quinta-feira, 25 de julho de 2024

“Festas: AUTARQUIA APRESENTA PROGRAMA DO “MELGAÇO EM FESTA”


Na Praça da República, pelas 10h30 esta sexta-feira, 26 de julho

 

Por: Sara Pereira

O programa do "MELGAÇO EM FESTA" vai ser apresentado publicamente amanhã, sexta-feira, dia 26 de julho. Entre concertinas, gaiteiros, exposição de produtos locais, personagens típicas do concelho e representativas dos variados momentos da edição deste ano, a sessão de apresentação pretende ser uma pequena mostra daquilo que será o evento cultural. A ação acontecerá pelas 10h30, na Praça da República (Melgaço). 


O "MELGAÇO EM FESTA" acontece de 3 a 15 de agosto e promete momentos de celebração diversificados com foco nas tradições e cultura da região. O certame oferecerá uma panóplia de atividades e espetáculos que irão animar todo o concelho, reforçando a riqueza cultural e a identidade local de Melgaço. 

 

PROGRAMA 

 

3 de agosto 

Espetáculo musical “Orquestra Clássica de Vigo” 

 

3 e 4 de agosto  

Dia do Brandeiro  

 

6 de agosto  

Festa do Emigrante 

 

9 a 11 de agosto  

Mercado Medieval 


 

9 de agosto  

Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar” 

Espetáculo musical “Revenge of the 90s” 

 

10 de agosto 

Cortejo Histórico  

Espetáculo musical com UHF  

Animação musical com Dj 

 

11 de agosto 

Espetáculo musical com Zé Amaro  

Espetáculo de Fado com Jorge Fernando  

Espetáculo piromusical  

 

13 a 15 de agosto 

Festa C(r)asteja  

Programa completo em www.cm-melgaco.pt

«O "MELGAÇO EM FESTA" é uma oportunidade única para vivenciar a nossa cultura e tradições, mas também para apreciar excelentes momentos musicais e, claro, a nossa gastronomia. Por esta altura recebemos os nossos emigrantes e também muitos turistas. Queremos com este evento, através de um leque variadíssimo de atividades, complementar a oferta que Melgaço tem, para que todos usufruam de bons momentos de lazer e diversão.», destaca o autarca de Melgaço, Manoel Batista. 

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal 

Fonte: Essenciacompleta

“Como estacionar nos Jogos Olímpicos: Os portugueses estão entre o top 10 de visitantes de França”


•Além da ligação histórica com a emigração, os portugueses visitam cada vez mais França e utilizam aplicações para pagar o estacionamento

•De 26 de julho a 11 de agosto, a capital Paris é o cenário da maior competição desportiva mundial

•Saiba como poupar tempo e dinheiro no seu estacionamento nos Jogos Olímpicos com a ajuda da EasyPark

 

Por: Inês Fernandes

Na próxima sexta-feira, dia 26 de julho, têm início a 33ª edição dos Jogos Olímpicos, o evento desportivo mais importante do ano. Até dia 11 de agosto, Paris será a cidade anfitriã, onde se encontrarão o maior número de participantes da história dos Jogos Olímpicos, com 206 países e cerca de 10.500 participantes, que competem pelas almejadas medalhas olímpicas.

A equipa que representa Portugal está composta por 73 atletas qualificados (mais três reservas), em 15 as modalidades, 21 disciplinas e 67 eventos de medalha, incluindo atletismo, canoagem, judo, natação e outras. Com mais de 600 mil praticantes de desporto de federados em Portugal e a mais recente vitória de Nuno Borges frente a Rafael Nadal no ATP Tour, a motivação dos atletas nacionais é ainda maior e a expetativa de vitórias para esta edição aumenta.

Com a celebração dos Jogos Olímpicos, espera-se uma afluência recorde de visitantes em Paris, uma das cidades mais visitadas do mundo. As ruas enchem-se de centenas de milhares de aficionados do desporto de todo o planeta, o que irá afetar significativamente o estacionamento na cidade, com zonas já restritas para a circulação e onde apenas os residentes podem entrar.

Os portugueses têm uma ligação histórica com França, onde não apenas vive uma grande comunidade emigrante portuguesa, como também este representa um dos destinos de eleição para férias.

Os portugueses estão no top 10 de visitantes do país dentro do ecossistema EasyPark. De acordo com dados da aplicação, não apenas a França é um destino de eleição para os portugueses, como também os franceses estão entre os que mais se deslocam a Portugal e que gerem o seu estacionamento com a aplicação internacional.

No mês de agosto, com a celebração dos Jogos Olímpicos, prevê-se que milhares de aficionados se desloquem à capital francesa, entre eles portugueses que vão apoiar os atletas nacionais até à vitória.

Os atletas de todo o mundo estarão sediados na capital, repartindo-se por numerosos pontos da cidade, muitos deles em áreas turísticas muito concorridas, pelo que estacionar em Paris será um desafio considerável para todos os turistas. Com o objetivo de chegar o antes possível aos recintos, evitando atrasos ou tendo que estacionar longe dos estádios ou percursos das provas, é recomendável optar pelos transportes públicos ou planificar as deslocações e o estacionamento próximo do estádio através da app da EasyPark.

A aplicação disponível em mais de 80 cidades francesas permite pagar o estacionamento comodamente desde o seu telemóvel utilizando para tal a mesma app que usaria no seu país e no seu idioma. Além do mais, poderá visualizar todos os parques próximos dos recintos e iniciar, prolongar ou interromper o pagamento do estacionamento online, adequando-se a qualquer momento das provas, quer terminem mais cedo, quer se prolonguem. Para assegurar que tem estacionamento, também é possível reservar um lugar com antecedência nalgum dos estacionamentos cobertos. Desta forma, evitará pagar mais pelo estacionamento, gerindo-o com apenas alguns cliques. Evitará também perder tempo à procura de estacionamento.

“A equipa do EasyPark Group de Portugal apoia os atletas nacionais, mas também os que se deslocam às cidades onde grandes eventos desportivos, como são os Jogos Olímpicos, decorrem. Queremos que quem se desloca para outros países e cidades não levem o stress que o estacionamento pode provocar consigo, mas que aproveitem todos os momentos para apoiar os participantes” refere Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group  é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“Novas tecnologias: Apenas 53% dos idosos usam a internet em Portugal:


Por: Inês Fernandes

A literacia digital em Portugal encontra-se em franco desenvolvimento, mas de acordo com os dados da PorData, apenas 53,2%dos portugueses com mais de 65 anos utilizam a internet de forma autónoma.

Estes dados revelam as fragilidades que podem existir ao nível dos cuidados de saúde da população mais idosa agora que o projeto de transição digital para a saúde em Portugal já se encontra em franco funcionamento.

Em contraste com a população da faixa etária anterior, dos 55 aos 64 anos, cujos valores de utilização da internet ultrapassam os 78%, a população mais idosa torna-se, assim, mais vulnerável para com a utilização dos recursos online do sistema nacional de saúde.

Assim, surge a questão de como é possível melhorar o acesso à tecnologia por parte das pessoas mais idosas?

Para Jorge Álvarez, CEO de SaveFamily “É fundamental não apenas dar mais conhecimentos e aumentar a literacia digital dentro das diferentes faixas etárias, como também desenvolver equipamentos mais acessíveis, intuitivos e fáceis de utilizar para esta faixa etária”. A empresa ibérica de relógios inteligentes tem no mercado equipamentos com funções que podem substituir os telemóveis e simplificar o uso da tecnologia. “São mais simples, com funções muito específicas e direcionadas às necessidades dos mais idosos e dos seus cuidadores: botão SOS, em caso de urgência, que se complementa com a localização por GPS, alarmes para medicação e monitorização de dados vitais que podem ser acedidos até pelas equipas médicas mediante autorização. Além do mais, como é um equipamento mais quotidiano e semelhante aos mais tradicionais, não é algo que o utilizador se esqueça com facilidade: está sempre no pulso”.

 

Segurança e contacto: as preocupações com os mais velhos

 

Por outro lado, a segurança online continua a ser uma preocupação constante. “Temos que considerar que os idosos não são nativos da internet ou destes equipamentos mais tecnológicos. Ao mesmo tempo, também não estão tão acostumados a utilizar a tecnologia como os outros grupos etários. Assim, são também mais susceptíveis às burlas online, como as das mensagens que tanto ocupam as notícias hoje em dia”, acrescenta Álvarez.

Os relógios inteligentes permitem que os utilizadores utilizem o potencial da tecnologia e da conectividade, mas sempre de forma segura, o que permite que estejam contactáveis, trazendo mais tranquilidade aos cuidadores e familiares dos utilizadores.

Com um perfil de utilizadores direcionado para os idosos que vivem sozinhos ou passam grande parte do dia sozinhos, mas que usufruem de bastante autonomia, os relógios têm até sensor de quedas para situações de SOS em que os utilizadores possam ficar inanimados ou incapacitados. “Temos por objetivo melhorar a autonomia e segurança geral dos nossos utilizadores todos os dias, ao mesmo tempo que pretendemos deixar descansados os seus cuidadores para que possam realizar a sua vida quotidiana tranquilamente. É reconfortante para todos saberem que estão totalmente contactáveis e localizáveis, ao mesmo tempo que seguros e monitorizados”, conclui o CEO da SaveFamily.

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação