segunda-feira, 28 de outubro de 2024

“Mostra de Artesanato – Especial Outono”


9 novembro | sábado | Praça da Restauração | Mercado Municipal | Viver o Comércio

 

Por: Guiomar Messias

O Município do Entroncamento promove no próximo dia 9 de novembro, sábado, mais uma Mostra de Artesanato – Especial de Outono, no âmbito do projeto “Viver o Comércio”.

A Praça da Restauração no Mercado Municipal recebe, entre as 9h30m e as 13h30m, a mostra onde poderá comprar artesanato local e regional.

A atividade pretende dinamizar o centro da cidade. Venha “Viver o Comércio” no Entroncamento.

Participe nesta iniciativa!

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“NOITE DOS MEDOS “ATERRORIZA” MELGAÇO”


Esta quinta-feira, dia 31 de outubro partir das 21h00, no Largo Hermenegildo Solheiro

 

Por: Sara Pereira

Na noite de quinta-feira, 31 de outubro, Melgaço transforma-se num verdadeiro cenário de arrepiar com a aguardada “Noite dos Medos”. A partir das 21h00, o Largo Hermenegildo Solheiro será o palco central deste evento que mistura tradição, mistério e muita diversão. Com o “temido” Concurso dos Medos e o Cortejo dos Medos, o município mais a norte de Portugal promete surpreender com experiências que celebram o espírito do sobrenatural. 

A grande adesão que o evento tem tido nos últimos anos levou a que a autarquia deixasse a Casa da Cultura como palco para o arranque da noite, acontecendo agora no Largo Hermenegildo Solheiro, em frente à Câmara Municipal, no centro da vila melgacense. O espaço estará decorado a preceito para o habitual Welcome Drink dos Medos, que acontecerá pelas 21 horas, seguindo-se a apresentação do Concurso dos Medos, pelas 21h30, este ano subordinado ao tema “Bruxas & Feiticeiros” (categoria Escola) e “Acompanhamento” (categoria Grupo). 

Segue-se o Cortejo dos Medos, um percurso que terá início no Largo Hermenegildo Solheiro, pelas 22h30, seguindo pela Rua Dr António Durães até ao Largo da Calçada, e descendo pela Rua da Calçada até ao acesso do Castelo pela Rua Direita. A iniciativa irá proporcionar à vila um verdadeiro cenário de terror. 


Será no Castelo de Melgaço que o público poderá assistir, a partir das 23h15, à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas, e ao deslumbrante espetáculo de fogo Fire Dragons, com Rita Miguel. A animação continuará com momentos musicais a cargo dos Dj “Berto Boss” e H&T, estes últimos em parceria com os bares da Alameda, Cova do Leão, Afterwork, Rio’s Bar, LC Café. 

À semelhança das edições anteriores, são diversas as iniciativas complementares a decorrem nos espaços culturais de Melgaço que integram a programação desta edição, a VI, que se estende no calendário para além do dia principal da iniciativa, o dia 31 de outubro, nomeadamente até 16 de novembro. 

A grande novidade é a exposição patente no Castelo de Melgaço: estará em exposição a partir desta terça-feira, 29 de outubro, e até 3 de novembro, onde os mais pequenos serão desafiados a entrar no mundo fantástico da “Torre dos Medos”, sendo surpreendidos com algumas ações “aterrorizadoras”. 

A exposição “A Maldição” marcou o arranque da programação, a 16 de outubro, na Casa da Cultura. A mostra, patente até 16 de novembro, reune um conjunto de cartazes e fotografias com referência a filmes clássicos do género terror/suspense, que exploram uma atmosfera sombria, o sobrenatural e religioso, a possessão, a loucura e o terror psicológico, com base no espólio Jean Loup Passek do Museu de Cinema melgacense. 

A autarquia voltou, nesta edição, a dar continuidade aos Serões dos Medos, que teve a sua apresentação no evento de 2022. Este ano sob a temática “Possessões & bruxarias”, a iniciativa aconteceu no dia 18 de outubro, na Casa da Cultura. Os relatos dos convidados, o professor e sociólogo Albertino Gonçalves e o professor e antropólogo Luís Cunha (Universidade do Minho), prenderam a atenção da plateia com as histórias de fenómenos sobrenaturais, onde a ciência e o desconhecido se cruzaram numa conversa cativante e esclarecedora. Os serões caracterizam-se por momentos culturais e recreativos que promovem a exposição de temáticas associadas às histórias de fenómenos que assombram, relacionadas, com o sobrenatural. Pretende-se, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais.  

Conto para os mais pequenos - “Cartas de Rumblewick - A Minha Bruxa Teimosa” – e sessões de cinema (com os filmes Exorcista e Múmias) foram outras das atividades já realizadas no âmbito do programa da Noite dos Medos.

 

PROGRAMA

Largo Hermenegildo Solheiro 

21h00 | Welcome Drink dos Medos 

21h30 | Apresentação do Concurso dos “Medos” 

22h30 | Cortejo dos Medos 

 

Castelo de Melgaço 

23h15 

– Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas 

– Espetáculo de Fogo Fire Dragons, com Rita Miguel 

– Animação musical com o Dj “BERTO BOSS” 

– Animação musical com os dj´s H&T em parceria com os bares da Alameda, Cova do Leão, Afterwork, Rio’s Bar e LC Café

 

PROGRAMA COMPLEMENTAR

16 de outubro a 16 de novembro | Casa da Cultura 

Exposição “Maldição”: a mostra reúne um conjunto de cartazes e fotografias com referência a filmes clássicos do género terror/suspense, que exploram uma atmosfera sombria, o sobrenatural e religioso, a possessão, a loucura e o terror psicológico, com base no espólio Jean-Loup Passek do Museu de Cinema de Melgaço. 

 

18 de outubro | Casa da Cultura 

Serões dos Medos | 21h00 

Temática: “Possessões & bruxarias” 

Moderador: Professor Albertino Gonçalves 

Convidado: Professor Luís Cunha (Antropólogo, Universidade do Minho) 

Relatos de histórias em 1ª pessoa 

 

19 de outubro | Casa da Cultura 

Contos Contigo - “Histórias de arrepiar” | 10h30 

Obra: Cartas de Rumblewick – A Minha Bruxa Teimosa 

Público-alvo: Público infantil 

 

25 de outubro | Casa da Cultura 

Sessão de Cinema | 21h30 

Clássico de Terror: “Exorcista” (M16) 

Bilhetes disponíveis na Casa da Cultura | Custo: 3€ 

 

26 de outubro | Casa da Cultura 

Sessão de Cinema | 10h30 

Múmias (M6) 

Bilhetes disponíveis na Casa da Cultura | Custo: 3€ 

 

29 de outubro a 3 de novembro | Castelo de Melgaço 

Exposição “Torre dos Medos” 

Os mais pequenos serão desafiados a entrar no mundo fantástico da “Torre dos Medos”, onde serão surpreendidos com algumas ações “aterrorizadoras”.

A “NOITE DOS MEDOS” TEVE A SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM 2017

Desde então tem despertado o interesse junto da população, que participa com entusiasmo no Cortejo dos Medos e no concurso, mas também atraído cada vez mais visitantes e que se vestem a preceito para a Noite. O Cortejo dos Medos, um desfile que até então acontecia entre a Casa da Cultura e o Castelo, o Esconjuro das Bruxas e a Queimada Galega, são os grandes momentos do evento. 

O evento surge da necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do “oculto”, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço. 

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal 

Fonte: #ComunicaçãoCompleta

“Espetáculo “Não é amor” dança contra a violência doméstica”


8 de novembro, no Centro Cultural Raiano

 

Por: João Mascarenhas Duarte

A coreógrafa Catarina Branco apresenta a criação original “Não é amor”, um espetáculo que explora a violência de género e doméstica, no dia 8 de novembro, às 21h30, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova.

Através da dança, “Não é amor” lança um apelo à procura de soluções para quebrar o ciclo de violência física e emocional em contexto doméstico. As histórias que foram silenciadas pelo medo e pelo tempo vão agora dançar em palco. São histórias que precisam de ser dadas a sentir.

O espetáculo, coreografado pela artista multidisciplinar Catarina Branco, é interpretado por Bárbara Hoerlle Vasconcelos e Deivid Correia.

Este projeto resulta de uma parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), dinamizando sessões regulares com a comunidade em casas de abrigo.

A entrada no espetáculo é gratuita, limitada à lotação da sala, mediante reserva e levantamento de bilhete, através dos contactos do Centro Cultural Raiano, nomeadamente do telefone 277 202 900.

Este evento conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Mais informações disponíveis em www.idanha.pt/agenda 

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“O Museu na rua” regressa a 9 nove de novembro, com automóveis antigos a passear visitantes”


Uma verdadeira viagem no tempo, ao vivo e a corres

 

Depois do sucesso das edições anteriores, a iniciativa “O Museu na Rua” regressa já no próximo dia 9 de Novembro, no Museu do Caramulo, conferindo ao público a rara oportunidade de ver, ouvir, cheirar e inclusivamente passear no lugar de passageiro nas joias cheias de história que fazem parte do acervo do Museu do Caramulo, no que será uma verdadeira viagem no tempo.

Entre os veículos já confirmados para rodar encontram-se o Benz 20HP Grand Landaulet de 1910, um automóvel robusto e com alguns pormenores bastante avançados para a época, como a caixa de quatro velocidade, e vestido pela carroçaria Grand Landaulet pensada para ser utilizada com motorista ou chauffeur; o Renault 20HP de 1912, adquirido no exílio por João Franco (o último Presidente do Conselho de Ministros durante o reinado de D. Carlos I), e que conta com apenas 44 mil quilómetros no odómetro; e o Ford T de 1909, verdadeiro símbolo do processo de produção em massa de Henry Ford – ao qual é atribuído o famoso slogan ‘pode escolher qualquer cor para o seu Ford T, desde que seja preto’ (a cor mais barata e de secagem mais rápida) – e que viria a alcançar o recorde de mais de 16 milhões de unidades vendidas.


O leque de modelos prossegue com o Rolls-Royce Phantom III de 1937, desenvolvido ainda antes da morte de Sir Henry Royce, em 1933, e o real sucessor de uma linhagem de aclamados modelos Ghost e Phantom. Esta unidade transportou as mais destacadas personalidades em visitas oficiais ao nosso país, destacando-se entre estas a Rainha Isabel II, o Presidente Eisenhower e os Papas Paulo VI e João Paulo II. Já o Alfa Romeo 75 1.8 Turbo de 1987, lançado em 1985 para celebrar o 75º aniversário de produção da casa de Arese, marcará presença como o último modelo produzido exclusivamente pela marca antes de esta ser adquirida pelo grupo Fiat. O 75 1.8 Turbo está equipado com um motor de 1800cc que, alimentado por 153cv o permitiam atingir, à época, uns respeitosos 214 km/h de velocidade máxima, e é um de apenas três veículos que vieram para Portugal aquando do seu lançamento, sendo atualmente o único sobrevivente a rolar no nosso país.

O possante Ford GT de 2006, herdeiro do GT40 que venceu consecutivamente quatro edições das 24 Horas de Le Mans entre 1966 e 1969, e que conta com fortíssimas semelhanças em relação ao modelo original, estará presente com o seu traço que evoca não só as suas linhas originais como também o seu carácter competitivo e vencedor. A unidade que os visitantes terão oportunidade de sentir de perto é uma de apenas 343 produzidas (resultado da edição comemorativa GT Heritage Paint Livery Package), pintada nas cores da Gulf Oil, e que evoca as vitórias dos GT40 inscritos pela John Wyer Automotive Engineering Ltd em Le Mans em 1968 (com Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi ao volante) e em 1969 (pilotados por Jacky Ickx e Jackie Oliver).


Por último, O Museu na Rua contará com o Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evolution II (1990) que, com um bloco de quatro cilindros em linha com 2.5l desenvolvido com a ajuda da Cosworth a declarar uma potência máxima de 235cv às 7200 rpm e 245Nm às 5000rpm, apresenta números que na actualidade não impressionam, mas que surgem sob uma carroçaria exclusiva que veste a pele da última evolução do modelo desenvolvido para superar o seu rival de sempre (o BMW M3 E30) no Deutsche Tourenwagen Masters (DTM) – o campeonato alemão de turismos –, tendo sido produzidas apenas 502 unidades no total. Como já é tradição, haverá ainda um automóvel surpresa, que só será revelado na hora.

Para tirar partido desta experiência única e memorável, os visitantes necessitam apenas de adquirir um voucher, disponível na loja online do museu, ou comprado no próprio dia, cujo valor simbólico reverte na totalidade para a manutenção e conservação da coleção do Museu do Caramulo.

 Fonte: Museu Caramulo

“ENCONTROS MED 2024”


Por: Tiago Carvalho

O ENSEMBLE MED [mediterrâneo/medieval] propõe anualmente um encontro de artistas da Bacia do Mediterrâneo, que na zona raiana de Idanha-a-Nova, homenageiam o património musical de raiz Mediterrânica e/ou Medieval, de raiz escrita e oral, em particular com a tradição dos adufes / pandeiros / “framedrums”.  ENCONTROS MED 2024 propõe um minicurso de adufe/framedrums, de 8 a 10 novembro 2024, na Aldeia Histórica de Monsanto, com aulas, apresentações públicas e 1 palestra, colocando o Adufe no centro da mediação entre artistas/formadores convidados, participantes e comunidade local de Monsanto.

Na formação, convidamos a Amélia Fonseca, membro fundador e coordenador das Adufeiras de Monsanto, grupo icónico das cantigas de adufe da região da Beira Baixa e Idanha-a-Nova, que serão acompanhadas por Rui Silva, arauto da investigação artística sobre o adufe tradicional e moderno em Portugal; e Zohar Fresco, com a perspetiva do Mediterrâneo em "Ritmos do Médio Oriente”.


Na Rota do Peregrino apresentará “Rotas de peregrinação: uma viagem a Roma, Montserrat e Compostela”, com programa que incluirá música de peregrinos conservada no Codex Calixtinus e no Llibre Vermell de Montserrat, cantigas de Santa Maria de Afonso X, que narram as experiências vividas pelos peregrinos no Caminho, e cânticos religiosos interpretados nos diferentes mosteiros e catedrais situados nas rotas de peregrinação. Este será o tema da Palestra inaugural 8 Novembro 16h00 por Dr. Mauricio Molina (City University of New York & Na Rota do Peregrino), seguido da apresentação 1º CD do Ensembleo “Dized, aí, trobadores”: O cortês e o divino nas Cantigas de Santa Maria c/ presença do Editor MPMP Património Vivo.

Os Encontros Med têm o apoio da Direção Geral das Artes e estão integrados no programa Idanha-a-1000, um projeto coordenado pela Filarmónica Idanhense com coorganização do Município de Idanha-a-Nova, sendo apoiado pela União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e pelo Turismo de Portugal.

 

INSPIRAÇÃO

 

A inspiração de ENCONTROS MED [mediterrâneo/medieval] MONSANTO é o delicado ponto de contacto entre os universos da música antiga historicamente informada e a música tradicional historicamente informada, procurando a sua própria interpretação viva e atual da música de raiz medieval europeia, realizada em torno da Ibéria e das regiões circundantes do Mar Mediterrâneo, numa abordagem multicultural e transversal.

 

INSCRIÇÕES CURSO

bit.ly/ENCONTROSMED_Monsanto2024

20€ | (gratuito para residentes Idanha-a-Nova

Prazo Inscrição: 01.11.2024

Língua de trabalho PT/EN

 

Informações

ensemblemedmusic@gmail.com

 

Evento Facebook:

www.facebook.com/events/829294312694166

 

PROGRAMA

 

I | Cancioneiro de Monsanto: Adufeiras de Monsanto

Em Idanha-a-Nova, o ponto de partida é a Tradição Oral do toque e das cantigas de adufe da região. Amélia Fonseca, apresentará a tradição d’As Adufeiras de Monsanto, um dos grupos mais representativos desta tradição, abordando o Cancioneiro de tradição oral da aldeia histórica de Monsanto. É antecedido por uma aula técnica de adufe c/ Rui Silva, por forma a dar as ferramentas básicas necessárias a cada participante para poder abordar os princípios básicos da sua execução.

 

II | Ritmos do Médio Oriente: Zohar Fresco

A oficina apresentará o método de técnica de dedos de Zohar Fresco e o controlo dos sons do “frame drum”, originário do Médio Oriente.  Aprenderemos também uma variedade de ritmos tradicionais mediterrânicos e composições rítmicas contemporâneas e originais.  Neste encontro, receberemos as ferramentas certas para desenvolver o pulso interior enquanto ouvimos e nos concentramos individualmente e em grupo.

 

PROGRAMA

ENCONTROS MED 2024

 

1 novembro, 21:00

Conversa Online | Encontros MED Monsanto Talks

 

8 novembro 2024

Posto de Turismo de Monsanto [Entrada Livre]

 

16:00 Palestra “Rotas de Peregrinação: Montserrat, Roma e Compostela”

c/ Dr. Maurício Molina (City University of New York / Na Rota do Peregrino)

 

17:30 Apresentação 1º CD Ensemble Na Rota do Peregrino

“Dized, ai, trobadores”: O cortês e o divino nas Cantigas de Santa Maria c/ presença do Editor MPMP Património Vivo

 

18:00 Apresentação Pública Formadores

c/ Amélia Fonseca (Adufeiras de Monsanto), Zohar Fresco e Rui Silva

 

9 novembro 2024

Posto de Turismo de Monsanto [Mediante Inscrição]

09:00-10:00: Técnicas de Adufe Tradicional c/ Rui Silva

10:00-11:30: Cancioneiro de Monsanto c/ Amélia Fonseca (Adufeiras de Monsanto)

11:30-13:00: Ritmos do Médio Oriente [Avançado] c/ Zohar Fresco

15:00-16:30 Técnicas de Adufe Tradicional [Avançado] c/ Rui Silva

16:30-18:00 Ritmos do Médio Oriente c/ Zohar Fresco

 

Igreja Matriz de Monsanto [Entrada Livre]

21:00 Concerto Na Rota do Peregrino

“Rotas de peregrinação: uma viagem a Roma, Montserrat e Compostela”

Mauricio Molina | pandeiro, adufe, nakkara, guimbarda

Daniela Tomaz | flauta travessa, sinos

Joana Godinho | mezzo-soprano

Thiago Vaz | tenor

Filipa Meneses | vielle

Enrique Pastor | cítola

Carme Mampel | organetto

 

10 novembro 2024

Posto de Turismo de Monsanto [Mediante Inscrição]

09:00-10:00: Adufe Tradicional, c/ Rui Silva

10:00 – 11:30: Cancioneiro de Monsanto c/ D. Amélia Fonseca (Adufeiras de Monsanto)

11:30-13:00: Ritmos do Médio Oriente c/ Zohar Fresco

 

Capela de S. Pedro de Vir a Corça Monsanto [Entrada Livre]

16:00: Apresentação Pública Final Professores & Participantes

 

HISTORIAL:

ensemblemed.pt/encontrosmed

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:

 

Direção Artística:

Daniela Tomaz [Ensemble Med]

 

Design Gráfico:

José Pereira [Rapaz Carvão]

 

Comunicação:

Mayra Paolinelli

 

Multimedia:

Franco Sanguinetti

 

Fotografia:

Paulo Chaves

 

Organização:

O Corvo e a Raposa

Município de Idanha-a-Nova / Centro Cultural Raiano / Idanha City Of Music

 

Apoios:

Idanha-a-1000 / Visit Portugal

República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes

União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha

 

Apoio Media

Antena2

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova