quarta-feira, 15 de outubro de 2025

“SEPHORA APRESENTA A PRÓXIMA GRANDE TENDÊNCIA: FRAGRÂNCIAS QUE COMBINAM AROMAS E HISTÓRIAS”


Quatro fragrâncias que celebram a autenticidade através de aromas que combinam emoção, propósito e elegância

 

Por: Nicole Santos Fernandes

O regresso à rotina e a chegada da nova estação assinalam o momento ideal para uma mudança, no guarda-roupa, nos hábitos e, claro, na fragrância, por essa razão a Sephora apresenta a próxima grande tendência, com quatro perfumes que, além de aromas irresistíveis, refletem personalidade e propósitos.

Com opções para todos os gostos, a Sephora começa por destacar o Rare Eau de Parfum (79€) da Rare Beauty, com a assinatura de Selena Gomez. Uma fragrância quente, envolvente e com um ligeiro toque picante, que combina notas de caramelo e pistácio, com baunilha e gengibre, terminando num fundo amadeirado de sândalo que acrescenta profundidade e elegância.

Este perfume sofisticado apresenta-se numa embalagem ergonómica, pensada para facilitar a utilização por pessoas com menor destreza manual, através de um vaporizador fácil de manusear, uma iniciativa inclusiva que complementa na perfeição a essência da marca de celebrar a raridade de cada um.

Também com notas de baunilha, destacam-se o Vanilla Woods da The 7 Virtues (94€) e o Kayali Vanilla 28 (125€). O primeiro, como o nome indica, Vanilla Woods, combina baunilha orgânica de Madagáscar com pera fresca e rosas, para um resultado equilibrado entre a frescura floral e a doçura quente.

As notas de caramelo gourmet e âmbar prolongam o aroma, conferindo-lhe um final confortável e duradouro. Cada compra deste perfume contribui para o sustento de famílias agricultoras em Madagáscar, garantindo-lhes salários dignos e um apoio continuo às comunidades locais, assim é uma escolha que reflete um compromisso com a beleza responsável e valoriza as escolhas conscientes.

Já o Kayali Vanilla 28 (125€), inspirado no Médio Oriente, é o best-seller da marca Kayali e um verdadeiro banquete para o olfato. O jasmim cremoso combinado com generosas notas de baunilha, realçadas pela doçura envolvente da fava tonka brasileira resultam na harmonia perfeita.

Na base, almíscar, âmbar, patchouli e açúcar mascavado fundem-se para um aroma quente e subtilmente amadeirado. Elaborado com ingredientes de excelência, vindos de todo o mundo, os perfumes Kayali refletem a missão da marca: inspirar cada pessoa a sentir-se confiante e autêntica.

Por fim, a Sephora destaca o Santal Supreme da Le Monde Gourmand (32 €), uma fragrância envolvente que combina figo, violeta, sândalo e almíscares, resultando num aroma equilibrado que não deixa ninguém indiferente.

Fresca, mas simultaneamente clássica, esta criação amadeirada transmite uma sensação de acolhimento e elegância duradoura. Formulada sem parabenos nem sulfatos, é uma opção plant-based e cruelty-free, pensada para ser versátil, sustentável e perfeita para usar a solo ou em camadas com outros perfumes.

As fragrâncias estão disponíveis nas lojas Sephora e em sephora.pt, prontas a ser descobertas, experimentadas e escolhidas para refletir a essência de cada um.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Além da pornografia: riscos que menores correm online que preocupam os pais”


Por: Inês Fernandes

• Os perigos online continuam a crescer, e vão muito além do contacto com conteúdos para adultos

• Relatório internacional refere que há plataformas a recomendar conteúdos sexuais aos menores

• Peritos alertam para a necessidade de maior controlo parental, mas também que é necessário sensibilizar os mais novos para os comportamentos online

Nos últimos anos, o acesso à internet e a conteúdos para adultos por parte de menores tem ocupado uma parte substancial das discussões em torno da literacia digital e dos comportamentos online. Já este ano a Comissão Europeia lançou uma proposta legislativa com o intuito de proibir o acesso às redes sociais por parte dos menores de 15 anos, numa iniciativa liderada por França. O principal objetivo é o de evitar que os menores acedam a estas plataformas e aos seus conteúdos a uma idade muito jovem.

Contudo, a criação de perfis online é, de forma bastante simples, fácil de realizar por parte dos menores - bastará contornar o elemento idade, introduzindo dados falsos e a conta pode ser criada por qualquer pessoa que se faça passar por maior de 13 anos (atual idade mínima). Num estudo conduzido pela Global Witness¹, investigadores criaram um conjunto de perfis falsos e repararam que receberam de forma bastante automática conteúdos pornográficos, de forma direcionada aos seus perfis. Os perfis criados em telemóveis novos, sem qualquer histórico de pesquisa, e com o modo “restrito” ativado.


Nos últimos anos, a idade a que os pais introduzem os telemóveis aos seus filhos é cada vez mais precoce. Esta prática, juntamente com o uso sem supervisão da internet e das redes sociais, dá origem a uma utilização totalmente inapropriada destes dispositivos. Como consequência, os menores enfrentam cada vez mais perigos online, que vão, até, muito além dos conteúdos pornográficos, como são os sites de apostas ou fóruns com conteúdos de violência.

É fundamental destacar que os menores atravessam uma etapa crítica, crucial e vital para o desenvolvimento da sua personalidade, conduta e identidade, sobretudo em idade escolar. A má utilização da internet pode dar origem a problemas de saúde mental como falta de autoestima, depressão ou ansiedade, entre outros. Além do mais, o uso excessivo de internet e a exposição a conteúdos mais radicais, violentos e de fake news podem influenciar de forma negativa o seu comportamento e desenvolvimento.

Por um lado, existem os já conhecidos como “predadores online” que representam um dos riscos mais graves aos quais estão expostos os menores na internet. “Ao mesmo tempo, continua também a faltar regulação ou controlo relativamente às redes sociais, os seus conteúdos e contas, uma das vias mais comuns de cyberbullying, além claro, do risco dos menores poderem aceder a conteúdos para adultos e impróprios, que vão além dos pornográficos, como são a violência armada, a violência de género ou as ideologias radicais” refere Álvarez. E por fim, com a introdução massiva da Inteligência Artificial, os menores mantêm conversas cada vez mais inapropriadas com chatbots e similares, criando maiores problemas de desenvolvimento emocional e, até, situações em que cometem ilegalidades com o aval e incentivo da IA.

Estas situações ganham tração quando se conjugam com os perigos que os menores sofrem fisicamente por parte dos colegas de escola no seu dia-a-dia, e que os leva a isolarem-se mais no mundo online, sem qualquer controlo parental. Por isso mesmo, os peritos destacam outros dispositivos como sendo mais fiáveis e adequados para os menores e que permitem, também, fazer face à proibição dos telemóveis em aula.

Para Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily, a solução é bastante clara: “para evitar que os nossos menores estejam expostos aos problemas da internet, devemos incorporar medidas de proteção, mais além da simples proibição dos equipamentos, e educar para uma literacia digital mais forte. É fundamental ensinar sobre os riscos online para promover um consumo mais equilibrado e seguro dos conteúdos online”, afirma o responsável da empresa especializada em relógios inteligentes.

Os relógios inteligentes são alternativas interessantes e seguras aos telemóveis para os menores entre os 6 e os 16 anos. Estes smartwatches são muito semelhantes a um telemóvel com a diferença que podem ser geridos através de uma aplicação instalada nos telemóveis dos pais sendo que, desta forma, qual alteração de configuração ou acesso a conteúdos terá que ter uma aprovação prévia do adulto. Além do mais, a SaveFamily desenvolveu recentemente o mais potente relógio com IA desenhado pelos menores e para os menores, garantindo dar resposta às necessidades dos mais novos, com a segurança que os adultos pedem, o SaveWatch Plus 2.

“A SaveFamily nasceu a pensar nas famílias que querem preparar os seus filhos para o uso responsável da tecnologia ou, até, para os que se sentem pressionados pelos colegas que já têm telemóveis e que os pedem incessantemente aos pais”, refere Jorge Álvarez. “Compreendemos as preocupações dos pais e queremos garantir-lhes que estão protegidos, mas também queremos que os mais novos se sintam ouvidos no que pretendem que seja a sua relação com a tecnologia. Por isso, desenvolvemos equipamentos que são alternativa eficaz aos telemóveis e uso desregulado da internet, mas que permite aos menores usufruírem de forma seguro da tecnologia, ao mesmo tempo que aprendem a utilizá-la de forma responsável para prevenir que no futuro sejam presas fáceis dos ciber delinquentes”, concluí o CEO da SaveFamily.

 

Acerca de SaveFamily

 

É a empresa de origem espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui os seus produtos em mais de 15 países.

Criada em 2017, uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais responde a mais de 500 mil famílias que formam parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline Agência de Comunicação

“ARREBITA IDANHA BIO 2025 Penha Garcia”


Dia 25 de outubro | 12h00–21h00 | Penha Garcia, Idanha-a-Nova

 

Por: João Mascarenhas Duarte

Comida, chefs e rock no coração de Penha Garcia. O Arrebita volta a Idanha mais intenso do que nunca.

O Arrebita Idanha Bio está de volta e promete fazer de Penha Garcia o epicentro da gastronomia e da cultura na Beira Baixa.

No próximo dia 25 de outubro, o festival regressa ao Parque Icnológico de Penha Garcia / Rota dos Fósseis, em plena natureza do Geoparque Naturtejo, para uma edição que junta chefs, produtores locais, música e paisagem tudo com o selo de sustentabilidade que faz de Idanha-a-Nova a primeira Bio-Região de Portugal.

Nesta 6.ª edição, Ljubomir Stanisic junta-se a nove chefs de topo de todo o país para cozinhar ao vivo com alma, criatividade e ingredientes biológicos, num ambiente de partilha e energia única.

O público é convidado a viver um banquete de sabores e improviso, onde o fogo, a terra e o talento se cruzam.

Ao cair da noite, o palco será de The Legendary Tigerman, uma das figuras maiores do rock português e europeu.

Conhecido pelos concertos intensos e imprevisíveis, Tigerman liberta uma massa sonora explosiva e crua, exatamente como é suposto num verdadeiro Rock’n’Roll act.

Um espetáculo pensado para incendiar o vale entre luz, som e a força épica da natureza idanhense.

Com entrada livre, o Arrebita Idanha Bio é hoje distinguido com o Selo Bio Prata, e o desafio desta edição é chegar ao Ouro, reforçando o compromisso do concelho com as práticas sustentáveis, o consumo responsável e a valorização dos produtores e produtos locais.

Mais do que um festival gastronómico, o Arrebita é um encontro entre comunidade, território e criatividade.

Uma experiência total que celebra o melhor da Beira Baixa com comida, música e natureza em perfeita harmonia.

Preparem-se para a aventura: roupa confortável, calçado firme e espírito livre recomendados.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Estratégia Recomeçar de Idanha em destaque no City Nation Place”


Por: João Mascarenhas Duarte

Idanha-a-Nova volta a ser referência em publicações internacionais, desta vez, no City Nation Place. A plataforma (https://www.citynationplace.com/) faz um retrato atual do concelho, destacando o sucesso da Estratégia Recomeçar como exemplo de desenvolvimento.

No artigo do City Nation Place é caraterizada a ousadia da construção de uma “estratégia de marca local” e do “reposicionamento a longo prazo para mudar perceções, atrair talento e estimular a revitalização económica”.

E, ao “construir um futuro mais forte e resiliente”, Idanha-a-Nova é descrita como um concelho rural no centro de Portugal com pouco mais de 1.400 quilómetros quadrados, “o que o torna o quarto maior do país”. Para colocar isto em perspetiva, refere o artigo do City Nation Place “é 2,3 vezes maior do que Madrid”. “No entanto, apesar do seu vasto território, Idanha alberga hoje apenas 8.000 habitantes – menos pessoas do que os visitantes diários do Museu Rainha Sofia, em Madrid”, pode ainda ler-se. https://www.citynationplace.com/from-decline-to-demand-how-idanha-a-nova-proves-place-branding-works

No referido artigo é ainda sublinhada a estratégia “Uma nova ruralidade”, cuja visão passou pela implementação passou pelo “remodelar as perceções” atraindo novos residentes e investimentos, e “reposicionar Idanha-a-Nova como um local de oportunidades”.

E o exemplo da Estratégia Recomeçar continua a ser dado como caso de sucesso, com o artigo do City Nation Place a sublinhar o impato positivo do Recomeçar: “A familiaridade com o município aumentou significativamente, as perceções melhoraram, a procura pelo território aumentou consistentemente ao longo do tempo e o equilíbrio migratório foi alcançado”.

Para o  City Nation Place, Idanha é vista “como uma inovadora rural, em vez de um pedaço de terra esquecido no interior do país”. “Tornou-se um caso de estudo sobre como o place branding, quando enraizado na boa governação, no envolvimento das partes interessadas e no compromisso a longo prazo, pode mudar narrativas e comportamentos”, escreve.

Esta visão não foi deixada em termos abstratos. Traduziu-se em quatro programas estruturados, cada um com projetos concretos focados na integração, experimentação, empreendedorismo e visibilidade externa. Em conjunto, estas iniciativas constituíram a base de uma transformação que continua a evoluir através de uma implementação intencional e consistente.

O City Nation Place é uma plataforma global que tem como missão “ajudar cidades, regiões e nações” a “desenvolver suas economias locais e melhorar a qualidade de vida das suas comunidades”.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova