quarta-feira, 21 de maio de 2025

“𝗥𝗮𝗻𝗰𝗵𝗼 𝗙𝗼𝗹𝗰𝗹𝗼́𝗿𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗮 𝗖𝗮𝘀𝗮 𝗱𝗼 𝗣𝗼𝘃𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗿𝗰𝗲𝗻𝗮 𝗺𝗮𝗻𝘁𝗲́𝗺 𝘃𝗶𝘃𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝘁𝗿𝗮𝗱𝗶𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗿𝗲𝗴𝗶𝗮̃𝗼”


Dia 21 de Junho vá até ao Museu Etnográfico de Arcena

 

Por: RFPtv - Canal tv Digital do Folclore de Portugal

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena, fundado há várias décadas, continua a desempenhar um papel fundamental na preservação e divulgação do património cultural e etnográfico da freguesia de Alverca do Ribatejo. Com um vasto repertório de danças, cantares e trajes típicos da região do Ribatejo, o grupo tem sido presença assídua em festas populares, festivais nacionais e encontros culturais por todo o país.

Composto por elementos de várias faixas etárias, o rancho promove a integração intergeracional e fomenta o orgulho local nas tradições portuguesas. Ensaios semanais e a dedicação dos seus membros garantem a autenticidade das apresentações, refletindo com fidelidade os costumes rurais e modos de vida de outras épocas.

Para além das atuações, o grupo também dinamiza atividades pedagógicas em escolas e lares da região, contribuindo para a transmissão do saber popular e para o fortalecimento da identidade comunitária. O Rancho da Casa do Povo de Arcena é hoje um símbolo de resistência cultural num tempo em que as tradições correm o risco de se perder.

A sua continuidade deve-se ao empenho de todos os que, com paixão, vestem a camisola da cultura popular portuguesa, mantendo acesa a chama do folclore no coração da comunidade de Arcena.

Assim, dia 21 de Junho vá até ao Museu Etnográfico de Arcena e assista a este belíssimo encontro de tradições populares tradicionais de Arcena e da região.

Com Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena.

“Dia 24 maio | Festa do Animal na Amadora”


No próximo dia 24 de maio, realiza-se a Festa do Animal, no Parque Delfim Guimarães.

Das 10h00 às 18h00, este local acolhe ações de sensibilização que visam consciencializar a população para a promoção do bem-estar animal.

No âmbito desta iniciativa, estarão presentes diversas associações com intervenção nesta área, nomeadamente a LPDA, a Animais de Rua, a Animalife, a Rafeiros SOS e a Tiara, bem como stands do CROAMA/CBEA - Centro de Recolha Oficial de Animais do Município da Amadora/Centro de Bem-Estar Animal. A Festa do animal conta ainda com presença da Associação Santuário Animal Vida Boa – Proteção e Preservação dos Animais e Natureza.

Esta ação realiza-se no âmbito do Plano Estratégico para a Promoção do CROAMA/CBEA, versando sobre o Direito e Bem-Estar Animal.

Recordamos que de novembro de 2024 a março deste ano, o município promoveu ações de sensibilização sobre o programa CED - Capturar, Esterilizar e Devolver, com a participação das associações LPDA, Animais de Rua e Animalife, bem como do Serviço Veterinário Municipal.

Estas ações contaram com intervenções no âmbito da área de atuação de cada uma das entidades, visando divulgar os trabalhos realizados e promover a sensibilização para a promoção do bem-estar animal, bem como prestar formação aos cuidadores de animais das colónias de gatos do município, no âmbito do Programa CED.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Espaço Multiusos inaugurado em Santana da Carnota a 24 de maio”


O Espaço Multiusos será inaugurado em Santana da Carnota no próximo dia 24 de maio (sábado), a partir das 17 horas. A obra nasce no seguimento de uma proposta de Orçamento Participativo.

A cerimónia arrancará com os discursos dos proponentes, do presidente da junta de freguesia e do executivo municipal, seguindo-se três momentos culturais: a atuação do grupo de dança 'Chiquis de Colores', o concerto de Luís Pintas e um arraial com o conjunto musical Quim Botas, organizado pelo Agrupamento de Escuteiros 1343.

O Espaço Multiusos em Santana da Carnota encontra-se localizado na Rua do Tanque Pequeno.

Toda a população está convidada a assistir e a fazer parte de um programa dedicado a um equipamento escolhido pela comunidade e que promete engrandecer o associativismo local.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Teatro Bastardo apresenta “Vuuute”


Recreios da Amadora

31 maio e 1 junho

Os Recreios da Amadora recebem o Teatro Bastardo, com a peça “Vuuute”, nos dias 31 de maio e 1 de junho.

Sessões:

Sábado, às 16h00

Domingo, às 11h00

M/3 | 2,50 € para maiores de 12 anos | Bilhetes à venda na Ticketline e na bilheteira dos Recreios da Amadora no próprio dia, duas horas antes do início do espetáculo.

Sinopse | “Vuuute” - Criação e interpretação de Ana Lúcia Palminha e Gonçalo Botelho

«Deste lado acordo sempre muito, muito cedo. A minha irmã grita: “Se chegar atrasada a culpa é tua”, mas nunca acontece. A escola lá me espera, sempre no mesmo sítio e a rotina e as obrigações do dia a dia não param até eu chegar de novo a casa e tudo se repetir no dia seguinte. Por que é que não podemos só brincar e fazer aquilo que nos apetece? Às vezes desejava trocar de lugar e chegar ao outro lado do mundo. Dizem que lá a vida das crianças é diferente e que não vão à escola. Devem ter muita sorte lá… VUUUTE! Quem me dera que tudo fosse ao contrário.

Este espetáculo de poucas palavras usa o movimento e a linguagem do corpo para contar a história de duas crianças muito diferentes e de sítios muito distantes. Mas um encontro entre as duas vai mudar para sempre a forma como veem e sentem o seu próprio mundo».

Organização: Câmara Municipal da Amadora e Teatro Passagem de Nível

Recreios da Amadora

Av. Santos Mattos, 2 - Venteira - 2700-748 Amadora

Telefone: 214 369 055

E-mail: cultura@cm-amadora.pt

GPS: 38.758323, -9.235262

Transportes, Táxis e Parque Público de Estacionamento:

Comboio da CP: Estação da Amadora - Linha de Sintra – Lisboa

Autocarros Carris Metropolitana:

1502 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul), via Linda-a-Velha

1712 - Algés (Terminal) - Amadora (Estação Sul)

1714 - Amadora (Estação Sul) - Belém (Estação)

Táxis (Praça de táxis a 100 mts.)

Parque público de estacionamento (a 20 mts.)

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Dia Municipal do Idoso”


Por: Guiomar Messias

Celebrou-se no dia 20 de maio, o Dia Municipal do Idoso, e como habitualmente a comemoração desta data decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal e contou com a presença de aproximadamente 450 participantes.

O evento teve início com a sessão de boas-vindas pela Presidente da Câmara Municipal, Ilda Joaquim e com a Celebração da Palavra pelo Diácono Artur Ferreira que antecedeu o habitual almoço-convívio, oferecido pelo Município.


Após o almoço, todos os participantes cantaram os parabéns e apagaram as velas dos bolos oferecidos pela Câmara Municipal e pelas duas Juntas de Freguesia do Concelho.

Neste 21º aniversário, foi também homenageada a professora Helena Azevedo, mentora da criação do Dia Municipal do Idoso.


Aos seniores mais idosos, utentes das instituições do Concelho, foram oferecidos ramos de flores, uma forma de os homenagear.

A animação musical da matiné-dançante esteve a cargo de Sílvia Alcobia, animou este dia de salutar e alegre convívio entre a população sénior do concelho do Entroncamento.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento





“As Festas de Lisboa são de toda a gente”


Plurais, ecléticas, profundamente enraizadas na tradição, mas sempre de braços abertos ao mundo - assim regressam as Festas de Lisboa, prontas para mobilizar a cidade e a sua gente.

Durante todo o mês de junho, Lisboa transforma-se num grande palco de celebração e encontro. Marchas populares, arraiais, espetáculos, exposições, oficinas e muitas outras iniciativas fazem parte de uma programação maioritariamente gratuita, inclusiva e multicultural, que reflete o espírito vibrante da capital.

As protagonistas das Festas de Lisboa são as Marchas Populares, que se apresentam, nos dias 30 e 31 de maio e 1 de junho, na MEO Arena, perante um júri que avalia as coreografias, os figurinos e a fidelidade ao tema deste ano, “Alma de Lisboa”. 

A 12 de junho, os bairros desfilam na Avenida da Liberdade, em explosões de música, cor e dança ao som das suas marchas e da Grande Marcha. Este ano, o desfile abre com o grupo convidado Macau Street Dance.

E porque não há festas sem o Santo padroeiro mais querido da cidade, não podiam faltar os tradicionais Casamentos, Tronos e a Corrida de Santo António. No local onde nasceu o Santo, decorre a Trezena de Santo António, que inclui fado, guitarradas, percursos e uma peça de teatro. 

Para dançar, cantar e comer uma sardinha no pão, estão lá os Arraiais Populares – 16 distribuídos por nove freguesias. Falando em sardinha, quem quiser conhecer a história do peixe mais cobiçado nas Festas, pode ir à exposição O milagre da sardinha, no Padrão dos Descobrimentos, que desvenda todos os seus segredos, desde a antiguidade até aos dias de hoje. 

A música é sempre um capítulo cativante nas Festas, com concertos de vários géneros e proveniências. Este ano, o Castelo de São Jorge recebe Carminho, Rui Massena e Gil Brito (jovem pianista vencedor do Got Talent Portugal), no palco com a melhor vista da cidade. O Teatro do Bairro Alto apresenta Anupama Bhagwat, uma das mais virtuosas e inovadoras intérpretes de sitar. O Teatro da Comuna vai ser ocupado por Recitais de Jazz e a Orquestra Gulbenkian vai proporcionar uma experiência musical diversificada com o concerto Contrastes e Cores Orquestrais. 

Novidade nesta edição das Festas é a programação da Feira do Livro, no Parque Eduardo VII. Haverá conversas sobre a Lisboa Plural, o humor de Rafael Bordalo Pinheiro e sobre a sua criação paradigmática, o Zé Povinho, e oficinas dedicadas à importância da escrita. A Noite da Literatura Europeia e a Feira do Livro de Poesia são também dedicadas à palavra. 

O CineConchas volta a permitir-nos desfrutar das noites quentes com cinema ao ar livre para todas as idades e o Europride, maior evento LGBTI+ da Europa, acontece este ano, pela primeira vez, em Lisboa, com uma programação diversificada, em vários locais da cidade. 

No mês em que todos os olhos estão postos em Lisboa, celebramos a pluralidade da cidade com a Festa da Cultura Coreana, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, o Festival Bollywood, na Comunidade Hindu de Portugal, MAMA África, no Cinema São Jorge e no Capitólio, o Thai Festival e a Festa do Japão, ambos no Jardim Vasco da Gama.

No âmbito da Expo25, celebramos a presença de Lisboa em Osaka com o programa Osaka em Lisboa, constituído por exposições, oficinas e cinema em vários espaços da cidade. 

O Terreiro do Paço vai ser pequeno para receber os D.A.M.A. e convidados e Bárbara Bandeira com a Banda Sinfónica da GNR, em dois inesquecíveis concertos de Encerramento das Festas de Lisboa. 

Para o concerto de dia 28 de junho, às 21h, os D.A.M.A. convidam Ágata, Bandidos do Cante, Beatriz Felício & Buba Espinho, Los Romeros a acompanharem-nos no palco. Reservam ainda uma surpresa: a Marcha que, na noite de Santo António, vencer na Avenida também se junta à banda. 

No dia 29, à mesma hora, Bárbara Bandeira dá um espetáculo com a Banda Sinfónica da GNR, no qual revisita os seus maiores êxitos com novos arranjos orquestrais e que conta com a participação de Carminho. 

As Festas de Lisboa 2025 são de todos, para todos. Venha celebrar connosco! 

Fonte: Egeac