terça-feira, 27 de agosto de 2024

“Musica: Cineteatro S. João recebe concerto de Tito Paris”


6 dezembro| Sexta-feira | 21h30 | Música

 

Por: Guiomar Messias

O Cineteatro São João recebe no dia 6 de dezembro, sexta-feira, pelas 21h30, o concerto do reconhecido músico, cantor e compositor Tito Paris.

Tito Paris, celebrou em 2023, os seus 40 anos de Carreira com 2 concertos muito especiais no Coliseu dos Recreios e Coliseu do Porto Ageas.

O filho querido de Cabo Verde, que é hoje sinónimo de um dos maiores marcos culturais de Cabo Verde, mas também de alguém que contribuiu, e continua a fazê-lo, para a criação de pontes culturais e ligações entre vários povos.

Ao vivo, celebra toda a sua diversidade, uma obra multicultural, onde cabe todo o imenso mundo lusófono, todas as influências e vivências num espetáculo único!

Os bilhetes têm o valor de 15,00 €, e estão à venda no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Musica: Coimbra Gospel Choir em concerto no Cineteatro S. João”


14 dezembro | Sábado | 21h30 | Música

 

Por: Guiomar Messias

O Cineteatro São João recebe em concerto no dia 14 de dezembro, sábado, pelas 21h30, o grupo Coimbra Gospel Choir, dirigido pelo maestro Nuno Mendes.

O Coimbra Gospel Choir é um dos grupos da Amazing Arts – Companhia de Artes de Coimbra. Iniciou a sua actividade em Dezembro de 2012.

Desde essa data, realizou mais de 400 concertos em Portugal, em espetáculos variados desde casamentos a concertos em salas de espetáculo, em eventos particulares ou de empresas, em igrejas e outros monumentos, na televisão ou em espaços ao ar livre, em eventos públicos ou privados.

Tem participado em diversas colaborações com outros estilos musicais e artísticos tanto em espectáculos ao vivo como em trabalho de estúdio, desde a música pop, clássica, popular, bandas filarmónicas e orquestras.

Com o objectivo de elevar a cultura através da arte, tocando quem os escuta com o feeling gospel impresso na sua matriz, a Amazing Arts apresenta este coro com um reportório variado, com particular incidência nos espirituais negros e temas gospel de autores contemporâneos de várias partes do mundo.

Em 2023 produziu, gravou e apresentou o seu primeiro trabalho discográfico o qual leva pelo país em Tour de apresentação neste ano de 2024.

Os bilhetes têm o valor de 10,00 €, e estão à venda no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Festas: Família da aviação rumou até Alcafozes”


Nossa Senhora do Loreto

 

Por: Tiago Carvalho

A família da aviação rumou até Alcafozes, no concelho de Idanha-a-Nova, para as Festas de Nossa Senhora do Loreto, Padroeira da Aviação.

Na manhã de segunda-feira, 26 de agosto, o Santuário encheu-se para a tradicional Missa Campal, celebrada pelo Padre Adelino Lourenço, coadjuvado pelo Capelão Adjunto da Força Aérea Portuguesa, Coronel Leonel Marques de Castro, e por dois outros padres. Conforme é habitual, a cerimónia contou com uma guarda de honra e um terno de clarins da Força Aérea, este ano acompanhada por um coro formado pelo povo de Alcafozes.

Um grande momento que contou com inúmeros devotos e representantes das companhias, sindicatos, aeroclubes e associações da aviação civil e militar.

Após a Missa Campal, seguiu-se a procissão com a participação da Filarmónica Idanhense, sobrevoada por uma Esquadrilha de F16 da Força Aérea Portuguesa e por aeronaves do Aeroclube de Castelo Branco e outros aeroclubes do país, com largada de pétalas sobre o andor.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Livros: Ana Rita Almeida apresenta “Mamã, quero ser um menino!” Alcafozes”


Por: Tiago Carvalho

A apresentação pública do livro “Mamã, quero ser um menino!”, da autora Ana Rita Almeida, realizou-se no dia 25 de agosto em Alcafozes, no concelho de Idanha-a-Nova.

A obra foi apresentada pela jornalista Fernanda Gabriel, numa mesa que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e do presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas.

A sala esteve cheia para acolher o primeiro trabalho da jovem de 30 anos, que cresceu em Alcafozes, que evoca os valores do amor, do respeito e da liberdade.

“O livro é sobre uma menina, a Benedita, que representa todas as crianças que se sentem diferentes”, começou por explicar Ana Rita Almeida. “A obra mostra que não devemos julgar os outros pelas diferenças. Escrevi-a, em primeiro lugar, para as crianças da minha família – as minhas sobrinhas e o meu afilhado – mas também é dirigida a todas as crianças que se sintam diferentes e a quem cuida ou convive com elas.”, referiu a autora durante a apresentação.


Por seu lado, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova realçou que a autarquia “tem apoiado muitos autores, do concelho e de fora, por acreditar que o seu trabalho enriquece a nossa cultura: sejam livros de poesia, prosa, infantis, história, tradições, gastronomia, entre outros temas”

Armindo Jacinto enalteceu “a coragem e o arrojo” de Ana Rita Almeida para “escrever sobre temáticas que merecem ser debatidas, mas que nem sempre são recebidas de forma muito tolerante por alguns sectores da sociedade”. Para o autarca, “a intolerância é mais uma razão para se escrever. A nossa sociedade tem de saber ouvir os outros sem comportamentos de violência, mesmo quem pensa diferente de nós. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril e os valores da liberdade têm de continuar a ser defendidos e consolidados todos os dias”.


A apresentação da obra “Mamã, quero ser um menino!” esteve a cargo de Fernanda Gabriel. A jornalista mostrou-se “muito feliz pelo convite para apresentar um livro muito bonito, escrito em poesia e com excelentes ilustrações, que transmite uma mensagem sobre a importância de nos aceitarmos uns aos outros”.

Ainda nesta sessão, Vítor Mascarenhas, presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, deu os parabéns a Ana Rita Almeida pelo desafio de “escrever um livro para crianças sobre um tema atual”. Assegurou que “a Junta de Freguesia apoia este livro” e terminou com um apelo para que “permaneça o amor”.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Cultura: Culturarte.pt propõe workshops comunitários de arte urbana, desporto e dança”


Projeto procura promover a coesão social e o desenvolvimento local de 1 a 19 setembro

 

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência Português (PRR), terá lugar a primeira fase do projeto CulturArte.pt, financiado pela União Europeia NextGenerationEU, uma iniciativa que decorrerá entre os dias 1 e 19 de setembro, em duas comunidades do concelho da Amadora: o Bairro do Casal da Boba e o Bairro do Casal da Mira.

O projeto Culturarte.pt procura promover a coesão social e o desenvolvimento local dos territórios da cidade, através da valorização dos seus espaços públicos e dinamização de iniciativas que potenciem a participação das comunidades desfavorecidas, nomeadamente da população jovem, fomentando a sua inclusão em atividades extracurriculares ligadas a ações culturais e artísticas.

Este projeto apresenta um programa de atividades culturais e desportivas de dinamização e fruição dos espaços públicos.

Estão previstos dois workshops de arte urbana, acompanhados por sessões de capacitação prévias com a população, de forma a promover o seu envolvimento.

Entre os dias 1 e 19 de setembro, o artista Sepher, do coletivo Unidigrazz, estará a realizar um workshop de arte urbana com a comunidade no muro de ligação da Av. Raúl Rego e Rua da Cidade de Nova Iorque (Bairro do Casal da Mira, freguesia da Encosta do Sol).

Neste mesmo bairro, nos dias 8 e 15 de setembro, durante a tarde, decorrerão os workshops de desporto urbano dinamizados pelas associações AMAVITA FOOT e ADAMD – Associação Desportiva da Amadora, no Minicampo.

Entre os dias 2 e 14 de setembro, o Bairro do Casal da Boba recebe o coletivo Los Pepes Studio para um workshop de arte urbana com a comunidade nos muros localizados no Polidesportivo deste bairro.

Neste mesmo polidesportivo, a dança também estará em destaque.

No dia 2 de setembro, a escola de dança EGZIT dinamizará um workshop comunitário de dança urbana, enquanto a AQK - Associação Quorum Cultural, entre os dias 2 e 6 de setembro, dinamizará um workshop de dança contemporânea com os jovens deste bairro.

Projeto Financiado pela União Europeia NextGenerationEU

Saiba mais em: www.recuperarportugal.gov.pt 

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Cultura: Peça sobre “Confissões de Santo Agostinho” em residência artística”


Por: Tiago Carvalho

A Ajidanha recebe de 1 a 7 de setembro uma residência artística da peça “Livro XI das Confissões de Santo Agostinho”, com encenação de Jean Paul Bucchieri, uma produção Horta Seca em coprodução com o Teatro São Luiz.

A residência artística decorre no Teatro Estúdio São Veiga, espaço cultural da Ajidanha, em Idanha-a-Nova.

O Livro XI das Confissões de Santo Agostinho constitui-se como um dos livros mais emblemáticos da chamada segunda parte das Confissões (Livros X-XIII). Aí, a perspetiva do autor não é memorialista e autobiográfica, mas genológica, ou seja, sobre o ato da narração do passado na primeira pessoa e do compromisso de verdade possível com essa narrativa ou confissão.

O espetáculo do encenador Jean Paul Bucchieri tem apresentação prevista para o próximo ano, no Teatro São Luiz, e conta com os atores Cláudio da Silva, João Lagarto, Maria Arriaga e Pedro Lacerda.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova