terça-feira, 22 de abril de 2025

“Exposição na Unesco em Paris comemora 500 anos do nascimento de Luís de Camões”


A Ministra portuguesa da Cultura, Dalila Rodrigues, inaugurou esta sexta-feira uma exposição na Unesco, em Paris, no âmbito do 500º aniversário do nascimento de Luís de Camões com o objetivo de o apresentar “em diferentes contextos” e atualizar as suas temáticas.

“A melhor forma de celebrar o grande poeta nacional é mostrar a universalidade da sua obra. Luís de Camões foi o homem da viagem e hoje nós assistimos a movimentos migratórios, a viagens, à intersecção entre culturas, também aos conflitos entre culturas e a obra de Camões, valorizando a sua perspetiva, responde ao contexto cultural do século XVI, mas mantém-se através desta revisitação”, disse Dalila Rodrigues à imprensa.


Segundo a Ministra, através da exposição “Onde terá segura a curta vida? Camões e a vida como viagem”, que reúne obras de autores nacionais e internacionais sobre “o lado universal da obra poética e épica do maior poeta português”, é possível fazer um paralelo entre a atualidade e as temáticas e vida do poeta, nomeadamente com “a dimensão da diáspora e da viagem”.

“Não posso deixar de reconhecer que esta exposição é, desde logo, uma espécie de homenagem à diáspora portuguesa e ao mundo que os portugueses colocaram entre si e os outros”, referiu, defendendo que é sempre possível “revisitar os temas da História e ter um novo olhar sobre eles”.


A exposição, com curadoria de Anísio Franco, Filipa Oliveira e Paulo Pires do Vale e arquitetura de Francisco Aires Mateus, estará aberta ao público entre os dias 14 e 18 de abril na sede da Unesco, em Paris.

Os curadores procuraram mostrar que as obras do poeta, que falam de viagens, partidas e chegadas, retratam “a vida do humano desde sempre até à contemporaneidade”, de acordo com Filipa Oliveira, curadora e Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.

“O que nós queríamos, quando pensámos nesta exposição sobre Camões, que era uma grande responsabilidade a forma como íamos tratar desta figura tão mítica da nossa cultura, era exatamente perceber qual é a relevância que ele tem para os dias de hoje”, disse à Lusa Filipa Oliveira.


Para Filipa Oliveira, “é uma enorme honra” estar na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sublinhando que é um local simbólico para pensar sobre a contemporaneidade e questões de educação, da cultura, da paz e de migrações.

“O extraordinário dos grandes escritores (…) é precisamente serem uma fonte que está sempre a jorrar novidade, e é essa a sua grandeza. A cada época, ao olhar para trás, descobre-se coisas que outras épocas não tinham descoberto”, disse à Lusa Paulo Pires do Vale, curador, docente e comissário do Plano Nacional das Artes.

Os textos expostos no átrio da Unesco são acompanhados de trabalhos de artistas como Alberto Carneiro, Graça Castanheira, Horácio Frutuoso, José Almeida Pereira, Mário Linhares, Adrian Paci e Domingos Sequeira, numa exposição que pretende que o público se interesse pelo poeta de uma maneira diferente.

Também está exposta “a porta de uma casa que dizem em Moçambique, que foi onde viveu Camões”, uma obra da artista de origem moçambicana Ângela Ferreira, que aborda a questão pós-colonial, revelando assim a universalidade do poeta que “é do mundo inteiro”, segundo Paulo Pires do Vale.

Além disso, também existe uma sala onde é projetado um filme que remete para as migrações. Aqui pode ouvir-se o poeta Jorge de Sena a dar voz a poemas e ainda ver a fadista Carminho a cantar um soneto de Camões em homenagem a Amália Rodrigues, num momento filmado por Graça Castanheira.

Esta exposição, que “abre um conjunto de interrogações acerca de dados objetivos, mas também de dimensões da vida, do percurso biográfico e da obra de Camões” desconhecidos, constituirá um dos núcleos da “grande exposição dedicada a Luís de Camões”, a inaugurar no dia 10 de junho, na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, segundo a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.

“Fizemos uma antecipação, neste importantíssimo lugar, que é o Ségur Hall na Unesco, por forma a dar início a uma dimensão, simultaneamente nacional e internacional, do programa celebrativo”, acrescentou.

A Ministra da Cultura salientou ainda que além deste ciclo celebrativo de Camões, este ano são assinalados também os 500 anos da morte de Vasco da Gama, “o responsável pela dimensão universal, ao chegar à Índia, por via marítima e não por via terrestre”, facto que é louvado na obra “Os Lusíadas”.

Fonte: Luso Jornal (França)

“Dois dias repletos de homenagem aos soldados portugueses do Corpo Expedicionário Português nos dias 12 e 13 de abril”


Por: António Marrucho*

No sábado, 12 e domingo, 13 de abril, ocorreram as cerimônias do 107º aniversário da Batalha de La Lys. Até 2019, estas cerimónias centravam-se num dia em Richebourg e La Couture, mas desde então, a homenagem ao Corpo Expedicionário Português (CEP) ganhou outra dimensão, sendo o segundo dia dedicado a Boulogne-sur-Mer, Cimetière de l'est, onde estão sepultados 44 militares e onde foi erguido um monumento em 1938, restaurado há 5 anos, e em Ambleteuse, a parte de trás da frente portuguesa, onde se realizava o treino e onde se localizavam parte dos hospitais.

Muitas personalidades francesas e portuguesas estiveram presentes nas várias cerimónias. Muitos oficiais fizeram a viagem de Portugal e da Bélgica.

Estas cerimónias seguiram-se às que decorreram no dia 9 de abril, dia do 107º aniversário da Batalha de La Lys, que decorreu na cidade da Batalha, Portugal, com a presença, pelo segundo ano consecutivo, de uma delegação de Hauts-de-France, chefiada por Bruno Cavaco, Cônsul Honorário de Portugal em Lille.

 

O cemitério militar português de Richebourg

 

No cemitério português de Richebourg, depois que as bandeiras foram hasteadas, as autoridades chegaram às 10h35.

Os discursos foram proferidos sucessivamente pelo Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Veteranos de Portugal, Jérôme Demulier, Presidente da Câmara Municipal de Richebourg, General do Exército José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesas.

Seguiu-se um momento bastante comovente com a leitura de excertos das cartas enviadas à família durante a guerra pelo soldado João Francisco Rosa. A leitura de trechos das cartas foi lida por alunos das escolas Marcel Lejosne e Sacré-Coeur.

 

A Medalha de Honra da Liga dos Combatentes

 

Em reconhecimento dos distintos serviços do mais alto mérito prestados ao longo dos anos ao dever de memória dos veteranos portugueses, o Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues atribuiu às seguintes personalidades a Medalha de Mérito de Honra ao Comendador Sérgio da Silva Pinto, Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em França e a Bruno Joos de ter Beerst, Cônsul Honorário de Portugal em Gante.

Vinte e cinco coroas de flores foram colocadas aos pés do altar do cemitério por personalidades portuguesas e francesas, bem como por associações.

Uma breve cerimónia religiosa, em memória dos soldados que caíram durante a Grande Guerra e, em particular, durante a Batalha de Lys, foi realizada pelo Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança Portuguesas, D. Sérgio Dinis.

 

Patrimônio Mundial da Unesco

 

Um momento solene e muito importante: "É com emoção que procederemos, de acordo com a decisão de 23 de setembro de 2023 da UNESCO, ao descerramento de uma placa materializando a inscrição do imóvel de sítios funerários e memoriais da Primeira Guerra Mundial (Frente Ocidental), do qual este cemitério militar português de Richebourg faz parte, na Lista do Património Mundial. Este reconhecimento atesta o desejo comum das várias partes em conflito de honrar seus filhos que caíram em combate. O General José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesas, convidou o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Francesas, o Ministro Delegado responsável pela Memória dos Veteranos e o Secretário de Estado da Defesa Nacional de Portugal a descerrar a placa comemorativa desta inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Depois das muitas assinaturas opostas no livro de honra, as cerimónias continuaram no monumento português de La Couture.

 

Cerimônias na La Couture

 

Em La Couture, após as formalidades de instalação, os subsídios foram feitos por Jacques Bourel, Primeiro Vice-Presidente da Câmara Municipal de La Couture, Álvaro Castello-Branco, Secretário de Estado da Defesa Nacional de Portugal, Patricia Mirrallès, Ministra Delegada junto do Ministro das Forças Armadas, com o pelouro da Memória e Veteranos.

Mais uma colocação de coroa de flores, seguida de um minuto de silêncio e dos hinos nacionais cantados, entre outros, pelos jovens do coro La Couture.

As autoridades francesas e portuguesas saúdam o piquete de honra e os porta-bandeiras.

O Porto d'Honneur aconteceu na sala polivalente de Richebourg, na qual foi visível uma belíssima exposição sobre a participação do CEP na I Guerra Mundial feita pelos jovens da Missão Local de Béthune.

Após a refeição, as cerimônias terminaram com a celebração de uma missa em memória dos mortos da Grande Guerra, que aconteceu na Igreja Católica Saint-Laurent em Richebourg, às 16h00.

 

Cerimónias em Boulogne-sur-mer

 

Fruto da vontade de uma associação Portugal/França que foi criada em Boulogne-sur-Mer e da vontade de homenagear os 44 soldados portugueses sepultados no Cimetière de l'Est, não foram agrupados em Richebourg.

As cerimónias em Boulogne-sur-Mer, após as formalidades, os discursos foram proferidos pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da cidade, pelo Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Veteranos Portugueses e por Patrick Leverino, Sub-Prefeito do Arrondissement de Boulogne-sur-Mer, em representação do Governo francês, seguindo-se oito deposições de coroas de flores, cerimônia religiosa, minuto de silêncio, hinos nacionais.

 

Cerimônias em Ambleteuse

 

Em Ambleteuse e depois de uma visita ao cemitério e à sua cruz portuguesa, o mestre de cerimónias em frente ao monumento da Cruz Vermelha Portuguesa deixou "um pensamento muito especial para a Cruz Vermelha Portuguesa que, aqui mesmo – em Ambleteuse – tinha montado o seu hospital de campanha, a fim de tratar os raros sobreviventes da Batalha de La Lys".

Os discursos foram proferidos por Stéphane Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Ambleteuse, Philippe da Costa, Presidente da Cruz Vermelha Francesa, pelo Tenente-General Marco Serronha, Vice-Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, por Patrick Leverino, Subprefeito do Arrondissement de Boulogne-sur-Mer, em representação do Governo francês.

Em reconhecimento dos distintos serviços prestados, o Tenente-General Marco António Serronha atribuiu ao município de Ambleteuse a Medalha de Benevolência da Cruz Vermelha, medalha atribuída a Stéphane Pinto, Presidente da Câmara Municipal da cidade.

Em reconhecimento dos distintos serviços de altíssimo mérito prestados ao longo dos anos ao dever de memória dos veteranos portugueses, o Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, condecora Yves-Pascal Renouard, Coronel da Reserva de Defesa e Segurança Cidadã da Gendarmaria Nacional, com a Medalha de Serviços Meritórios, grau Ouro.

Onze coroas de flores ocorreram. Antes de encerrar a cerimónia comemorativa, Stéphane Pinto quis soltar pombos, sinónimo de paz numa Europa livre.

Os participantes das cerimônias foram convidados para a recepção da recepção, durante a qual foram trocados presentes.

A refeição encerrou dois dias intensos durante os quais os laços de solidariedade e amizade emergiram ainda mais estreitamente entre Portugal e França.

Fonte: Luso Jornal (França)

*Colaborador em Lille


“SEPHORA FAVORITES ESTÁ DE VOLTA COM TRÊS NOVOS SETS IRRESISTÍVEIS”


Por: Nicole Santos Fernandes

Há muito esperados por todos os viciados em beleza, os novos kits de Sephora Favorites chegam ainda este mês à Sephora

Os sets Sephora Favorites estão de volta à Sephora e, como sempre, reúnem os produtos best-sellers e novidades mais desejados do momento, embalados em incríveis kits, premium e exclusivos, apresentando desta vez três opções perfeitas para quem procura testar o melhor de makeup, skincare e haircare.

Conhecida por juntar os melhores produtos em kits temáticos, permitindo que todos os beauty lovers possam testar e conhecer novos produtos a um preço mais reduzido, Sephora Favorites apresenta três novos sets com um design exclusivo e completamente irresistível, que chegam já este mês à Sephora.

Para os viciados em makeup que não descuram também os cuidados de pele, o Gleamy Dreamy – Set de Cuidados e Maquilhagem (72€), reúne seis essenciais de skincare, incluindo o novo Sérum Byoma, perfeito para quem procura alcançar uma tez mais fresca e luminosa. Juntam-se a estes cuidados quatro indispensáveis de maquilhagem, nomeadamente o tão cobiçado blush Soft Pinch da Rare Beauty.

Outra opção dos novos sets da Sephora Favorites é o Golden Glow – Set de Maquilhagem (65€), um indispensável para quem procura uma pele sunkissed, ideal para um efeito golden hour. Com cinco essenciais – quatro deles em tamanho full size - este necessaire combina produtos icónicos de marcas igualmente icónicas como Haus Labs by Lady Gaga, Natasha Denona e Makeup By Mario.

Por fim, e para revelar todos os segredos da beleza capilar, o Silky Hair Secrets -Set de Cuidados Capilares (50€) é a escolha perfeita para as amantes de haircare, já que reúne o melhor de marcas exclusivas Sephora, como K18, Sephora Collection, Amika, Gisou e até do recém lançamento Fenty Hair.

Todas as novidades e detalhes da nova coleção Sephora Favorites estarão disponíveis, em exclusivo, na APP Sephora a partir de 22 de abril e em Sephora.pt a partir de 24 de abril.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“XLI Feira da Ascensão com cinco dias de festa garantida e grandes nomes da música portuguesa”


A tão aguardada XLI Feira da Ascensão vai acontecer este ano entre 28 de maio e 1 de junho, no Parque Urbano da Romeira (Alenquer), para cinco dias de festa sempre inesquecíveis e com entrada livre!

Desde a sua primeira edição, realizada em 1982, a Feira da Ascensão tem vindo a afirmar-se como um ponto alto do calendário festivo de Alenquer, reunindo famílias, jovens e visitantes de todas as idades num ambiente vibrante e acolhedor. Em 2025, esta celebração volta a ganhar força com um cartaz musical onde figuram atuações de nomes bem conhecidos do panorama nacional: Bispo, Mickael Carreira, Tanya, Rogério Charraz e Pharol são os cabeças de cartaz e prometem animar todos e encher o recinto com emoção e boa energia.

Além da música, os visitantes podem contar com as atrações de sempre: carrosséis, comes e bebes, DJs, artesanato, exposições temáticas, animação infantil e as tradicionais largadas e corrida de touros. Esta é também a edição que abre a porta aos novos nomes da música da região, numa das novidades de 2025. Todos os interessados têm agora a possibilidade de mostrar o que sabem tocar e cantar numa demonstração de Bandas de Garagem em plena Feira da Ascensão. As inscrições estão abertas.


A música tradicional e também a clássica não vão faltar como nas primeiras edições desta festa tão alenquerense. As bandas filarmónicas do concelho terão lugar de destaque na Romeira para encantar todos os visitantes com temas bem conhecidos.

A festa que exalta a cultura local e que faz parte da memória afetiva de gerações termina este ano a 1 de junho, o Dia da Criança. Por isso, o 5º e último dia do evento que celebra o feriado municipal do dia da espiga será dedicado, em especial, aos mais pequenos, com várias atividades para entreter toda a família.

A Feira da Ascensão junta as raízes culturais e o espírito festivo do concelho de Alenquer, proporcionando uma experiência única onde se cruzam modernidade e tradição num só espaço. Com entrada gratuita e um ambiente familiar, o evento é uma excelente oportunidade para redescobrir o que de melhor a região tem para oferecer a nível cultural, gastronómico e turístico. Alenquer convida toda a população e visitantes a juntarem-se à celebração desta que é, ano após ano, uma das maiores festas populares da região. A contagem decrescente já começou venha fazer parte da história da sua Feira da Ascensão!

O programa completo será revelado em breve. Siga tudo aqui: https://www.alenquer.pt/Preview.aspx?pageID=36515&ver=45147#prettyPhoto

Fonte: Câmara Municipal Alenquer