terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

“Pensamento do dia…”

 


“Mobilidade: O estacionamento é a principal preocupação dos portugueses para a mobilidade das cidades"


Por: Inês Fernandes

•55% dos entrevistados consideram o estacionamento um problema na mobilidade dos centros urbanos

•A escassez de transportes públicos é outra das causas apontadas

55,3% dos portugueses considera que a falta de estacionamento é o maior problema de mobilidade das suas cidades, seguindo-se o excesso de tráfego (47,3%) e a escassez de transportes públicos (42%), de acordo com os resultados do Relatório de hábitos de mobilidade e estacionamento em Portugal elaborado pela aplicação de estacionamento EasyPark.

 

Principais problemas de mobilidade

 

Cerca de 60% dos condutores entrevistados acredita que o estacionamento regulado é benéfico para a sua cidade, ou seja, que o estacionamento à superfície pago é uma mais-valia visto que ajuda a melhorar o fluxo de circulação e o tráfego nas cidades. De facto, estes valores são ainda mais relevantes nas faixas etárias acima dos 55 anos em que mais de 70% dos condutores respondeu afirmativamente. Ainda assim, nas idades entre os 25 e os 54 anos, os valores apresentam-se acima dos 50% de respostas afirmativas.


“Tal como ocorre com zonas de baixas emissões que estão a surgir em Portugal, os condutores portugueses começam a perceber que uma correta gestão do estacionamento tem uma incidência positiva na mobilidade geral das cidades” afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group. “Em todas as zonas urbanas existe uma desproporção entre a oferta e a procura de estacionamento o que é uma preocupação para os condutores quando se deslocam às cidades, assim como para os administradores que precisam encontrar soluções para esta problemática. As aplicações de estacionamento, ajudam a equilibrar a oferta e a procura para que que haja menos carros a circular e a procurar lugar de estacionamento, o que representa um contributo para a melhoria destes sintomas de pressão sobre os condutores e as cidades”, adiciona.

Deste relatório depreende-se, ainda, que os portugueses são condutores preocupados com a mobilidade das suas cidades, sobretudo no que diz respeito às necessidades de estacionamento e o complemento que os transportes públicos podem trazer à circulação nos espaços urbanos. Estas preocupações são importantes para a construção de um ecossistema de estacionamento mais equilibrado e eficiente.

De um modo geral, esta pressão da circulação nos grandes meios urbanos é sintoma e preocupação quer dos habitantes, quer das autoridades e das entidades envolvidas nos processos de desenvolvimento do ecossistema de estacionamento.

“Sabemos o quão importante é dispor destas informações para todos os envolvidos no compromisso de tornar as cidades mais habitáveis e com um ecossistema de estacionamento agradável e eficiente”, diz Jennifer de Sousa. “Quando questionamos os condutores sobre as suas preocupações é porque estamos totalmente envolvidos em tornar os meios urbanos mais atrativos para viver e somos conscientes que a tecnologia está ao serviço dos condutores para que tenham uma vida mais simplificada e móvel”, conclui.

 

Sobre o EasyPark Group:

 

O EasyPark Group é uma das empresas líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informações.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline – Gabinete de imprensa e comunicação

“Gastronomia: Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica” para degustar em Aveiras de Cima (Concelho de Azambuja)”


Dias 02 e 03 de março de 2024, no Mercado Diário de Aveiras de Cima. Um evento Azambuja Terras do Torricado.

 

Por: Tatiana Correia

 

“Azambuja Terras do Torricado” abre o ano 2024 na freguesia de Aveiras de Cima, com o evento “Do Torricado à Lapardana – Uma Viagem Gastronómica”, que se irá realizar nos dias 02 e 03 de março, no Mercado Diário de Aveiras de Cima.

A iniciativa é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, a Casa do Povo de Aveiras de Cima, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima e a Câmara Municipal de Azambuja.

À semelhança dos anos anteriores, o mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos de antigamente, com destaque para o célebre Torricado.

Nesta viagem gastronómica, vão ser protagonistas o famoso Torricado do Concelho de Azambuja e a Lapardana, entre outras iguarias sempre com a tradição e a arte de aproveitar o pão, bem acompanhados por bacalhau assado e por bom vinho local, ou não fosse Aveiras de Cima “Vila Museu do Vinho”.

A história começa a ser contada e vivida no dia 02 de março, sábado, com a inauguração às 19h00. A animação do recinto estará a cargo de “Camões Eventos” e o encerramento será às 02h00.

No último dia, domingo 03, a abertura do evento ocorre ao meio-dia. O recinto continuará a ser animado ao longo da tarde com “Camões Eventos”. Às 15h00 terá lugar uma atuação da Bandinha da Filarmónica de Aveiras de Cima. O recinto encerra às 19h00.

Esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRAS DO TORRICADO”, lançada pelo Município de Azambuja em outubro de 2018 com o objetivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.

Ao longo do ano 2024, a autarquia irá continuar a fortalecer a consolidação da marca, com um conjunto de iniciativas que marcarão presença em todas as freguesias do concelho e voltarão a envolver os estabelecimentos da restauração que aderirem à próxima edição do evento gastronómico A GULA.

Fonte: Câmara Municipal Azambuja

“Desporto: Trail da Terra do Sol”


Amareleja 17 de novembro de 2024

 

Por: Martinho Anastácio

E porque ser uma coletividade quase bicentenária não é entrave, mas sim motivação, apresentamos também a Secção do Desporto da SFUMA, mostrando assim a vontade constante de inovação que nos move.

A Secção de Desporto da SFUMA iniciou a sua atividade em janeiro de 2024, sendo então um projeto recente, mas que já dá cartas, tendo sido representada por vários atletas no Trail de Ribeiro de Limas, em Santa Iria (Serpa).

De momento, é composta por cerca de 30 elementos da nossa Amareleja, mas também do Concelho de Moura. Participarão em provas um pouco por todo o país e estrangeiro nas vertentes de caminhada, corrida e ciclismo.

Importante salientar que também já se encontra em preparação o nosso primeiro Trail, marcado para dia 17 de novembro deste ano. Contamos com a vossa participação!

Que nunca falte a vontade aos Amarelejenses e não só, para participar em novos projetos, novas experiências, pois é a vontade de todos que nos faz continuar.

Inscrições em: www.acorrer.pt

Fonte: Filarmónica Amarelejense Sfuma




“Desporto: Emirates conquista o seu quarto Grand Slam: o Campeonato de Wimbledon"


Por: Ana Cerveira

 

A Emirates anunciou um acordo de parceria para vários anos com o The Championships, Wimbledon, tornando-se a Companhia Aérea Oficial de um dos mais antigos torneios de ténis do mundo.

 “Jogo, set, match” para a companhia aérea, que conquistou os quatro torneios do Grand Slam - Open da Austrália, Roland-Garros, Open dos Estados Unidos e, agora, o The Championships, Wimbledon.

A parceria contempla um investimento de vários milhões de libras para apoiar e promover iniciativas de impacto social em todo o Reino Unido.

Dubai, EAU, 26 de fevereiro de 2024: A Emirates conquista o seu quarto "Grand Slam" ao anunciar uma parceria para vários anos com um dos mais prestigiados eventos de ténis do mundo o Campeonato de Wimbledon.

Como Parceira Aérea Oficial do The Championships, Wimbledon a Emirates elevará o mundo do ténis a novos patamares com activações emocionantes no recinto. O The Championships terá lugar de 1 a 14 de julho de 2024 no The All England Lawn Tennis Club.

A companhia aérea é agora um orgulhoso parceiro dos quatro torneios do Grand Slam.

 

Sir Tim Clark, Presidente da Emirates Airline, afirmou:

 

“Do campo de terra batida ao campo de relva estamos orgulhosos por estarmos a aumentar a nossa presença no mundo do ténis. Wimbledon é um grande evento desportivo visto por milhões de pessoas em todo o mundo, e estamos muito satisfeitos por estarmos associados a uma marca tão respeitada.

A Emirates sempre apoiou o ténis e, como patrocinador dos quatro Grand Slams, o nosso compromisso para com o desporto é mais sólido do que nunca. Estamos ansiosos por servir uma competição de ténis de topo este verão e por celebrar o melhor do ténis com fãs de todo o mundo”.

 

Deborah Jevans CBE, Presidente do All England Club, comentou:

 

“É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à Emirates na nossa família de Parceiros Oficiais em Wimbledon. Ao estabelecer uma parceria com a Emirates, como Parceiro Oficial da Companhia Aérea, Wimbledon está a unir forças com uma marca de topo e um dos principais patrocinadores mundiais do ténis e do desporto em geral. À medida que a Emirates embarca na sua quarta década de apoio ao ténis, esta parceria leva o investimento da organização e a ligação ao desporto para o próximo nível.

Recebemos níveis recorde de interesse do Reino Unido e de todo o mundo em participar no The Championships este ano, e o apoio de Parceiros Oficiais como a Emirates ajuda-nos a manter o evento no auge do desporto, tanto para os jogadores como para os adeptos”.

 

Companhia aérea parceira oficial de Wimbledon

 

Com esta parceria, a Emirates irá usufruir de uma vasta gama de benefícios, incluindo: branding no Centre Court e no Court No.1; ativações no local para interagir com os fãs de ténis; direitos de marketing, digital e de redes sociais; bilhetes de hospitalidade; e uma oportunidade para a companhia aérea se juntar ao popular “Wimbleworld” na plataforma metaverse, Roblox, com os courts de ténis e pistas de obstáculos com o logo Emirates.

 

Promoção das iniciativas “Force for Good”

 

Emirates e Wimbledon também vão unir forças para apoiar iniciativas de impacto social em todo o Reino Unido. No âmbito da parceria, será criado um fundo multimilionário “Force for Good” para apoiar e promover iniciativas que tenham um impacto positivo na sociedade e apoiem as comunidades locais. Mais pormenores sobre este fundo serão anunciados ao longo deste ano.

 

Patrocinador orgulhoso de quatro Grand Slams

 

A Emirates é a Companhia Aérea Oficial do ATP Tour desde 2013 e Parceira Premier desde 2016. O portefólio da companhia aérea inclui alguns dos eventos mais importantes dos circuitos ATP e WTA. Para além dos quatro torneios do Grand Slam, incluindo: US Open (desde 2012); Roland-Garros (desde 2013); Australian Open (desde 2015); e The Championships, Wimbledon (anunciado para 2024) - a companhia aérea também apoia 60 outros torneios ao longo do ano. A Emirates tem também apoiado o Dubai Duty Free Tennis Championships desde a sua criação em 1993.

A carteira de patrocínios da companhia aérea também inclui outros desportos de topo a nível mundial, como o golfe, as corridas de cavalos e a vela. No Reino Unido, a companhia aérea é um orgulhoso patrocinador do Arsenal, da Emirates FA Cup e do Lancashire Cricket Club & Emirates Old Trafford.

 

 

Sobre a Emirates

 

A Emirates é a premiada companhia aérea global que opera a maior frota do mundo de aviões Boeing 777 e Airbus A380 e que serve mais de 130 cidades em seis continentes através do seu eficiente centro de operações no Dubai. A companhia aérea ganhou o reconhecimento dos passageiros pelos seus serviços líderes de mercado em terra e no ar, prestados por uma força de trabalho apaixonada que representa mais de 160 nações. A Emirates apoia as comunidades locais em todo o mundo e une as pessoas através do seu vasto portfólio de patrocínios desportivos e culturais internacionais. A Emirates está também empenhada em operações ambientalmente responsáveis e centra-se em três áreas: redução das emissões, consumo responsável e preservação da vida selvagem e dos habitats.

 

 

Sobre Wimbledon

 

O Campeonato de Wimbledon é o mais antigo dos quatro Grand Slams de ténis e o único disputado em relva. Gerido pelo All England Lawn Tennis Club (AELTC) e realizado nos terrenos do AELTC, Wimbledon evoluiu das suas origens como clube privado de croquet em 1868 para um dos maiores eventos desportivos anuais do mundo e uma das marcas mais respeitadas no desporto. Visite www.wimbledon.com e siga @wimbledon em todas as principais plataformas de redes sociais.

A Estratégia Comunitária do All England Club está enraizada na sua ambição de ser uma Força para o Bem, liderando pelo exemplo através do nosso compromisso para com a comunidade, a inclusão, o ambiente e inspirando outros a agir. Isto significa gerar ativamente benefícios significativos e positivos para as nossas comunidades e garantir que todos se sintam bem-vindos em Wimbledon.

Fonte:  Emirates Group Portugal na Hill and Knowlton Portugal

“Cultura: "Há Festa na Selva"


Dia 17 Março 2024

 

Em março, a selva chega ao nosso teatro!

Este mês, embarque numa aventura teatral incrível com toda a família! "Há Festa na Selva" é um espetáculo emocionante que vai encantar crianças e adultos. Prepare-se para dançar com os animais da selva, rir com suas travessuras e se emocionar com essa história única.

Local: Mercado da Quinta do Anjo - 16 horas

Mais informações e reservas: ligue 918408500

Não perca a oportunidade de viver essa experiência mágica! Marque nos comentários quem você vai trazer para a festa na selva.

Fonte: RespirArte Companhia de Teatro da Quinta do Anjo