sexta-feira, 26 de julho de 2024

“Transcendentes da Terra” patente no Museu Municipal entre 26 de julho e 31 de agosto


A exposição de pintura “Transcendentes da Terra”, que tem como artistas Amos Stempel e Gigi Hare, estará patente entre 26 de julho e 31 de agosto, no Museu Municipal de Penamacor. Esta exposição enfatiza o conceito que abrange os reinos Terrestre e Desconhecido, explorando a conexão entre os dois. Por um lado, o trabalho reconhece a sensação de estar alicerçado no que é tangível, ou seja, no plano material, representando a familiaridade, a estabilidade e o conhecido. Por outro, aventura-se no Reino do Mistério, da imaginação e da possibilidade. 

Ao destacar estes temas, os artistas mergulham na intrincada relação entre estes dois domínios, explorando como as nossas experiências terrenas influenciam a nossa compreensão do que é misterioso e como a nossa curiosidade sobre este tema molda a nossa perceção do mundo que nos rodeia. Além disso, os autores examinam as maneiras pelas quais esses reinos se cruzam e se influenciam mutuamente, confundindo fronteiras entre o que é conhecido e o que ainda está para ser descoberto. 

No geral, este tema convida os visitantes a contemplar a interligação do entendido e do enigmático, incentivando a uma reflexão sobre a experiência humana e a sua busca sem fim para a compreensão e para a descoberta. Esta mostra vai ser inaugurada durante a também inauguração da edição deste ano da Feira Terras do Lince. O programa completo do certame pode ser consultado em www.cm-penamacor.pt/p/feiraterrasdolince24

As visitas à exposição “Transcendentes da Terra” podem ser efetuadas durante o horário normal de funcionamento do Museu Municipal, entre terça-feira e domingo, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Fonte: Câmara Municipal Penamacor

“Paris2024: Primeiro caso de doping é para judoca iraquiano Sajjad Sehen”


Por: RBA // AJO

Fonte: Lusa

O primeiro caso de doping nos Jogos Olímpicos Paris2024 é do judoca iraquiano Sajjad Sehen, que testou positivo a uma substância anabolizante proibida, anunciou hoje a Agência Internacional Antidopagem.

Segundo a agência, que recolheu as amostras fora de competição, na terça-feira, em Paris, Sehen teve “análises positivas para as substâncias proibidas metandienona e boldenona”, ambas na lista negra da Agência Mundial Antidoping (AMA).

Esta ia ser a estreia olímpica do iraquiano de 28 anos que deveria competir na categoria -81 quilos: foi suspenso provisoriamente até que seja tomada uma decisão sobre seu caso.

“O atleta tem o direito de contestar a sua suspensão provisória perante a secção antidopagem do Tribunal Arbitral do Desporto”, sublinhou, lembrando que também pode fazer nova análise da amostra.

O chefe da missão iraquiana, Herda Raouf, revelou que Sajjad Sehen “foi submetido a um procedimento cirúrgico que pode tê-lo levado a tomar certos medicamentos”.

Os Jogos Olímpicos têm hoje a sua cerimónia de abertura e vão decorrer até 11 de agosto.

“Feira: Terras do Lince 2024 inaugurada hoje”


A edição deste ano da Feira Terras do Lince arranca hoje. A inauguração está marcada para as 16:00 no Jardim da República. Paula Fernandes é a cabeça de cartaz da edição deste ano da Feira Terras do Lince, que decorre, mais uma vez, em Penamacor, nos dias 26, 27 e 28 de julho. No dia 26, destaque para o concerto de apresentação da Residência Artística Terras do Lince, no Jardim da república, e para as atuações de Ferro & Fogo, dos Cromos da Noite e da Dj Mayara Azevedo, na Praça Nova do ex-quartel. Já no dia 27, atuam a banda A Furia, no Jardim da República, Touriga, a Dupla Mete Cá Sets e o Quim das Remisturas, na Praça Nova do ex-quartel, e o grande destaque Paula Fernandes, no Terreiro de Santo António.

 Finalmente, no dia 28, o Jardim da República recebe os Band&Tarola e a Praça Nova do ex-quartel recebe Liliana Oliveira com Coração Minhoto. O evento vai contar, ainda, com animação de rua, a cargo dos Gaiteiros À Bairrada, da Flor e o Jardineiro, dos Fanfarra 4XX, dos Malabaristas da Páscoa, das Ovelhas Fotógrafos, de Diogo Acordeonista e Marco Marques, do Grupo de Bombos as Cantarinhas do Telhado, dos Gaiteiros, da Banda Folhas de Pêssego Brass Band, das Abelhas, dos Picadinhos da Concertina, de Lois e Amigos, do Grupo de Cantares de Pedrógão de São Pedro, dos Gaiteiros e Gaitadas, da Moustache Brass Band, do Grupo de Bombos da Junta de Freguesia de Penamacor e do Grupo de Concertinas da Gardunha. 

Durante o certame, lugar, ainda, para o colóquio “Casos de sucesso nos setores agroalimentar e turismo”, para a apresentação dos documentários “Do Missipi ao Tejo”, “Sobre Hang Son Doong (A Gruta do Rio da Montanha)” e “De Kathmandu à base do Everest”, para a conversa com o realizador Sérgio Diamantino e o produtor Miguel Martins, para a mostra de construção artesanal de adufes pelos artesãos da cura na raia e para o workshop/atelier sobre produção de cinema e a sua história. 

Recorde-se que a Feira Terras do Lince dá a conhecer o que de melhor se produz em Penamacor, marcando o calendário de verão na Vila, com uma mostra de produtos regionais e das atividades económicas e associativas do concelho e contando ainda com diversas atividades e animação cultural. A Feira Terras do Lince é também um local privilegiado para realizar negócios.

Consulte o programa em www.cm-penamacor.pt/p/feiraterrasdolince24

Fonte: Câmara Municipal Penamacor