características como em tipologias de quintas, desde quintas de caça e de recreio até terrenos para explorações agrícolas e pecuárias.

Fonte: Cocampo