Portugal e Japão são os únicos países que têm dois destinos na lista dos mais pesquisados da Skyscanner; Ponta Delgada e Faro no caso português, Osaka e Tóquio no caso japonês, noticia o jornal espanhol El País.
Isto, apesar de oito das dez
cidades no top 10 dos destinos mais procurados para viajar no próximo ano serem
europeias: Edimburgo, Londres, Viena, Copenhaga, Bruxelas, Budapeste, Praga e
Istambul. Nas duas primeiras posições, no entanto, estão Banguecoque e
Marraquexe.
Quanto a tendências, parece
haver espaço para Mérida, no México, não em Espanha, ou para a eterna Buenos
Aires, na Argentina, ou destinos como Rotorua, na Nova Zelândia, a Ilha de
Panglao, nas Filipinas, ou Cairns, na Austrália.
Há, sem dúvida, um elemento
determinante no planeamento de uma viagem, que em 2024 estará ainda mais
presente: o preço. O custo dos voos aumentou em média 31%, segundo um estudo
realizado pela plataforma Mabrian, que localiza as zonas com maior aumento de
preços no Norte e Sul da Europa, no Mediterrâneo e na Ásia.
O factor preço é também
destacado na pesquisa realizada pela Skyscanner, que mostra que três em cada
dez entrevistados se sentem sobrecarregados na hora de reservar suas viagens, e
59% citam o custo das passagens aéreas como principal motivo.
A plataforma ForwardKeys,
especializada neste tipo de dados, aponta para o facto de se realizarem menos
viagens, embora mais longas, enquanto crescem também as escapadelas fora de
época, facilitadas pelo aumento de empregos híbridos, ou para destinos mais
próximos ou mais baratos.
Se a inflação e o aumento dos
preços influenciam o sector do turismo, o mesmo acontece com as alterações
climáticas com dados como 2023 ter sido o ano mais quente alguma vez registado,
segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A Booking aponta para uma
mudança de tendência neste sentido, com uma elevada percentagem de viajantes
(56%) a planear aproveitar os dias de descanso para fugir do calor.
Por outro lado, os turistas
procuram cada vez mais explorar o campo cultural. As experiências gastronómicas
continuam a aumentar, mas o grande protagonista de 2024, segundo os
especialistas consultados pelo El País, é o turismo musical. A Amadeus estudou
o impacto no volume de pesquisas e nas reservas de anúncios de espectáculos de
grupos e cantores como Coldplay ou Taylor Swift e as apresentações da cantora
previstas para Melbourne e Sydney em Fevereiro deste ano aumentaram
significativamente o volume de reservas, com um crescimento médio semanal de
446%.
Além disso, este ano a aposta
em viagens mais personalizadas continuará, com destaque para a procura pelo
luxo de baixo custo. Uma tendência à qual algumas companhias aéreas como a
Emirates, a Qatar Airways, a Air France ou KLM aderiram, oferecendo uma maior
variedade de tarifas empresariais para torná-las mais acessíveis.
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