terça-feira, 18 de junho de 2024

“Musica: 22 junho | Concerto de Verão da SFCIA | Música | Cineteatro D. João V”


A Banda da SFCIA – Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora apresenta-se no Cineteatro D. João V a 22 de junho (sábado), a partir das 21h00, para o Concerto de Verão, sob a direção do maestro Hélder Gonçalves.

 

SINOPSE

O Concerto de Verão da SFCIA, é uma celebração musical que promete transportar o público numa jornada inesquecível através das diferentes culturas e paisagens sonoras do planeta. Inspirado pelo calor e pela energia do verão, o programa apresenta uma seleção eclética de peças que evocam destinos exóticos e aventuras ao redor do mundo. Desde os ritmos vibrantes da América Latina até as melodias encantadoras da Europa, passando pelas harmonias cativantes da Ásia e os sons dinâmicos da África, cada performance oferece uma nova perspetiva sobre as tradições musicais globais. Com arranjos envolventes e interpretações emocionantes, o concerto é uma ode ao espírito de exploração e à beleza da diversidade cultural, convidando o público a embarcar numa viagem sensorial que celebra a estação mais vibrante do ano.

M6 | 6€ (público em geral) | 3€ (sócios SFCIA)

Bilhetes à venda no local, das 19h00 às 21h00

Cineteatro D. João V

Largo da Igreja, 5B/C/D - Águas Livres (Damaia) - 2720-295 Amadora

Telefone: 214 975 187

GPS: 38.746029, -9.218823

Transportes, Táxis e Parque Público de Estacionamento:

Estação da Damaia - Linha de Sintra – Lisboa

Carris Metropolitana

Táxis (Praça de táxis a 500 mts.)

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Projetos: TORRES VEDRAS VAI RECEBER O 7º ENCONTRO IBÉRICO DE ORÇAMENTOS PARTICIPATIVOS EM 2025”


A 18 de abril, no encerramento do 6º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos que decorreu na cidade de Vic, na Catalunha, foi anunciado que o Município de Torres Vedras será o anfitrião da 7ª edição do encontro, a realizar em 2025. A decisão do júri teve em conta a “maior clareza da candidatura de Torres Vedras quanto à proposta de estrutura do programa, apresentando metodologias de construção participada do mesmo, bem como um formato mais dinâmico e diversificado”, face às propostas concorrentes.

Da proposta global para a estrutura do Encontro fazem parte painéis temáticos, roteiros de participação junto de grupos sub-representados e a exposição de projetos assentes na metodologia participativa do Concelho, assim como visitas culturais. Pretende-se com este Encontro que todos os participantes possam adquirir novos conhecimentos e ferramentas no âmbito dos orçamentos participativos, concorrendo para isso a partilha das boas práticas de Torres Vedras.

Presente em Vic, Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, agradeceu a confiança da organização, manifestando a determinação em continuar o trabalho de reforço dos mecanismos de participação pública no território, bem como em dar continuidade ao legado dos encontros ibéricos iniciados em 2012.

Recorde-se que Torres Vedras foi já distinguida por projetos desenvolvidos neste âmbito, como o projeto “Fora da Caixa” e o “Grupo Ativo Comunitário”, tendo também sido anfitriã da sessão de apresentação do "Participa Mais, Dez Passos para a Conceção de Sistemas de Participação", uma iniciativa da Rede de Autarquias Participativas (RAP), cuja vice-presidente é a vereadora da Participação e Cidadania da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Desporto: Camila Rebelo campeã europeia dos 200 costas”


Por: SIF/NFO // VR

Fonte: Lusa

A nadadora portuguesa Camila Rebelo sagrou-se hoje campeã da Europa, ao vencer a final dos 200 metros costas dos Europeus aquáticos, em Belgrado, com um tempo de 2.08,95 minutos, novo recorde nacional.

Camila Rebelo, que tinha nadado a distância em 2.11,42 minutos nas eliminatórias e em 2.10,73 nas meias-finais, passou a liderar a prova nos últimos 50 metros e acabou com um novo máximo histórico, batendo um registo que já lhe pertencia (2.09,54).

Depois de, em 2023, ter sido quinta nos Europeus na mesma distância, na qual tem marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024, a portuguesa de 21 anos deixou para trás duas húngaras, com Dora Molnar (2.09,02) em segundo lugar e Eszter Szabo Feltothy (2.09,21) em terceiro.

Este é o melhor resultado de sempre de uma nadadora portuguesa em Campeonatos da Europa de natação.


“Cultura: 20 junho | 18h30 | Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos”


À Conversa Com… o escritor João Pedro George, na Amadora

 

No âmbito da programação cultural promovida mensalmente pela Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, dirigida a diversos públicos, irá decorrer, na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, pelas 18h30, mais uma sessão da iniciativa À Conversa Com… que trará ao Auditório Rogério Rodrigues o escritor  João Pedro George, para uma conversa com a moderação do jornalista Hélder Gomes.

Participação gratuita. Não é necessária inscrição prévia.

 

Sobre | João Pedro George

Nasceu em Moçambique em 13 de fevereiro de 1972. Doutorado em Sociologia, foi assistente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa durante quinze anos, é investigador associado no Instituto Português de Relações Internacionais (Universidade Nova de Lisboa) e está, atualmente, a concluir um pós-doutoramento em História com a tese Descolonização e Democratização em Portugal: O Caso dos Retornados. Foi crítico literário n’O Independente e na revista Os Meus Livros e tem colaborado em diferentes jornais e revistas, como Observador, Visão ou Sábado. Nesta última, assinou, durante mais de quatro anos, uma crónica semanal subordinada ao título genérico Coração, Cabeça e Estômago. Além de tradutor, é autor de obras como O Meio Literário Português Prémios Literários, Escritores e Acontecimentos (1960-1999) (Difel), Não é Fácil Dizer Bem, Críticas, Obsessões e Outras Ficções (Edições Tinta da China), Puta Que os Pariu! A Biografia de Luiz Pacheco (Edições Tinta da China), O Que é Um Escritor Maldito? Estudo de Sociologia da Literatura (Verbo), Mota Pinto Biografia (Contraponto), Chatear o Camões. Inquérito à Vida Cultural (Maldoror) ou O Super Camões. Biografia de Fernando Pessoa (Publicações Dom Quixote).

 

Sobre | Hélder Gomes

«É jornalista do Expresso, tendo trabalhos publicados na revista Notícias Magazine e no jornal Público. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com mestrado em Estudos Internacionais pelo ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, é autor de uma tese sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa após a adesão da Guiné Equatorial. Neste momento, faz trabalho de investigação sobre o protesto político em Angola. Entre 2007 e 2008, trabalhou na Rádio ONU em Nova Iorque. Mais tarde, passou pelas redações da Euronews, em Lyon, e da Media Capital Rádios, em Lisboa, antes de integrar a equipa fundadora do Canal Q. Foi programador do festival internacional de cinema IndieLisboa entre 2016 e 2018».

 

Horário da Biblioteca:

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00

Encerra aos domingos e feriados

 

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:

Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00

Encerra aos domingos e feriados

 

For@ de Horas:

De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00

Encerra aos domingos e feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Caminhada do Manjerico visitou o Vale Feitoso Idanha-a-Nova”


Por: Tiago Carvalho

No dia 15 de junho, a Caminhada do Manjerico, organizada pelo grupo Cantigas d’Aldeia, de Monfortinho, levou os participantes por um maravilhoso passeio na Herdade do Vale Feitoso.

Mais de 60 pessoas caminharam por paisagens deslumbrantes e uma biodiversidade muito rica. Numa manhã muito agradável, foi possível observar de perto a fauna e a flora do Vale Feitoso, a maior propriedade vedada de Portugal.

Na caminhada participaram pessoas que, inclusivamente, nasceram e trabalharam nesta herdade. As memórias que partilharam desses tempos ajudaram a tornar a iniciativa ainda mais interessante.

Com cerca 10 km, o passeio teve início no Largo do Adro da Igreja de Monfortinho e, depois de atravessar o Vale Feitoso, terminou junto ao Balneário Termal das Termas de Monfortinho.

No final, houve direito a almoço convívio nas instalações do Bodo de Monfortinho.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Festas de Lisboa: Fado no Castelo, Arraial no Terreiro do Paço e muito mais”


As Festas de Lisboa continuam, com cinco novas propostas. Uma mão cheia de sugestões imperdíveis, distribuídas por diferentes palcos, ao ar livre e dentro de portas.

Com uma vista deslumbrante sobre a cidade e o rio Tejo, a Praça de Armas do Castelo de São Jorge acolhe no dia 20 (quinta-feira) uma nova edição de Fado no Castelo. Mariza será a protagonista desta noite única acompanhada pelos músicos Luís Guerreiro, Phelipe Ferreira, Adriano Alves, João Freitas e João Frade, interpretando temas do novo disco e alguns sucessos, como Ó gente da minha Terra e Chuva. O concerto começa às 21h30 e a entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço e mediante levantamento prévio de bilhete (a partir das 18h) na bilheteira.


O Terreiro do Paço é outro dos palcos principais desta semana, recebendo no dia 22 (sábado), entre as 16h e as 2h, o Arraial Pride. Uma grande festa de celebração da igualdade, diversidade e inclusão.

Entre os dias 19 e 22, a partir das 19h30, o Teatro do Bairro Alto apresenta Finisterra, o novo projeto da associação Karnat, a partir do romance de Carlos de Oliveira de 1978. No Museu do Aljube - Resistência e Liberdade sobe ao palco o espetáculo Sombras Andantes, de André Murraças, sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais (dia 21, às 19h; dias 22 e 23, às 16h). O fim de semana no LU.CA - Teatro Luís de Camões será preenchido com um concerto para crianças, revisitando o álbum de 2010 B Fachada é Pra Meninos, do compositor, multi-instrumentista, produtor e figura singular no panorama da música popular portuguesa do século XXI que regressa às mesmas canções, agora com um olhar ainda mais mordaz e incisivo.


Fonte: Egeac