A rua de Santa Catarina
ultrapassa 93 % da ocupação impulsionada pelo turismo
•A cidade aumentou o número de
dormidas em 22 % em 2023, resultando num crescimento no setor do retalho, tanto
no número de compradores como nas vendas nas principais localizações.
•As rendas dos espaços
comerciais encontram-se por volta dos 50 €/m² para estabelecimentos com mais de
1000 metros quadrados e dos 150 €/m² para aqueles com menos de 100.
•A maioria das lojas instaladas
na rua de Santa Catarina pertencem ao setor da moda (64 %) ou ao setor da
alimentação (13 %).
A aRetail, empresa de
consultoria imobiliária especializada na venda e arrendamento de espaços
comerciais, e a Gesvalt, empresa de referência no setor da consultoria,
avaliação e serviços técnicos, publicaram o seu relatório de retalho de 2023
referente à cidade do Porto. Este estudo aponta para o aumento do turismo na
cidade, tendo recebido mais 22 % de dormidas em 2023 face a 2022, acumulando
7,6 % do total do país. Este crescimento, especialmente dos turistas
internacionais e, particularmente, dos espanhóis, promoveu o setor do retalho
que, no último ano, registou um aumento tanto do número de compradores como do
número de vendas nas principais localizações, das quais se destaca a rua de
Santa Catarina, com 5 espaços vagos dos 131 disponíveis, representando uma taxa
de ocupação de 93 %.
Entre outros fatores, o retalho
da cidade consolidou-se com a entrada de Carolina Herrera ou Purificación
García, reforçando a oferta da cidade que, até este ano, contava quase
exclusivamente com marcas portuguesas juntamente com as do grupo Inditex e
algumas outras marcas espanholas, como a Bimba y Lola. A zona dos Clérigos
destaca-se como uma zona de marcas mais premium e a zona dos Aliados como o
principal destino das marcas de luxo, tal como se pode comprovar pela abertura
da Tods, Burberry, Zegna ou Longchamp.
Entre as lojas instaladas na
rua de Santa Catarina, destacam-se os espaços dedicados à moda, representando
mais de metade do total, mais precisamente 65,71 %. A seguir, ambos com 10 %,
surgem os espaços de restauração e de cosmética, seguidos dos espaços de
serviços, com 5,71 %, e dos espaços de outros tipos, com 8,57 %.
No que diz respeito às rendas,
variam consoante a área total dos espaços comerciais. Neste caso, os espaços
com mais de 1000 metros quadrados têm um custo de 50 €/m², enquanto aqueles
entre 501 e 1000 metros quadrados têm rendas entre 60 €/m² e 70 €/m². Nos
espaços com menores áreas, entre 301 e 500 metros quadrados, a renda situa-se
entre 80 €/m² e 90 €/m²; naqueles com uma área entre 101 e 300 metros
quadrados, a renda situa-se entre 95 €/m² e 110 €/m²; e, por último, os espaços
com menos de 100 metros quadrados têm custo entre 120 €/m² e 150 €/m².
Porto, destino líder em escapadas urbanas na Europa
Um dos motivos do aumento da
atividade turística na capital portuguesa reside na capacidade de atrair
turistas internacionais para estadias curtas, especialmente espanhóis. De
facto, nos World Travel Awards 2023, o Porto ganhou o prémio «Europe's Leading
City Break Destination».
Além disso, no que diz respeito
ao retalho, as estimativas atuais esperam um crescimento do consumo privado na
região do Porto para 2024, embora em níveis moderados. Esta previsão é
suportada pela evolução positiva do rendimento disponível por agregado
familiar, que cresceu quase 1 % em 2023; e conta com uma previsão de
crescimento de 3,2 % para o ano em curso, avançada pelo Banco de Portugal.
Sobre a aRetail
A aRetail, consultora
especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais pertencente ao
Grupo aFinance, foi criada há dezoito anos para colaborar com operadores em
expansão, investidores, gestores de patrimónios, fundos de investimento e
gabinetes familiares de âmbito nacional e internacional, para aceder às zonas
mais cobiçadas das principais cidades espanholas e europeias.
A aRetail integra o Grupo
aFinance, empresa do setor imobiliário com seis áreas de negócio diferenciadas:
aRetail, aProperties, aTemporal, aFinance, aCapital e aYachts. Atualmente,
aRetail tem escritórios em Barcelona, Madrid e Lisboa, e conta com uma equipa
de mais de 40 profissionais.
Sobre a Gesvalt
A Gesvalt é uma empresa de
referência no setor da consultoria, avaliação e serviços técnicos. A
experiência de mais de 30 anos, uma equipa de profissionais altamente
qualificados e o firme compromisso em oferecer um serviço de máxima qualidade
são o segredo para se tornarem sócios estratégicos das principais empresas privadas
e entidades públicas.
Possui inúmeros escritórios em
Espanha, Portugal e Colômbia. A empresa integra também a rede internacional
VRG, o que lhe permite exercer atividade nos principais países do mundo.
Fonte: Newsline – Agência de
comunicação