segunda-feira, 23 de setembro de 2024

“Iniciativas: Dia da Mulher São-tomense assinalado em Idanha”


Dia: Tiago Carvalho

O Dia da Mulher de São Tomé e Príncipe foi celebrado em Idanha-a-Nova, no dia 20 de setembro, com boa gastronomia, música e muita animação

A comunidade são-tomense festejou a efeméride com uma confraternização no Recinto da Feira Raiana, uma atividade alusiva a um momento histórico que se assinala oficialmente a 19 de setembro.

A data foi instituída em honra da manifestação de 19 de setembro de 1974, protagonizada por um grupo de mulheres que saiu à rua da capital são-tomense para exigir do governo colonial a independência dessas duas ilhas equatoriais. A independência viria a ser conquistada um ano depois, a 12 de julho de 1975.

As mulheres de São Tomé e Príncipe convidaram a restante comunidade africana residente em Idanha-a-Nova, mas também a comunidade local e entidades que têm apoiado a integração das populações migrantes no concelho.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Desporto: Clube de Ténis promoveu III Torneio em Cadeira de Rodas”


Por: Tiago Carvalho

O Clube de Ténis de Idanha-a-Nova, organizou neste fim de semana de 20 a 22 de setembro, o III Torneio em Cadeira de Rodas, Nível A - Dr. João José Castel-Branco da Silveira, em homenagem ao sócio fundador da coletividade.

O torneio realizou-se nos Campos de Ténis de Idanha-a-Nova, renovados recentemente, e foi mais uma vez um sucesso.

A vitória em singulares coube a João Couceiro, que venceu Francisco Aguiar. Em pares, João Couceiro e João Sanona bateram na final a dupla Jacob Schmalzriedt e Francisco Aguiar.

No Quadro B, ganhou José Sousa numa final disputada contra Joaquim Soares.


Os prémios foram entregues pelos familiares do falecido Dr. João José Castel-Branco da Silveira, acompanhados de João Carlos Sousa, vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, e presidente do Clube de Ténis, Rui Mendonça, e dirigentes da coletividade.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Além-fronteiras: Portugal homenageado no Festival das Culturas do Mundo em Bessancourt”


Por: Carlos Pereira

Foto: Lia Gomes

No âmbito do seu Festival das Culturas do Mundo, a cidade de Bessancourt (95) organizou, no passado sábado, 14 de setembro, um "Stopover na Europa" com especial destaque para Portugal.

Na Praça Hubert Reeves, os habitantes da cidade puderam descobrir a arte ao vivo com uma oficina de pintura "ao vivo" e divertir-se com jogos europeus, explorar os stands da associação Graines de Luso, oferecendo leituras bilingues e criativas e desfrutar do artesanato local com expositores e uma venda de joias, mas também para conhecer autores e participar de workshops. No local, havia um food truck português e um bar de bebidas.

Esta é a primeira vez que Portugal é homenageado no âmbito do Festival das Culturas do Mundo e a associação Graines de Luso, da cidade vizinha de Taverny, foi convidada a fazer animações para crianças. "Escolhi apresentar-lhes o conto da Carochinha, apresentar-lhes um conto tradicional português e ao mesmo tempo dar a conhecer a língua portuguesa às crianças da cidade", explica Isabel Carvalho, fundadora da associação e contadora de histórias.

O conto foi seguido por uma oficina criativa, relacionada à história. "Oferecemos também um stand de criação, com coisas feitas por mães e outros produtos que trouxemos de Portugal para descobrir Portugal neste dia dedicado à Europa, mas mais especificamente a Portugal", diz Isabel Carvalho.

A pintora Nathalie Afonso fez "Pintura ao Vivo". "Pedi sugestões de pintura e foi-me sugerido o traje tradicional de Viana do Castelo", explica o artista ao LusoJornal. Nathalie Afonso pintou um vianense, com a igreja no monte de Santa Luzia e a ponte de Gustave Eiffel. "É uma forma de partilhar com as pessoas presentes, mas também de lhes falar sobre o vestuário tradicional de Portugal."

A escritora franco-portuguesa Odette Branco também esteve presente. Em 2010, publicou "O Canto das Sereias", e depois uma peça inspirada na vida de Florbela Espanca, que chegou a ser encenada. O seu mais recente trabalho é um conto infantil "A Floresta Encantada" que foi publicado em português, e recentemente apresentado no Consulado Geral de Portugal em Paris, e que terá uma versão francesa em breve.

Odete Branco apresentou o seu livro, que já está disponível para animação em eventos e em escolas.

Mas também havia Cynthia que vinha de Portugal com os seus "pássaros assobiadores", "um instrumento que faz parte da cultura popular portuguesa, com mais de 400 anos de história" e, mais à frente, na "Loginha da Rosália", que normalmente se situa em Montesson (78), mas que também estava presente em Bessancourt, encontrava-se artesanato português, incluindo uma coleção exclusiva de malas de mão fabricadas em Portugal.

Danças folclóricas portuguesas não faltaram, com a associação Aldeias dos Sargaceiros.

Fonte: Luso Jornal (França)