sexta-feira, 7 de junho de 2024

“Desporto: Liliana Cá consegue mínimos no lançamento do disco nos Europeus”


Por: JP // MO

Fonte: Lusa

A lançadora portuguesa Liliana Cá, quinta classificada no disco nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, alcançou hoje a marca de qualificação para Paris2024, com um arremesso de 64,72 metros, nos Campeonatos da Europa Roma2024.

À primeira tentativa, a atleta do Sporting, de 37 anos, superou os 64,50 da marca de qualificação para os Jogos, assegurando também a presença na final do concurso nos Europeus, que estava fixada nos 62 metros.

Liliana Cá junta-se na competição do lançamento do disco a Irina Rodrigues - igualmente em prova em Roma2024, que, em 10 de março, estabeleceu em 66,60, em Leiria, o recorde nacional na disciplina, aumentando para 11 os representantes do atletismo na capital francesa.

“Concursos: Premiados da competição 3 Minutos de Tese 2024”


Share Premiados da competição 3 Minutos de Tese 2024

 

Fotos: André Filipe

A Final da competição 3 Minutos de Tese teve lugar no dia 6 de junho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.


Na segunda edição do concurso 3 Minutos de Tese da Universidade de Lisboa, foram 12 os finalistas encontrados para explicar a importância e o impacto da sua investigação a um público não especializado, em apenas três minutos e recorrendo a um único diapositivo.

O primeiro lugar da competição foi atribuído a Nuno Ricardo de Oliveira Jordão, cujo projeto intitulado Uma vacina contra o vírus da peste suína africana? prevê uma modificação genética do vírus. O estudante da Faculdade de Medicina Veterinária defende que "a ideia é criar uma forma atenuada, mas ainda ativa, do vírus, para que ele consiga [...] infetar as células do animal" e, desta forma, "dar tempo ao animal de ativar a resposta imunitária, combater a doença e guardar algumas defesas", conclui.


A segunda posição do pódio foi ocupada por Nuno Miguel Cabecinhas Gonçalves, da Faculdade de Ciências, cuja tese tem como título O Poder dos Arco-Íris e procura "estar um passo mais perto de descobrir se a Terra é ou não a única cor no arco-íris da vida do nosso Universo".

A apresentação do projeto Tinham os artesãos medievais consciência política? levou Marco Alexandre Ribeiro, doutorando da Faculdade de Letras, a conquistar o terceiro lugar. Citando o próprio, "num mundo em que os debates em torno da participação cívica e democrática se têm multiplicado, é fundamental conseguirmos compreender o nosso passado coletivo, pois só assim podemos projetar alguma ideia de futuro".


Aos premiados desta segunda edição 3 Minutos de Tese, além dos diplomas de reconhecimento de mérito, são atribuídos os prémios, nos montantes de 5.000€, 2.000€ e 1.000€, ao primeiro, segundo e terceiro classificado, respetivamente.

O evento contou com a atuação do mágico Adrien Lochon.


A Universidade de Lisboa organizou a competição 3 Minutos de Tese (3MT) em parceria com o jornal PÚBLICO e com a FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, tendo como objetivo estimular as competências de comunicação de ciência dos estudantes de doutoramento.

Fonte: Universidade Lisboa

“Testes: MAPFRE – testa airbags em motociclistas e conclui que contribuem para maior segurança”


93% dos motociclistas recomendariam o airbag para motos a outros motociclistas para utilização em viagem. Com base num teste junto de 83 motociclistas e, também, na realização de um crash test na CESVIMAP, o Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE em Ávila, Espanha, concluiu-se que o airbag para motos é um bom sistema de segurança e constitui um grande avanço em matéria de segurança passiva do condutor e do passageiro de uma mota.

O relatório “Ergonomia e sensações na utilização de airbags para motociclos” teve como objetivo verificar a eficácia deste sistema de segurança bem como conhecer as sensações que os motociclistas que o utilizam quando conduzem sozinhos ou com um passageiro, aspetos que, segundo os especialistas, podem alterar significativamente a perceção e, por conseguinte, afetar direta ou indiretamente a sua segurança.

6 em cada 10 motociclistas que utilizam o airbag têm uma maior sensação de segurança (66%), sobretudo os que têm mais de 50 anos (70%) e os utilizadores de megascooters (86%), motociclos com maior cilindrada e desempenho do que uma 125cc.

A Fundación MAPFRE concluiu também que existe um certo desconhecimento por parte dos automobilistas dos motoristas inquiridos sobre as características e aplicações deste sistema de segurança e recomenda legislação própria, assim como disponibilização pelos fabricantes: “Os fabricantes de motociclos devem continuar a empenhar-se no apoio à utilização deste sistema, que é diretamente aplicável a qualquer tipo de motociclista, independentemente do tipo de motociclo”, afirma Jesús Monclús, Diretor de Prevenção e Segurança Rodoviária da Fundación MAPFRE. Por outro lado, o responsável defende que “é essencial fundamental melhorar a informação, tanto para amadores como para profissionais que utilizam a mota como ferramenta de trabalho e como meio de deslocação para o trabalho”, já que a probabilidade de ferimentos graves é reduzida até 22% com a utilização de um airbag para motociclos.

 

Ensaio de colisão de motociclos a 40 km/h

 

O relatório inclui os resultados de um ensaio experimental de colisão de motociclos a 40 km/h com dois ocupantes equipados com um airbag de condutor. 60% dos acidentes com motos ocorrem a uma velocidade inferior a 40km/h, velocidade até à qual o airbag é eficaz neste tipo de veículo.

O ensaio efetuado na semana passada nas instalações da CESVIMAP em Ávila demonstrou os resultados da investigação os resultados da investigação.

A marca do colete de airbag para motociclistas utilizado no teste foi a Aspar Air, que comercializa dois modelos denominados 0.5 (270 euros) e 1.0 (425 euros), que funcionam com um sistema de ativação mecânica com um cabo, o que permite que, no momento em que a mota cai, a correia que a liga ao motociclista seja ativada, apertando e puxando a junta esférica que, quando se solta, ativa uma mola que perfura um cartucho de gás que enche o a bolsa do airbag em menos de 200 milissegundos.

Recorde-se que o número de acidentes com motas tem estado a aumentar em Portugal. Segundo dados recentes da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2023 ocorreram 8.936 acidentes envolvendo motociclos, mais 16,4% face a 2022.

Fonte: Motociclismo Portugal