quarta-feira, 22 de maio de 2024

“Iniciativas: 21.º aniversário da CPCJ de Idanha-a-Nova celebrado em família”


Iniciativa foi um sucesso

 

Por: Tiago Carvalho

Uma centena de pessoas juntou-se, no dia 19 de maio, para celebrar o 21.º aniversário da CPCJ de Idanha-a-Nova.

O evento contou com a alegria contagiante das crianças e suas famílias, que juntas participaram numa atividade de “Peddy Paper”, no Recinto da Feira Raiana. Para os mais pequenos, esteve disponível uma “Bebeteca” com livros e pasta modelar, animada pelas educadoras da Rede de Creches Municipal.

“Foi importante assinalarmos este aniversário com a nossa família alargada, nomeadamente os nossos parceiros e a comunidade local, que têm um papel fundamental na missão da Comissão da Proteção de Crianças e Jovens”, referiu Marta Castanheira, presidente da CPCJ de Idanha-a-Nova.

Para esta dirigente, é “essencial sensibilizar a comunidade para a atividade da CPCJ, desmitificar preconceitos e assegurar os direitos e a proteção das crianças, que é uma responsabilidade de todos”.

O evento contou com a presença de muitas famílias e a colaboração de várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, representada pela vice-presidente. Idalina Costa, que esteve na génese da CPCJ local, felicitou os elementos da comissão restrita e alargada, e sensibilizou os participantes “para o trabalho da CPCJ na prevenção e combate aos maus-tratos de crianças e jovens”.

A iniciativa contou ainda com a participação de outros parceiros, tais como a União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, a Junta de Freguesia do Ladoeiro, o Agrupamento 326 do Corpo Nacional de Escutas (Idanha-a-Nova), da Escola Profissional da Raia, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro e a GNR – Posto Territorial de Idanha-a-Nova.

O balanço foi muito positivo. Uma manhã bem divertida, passada em família, que permitiu à comunidade local conhecer melhor a atividade da CPCJ. No final do “Peddy Paper”, cantaram-se os parabéns em uníssono e houve direito a bolo de aniversário para todos!

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Desporto: A BARBIE® CELEBRA ATLETAS ROLE MODELS QUE TÊM VINDO A QUEBRAR BARREIRAS PARA ENCORAJAR JOVENS MENINAS A MANTEREM-SE NO DESPORTO E A RECONHECEREM TODO O SEU POTENCIAL”


Por: Marta Gomes Ferreira

A Barbie honra o profundo impacto do desporto na criação de confiança entre as meninas, homenageando nove mulheres no desporto, que têm quebrado barreiras por todo o mundo, com bonecas role models únicas, também através da parceria com a VOICEINSPORT e introduzindo uma variedade de bonecas que destacam as carreiras desportivas favoritas dos fãs.

Ainda no espirito da celebração do 65º aniversário da Barbie, a marca irá homenagear nove atletas de todo o mundo incluindo o ícone e jogadora de Ténis profissional americana Venus Williams com bonecas únicas feitas à sua semelhança.

Consciente de que quando envolvidas em desportos de equipa é mais provável que as jovens meninas acreditem que são suficientemente inteligentes para seguir a profissão dos seus sonhos, mas também que tenham opiniões mais elevadas sobre as suas capacidades e competências, maiores aspirações de liderança e desfrutem de níveis mais altos de autoconfiança1, a Barbie tem reunido diferentes histórias inspiradoras na área desportiva, que estão a moldar o futuro, para mostrar a todas as raparigas que tudo é possível se correrem incansavelmente atrás das suas paixões.

Através de iniciativas como a Barbie Dream Gap Project, a Barbie está empenhada em colmatar a lacuna existente entre as jovens e o seu verdadeiro potencial, no desporto e não só.

“A Barbie está entusiasmada por dar continuidade à celebração do seu 65º aniversário, ao reconhecer o impacto do desporto na promoção da autoconfiança, ambição e capacitação entre a próxima geração”, afirma Krista Berger, Vice-Presidente Sénior da Barbie e Diretora Global de Dolls da Mattel. “Depois de termos dado as boas-vindas a Kristi Yamaguchi à nossa linha Barbie Mulheres Inspiradoras no mês passado, estamos orgulhosos de continuar a alimentar a dinâmica em torno das mulheres no desporto, dando as boas-vindas a estas nove atletas como sendo as nossas mais recentes modelos. As bonecas Role Model desportivas únicas, são a personificação dos nossos valores comuns de paixão, poder e individualidade. Ao iluminar estas atletas inspiradoras e as suas histórias, esperamos defender a crença de que todas as raparigas merecem a oportunidade de seguir as suas paixões e transformar os seus sonhos em realidade”.

“Ao longo da minha carreira, sempre fui movida pela ideia de quebrar telhados de vidro e permanecer fiel a mim mesma, e a missão da Barbie não poderia ressoar mais profundamente com esse ethos", afirma a Barbie Role Model e jogadora de ténis profissional americana, Venus Williams. “Sinto-me honrada por ser reconhecida como modelo desportivo e por unir forças com a Equipa Barbie para continuar a capacitar a próxima geração de jovens raparigas para nunca deixarem de acreditar nos seus sonhos”.

A Barbie continua empenhada em dar às raparigas a possibilidade de prosseguirem o seu interesse pelo desporto, encorajando-as a continuar a acreditar nas suas possibilidades ilimitadas, homenageando nove mulheres atletas de todo o mundo com bonecas Role Model únicas, feitas à sua semelhança, para celebrar as barreiras que quebraram pelas mulheres dos seus respetivos campos.

Nomes como Venus Williams, a jogadora de ténis americana e uma das atletas olímpicas mais condecoradas, com quatro medalhas de ouro, tem preservado corajosamente através de inúmeros obstáculos para inspirar mudanças sociais no ténis e na indústria do desporto em geral e Christine Sinclair, a maior goleadora internacional do futebol, com 190 golos marcados, consolidou o seu estatuto de jogadora de futebol canadiana de maior sucesso de todos os tempos.

 Ainda dentro do futebol, com apenas 21 anos, Mary Fowler, a jogadora de futebol da Austrália foi selecionada para o Campeonato do Mundo FIFA em 2019, quando tinha 16 anos e desde então participou em dois Campeonatos do Mundo de Futebol e nos Jogos Olímpicos de 2020, também é uma das atletas homenageadas. Conta-se ainda com a ginasta mexicana Alexa Moreno, que foi a primeira mulher medalhista mundial de ginástica no méxico e com a ginasta brasileira Rebecca Andrade, considerada uma das ginastas de todos os tempos, sendo medalhista olímpica de ouro e prata e bicampeã do campeonato do mundo.

Quanto às Role Models europeias destacam-se a lutadora de boxe francesa e campeã olímpica de 2016, Estelle Mosley, de Espanha, a atleta de paratriatlo Susana Rodriguez, que não só estabeleceu recordes no seu deporto, como também foi uma jovem médica na linha da frente durante a pandemia, já a Federica Pellegrini, de Itália, é uma antiga nadadora com medalha de ouro, que foi a primeira mulher a quebrar a barreira dos 4:00 no estilo livre de 400mm e, por fim, da Polónia, Ewa Swoboda, atleta de atletismo foi três vezes medalha no Campeonato da Europa de pista coberta, bem como no Campeonato do Mundo. Ao reconhecer atletas que quebraram barreiras para as mulheres no desporto, a Barbie espera ajudar a amplificar as vozes das mulheres no desporto para comemorar as suas realizações dentro e fora do campo.

Para incentivar as raparigas a permanecerem no desporto, a Barbie está a alargar a sua parceria com a VOICEINSPORT, uma plataforma digital global que liga e inspira raparigas e mulheres no desporto através de orientação, conteúdos educativos e serviços especializados, para ajudar a apoiar e capacitar a próxima geração de mulheres líderes no desporto a prosperar. Através desta parceria, a Barbie e a VOICEINSPORT irão organizar sessões de orientação virtuais inspiradoras com a Barbie Role Models na plataforma VOICEINSPORT, concebidas para encorajar as raparigas a prosseguir o seu interesse pelo desporto. As sessões serão de participação gratuita e continuarão em 2025. As raparigas no desporto com mais de 12 anos, podem inscrever-se em https://voiceinsport.com/barbie para desbloquear a formação gratuita com Barbie Role Models e conteúdos educativos.

“Como jovem e agora mãe de uma jovem no desporto, desbloquear o acesso a mentores de atletas profissionais na plataforma VOICEINSPORT com a equipa da Barbie é um sonho tornado realidade”, afirma Stef Strack, fundador da VOICEINSPORT. “Criámos a VOICEINSPORT para dar mais visibilidade às mulheres atletas a nível global, para que as meninas de todo o mundo se inspirem a sonhar em grande e ganhem confiança para se manterem no jogo".

A marca Barbie continua a comemorar o seu 65º aniversário ao longo do ano, com novidades, das quais se destaca a nova linha Barbie Sports Doll 2024, que inclui uma jogadora de basquetebol, uma lutadora de boxe, uma tenista e uma jogadora de voleibol com uniformes e equipamento desportivo. Destaca-se ainda o Conjunto de Bonecas de Futebol 2024, que inclui quatro jogadores de futebol com uma variedade de uniformes, com uma bola de futebol, chuteiras e meias altas, bem como o conjunto de ginástica, que conta com uma ginasta com um fato de treino roxo e mais de 10 acessórios, incluindo uma trave de equilíbrio, um tapete de aquecimento, uma medalha e um saco de ginástica. Para além de tudo isto, a boneca Barbie Mulheres Inspiradoras Kristi Yamaguchi homenageia a campeã de patinagem artística dos EUA e medalhista de ouro olímpica para inspirar ainda mais histórias através da brincadeira.

Ao amplificar as histórias de pioneiras e ao defender a dinâmica em torno das mulheres no desporto, a Barbie espera que as jovens meninas sejam inspiradas para continuar a praticar desporto e a correr atrás das suas paixões

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Festas: Lisboa está quase em Festas”


As Festas de Lisboa são transversais: na idade, na geografia, na acessibilidade e na diversidade.


Por: Susana Branco

Intergeracional, em toda a cidade, maioritariamente gratuito e multicultural, o programa das Festas é um ponto de encontro de tradições populares e diferentes comunidades, obrigatório em junho.

Este ano o desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade, no dia 12 de junho, inicia-se com um momento especial: a Dança do Dragão, pela Associação Geral Desportiva de Macau Lo Leong (grupo convidado), comemorativa do 25.º Aniversário do Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau.

Ainda antes da noite de Santo António, as Marchas apresentam-se pela primeira vez ao público e perante o júri nas exibições do pavilhão, na MEO Arena (dias 31 de maio, 1 e 2 de junho). Três noites para os bairros contarem as suas estórias e darem a conhecer as suas gentes através dos figurinos e das coreografias, inspirando-se nesta edição, além de Lisboa, no rio Tejo – o tema da Grande Marcha 2024.

O Santo padroeiro principal da cidade de Lisboa é o protagonista de outras tradições, indissociáveis das Festas, como os emocionantes Casamentos, os populares Tronos e a animada Corrida de Santo António.

E como não há Festas sem eles, são 15 os Arraias Populares inseridos no programa para desfrutar em oito freguesias da cidade.

A música é outro dos pontos fortes destas Festas, com concertos imperdíveis que vão do fado ao jazz, passando pela música popular portuguesa, dancehall, R&B e música clássica.

Tony Carreira e Richie Campbell são os artistas que sobem ao palco no Terreiro do Paço, encerrando duplamente e da melhor forma as Festas de Lisboa, no final de junho. Dois grandes espetáculos integrados no Festival Porta da Europa, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa. Dia 29, o cantor romântico, com mais de três décadas de carreira, interpreta alguns dos seus maiores êxitos, ao lado de convidados especiais e acompanhado por uma orquestra de 16 cordas. Dia 30 é a vez de um dos artistas mais bem-sucedidos da década de 2010, com um espetáculo criado “para e por Lisboa” que reunirá em palco outros músicos convidados.

Mariza é a voz de uma noite única de fado, no Castelo de S. Jorge (dia 20), para ouvir os temas do seu novo disco e êxitos de uma já longa carreira, como Chuva e Ó gente da minha terra.

A música clássica no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, com uma viagem musical à Europa dos séculos XIX e XX, e o jazz, com sete concertos no Largo do Picadeiro, com artistas nacionais e internacionais, são outros dos destaques musicais.

O CineConchas, com sessões de cinema ao ar livre na Quinta das Conchas, e o Arraial Pride, no Terreiro do Paço, mantêm a sua residência nas Festas de Lisboa que dão igualmente espaço a diversas exposições com destaque para a arte contemporânea – uma mostra concebida por Maria do Mar Fazenda para a Galeria Quadrum, com obras de vários artistas plásticos (patente até 8 de setembro), e outra que reúne as obras de arte adquiridas pela Câmara Municipal de Lisboa, em 2023, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional (a partir de 23 de maio). Ainda durante este mês, no dia 26, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta inaugura a exposição Lisboa em Revolução, 1383-1974. Comissariada por Daniel Alves, esta mostra está inserida nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril e inclui obras das coleções do Museu e peças cedidas por dezenas de instituições. 

De muitas outras festas se fazem as Festas de Lisboa, como o Festival Bollywood Holi e Mercado da Índia, na Comunidade Hindu de Portugal (dia 2), a Festa da Cultura Coreana, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta (dia 8), o Thai Festival (entre os dias 21 e 23) e a Festa do Japão (dia 29), no Jardim Vasco da Gama, em Belém.

E porque as Festas são de toda a cidade e para todas as pessoas, este ano andam de braços dados com o Rock in Rio, cruzando públicos e redobrando o entusiasmo.

Esta quarta-feira 21 de maio celebrou-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento e não podia haver melhor data para a apresentação das Festas de Lisboa.

Até junho!

Consulte a programação aqui: https://egeac.pt/festas/festas-de-lisboa/?doing_wp_cron=1716413382.6917300224304199218750

Fonte: Egeac