quinta-feira, 13 de junho de 2024

“Desporto: Fernando Pimenta passeia classe e está nas finais de K1 1.000 e 500 dos Europeus”


O canoísta Fernando Pimenta qualificou-se hoje diretamente para as finais de K1 1.000 e 500 metros dos Europeus da Hungria, impondo-se nas eliminatórias com dois triunfos inquestionáveis em Szeged, Hungria.

Com apenas uma vaga a dar acesso imediato à regata das medalhas, Pimenta voltou a superiorizar-se nos 1.000 metros, em 3.32,678 minutos, batendo o bielorrusso Aleh Yurenia, por 1,053 segundos, e o dinamarquês Thorbjorn Rask, por 4,254.

O tempo de Pimenta nas eliminatórias só foi superado pelo do campeão olímpico, o húngaro Balint Kopasz, mais rápido 144 milésimos de segundo, e que o luso vai reencontrar no domingo, dia no qual também disputa a final de K1 5.000.

Nos 500, Pimenta reagiu a um forte início de dois opositores para vencer em 1.39,725 minutos, superando o espanhol Roi Rodriguez, por tranquilos 2,764 segundos, e o lituano Viktor Caplinskij, por 3,421.

Adam Varga, o magiar medalha de prata em Tóquio2020 nos 1.000 metros, será o rival mais forte do limiano na luta pelas medalhas nesta distância mais curta, na sexta-feira.

Pimenta engrossa assim o número de finais diretas de Portugal na Hungria, depois do êxito de Pedro Casinha, em K1 200 metros, Iago Bebiano e Kevin Santos, em K2 200, e de Norberto Mourão, na classe adaptada de VL2.

Esta tarde Portugal vai ter mais uma embarcação a tentar o apuramento direto, nomeadamente Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha, em K2 500 metros.

A seleção portuguesa em Szeged está desfalcada dos campeões do Mundo em K2 500 metros João Ribeiro e Messias Baptista, que seguem um plano de preparação específico para Paris2024, tal como Teresa Portela, que também optou por não competir em K1 500 metros e segue um programa personalizado.

Os eventos da canoagem sprint nos Jogos Olímpicos vão decorrer entre 06 e 10 de agosto, sendo que Portugal vai estar representado por Fernando Pimenta, em K1 1.000 metros, João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500, e por Teresa Portela, em K1 500.

Norberto Mourão, em VL2, e Alex Santos, em KL1, voltam a vestir as cores de Portugal nos Jogos Paralímpicos.

“Teatro: Dos Aloés ESTREIA espetáculo “Todas as tuas lágrimas não serão suficientes” | Recreios da amadora dia 19 junho”


O Teatro dos Aloés estreia, no próximo dia 19 de junho (quarta-feira), pelas 21h00, a peça “Todas as tuas lágrimas não serão suficientes”, nos Recreios da Amadora, sob a direção de Petronille de Saint-Rapt, com a colaboração das atrizes e atores Elsa Valentim, Jorge Silva, Mariana Lobo Vaz e Pedro Emauz.

 

Em cena até 2 de julho.

 

Sessões:

19 a 23 de junho e de 28 de junho a 2 de julho

2.ª feira a sábado às 21h00

Domingos às 16h00

Dia 30 de junho - Sessão com Língua Gestual Portuguesa e Audiodescrição

Dias 23 e 30 junho - Conversas com o público após o espetáculo

Bilhetes:

10 € à venda na Ticketline e na bilheteira dos Recreios da Amadora, duas horas antes do início dos espetáculos.

Reservas e informações: 933471330/ divulgacaoteatrodosaloes@gmail.com

 

Sinopse | “Todas as tuas lágrimas não serão suficientes”

Esta criação é uma reflexão sobre o nosso papel face às alterações climáticas. Destruímos recursos que nos foram generosamente oferecidos pela Natureza e que garantem a nossa subsistência. Ao destruí-los pomos em causa a nossa sobrevivência e a sobrevivência de outras espécies. A água, o nosso bem mais precioso, está a ser usada e contaminada de forma absurda, criando desequilíbrios no ciclo natural que durante milénios permitiu a nossa sobrevivência. Somos uma espécie ameaçada por nós próprios. É a nossa sobrevivência que está em causa.

Temos a mãe, o pai, a filha e o filho. E suas histórias. D´água. Temos a água que de repente começa a fazer das suas.

E lá vão eles. Embarcam os quatro numa viagem ao coração da água.

Ao coração.

Que de repente parou de bater. Chegámos ao dia zero.

O dia em que o coração da água parou de bater».

 

Texto: Petronille de Saint-Rapt

Ficha Técnica:

Texto: Petronille de Saint-Rapt com a colaboração das atrizes e atores Elsa Valentim, Jorge Silva, Mariana Lobo Vaz e Pedro Emauz | Espaço Cénico e Design Gráfico: João Rodrigues | Desenho de Luz: Ricardo Campos | Vídeo: José Ricardo Lopes | Fotografia: Luana Santos | Direção de Produção: Daniela Sampaio | Produção Executiva e Divulgação: Marco Trindade | Assistência de Encenação: Inês da Cruz Custódio | Operação: António Serrão | Produção: Teatro dos Aloés 2024.

 

Recreios da Amadora

Av. Santos Mattos, 2 - Venteira - 2700-748 Amadora

Telefone: 214 369 055

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

GPS: 38.758323, -9.235262

Transportes, Táxis e Parque Público de Estacionamento:

Comboio da CP: Estação da Amadora - Linha de Sintra – Lisboa

Autocarros Carris Metropolitana:

1502 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul), via Linda-a-Velha

1712 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul)

1714 - Amadora (Estação Sul) - Belém (Estação)

Táxis (Praça de táxis a 100 mts.)

Parque público de estacionamento (a 20 mts.)

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Incentivos: OP 2025 DEDICADO À INTERVENÇÃO EM ESPAÇO PÚBLICO | APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE 18 JUNHO A 8 JULHO"


A 15.ª edição do OP Amadora está aí!

 

Nesta edição do OP, o tema é a “Intervenção em Espaço Público”, e os cidadãos poderão apresentar as suas propostas de 18 de junho a 8 de julho na página do OP Amadora e votar entre 29 de agosto e 18 de setembro.

A Câmara Municipal da Amadora pretende que o orçamento participativo temático coloque o enfoque em áreas pertinentes para a vida da cidade, incentivando os cidadãos a refletirem sobre um tema específico e a identificarem necessidades, problemas, desafios e oportunidades existentes e, nesse âmbito, apresentarem as suas ideias para o desenvolvimento do município.

O orçamento atribuído é de 500.000€, para os anos de 2025 e 2026, e cada proposta não pode ultrapassar os 150.000€ de investimento previsto.

Com a implementação do OP 2025, a Câmara Municipal da Amadora visa incentivar a participação dos cidadãos na vida pública, aumentar a transparência e a eficiência da tomada de decisão, exigir ao poder político um maior cuidado na prestação de informação às populações quanto aos gastos públicos, gerar maior proximidade e confiança entre poder político e população, e incrementar a participação democrática dos cidadãos.

Consulte aqui o calendário completo do OP 2025 aqui: https://op.cm-amadora.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27582

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

"Musica: 5.ª SINFONIA" DE GUSTAV MAHLER É INTERPRETADA NO ÂMBITO DA "TEMPORADA DARCOS"


No âmbito da “Temporada Darcos”, a 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler é interpretada no próximo dia 20 de junho, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Este concerto será dirigido por Nuno Côrte-Real e interpretado pelo grupo de música de câmara Ensemble Darcos, que na ocasião será constituído por: Alexandre Dimcevski, (violino I), Paula Carneiro (violino II), Reyes Gallardo (viola), Teresa Valente Pereira (violoncelo), Vanessa Lima (contrabaixo), Nuno Inácio (flauta), Luis Auñón Pérez (oboé), Telmo Costa (clarinete I), Cândida Oliveira (clarinete II), Ricardo Ramos (fagote), José Pedro Pereira (trompete), Luís Duarte Moreira (trompa I), Rodrigo Carreira (trompa II), Marco Fernandes (percussão), Cristiano Rios (percussão), Ana Ester Santos (harpa), Hélder Marques (piano) e Joana Barata (harmónium).

De referir, relativamente à mencionada obra, que, para o reputado ensaísta Donald Mitchell (1925-2017), a mesma “inicia um novo conceito de drama interior”, no qual um eventual conteúdo programático já não reside na voz, ou em textos explicativos, antes “passou para a clandestinidade”, para a profundeza da psique do compositor.

Tela musical gigante, de um alcance emocional inaudito, a 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler (1860-1911) foi escrita entre 1901 e 1902, tendo sido estreada pouco depois da sua elaboração, em outubro de 1902, em Colónia. Descontente com o resultado, Mahler faria revisões constantes desta sinfonia até à sua morte.

De carácter conflituoso, ao convocar, num mesmo espaço a mais esfusiante das alegrias e a mais transcendente das tristezas, essa obra parece querer falar das incertezas fundamentais do nosso tempo.

No concerto do próximo dia 20 de junho no Teatro-Cine de Torres Vedras escutar-se-á o arranjo para ensemble instrumental de Klaus Simon da 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler (1968), realizado em 2014 por encomenda da Holst-Sinfonietta.

 

O programa do concerto será o seguinte:

G. Mahler (1898 - 1937)

5.ª Sinfonia (arranjo para ensemble de K. Simon)

I. Marcha Fúnebre: compassado - severo - como um cortejo

II. Tempestuoso: com grande veemência

III. Scherzo: enérgico, não demasiado rápido

IV. Adagietto: Muito lento

V. Rondo-Finale: Allegro - Allegro Giocoso. Fresco

A 1.ª secção da 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler compreende os dois andamentos iniciais. Inquieto e desolador, o primeiro começa com uma fanfarra aparentemente vitoriosa que, rapidamente, se dilui numa dolente marcha fúnebre. O segundo andamento, apesar do frenesim que o trespassa, parece querer ascender a um estado de relativo otimismo, caindo repetidamente numa angústia indizível. O mítico maestro Wilhelm Furtwängler (1886-1954) dizia sobre este andamento: “Não conheço nenhuma outra música que possa levar-me a um estado de espírito mais pessimista. Desvaloriza tudo o que ainda pode parecer valioso para nós neste mundo sombrio”.

Já a 2.ª secção da 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler é constituída por um terceiro andamento, Scherzo, longo, dominado por um ritmo ternário, vagamente nostálgico, vagamente frívolo, ensaiando uma visão mais positiva da vida.

A 3.ª secção da referida obra compreende os dois andamentos finais. O famoso Adagietto parece querer distanciar-se das tensões, tendo entrado na cultura popular pela mão do realizador Luchino Visconti (1906-1976), ao funcionar como leitmotiv do filme Morte em Veneza (1971), baseado na obra homónima (1912) de Thomas Mann (1875-1955). O movimento finale possui um caráter exuberante. Luz e trevas confrontam-se uma última vez, num clímax musical apocalíptico.

O preço das entradas para se assistir ao concerto 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler no Teatro-Cine de Torres Vedras é de cinco euros.

O mesmo concerto será proporcionado no dia 21 de junho, pelas 21h00, no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa.

Refira-se que este concerto é uma coprodução entre a Temporada Darcos e o Festival Estoril Lisboa.

De recordar que a “Temporada Darcos" constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical nacional, na qual se divulga a música clássica segundo as suas diversas abordagens e matizes estilísticas, sendo dirigida pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real. Os espetáculos desta temporada são na sua maioria interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses da atualidade, o qual é dirigido também por Nuno Côrte-Real e apresenta uma formação que varia consoante o programa de concerto. De realçar que têm participado nos concertos da “Temporada Darcos” aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, bem como proeminentes figuras do panorama musical nacional como comentadores. Sendo coorganizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Darcos - Associação Cultural, a “Temporada Darcos” tem como ponto de partida o concelho de Torres Vedras. Em 2024 tem a sua 17.ª edição.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Cultura: Arte do cartoon exposição de José Sanina”


“Arte do Cartoon” é uma exposição da autoria de José Sanina com alguns dos seus trabalhos realizados ao longo do tempo como cartoonista. Estará em exposição na Foliateca, a cafetaria do Centro de Artes e Criatividade, a partir do dia 16 de junho até 30 de setembro.

José Sanina nasceu em Évora, em 1962, e é formado em Design Visual pelo IADE e possui um curso de Desenho Artístico pela Sociedade Nacional de Belas Artes. Desenvolve projetos nas áreas de publicidade, design visual, ilustração e cartoon. Em 2022 foi selecionado pelo júri internacional para a exposição e catálogo do World Press Cartoon. Atualmente combina a sua atividade de atelier com a de professor de Artes Visuais em Torres Vedras.

 

Outros trabalhos de José Sanina

•Designer do Departamento de Marketing e Publicidade da Fábrica de Papel Renova, Carnaxide, em 1990.

•Criativo na Agência de Publicidade “Lápis”, Lisboa, em 1990.

•Ilustrador e caricaturista na Revista “Fortuna”.

•Realizou filmes publicitários para SIC (“Vinho Uva do Monte” – Adega Cooperativa de Torres Vedras), “Polen Surf Design” e “Torres Lar”.

•Exposições “Rostos e Expressões” no Arena Shopping, Torres Vedras, e “Grafismos e Expressões” na Galeria Municipal, Torres Vedras.

•Exposição “Centenário de José Saramago” na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa.

•Contrato com a revista digital Cartoon Movement internacional.

•Participação em exposição coletiva na Galeria Passos na celebração dos seus vinte anos.

•Cartoonista colaborador do jornal Badaladas.

•Colaborador do fanzine Impulso.

•Exposição "Rostos e Expressões" no Arena Shopping.

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Tempos livres: Férias na cidade 2024 crianças e jovens da Amadora ocupam tempos livres”


Nas próximas semanas realiza-se mais uma edição do Férias na Cidade, projeto municipal que visa a ocupação de tempos livres para crianças e jovens nas férias do verão.

 

PROGRAMA SUB15

Dirige-se a crianças e jovens entre os 10 e os 15 anos.

Visa proporcionar experiências lúdico-pedagógicas que integram as dimensões educativa, desportiva, ambiental, social e turística.

O programa Férias na Cidade 2024 Sub15 tem a duração de 6 semanas, de segunda a sexta-feira, das 8h30-17h00 ou 9h00-18h00, divididas na seguinte forma:

 

SEMANA 1 – 24 a 28 de junho

SEMANA 2 – 1 a 5 de julho

SEMANA 3 – 8 a 12 de julho

SEMANA 4 – 15 a 19 de julho

SEMANA 5 – 22 a 26 de julho

SEMANA 6 – 29 de julho a 2 de agosto

Pré-inscrição: https://forms.office.com/e/vzkygQhia9

 

PROGRAMA 16+

Dirige-se a jovens entre os 16 e os 25 anos.

Experiência em contexto de trabalho, com bolsa de participação.

Visa a participação dos jovens em projetos de cariz social e comunitário, cultural e ambiental.

O programa Férias na Cidade 2024 16+ tem a duração de 6 turnos, de segunda a sexta-feira, em regime de part-time (4h/dia), das 9h00 às 13h00, distribuídos da seguinte forma:

TURNO 1 – 24 a 28 de junho

TURNO 2 – 1 a 5 de julho

TURNO 3 – 8 a 12 de julho

TURNO 4 – 15 a 19 de julho

TURNO 5 – 22 a 26 de julho

TURNO 6 – 29 de julho a 2 de agosto

Pré-inscrição: https://forms.office.com/e/4VQSMYGv9S

Mais informação aqui:  https://www.cm-amadora.pt/pt/8342-ferias-na-cidade-2024-criancas-e-jovens-da-amadora-ocupam-tempos-livres.html

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Desporto: AEP GOLF BUSINESS CUP ’24 | 7ª Edição com a participação de empresas, associações empresariais e Câmaras de come´rcio”


2ª prova agendada para 15 de junho de 2024 | Royal Óbidos 

 

A Fundação AEP, em conjunto com a AEP - Associação Empresarial de Portugal tem vindo a dinamizar um conjunto de atividades que procuram incentivar a interação entre a comunidade empresarial nacional, quer através de iniciativas resultantes de temáticas dirigidas às empresas, quer de ações organizadas fora do contexto tradicionalmente associadas aos negócios. 

No quadro desta intervenção, inclui-se o circuito AEP GOLF BUSINESS CUP, que este ano retoma o desenho inicial, com quatro provas que percorrem o país. Desde a sua primeira edição, participaram já mais de 300 jogadores, em representação de 145 empresas. 

A estrutura deste circuito assenta, igualmente, na dinamização das estruturas associativas empresariais nas regiões onde decorrem as provas, uma forma de garantir o maior envolvimento e participação das empresas, permitindo contribuir para a valorização dos recursos endógenos e dos territórios. 


Os torneios AEP Golf Business Cup são abertos a empresas, Associações Empresariais e Câmaras de Comércio. 

Poderão participar jogadores nacionais ou estrangeiros, filiados na F.P.G. ou numa Federação de Golfe de outro país, com Handicap WHS válido ou certificado pelo respetivo “Home-Club”, bem como serem maiores de 25 anos, até à data da realização da prova. 

A AEP Golf Business Cup é disputada por equipas de 2 jogadores, em representação de uma empresa, Associação Empresarial ou Câmara de Comércio. Na inscrição deverá ser indicado o Capitão de equipa. 

Os torneios serão jogados na modalidade de pares Four Ball Better Ball - Stableford Net (3/4 Handicap). Cada jogador joga a sua bola, devendo registar o resultado individual, em cada buraco, para efeitos de apuramento final do resultado Net e Gross da equipa no torneio. 

O Handicap WHS máximo será de 24,0 para os Homens e 28,0 para as Senhoras. Todos os jogadores com Handicap superior, poderão participar, mas com Handicap ajustado ao máximo permitido. O Handicap de jogo de cada jogador será calculado de acordo com as Tabelas de Handicap do campo onde se disputará o torneio. 


O resultado de cada equipa será o resultado de cada Par. Cada torneio é limitado a 40 Equipas (80 jogadores). 

Cada Empresa ou Entidade pode inscrever mais do que uma equipa. O jogador/equipa poderá inscrever-se num, ou mais torneios. Um jogador que tenha jogado por uma determinada equipa, poderá jogar por outra equipa, num outro torneio do circuito. 

As inscrições deverão ser feitas para a AEP até 5 dias antes de cada torneio. O Capitão de Equipa poderá, até 48 horas antes do torneio, substituir um jogador. 

 

CALENDÁRIO DE PROVAS

  

Realizadas: 

_ 18 de maio de 2024 | Golfe de Amarante  

 

Próximos encontros: 

_ 15 de junho de 2024 | Royal Óbidos 

_ 29 de junho de 2024 | Oporto Golf Club – Espinho 

_ 20 de julho de 2024 | Estela Golf Club 

Mais informações: https://golf.aeportugal.pt/#regulamento  

Fonte: #Comunicação Completa 

“Iniciativas: Estacionamento identificado como principal causa de stress para os adeptos que se deslocam de carro para os jogos do Euro 2024”


Por: Inês Fernandes

Um em cada quatro adeptos de futebol europeus já despenderam pelos menos 20 minutos à procura de lugar de estacionamento, cerca de 70% dos adeptos de futebol portugueses tencionam assistir ao Euro, mas não vão ter de enfrentar o trânsito do dia do jogo; um novo censo do sector mostra que quase nenhum deles tenciona fazer a viagem de carro, apesar de serem considerados entre os “condutores mais seguros da Europa”

Com o arranque do Campeonato da Europa de Futebol UEFA 2024 esta semana, não são apenas os resultados finais que vão deixar os adeptos à beira dos seus lugares. Uma nova investigação sobre as experiências de condução dos adeptos de toda a Europa revelou que, em dias de jogos regulares, mais de um terço (36%) considera que encontrar um lugar para estacionar perto dos estádios é uma causa fundamental para o stress.

As conclusões chegam na sequência de uma investigação efetuada entre os adeptos de futebol que conduzem pelo EasyPark Group, fornecedor global de soluções de estacionamento, e que revelam que um quarto (23%) dos adeptos de futebol teve de passar mais de 20 minutos à procura de um lugar para estacionar em dias de jogo. Um em cada dez (10%) foi obrigado a conduzir durante pelo menos 30 minutos até encontrar lugar.

E não é só a procura de lugares de estacionamento que pode causar problemas. Quase um sexto (16%) já teve de abandonar um jogo antes do apito final porque o período pago do estacionamento estava a terminar. Quase um quinto (17%) afirma já ter recebido uma multa por ter passado pela mesma situação, mas ter optado por ficar até ao final do jogo.

Por outro lado, quase 70% dos adeptos europeus de futebol afirmam que, a ser possível, considerariam a hipótese de assistir ao Euro este verão para ver os seus heróis do futebol em ação. Dois quintos (37%) tencionam, efetivamente, deslocar-se à Alemanha de automóvel, o que poderá causar problemas de congestionamento nas cidades anfitriãs.

"Com o Euro 2024 ao virar da esquina, cidades como Berlim e Hamburgo deverão registar um aumento significativo do número de visitantes, o que terá impacto na habitabilidade das cidades. Haverá também um aumento do número de carros na estrada e, consequentemente, o estacionamento poderá ser um desafio tanto para os residentes como para os adeptos. Eventos como este realçam verdadeiramente a importância de ter uma infraestrutura de gestão de tráfego eficaz, baseada em tecnologia e dados. As informações recolhidas a partir das soluções de mobilidade podem ajudar as cidades a prepararem-se para períodos de maior afluência e a implementarem mudanças que facilitem a vida dos condutores, assegurando simultaneamente que os espaços que ocupam permaneçam habitáveis", diz Cameron Clayton, CEO do Easypark Group.

Entre os países europeus, os adeptos espanhóis com carro são os que mais viajam para apoiar a sua equipa, com 91% a considerar assistir a alguns dos jogos em direto na Alemanha este verão.  Em contrapartida, os adeptos do Reino Unido são os que mais provavelmente ficarão em casa, com pouco mais de metade (52%) a planear assistir aos jogos.

 

Portugal

As conclusões resultam de um questionário realizado a mais de 11 000 pessoas em toda a Europa, incluindo 1 000 adeptos portugueses.

Apesar de os adeptos portugueses terem sido considerados os condutores mais seguros da Europa, com apenas 15% de multas de estacionamento e 12% de multas por excesso de velocidade, a maioria (42%) viajará de avião, porque conduzir e estacionar foi considerado um dos aspetos mais stressantes do dia.

Um em cada quatro (28%) adeptos portugueses também já viu o seu bilhete de estacionamento esgotar-se antes do apito final - mas conseguiu recarregar o depósito através de uma aplicação, como a EasyPark, para evitar a necessidade de sair mais cedo.

“Sabemos que os portugueses são acérrimos adeptos de futebol, e quando joga a seleção nacional esta realidade é ainda mais acentuada, com o país em suspenso até ao apito final. É claro que se os jogos são dentro da Europa, a probabilidade dos portugueses se deslocarem é ainda maior, mais ainda em países onde muitos têm familiares, como é Alemanha. Queremos acompanhar estes adeptos e ajudá-los a gerirem o seu stress na condução, reduzindo ao máximo o impacto que a deslocação possa ter, e isso só é possível entendo o seu comportamento e frustrações na estrada, assim como considerando o ecossistema como um todo. Tal só é possível com a ajuda da tecnologia e dos dados. Queremos que as cidades sejam mais habitáveis para quem nelas vive e para quem a elas se desloca para celebrar as vitórias das suas equipas”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

 

Os “melhores” condutores europeus

Os dados revelaram também quais os adeptos de futebol que se consideram os “melhores condutores” da Europa. Espanha ficou em primeiro lugar, com 43% dos inquiridos a considerarem-se “muito bons” condutores. A França ficou em último lugar, com apenas 15% a classificarem-se na mesma categoria.

Como é frequentemente o caso, os dados sublinham que a perceção e a realidade podem variar. Embora 94% dos inquiridos se considerem “bons” condutores, quase um terço admitiu que não utiliza regularmente os piscas (31%) nem presta atenção aos sinais de trânsito (32%). Ao mesmo tempo, um quarto dos adeptos de futebol (25%) já foi multado uma ou mais vezes por excesso de velocidade. Na Áustria (50%) e na Alemanha (48%), este número duplica, tendo metade dos inquiridos sido apanhados a conduzir acima do limite legal.

 

Metodologia

Para obter os resultados desta investigação, a EasyPark inquiriu 11 000 adultos (a partir dos 18 anos) através do Censuswide em maio de 2024.  Os inquiridos eram condutores e adeptos de futebol.

O estudo foi realizado no Reino Unido, Países Baixos, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca, França e Áustria.

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 3200 cidades em 25 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

 O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“Festas de Lisboa: A Marcha de Alcântara é a vencedora da edição 2024 do Concurso das Marchas Populares de Lisboa”


"Por mais que corra a tinta, Alcântara é o bairro com mais pinta"
foi o tema escolhido pela vencedora deste ano, inspirado na arte de pintores e artistas que encontram no bairro de Alcântara um espaço para se expressarem. 

Em segundo lugar ficou a Marcha de Marvila e em terceiro a Marcha de Alfama. 

A edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa foi brindada com a presença de milhares de pessoas que, na Avenida da Liberdade, assistiram ao tradicional desfile da noite de Santo António e momento alto das Festas de Lisboa. 


A celebração coletiva dos bairros da cidade entre marchantes, padrinhos e madrinhas, porta-estandartes, mascotes, aguadeiros, músicos (cavalinho), ensaiadores, responsáveis pelas coletividades e a organização envolveu mais de 1600 participantes.  

Este ano a Dança do Dragão, trazida por 30 elementos da Associação Geral Desportiva de Macau Lo Leong (grupo convidado) abriu o desfile, numa evocação do 25.º Aniversário do Estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau. Seguiram-se a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa, a Marcha Infantil "A Voz do Operário", a Marcha dos Mercados e a Marcha Santa Casa.


No grande desfile da noite de Santo António, que contou com a participação já habitual dos recentes e oficializados casais de Santo António, todas as Marchas cantaram "O Tejo Afinal" composição vencedora do concurso Grande Marcha de Lisboa deste ano. 

Depois das exibições em pavilhão, as 20 marchas em competição foram mais uma vez avaliadas pelo júri presidido, nesta edição, por Albano Ginja e composto por Rita Spider (Apreciação da Coreografia), Fernando Alvarez (Apreciação da Cenografia), Ana Paula Rocha (Apreciação do Figurino), Carlos Leitão (Apreciação da Letra), Rui Massena (Apreciação da Música) e Leonor Padinha (representante da EGEAC). 


 

Concurso das Marchas Populares de Lisboa 2024 

 

1.º Marcha de Alcântara

2.º Marcha de Marvila

3.º Marcha de Alfama

4.º Marcha da Bica

5.º Marcha de Carnide

6.º Marcha da Madragoa

7.º Marcha do Alto do Pina

8.º Marcha do Bairro da Boavista

9.º Marcha de São Vicente

10.º Marcha da Penha de França

11.º Marcha do Bairro Alto

12.º Marcha do Castelo

13.º Marcha dos Olivais 

14.º Marcha da Graça

15.º Marcha do Lumiar 

16.º Marcha da Mouraria

17.º Marcha da Bela Flor-Campolide

18.º Marcha de Santa Engrácia

19.º Marcha da Baixa

20.º Marcha de Belém

 

Classificações especiais

 

Melhor Coreografia: Marcha de Alcântara e Marcha de Marvila  

Melhor Cenografia: Marcha de Alcântara e Marcha de Marvila  

Melhor Figurino: Marcha de Alcântara, Marcha de Alfama e Marcha de Marvila 

Melhor Letra: Marcha de Alfama e Marcha do Alto do Pina

Melhor Musicalidade: Marcha da Madragoa 

Melhor Composição Original: "Há festa na Bica", da Marcha da Bica e "Welcome! Bem-vindos à Mouraria!", da Marcha da Mouraria 

Melhor Desfile na Avenida: Marcha de Alcântara

Fonte: Egeac