domingo, 30 de junho de 2024

“Atualização do canal de televisão País Magazine com o filme”


“Marchas Populares Festas São Pedro Alverca.2024”

 

 

Por: José Morais

Imagens: País Magazine

As Marchas populares é a tradição de um povo com mais de 90 anos, as músicas, os trajes, as tradições é o que demostram os desfiles, e os marchantes, pode assistir aos melhores momentos deste evento, no nosso canal de TV no YouTube.

Um bem-já a todos, deixamos os links para poderem assistir a esta excelente noite de Marchas portuguesas.

 

Pode visualizar o filme no YouTube em:

https://youtu.be/-lare3NW0-4

 

Pode assistir ainda a outros filme de “País Magazine” em: https://www.youtube.com/@npmagazinetv9392/videos

Desejamos bons momentos.

“Desporto: Jéssica Inchude garante mínimos olímpicos no lançamento do peso”


Por: AMG // PFO

Fonte: Lusa

A portuguesa Jéssica Inchude garantiu hoje mínimos no lançamento do peso para os Jogos Olímpicos Paris2024, durante os Campeonatos de Portugal, em Coimbra, elevando para 13 o número de representantes do atletismo.

Nos Campeonatos de Portugal, Jéssica Inchude ultrapassou a marca necessária no lançamento do peso (18,80 metros) por duas vezes: primeiro, lançou a 19,10 na terceira tentativa do concurso, depois de já ter feito 18,33 e 18,50, para fechar a sua prova com 18,83 metros.

Com este resultado, a portuguesa, de 28 anos, não precisa de esperar pelo fecho da qualificação por ranking no atletismo, tendo já garantido a sua estreia olímpica por Portugal e aumentando para 62 o número total de apurados da Missão lusa, em 14 modalidades.

“Festas de São Pedro 2024 Alverca do Ribatejo”


Desfile de Marchas Populares

 

Por: José Morais

Imagens: País Magazine

Decorreram de 26 a 30 de junho em Alverca, as tradicionais “Festas de São Pedro”, com um vasto programa, que animou a cidade, como todos que por lá passaram.

Da muita animação, queremos destacar o desfile das “Marchas Populares” realizadas dia 29, dia de São Pedro, marcamos presença, e estivemos em mais um direto no desfile das Marchas, onde temos de destacar, que três delas, eram constituídas por associações de reformados, e os seus marchantes eram idosos, que muito divertiram os presentes, e se divertiram a eles próprios, demostrando que apesar de já não estarem no ativo, se mantém muito ativos, e disponíveis a atividades de lazer que alegram os seus dias.

O desfile iniciou-se por algumas ruas da cidade de Alverca, e veio a terminar na rua Capitão Meleças, onde fizeram o desfile, e animaram a multidão presente, a primeira Marcha foi a da ARPIA-Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Alverca, seguiu-se a Marcha da ARPIFS-Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia do Sobralinho, seguiu-se a Marcha da CRDA-Clube Recreativo Desportivo Arrudense da Arruda dos Vinhos, seguindo-se a Marcha da Associação de Reformados Pensionistas e Idoso de Santo Antão do Tojal, e terminaram as atuações com a Marcha dos Olivais-Grupo de Pesca e Desporto de Santa Maria dos Olivais, temos de referir o empenho desta Marcha, já que um problema no som, a mesma não parou e fez a sua atuação, saindo em grande e com muito destaque.

Alverca viveu bons momentos, divertindo todos que assistiram ao desfile, às músicas e danças populares, nesta, que é uma tradição portuguesa, com um cortejo festivo e sensibilidades urbanas, as Marchas Populares são associações recreativas e festivas, ligadas a bairros conhecidos ou associações, aqueles mais “populares” e “tradicionais” realizadas nos Santos Populares no mês de junho, e temos mais uma vez de referir o tipo de marchantes que marcaram presença, pessoas idosas, com “Marchantes” por exemplo com 94 anos, o que dá sem dúvida muita vontade de viver.

No final do desfile, foram entregues lembranças a todas marchas, com o Presidente da Junta Freguesia de Alverca e Sobralinho Cláudio Lotra, a referir o interesse da realização desta iniciativa, que se repetiu, e será um evento para continuar a ser realizado todos anos nas festas da cidade, já que é de interesse público, e que será uma maneira de celebrar as tradições populares.

 

Um pouco de histórias das Marchas Populares:

 

As Marchas Populares são uma tradição portuguesa com mais de 90 anos, que remonta a 1932, quando ocorreu o primeiro desfile em Lisboa, sob a direção de Leitão de Barros, sendo um dos vários eventos que se realizam no mês de junho como celebração do Solstício de Verão Português.

Apesar das mesmas se terem realizado pela primeira vez em Lisboa, atualmente já se realizam muitos desfiles a nível nacional, sendo as mesmas por noma realizadas à noite, muitas das vezes realizadas em véspera de feriado religioso, por norma em junho, no Santo António, São João ou São Pedro, sendo as Marchas dos Santos Populares.

Em muitas terras portuguesas as mesmas consistem numa competição temática, onde os marchantes vestem trajes artesanais, alusivo ao tema da marcha, desfilando na rua em espaço aberto, ou pavilhão fechado, sempre ao som de música popular, onde são misturados os motivos da cultura portuguesa, onde não falta o tradicional manjerico.

Os temas são diversificados, o mar, a sardinha, o ardina, a vendedora, o calceteiro…, são muitos dos temas que são apresentados pelos marchantes, os quais são constituídos por moradores de determinados bairros, ou associações, que anualmente querem mostrar os seus costumes e tradições, a isso chama-se “tradição popular”.

 

Pode assistir ao filme dos melhores momentos deste desfile em: https://youtu.be/-lare3NW0-4

 

Votos de bons momentos.