quarta-feira, 9 de julho de 2025

“DESAFIO CHEGA ESTA 6ª FEIRA”


QUARTA EDIÇÃO DO SINTRA TRAIL MONTE DA LUA COM INSCRIÇÕES ESGOTADAS

 

Por: Rita Eustáquio

Foto: Câmara Municipal de Sintra

A quarta edição do Sintra Trail Monte da Lua, promovida pela Câmara Municipal de Sintra, contará com 1.500 atletas. As inscrições para o trail 10 km, caminhada longa 10 km e caminhada familiar 5 km esgotaram hoje, quarta-feira, a dois dias do evento.

O Sintra Trail Monte da Lua regressa esta sexta-feira, dia 11, pelas 21h00, com o Largo Rainha

D. Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra, a ser o palco de partida e de consagração de todos os participantes. Os percursos de 10 km e 5 km levarão os 1.500 atletas inscritos a locais como a Quinta da Regaleira, Estrada da Pena, Parque das Merendas, Vila Sassetti, Castelo dos Mouros e Parque da Liberdade.

O arranque será dado pelas 21h00 com a partida do trail de 10 km; dez minutos depois, sairá a caminhada de 10 km e de 5 km. Durante o evento, todos os participantes deverão utilizar lanterna/frontal e dorsal com o número do participante (colocado na frente e bem visível); os adultos deverão ter o telemóvel operacional.

Nos 10 km, a organização providenciará abastecimentos (líquido e sólido) no percurso e na meta. Por questões ambientais, o abastecimento líquido no percurso e na meta será de água não engarrafada; cada atleta deve levar o seu cantil e poderá reabastecer nestes locais. Não serão permitidos abastecimentos aos atletas fora das zonas estabelecidas para o efeito.

O trail de 10 km tem uma elevação máxima de 423 metros e mínima de 176 metros e tem uma duração máxima de 2h30, o mesmo tempo limite para a caminhada familiar de 5 km; por sua vez, na caminhada longa 10 km, os atletas têm até 4h00 para efetuar a distância.

A todos os inscritos no Sintra Trail Monte da Lua será entregue um kit de atleta, composto por uma t-shirt técnica, um dorsal, alfinetes, abastecimentos, um chip (apenas para o Trail 10 km) e acesso a balneários no final da prova, que funcionarão no Sport União Sintrense. A entrega do kit de atleta será feita no Alegro Sintra, nos dias 10 e 11.

A todos os participantes que concluam a respetiva prova será entregue uma medalha. No Trail de 10 km, haverá troféus para os três primeiros classificados masculinos e femininos absolutos e também para os vencedores feminino e masculino de cada escalão.

PROGRAMA

10 julho

10h00 às 20h00: Entrega do kit de atleta | Alegro Sintra

 

11 julho

10h00 às 18h00: Entrega do kit de atleta | Alegro Sintra 20h00: Abertura do bengaleiro

20h30: Aquecimento Holmes Place 21h00: Partida Trail 10 km

21h10: Partida Caminhada Longa 10 km e Caminhada Familiar 5 km 22h30: Cerimónia de Pódio Trail 10 km (absolutos)

01h10 - Encerramento do evento

O Sintra Trail Monte da Lua é um evento promovido pela Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da Parques de Sintra Monte da Lua, Fundação CulturSintra, SMAS de Sintra, Emes e Alegro Sintra e organização técnica da HMS Sports.

Depois do Sintra Trail Monte da Lua, a Câmara Municipal de Sintra irá promover o Sintra Trail Cruz Alta a 2 de novembro.

Fonte: HMS Sports

“Criação de Espaço de Dança e requalificação do Mercado da Damaia vai avançar”


Investimento de cerca de 2 milhões de euros

 

Consciente da importância de dotar a cidade com infraestruturas que permitam responder aos desafios em diversas áreas, a Câmara Municipal da Amadora tem vindo a apostar na reabilitação de estruturas, com vista a melhorar as condições existentes para toda a comunidade.

Neste sentido, a autarquia aprovou, no dia 2 de julho, a adjudicação do concurso público para a execução da empreitada “Espaço de Dança –Execução da Obra e Requalificação do Mercado da Damaia” à empresa Optibuilding, Lda, com o preço total de 2.001.192.74 € (dois milhões e um, cento e noventa e dois euros e setenta e quatro cêntimos), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e um prazo de execução de 364 (trezentos e sessenta e quatro) dias.

Esta obra tem como objeto a construção do Espaço de Dança e a requalificação do Mercado da Damaia, visando a edificação de uma nova estrutura destinada ao ensino da dança e a consequente requalificação do edifício existente do Mercado Municipal da Damaia, no interior do qual se pretende integrar este equipamento. O local destinado a esta intervenção situa-se no Largo Alexandre Gusmão, na Damaia, freguesia de Águas Livres.

A Academia de dança será erigida de raiz, com a intervenção centrada em todos os trabalhos necessários à sua edificação.

A intervenção vai ainda incidir em aspetos relacionados com a conservação e recuperação de elementos existentes que apresentam algum nível de degradação, sendo ainda intervencionado o espaço que acolhe o acesso pedonal, que consiste no alargamento do vão de ligação ao exterior e a introdução de novos materiais nas paredes.

Prevê-se igualmente uma reorganização da área que alberga as instalações sanitárias, dotando-a de novos espaços destinados a higienização pessoal e a serviços administrativos.

Estas intervenções dão continuidade às políticas de desenvolvimento municipal, sustentadas na construção de uma cidade centrada nas pessoas, na redução das assimetrias territoriais e na promoção da coesão social, económica e territorial.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“MATTEL LANÇA GLOBALMENTE A NOVA BARBIE COM DIABETES TIPO 1 E A APRESENTADORA INÊS ABRANTES TORNA-SE A PRIMEIRA EMBAIXADORA EM PORTUGAL"


Por: Maria Francisca Espadinha

Com o objetivo de promover narrativas inclusivas e empáticas, a Barbie Diabetes Tipo 1 chega às prateleiras para celebrar a diversidade, a inclusão e a autorrepresentação nas brincadeiras infantis

No mês de Julho, a Mattel dá mais um passo na construção de um mundo de brincadeiras mais inclusivas e empáticas ao lançar a nova Barbie Diabetes Tipo 1, uma boneca que se junta à linha global Barbie Fashionistas e que visa aumentar a representatividade das crianças, promover novas narrativas e incentivar brincadeiras que divertem, ensinam e preparam as crianças para o futuro e Portugal conta com a apresentadora e personal trainer Inês Abrantes como embaixadora.

Reconhecendo a importância de que cada criança encontre uma Barbie que a represente e com a qual possa contar a sua própria história, a marca acredita que este é mais um passo importante no compromisso que mantém para com a inclusão e a representatividade. “A Barbie ajuda a moldar as primeiras perceções das crianças sobre o mundo e, ao representar condições médicas com a DT1, garantimos que mais crianças se reconheçam nas histórias que criam e nas bonecas que adoram”, afirma Krista Berger, Vice-Presidente Sénior da Barbie e Diretora Global de Bonecas.

Para garantir uma representação fiel da DT1, a Barbie lançou esta boneca em parceria com a Breakthrough T1D, a principal organização mundial dedicada à investigação e defesa desta condição autoimune crónica. A nível nacional, a Mattel contou ainda com o apoio das crianças da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) que acreditam “que a inclusão é essencial para promover a autoestima e o bem-estar das crianças com diabetes tipo 1. A nova Barbie é uma ação importante na aceitação desta condição, permitindo que as crianças se vejam refletidas nas suas brincadeiras e histórias. Estamos orgulhosos por ter contribuído para esta iniciativa que valoriza a diversidade e a inclusão” referiu Raquel Coelho, Coordenadora Médica do Departamento de Crianças e Jovens da APDP.

Cuidadosamente desenvolvida, a nova Barbie Diabetes Tipo 1 resulta de um trabalho de investigação que reflete com precisão os dispositivos médicos usados pelos portadores desta condição, até nos mais pequenos detalhes. Desde a bomba de insulina, que permite a administração automatizada de insulina conforme necessário, à carteira azul-pastel, perfeita para transportar os acessórios médicos ou snacks para o dia, até ao conjunto de top e saia azul com bolinhas brancas, que fazem referência aos símbolos globais da consciencialização para a diabetes.

Inês Abrantes é a primeira embaixadora da Barbie Diabetes Tipo 1 em Portugal, já que se tem dedicado à normalização e aceitação da DT1, mostrando que a doença não é o fim do mundo, mas sim uma oportunidade para viver de uma nova forma. Praticante de desporto desde que se lembra, Inês revela que o seu objetivo de vida é capacitar cada vez mais pessoas através do exercício físico, do conhecimento e domínio do corpo, ajudando-as a aumentar a autoestima e a sentirem-se mais integradas na sociedade. Reitera acreditar que a nova Barbie Diabetes Tipo 1 será, para as crianças, um símbolo importante de aceitação pessoal e social.

As bonecas que entram para a linha Barbie Fashionistas 2025 são produzidas com um mínimo de 50% de plástico biocircular certificado pelo ISCC, e as suas embalagens são fabricadas com materiais certificados pelo FSC. Alinhada com os valores de criar um mundo mais tolerante, empático e inclusivo através das brincadeiras na infância, a Barbie Diabetes Tipo 1 (PVP 15,99€) é ainda uma boneca mais sustentável e já está disponível na loja online da Mattel e em retalhistas. 

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“A PARTIR DE 22 DE AGOSTO, TATCHA ESTARÁ DISPONÍVEL EXCLUSIVAMENTE EM 15 PAÍSES EUROPEUS ATRAVÉS DA SEPHORA”


Por: Nicole Santos Fernandes

Tatcha, a marca inspirada nos rituais de beleza japoneses, chega finalmente a mais países europeus já em agosto, através de uma parceira exclusiva com a Sephora

Tatcha, a marca de cuidados de pele premium inspirada nos rituais de beleza japoneses e adorada pelos entusiastas de beleza da Sephora nos EUA, Ásia e Reino Unido, tem o prazer de anunciar o seu lançamento em 15 países da União Europeia - incluindo mercados-chave como a França, Espanha e Itália - através de uma parceria exclusiva com a Sephora.

A marca de luxo, com sede na Califórnia e fórmulas produzidas no Japão, estará disponível em preview a partir de 22 de agosto na app e nos sites, e nas lojas a partir de 25 de agosto de 2025. Os clientes poderão encontrar os produtos mais populares, como: The Water Cream (80€ -50 ml), The Rice Wash (44€ -120 ml), The Matcha Cleanse (44€ -150 ml), The Camellia Cleansing Oil (56€ -150 ml), The Rice Polish (76€ -60 g), The Essence (122€ -150 ml), Indigo Overnight Repair (102€ -50 ml), Luminous Dewy Skin Mist (54€ -40 ml), The Kissu Lip Mask Original (32€ -9 g) e o icónico Dewy Skin Cream (80€ -50 ml).

“Nos últimos 15 anos, criámos ligações profundas com clientes de todo o mundo através das nossas fórmulas de alto desempenho, dos rituais de beleza japoneses e do poder transformador do amor-próprio”, afirma Mary Yee, Diretora Executiva da Tatcha. "Estamos entusiasmados por levar a Tatcha a mais pessoas com a nossa expansão para a Europa em agosto.  Como parceira de longa data, a Sephora foi a escolha perfeita para nos ajudar a alcançar novos clientes com a nossa abordagem única à beleza.”

A Tatcha é conhecida pelos seus cuidados de pele de alto desempenho apoiados pela ciência e enraizados na sabedoria japonesa que nutre a pele e a mente. Reforçado pela arte dos rituais de beleza japoneses, o tempo com a Tatcha torna-se uma pausa na vida moderna. A fundadora Vicky Tsai atesta o seu poder: “Estes rituais intemporais de amor-próprio, ancorados em preparações de botânicos cultivados nos solos e mares ricos em nutrientes do Japão, transformaram a minha pele e a minha mente.”

Em 2008, uma década de trabalho na América corporativa deixou Vicky desiludida e a sofrer de dermatite aguda que exigia esteróides e antibióticos diários. Demitiu-se do seu emprego e rapidamente se encontrou em Quioto, onde encontrou uma cultura de harmonia, beleza e bem-estar que trouxe a sua pele e mente de volta ao equilíbrio. Juntamente com uma equipa talentosa de cientistas no Japão, criou a Tatcha para partilhar estas práticas de cura com os outros. "Criei a Tatcha para partilhar rituais de cuidados da pele que são transformadores tanto para a pele como para a mente.”

As fórmulas da Tatcha são elaboradas no Instituto Tatcha em Tóquio, que formula com base em três princípios: os ingredientes da mais alta qualidade provenientes das proveniências japonesas mais procuradas; a eficácia mais forte harmonizada com a biologia da pele; e texturas sensoriais e rituais intencionais que acalmam a pele e a mente.

Dentro de cada fórmula Tatcha vive uma pequena sinfonia de superalimentos, aminoácidos e AHAs chamada Hadasei-3™. Este complexo patenteado de arroz duplamente fermentado, chá verde e algas está enraizado na dieta japonesa, rica em nutrientes, considerada a mais saudável do mundo. Cada fórmula é potente, mas calmante, proporcionando uma transformação que se pode ver e sentir. A Tatcha continua a alargar os limites da inovação, fundindo a sabedoria da beleza japonesa com os mais recentes avanços nos cuidados da pele para melhor cuidar dos clientes sob as exigências da vida moderna.

TATCHA estará disponível exclusivamente na Sephora a partir de 25 de agosto de 2025, com acesso antecipado na app Sephora a partir de 22 de agosto de 2025.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“GHD VOLTA A PINTAR-SE DE COR-DE-ROSA PARA CONSCIENCIALIZAR SOBRE O CANCRO DA MAMA COM A NOVA COLEÇÃO LIMITADA GHD PINK SORBET”


Por: Margarida Eça Pinheiro

Com um design exclusivo e uma missão solidária, a coleção ghd pink sorbet apoia a consciencialização e o diagnóstico precoce do cancro da mama através de doações para a Associação FERO

Movida por uma causa que impacta a vida de tantas mulheres, a ghd lança uma nova coleção solidária limitada e cor-de-rosa, durante o mês de julho, em que por cada ferramenta ghd pink sorbet vendida, serão doados 10€ à associação FERO, que apoia mulheres com cancro da mama.

Há 22 anos que a ghd se junta à luta contra o cancro da mama, pintando-se de cor-de-rosa para dar visibilidade a uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Este ano não é exceção, e por isso, o mote da campanha centra-se na consciencialização do cancro da mama e na importância do diagnóstico precoce. Ao longo de duas décadas, a ghd já doou mais de 25 milhões de euros a organizações solidárias que apoiam mulheres a viver e lutar contra a doença.

Este ano, a coleção surge no tom pink sorbet, uma cor suave, minimalista e ao mesmo tempo impactante, que transmite calma e confiança. A edição limitada inclui cinco ferramentas de styling icónicas: a ghd Duet Blowdry (PVP 419€), uma escova secadora 2 em 1 que transforma o cabelo de molhado a modelado, com volume extra e sem danos térmicos; a ghd Duet Style (PVP 419€), a primeira ferramenta 2 em 1 com ar quente, que simplifica a rotina de alisamento e proporciona resultados suaves e duradouros; a ghd Chronos (PVP 369€), que oferece até 85% mais brilho e um styling três vezes mais rápido, com resultados que duram até 24 horas; a ghd Gold (PVP 249€), com tecnologia dual-zone, que deixa o cabelo mais liso, suave e visivelmente mais saudável; e, por fim, a famosa ghd Glide (PVP 179€), a aliada perfeita para prolongar o alisamento, moldando e alisando o cabelo seco de forma rápida, prática e sem esforço. Além disso, todas as ferramentas são acompanhadas por um necessaire cor-de-rosa, com um toque macio e resistente ao calor, pensado para acompanhar o uso diário das ferramentas.

Para a ghd, todas as mulheres devem poder sentir-se bonitas e confiantes, mesmo quando enfrentam o cancro da mama, uma realidade que afeta 2,3 milhões de mulheres por ano em todo o mundo. Trata-se de uma doença que, além do impacto físico, pode abalar profundamente a autoestima, já que, para muitas mulheres, o cabelo e o peito são símbolos essenciais da sua identidade e feminilidade, e o cancro da mama pode, dolorosamente, retirar-lhes ambos.

Todos os produtos e ferramentas de styling desta nova coleção estarão disponíveis nos melhores salões, lojas de departamento e ghdhair.com, a partir do mês de julho. Cada compra contribui diretamente para apoiar a causa, através de donativos que revertem para associações de apoio a mulheres com cancro da mama.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting