domingo, 5 de maio de 2024

“Musica: Espetáculo de Acordeão – Homenagem Eugénia Lima”


Dia 19 de Maio 2024 Castelo Branco

 

Por: José Morais

Vai realizar-se no próximo dia 19 de maio pelas 17 horas, no Cine - Teatro Avenida um espetáculo de Acordeão, com organização de Frederico Alves, denominado de “Picadinho da Beira” “A Harmonia dos Acordes” numa homenagem a “Eugénia Lima”, e celebrando o 2º Aniversário da Oficina do Acordeão de Frederico Alves.

O espetáculo vai contar com a presença de Tino Costa, Rosebel Rodrigues, Rafael Nunes, Catarina Corado, Julien Marques, Grupo de Concertinas Machio Pampilhosa da Serra, Sérgio Conceição, Matilde Esperanço e Leonel Mateus.

O espetáculo é para maiores de 6 anos, e tem entrada gratuita.

“Iniciativas: Abertura da Caça ao Caracol”


Dias 11 e 12 de maio 2024 Casa do Povo de Arcena

 

Por: José Morais

Arcena é um “Lugar de Tradições”, e mais um ano vai promover a iniciativa “Abertura da Caça ao Caracol” a realizar no Museu Etnográfico da Casa do Povo de Arcena.

A iniciativa vai iniciar-se no sábado 11 de maio pelas 14,30, com a aberturas das Tasquinhas, seguem-se o Torneio Chinquilho e Jogos Tradicionais pelas 15 horas. Pelas 15,30 e momento para as crianças com Pinturas Faciais e Jogos Tradicionais, pelas 17 horas haverá animação com o Grupo de Múcica Popular Portuguesa Flor do Trevo, pelas 19 horas Live Music com Vitor Martins, e a iniciativa encerra pelas 24 horas.

No domingo 12 de maio, pelas 8,30 vai haver uma caminhada, “Trilhos da nossa terra” a mesma será necessário fazer inscrição, pelas 12,30 será altura de um almoço convívio, pelas 14,30 será alturas da abertura das Tasquinhas, seguem-se pelas 15 horas jogos tradicionais, pelas 15,30 será o momento das crianças com Pinturas Faciais e Jogos Tradicionais.


Pelas 16 horas, o Grupo Coral os Ceifeiros de Cuba farão a sua atuação, e pelas 17,30 será a vez do Grupo de Cantares da ARPIA de Alverca do Ribatejo fazer a sua atuação, com o encerramento de mais uma “Abertura da Caça ao Caracol”, edição 2024 a terminar pelas 20 horas.

Para participar na caminha, será necessário fazer a inscrição, podendo a mesma ser feita pelo telefone: 962 743 946, ou presencial até ao dia 11 na loja da “Luísa – Rações”, ou no recinto da festa, dia 10 até às 21 horas, tem um valor de (5 passos” só com seguro, ou (13 Passos) com seguro e almoço, inclui água e fruta, terá um percurso de 10 quilómetros de dificuldade baixa, o secretariado abre às 8 horas, pelas 8,30 será dada a partida, e pelas 12,30 será a chegada seguido do almoço convívio.

Venha participar num fim-de-semana diferente, com muita animação e alegria, e bons momentos, como a Casa do Povo de Arcena já habituou.



“Feliz “Dia da Mãe”


Hoje é Dia da Mãe…

 

“Dia da Mãe”, é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna “Mãe” e a maternidade, a data de comemoração varia de acordo com o país, em Portugal é comemorado no primeiro domingo do mês de maio.

 

Um pouco da história da origem do “Dia da Mãe”


A festividade surgiu nos Estados Unidos, com a iniciativa da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, a qual fundou em 1858 o “Clubes de trabalho do Dia das Mães” com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.

Ann Maria Reeves Jarvis organizou em 1865 o “Dias da Amizade das Mães” para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos na altura.

Em 1870 a escritora Julia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República, publicou o manifesto “Proclamação do Dia das Mães”, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.

 

Popularização:

 

Reconhecida como idealizadora do “Dia da Mãe” na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o “Dia da Mãe” fosse um feriado reconhecido.

Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos a 8 de maio de 1914, quando a resolução “Resolução Conjunta Designando o Segundo Domingo de Maio como Dia da Mãe” foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos.

No âmbito desta resolução o Presidente dos Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson proclamou no dia seguinte que no “Dia da Mãe” os edifícios públicos deviam de ser decorados com bandeiras, assim, o “Dia da Mãe” foi celebrado pela primeira vez a 9 de maio de 1914, porem, com a crescente difusão e comercialização do “Dia da Mãe”, Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentando a criação, e lutou para a abolição do feriado nos Estados Unidos, porem, tem-se mantendo assim esse dia dedicado a todas as “Mães” em muitos países do mundo, e Portugal é um desses.

Feliz “Dia para todas as Mãe”.