segunda-feira, 14 de abril de 2025

“Férias Municipais da Páscoa 2025 | Inscrições a decorrer"


Por: Ana Cristina Feio

As Férias Municipais Páscoa 2025, destinadas aos alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico das escolas do Concelho, irão decorrer entre os dias 21 e 24 de abril.

Estão previstas diversas atividades como Mini-Ténis, Mini-Voleibol, Mini-Trampolim, Mini-Hóquei em campo, Mini-Futsal, Tiro com arco, Karaté, Boxe, Dança, Jogos Aquáticos, Futebol, Patinagem, Jogos Lúdicos, Escola de Trânsito, Cinema, demonstrações equestres e cinotécnicas, entre outras.

As Férias Municipais decorrem entre as 9h00m e as 12h00 e entre as 14h00 e as 17h30m, havendo um lanche de manhã e à tarde, entre as atividades, sendo o almoço opcional. Todos os participantes estarão abrangidos por um seguro desportivo. O Pavilhão Desportivo abre portas às 8h30m e fecha às 18h00 para receção das crianças.

As inscrições decorrem nas Piscinas Municipais, a partir do dia 12 de abril, às 9h00, sendo limitadas a 75 crianças por semana.

As atividades são desenvolvidas em parceria com: Casa do Benfica do Entroncamento (CBE), Associação Nacional de Artes Marciais Mistas e Disciplinas Associadas (ANAMDA), Centro Recreativo Casal do Grilo (CRCG) Escola de Karaté do Entroncamento (EKE), Escola Profissional Gustave Eiffel, PSP – Polícia de Segurança Pública e GNR – Guarda Nacional Republicana.

Mais informações:

Gabinete de Desporto

Piscinas Municipais

Telefone – 249 241 316

desporto@cm-entroncamento.pt

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Toulões celebra a primavera no 4.º Festival Rosa Albardeira”


Por: Tiago Carvalho

Nos dias 12 e 13 de abril, Toulões voltou a ser palco de mais uma edição do Festival Rosa Albardeira, enchendo-se de vida, cor e tradição para celebrar a primavera com um programa dedicado à natureza e à cultura local.

O fim de semana contou com uma feira de produtos regionais, animação de rua, música ao vivo e uma inesquecível Grande Noite de Fados.


No domingo, mais de 150 pessoas participaram no Passeio Pedestre “Rosa Albardeira”, onde percorram 16 km pelas paisagens naturais da freguesia, numa manhã dedicada ao convívio e à descoberta. A tarde continuou animada com oficinas e terminou em festa, ao som de um concerto muito aplaudido de José Malhoa.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, sublinhou “a importância destes festivais para dinamizar o território”, enaltecendo “o orgulho de ver florescer a Rosa Albardeira, uma flor única que se tem o privilégio de admirar em Toulões, em plena primavera”.


Em acréscimo, o presidente da Junta de Freguesia de Toulões, António Marcelo, “agradeceu a todos os que tornaram este evento possível – desde a organização e participantes até todos, sem exceção, que vieram visitar e apoiar o festival”.

O Festival da Rosa Albardeira foi mais um evento para promover a cultura, a tradição e o património local, o que reforça o convívio e a identidade do concelho de Idanha-a-Nova.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Comemorações do 25 de Abril”


Entroncamento | Programa Comemorativo

 

Por: Ana Cristina Feio

O 51º Aniversário do 25 de abril de 1974, será assinalado no Entroncamento com diversas iniciativas desportivas e culturais.

Dia 25 abril | sexta-feira

 

Programa:

 

09h00 – 26ª Corrida da Liberdade | Pavilhão Desportivo Municipal

10h00 – Hastear da Bandeira | Largo José Duarte Coelho

- Sessão Solene | Largo José Duarte Coelho *

11h30m – Inauguração da Exposição “Ouvir o Novo Tempo a Chegar” | Galeria Municipal

18h00 – Espetáculo “José Afonso, outros Cantos e Utopias” | Cineteatro São João

*Em caso de condições climatérica adversas a Sessão Solene decorrerá no Centro Cultural

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Idanha acolhe 9º Curso Livre de Religiosidade Popular”


Por: Tiago Carvalho

O Forum Cultural de Idanha-a-Nova recebeu, nos dias 11 e 12 de abril, o 9º Curso Livre de Religiosidade Popular, um encontro marcado pela partilha de saberes e experiências em torno das tradições quaresmais e pascais.

O evento reuniu especialistas, investigadores e apaixonados por expressões de religiosidade popular, num espaço de reflexão e celebração do património imaterial.


Na sessão de abertura, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou o trabalho realizado: “Acompanhamos de perto a temática da Páscoa, em articulação com todos os que participam, investigam e documentam estas celebrações como António Catana e Alexandre Gaspar, que têm liderado o trabalho desenvolvido em termos dos Mistérios da Páscoa em Idanha”.

O autarca sublinhou ainda a importância de preservar este legado: “É uma herança que faz parte da nossa identidade cultural, e que devemos salvaguardar para que não se perca”.


Recorde-se que os Mistérios da Páscoa em Idanha município que integra a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa contemplam 260 eventos quaresmais e pascais ao longo de 90 dias, desde a Quarta-feira de Cinzas até ao Domingo de Pentecostes.

Para o coordenador deste projeto, António Catana, trata-se de um trabalho que “preserva, revitaliza e valoriza a imensa riqueza das tradições das terras de Idanha, feitas pelas pessoas do povo, com o seu sentir e a sua devoção”.

A abertura do evento foi enriquecida com a participação do Grupo da Encomendação das Almas de Idanha-a-Nova e uma visita a rituais ancestrais. Terminou com o 16º Encontro de Cantares Quaresmais de Idanha-a-Nova.

Paralelamente, no Forum Cultural encontra-se a exposição "Mistérios da Páscoa em Idanha", da autoria do fotógrafo Valter Vinagre, que convida o público a mergulhar na intensidade e beleza destas tradições.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova