sábado, 27 de abril de 2024

“Festivais: 7ª edição do festival do caracol”


Dia 12 de maio pelas 16h tem início a 7ª edição do festival do caracol com a organização do Grupo Desportivo de Vale Caranguejo e apoio da Freguesia de Tavira e do Município de Tavira.

Terá a participação do artista Silvino Campos, portanto será uma festa com animação garantida.

Temos caracóis deliciosos, bifanas, bebidas e muito mais.

Entrada Gratuita

Esperamos por si no polidesportivo do Mato Santo Espírito - 8800-208 Tavira.

Venha divertir-se connosco!

Fonte: Grupo Desportivo Vale Caranguejo

“Desporto: Hélio Fumo vence de prova de ultra trail na Eslovénia com 110 quilómetros”


Atleta português concluiu percurso em apenas 11 horas e 24 minutos, triunfando de forma destacada numa prova marcada pelo frio e neve

 

Por: Diogo Simão

O atleta português Hélio Fumo voltou a fazer história para o trail running nacional ao vencer hoje, na Eslovénia, a prova de 110 quilómetros do Ultra Trail Vupava Valley (UTVV). Esta é a primeira vitória de um português em provas internacionais realizadas naquele país, que presenteou os participantes com muito frio e neve durante a noite.

Hélio Fumo concluiu os 110 quilómetros da prova de trail running, com cerca de 4.500 metros de desnível positivo, em 11 horas, 24 minutos e 54 segundos, superando o italiano Carlo Salvetti, segundo classificado, em quase 35 minutos, e o esloveno Jon Lihteneger Vidmayer, em 38 minutos.


“Esta foi a minha primeira competição internacional do ano e vinha com a ambição de ganhar, pelo que estou feliz pelo resultado. Assumi a corrida desde o início com a estratégia de nunca perder a frente da corrida e endurecer a prova nas partes duras. Antes dos 50 quilómetros fiquei sozinho na frente e a partir daí fui aproveitando para soltar as pernas e testar um conjunto de situações de treino e validar o plano de nutrição. Saio da prova com confiança reforçada para os objetivos do ano, que passam por fazer a estreia nas 100 milhas no Ultra Trail do Mont Blanc. Quero agradecer à organização do Ultra Trail Vupava Valley a prova fantástica que nos proporcionou, que foi endurecida pelas condições meteorológicas difíceis”.

Hélio Fumo tem 40 anos e pratica trail (corrida a pé em trilhos e montanha) há apenas sete anos, tendo já integrado por cinco vezes a Seleção Nacional de Trail em mundiais. Na penúltima edição do Campeonato do Mundo desta disciplina do atletismo alcançou o 10º lugar, a melhor classificação de sempre de um português na competição.

O atleta português integra as equipas da Compressport Internacional e da Runners do Demo e é apoiado por marcas e entidades como Scarpa, Compressport, Fleed, Betano, e Mais nutrição.

Classificações disponíveis em https://ultratrail.si/utvv-live/#4_56B6F8 (Centurian 110)

Fonte: Ba& N Communications Consultancy

“Atualização do canal de televisão País Magazine com o filme”


“Celebrar Abril” tarde de Fados Casa do Povo Arcena”

 

Por: José Morais

Imagens: País Magazine

Fazendo recentemente noventa anos de existência, a Casa do Povo de Arcena é sem dúvida uma coletividade exemplar de dinamismo, nas diversas atividades que possui, e que promove ao longo do ano, em prol da população local, como de todos que se queiram juntar.

E mais um ano não quis deixar passar em branco mais uma celebração do “25 de Abril”, e celebrou os “50 anos da Revolução dos Cravos”, com uma seção de fados, a qual foi apresentada por Fernando Gomes, e contou com Raimundo Tereso à guitarra, e Carlos Vieira e Miguel Ferro à viola, com Manuel Cardoso, António Dimas, Maria Albina, Joaquim Canavilhas, José Marques, Isabel Vaz, e Olga Pinheiro, a serem os fadistas que animaram a tarde.

A tarde iniciou-se com o “Fado de Coimbra” interpretado por Raimundo Tereso, cantando alguns dos fados mais emblemático de Coimbra, depois seguiu-se o “Fado Tradicional”, aqui também fados emblemáticos, que marcaram a música nacional.

Com início pelas 16 horas, o convívio estendeu-se tarde dentro, e já passava das 19 horas, quando os fadistas cantavam os seus e últimos belos fados, porem, no final, não faltou cantar a tão famosa canção da “Revolução” a “Grândola Vila Morena”, de José Afonso, entoada pelos presentes em pé e de cravo na mão.

Foi sem dúvida uma tarde animada, com a Casa do Povo de Arcena a ter uma excelente organização em mais um evento, dos muitos organizados ao longo do ano, onde ficou a promessa de em 2025, continuar com este evento, para não deixar esquecer “Abril”.

Um bem-já a todos, deixamos os links para poderem assistir a esta excelente tarde, com dois filme.

 

Pode visualizar os vídeos no YouTube.

 

Filme nº 1 em: https://www.youtube.com/watch?v=d6Js7Z1Nymk

 

Filme nº 2 em: https://www.youtube.com/watch?v=apcjx8C7Jkw

Desejamos bons momentos.