terça-feira, 1 de abril de 2025

“RTP é o Media Partner da EGEAC para o triénio 2025-2027”


Após consulta aos três operadores de canal aberto (RTP, SIC e TVI) - para apresentação de propostas para a fixação e transmissão televisiva das Marchas Populares de Lisboa e Casamentos de Santo António, foram recebidas as propostas da RTP e da TVI, tendo a seleção recaído sobre a RTP. 

Ficam, assim, asseguradas as transmissões dos principais eventos culturais realizados no âmbito das Festas de Lisboa para os próximos três anos. 

O protocolo salvaguarda, também, a gravação e transmissão de outras actividades culturais desenvolvidas pela empresa, designadamente grandes concertos e eventos em espaço público.  

A cerimónia de assinatura do Protocolo acontece no próximo dia 4 de abril, às 10h30, no Castelo de São Jorge.

Assinam o Protocolo os presidentes da EGEAC e da RTP, Pedro Moreira e Nicolau Santos, respectivamente, na presença de Carlos Moedas, Presidente da CML. 

Fonte: Egeac

“Sessão de Cinema “O Amador”


Dia 2 maio | 21h30m | Cineteatro São João Entroncamento

 

Por: Ana Cristina Feio

O Cineteatro São João recebe, no dia 2 de maio, sexta-feira, pelas 21h30m, a sessão de cinema “O Amador”.

O Amador é um novo thriller de espionagem da 20th Century Studios, protagonizado pelo vencedor de um Óscar® Rami Malek (”Bohemian Rhapsody“) e pelo nomeado para um Óscar® Laurence Fishburne (”What's Love Got to Do with It").

Charlie Heller (Malek) é um brilhante descodificador da CIA, mas profundamente introvertido, que trabalha num escritório na cave da sede em Langley e cuja vida é virada do avesso quando a sua mulher é morta num ataque terrorista em Londres. Quando os seus supervisores se recusam a tomar medidas, ele irá resolver o assunto pelas suas próprias mãos, embarcando numa perigosa viagem pelo mundo para encontrar os responsáveis, usando a sua inteligência como a derradeira arma para iludir os seus perseguidores e conseguir a sua vingança.

Os bilhetes têm o valor de 3,50€ e estão à venda no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia da sessão uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Abril Leituras Mil celebra gosto pelos livros e histórias”


O programa 'Abril Leituras Mil' promete um mês animado, entre 2 e 28 de abril, dando ênfase aos livros e às histórias, em particular as dedicadas aos mais novos, num evento organizado pelo Município de Alenquer.

A partir de 9 de abril, a Feira do Livro decorre na Biblioteca Municipal de Alenquer e ali poderá adquirir um livro a seu gosto. A 10 e 11 de abril, a Feira do Livro Solidária pretende ajudar as famílias mais carenciadas que contam com apoio do Centro Social e Paroquial do Carregado.

Há leitura de contos, teatros, encontros, lançamentos, jogos, para além das feiras do livro, e vários mundos por descobrir!

Todas as atividades são gratuitas, mas algumas carecem de inscrição prévia (ver abaixo).

 

PROGRAMA COMPLETO

2 abril

10h | Teatro de fantoches com 'Os Três Porquinhos' e a 'Galinha Ruiva' | Biblioteca Municipal de Alenquer


Maiores de 3 anos

16h | O Livro Convida à Hora do Conto com 'Começa Numa Semente', de Lara Knowles e Jennie Webber | Biblioteca Municipal de Alenquer | Inscrição

Maiores de 4 anos

3 abril

10h, 11h e 14h | Encontro com a autora Manuela Ribeiro - sessões de história infantojuvenis | Biblioteca Municipal de Alenquer

5 abril

11h | O Livro Convida à Hora do Conto com 'Começa Numa Semente', de Lara Knowles e Jennie Webber | Biblioteca Municipal de Alenquer | Inscrição

Maiores de 4 anos

8 abril

16h | Mundo dos Livros - Sessão do novo clube de leitura da BMA | Biblioteca Municipal de Alenquer | Inscrição

9 abril

Abertura da Feira do Livro (até 28 de abril) | Pagamento exclusivo em numerário | Biblioteca Municipal de Alenquer

Horário

Segunda-feira: 10h-13h e 14h-18h

Terça a sexta-feira: 10h-18h

Sábado: 10h-13h e 14h-17h

11 e 12 abril

9h-16h30 | Mercado Municipal de Alenquer

Feira do Livro Solidária

Leve um livro e deixe um alimento ou produto de higiene | Reverte a favor de famílias apoiadas pelo Centro Social e Paroquial do Carregado

12 abril

11h | O Livro Convida à Hora do Conto com 'A Lagartinha Muito Comilona', de Eric Carle | Biblioteca Municipal de Alenquer | Inscrição

Entre 2/3 anos

15h | O Livro Convida à Hora do Conto com 'Começa Numa Semente', de Lara Knowles e Jennie Webber | Biblioteca Municipal de Alenquer | Inscrição

Maiores de 4 anos

15h | Lançamento de 'Dallas – O Meu Bairro', de Galhanas | Biblioteca Municipal de Carregado

“Cresci num bairro nos anos 90. Ir para a rua era a melhor parte do dia. No meu bairro éramos bués, cada um tinha o seu papel, sem a consciência disso. (...) Tudo girava em torno do bairro.”

16 abril

16h | O Livro Convida à Hora do Conto com 'Começa Numa Semente', de Lara Knowles e Jennie Webber | Biblioteca Municipal de Alenquer | Inscrição

Maiores de 4 anos

24 abril

11h | Leituras a Oeste: encontro com o autor José Fanha - Atividade da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste | Biblioteca Municipal de Alenquer

26 abril

11h | Abril na Biblioteca - Hora do conto com Sílvio, Herdeiro do Cravo, de Francisco Duarte Mangas e Ana Biscaia • jogo “À descoberta de Abril” | Biblioteca Municipal de Alenquer | Inscrição

Maiores de 6 anos

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Doença de Parkinson”


Por uma melhor forma de tratar

 

No dia 11 de abril comemora-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson e convidamos todos a juntarem-se a esta causa “por uma melhor forma de tratar”.

A Doença de Parkinson é uma doença neurológica que afeta principalmente o movimento, provocando sintomas como tremores e lentidão de movimentos. No entanto, o que muitos desconhecem é que esta doença também pode causar cansaço, sintomas depressivos, alterações do sono, dificuldades na fala, dores, entre outros sintomas que afetam significativamente o dia a dia e a qualidade de vida das pessoas.

Embora ainda não exista uma cura para a Doença de Parkinson, estão disponíveis vários tratamentos que ajudam a controlar os sintomas.


Nos últimos anos, tem vindo a aumentar a evidência científica que suporta os benefícios de outros tratamentos como a fisioterapia, a terapia da fala, a nutrição, a psicologia, a terapia ocupacional e os cuidados de enfermagem, que podem fazer uma diferença importante na vida das pessoas com Parkinson.

Por isso, considero que chegou o momento de repensarmos a forma como tratamos a Doença.

Esta nova abordagem vai além da simples toma de medicamentos ou seguimento em consultas médicas, e defende uma conjugação de “tratamentos” que incluem:

1. Utilização de medicamentos eficazes, ajustados à fase da doença e às necessidades específicas de cada doente.

2. Integração de terapias não farmacológicas, como a fisioterapia, a terapia da fala, a terapia ocupacional, a nutrição, a psicologia e a enfermagem, de acordo com os problemas clínicos a prevenir ou tratar.

3. Acesso a equipas de saúde multidisciplinares, onde diferentes profissionais, médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, psicólogos, trabalham em conjunto para oferecer respostas mais completas e coordenadas.

4. Promoção do exercício físico, adaptado e orientado, como uma verdadeira ferramenta terapêutica.

5. Estimulação cognitiva e socialização, essenciais para preservar as capacidades mentais e combater o isolamento.

6. Educação e informação para doentes, cuidadores e famílias, promovendo a autonomia e uma melhor gestão da doença.

7. Aproveitamento das novas tecnologias, como sensores de movimento, telemedicina e inteligência artificial, que permitem monitorizar sintomas à distância e ajustar os cuidados de forma mais personalizada.

Trata-se de mudar a forma como olhamos para a Doença de Parkinson. Em vez de nos centrarmos apenas nos medicamentos, devemos considerar tudo aquilo que possa contribuir para melhorar a vida dos doentes e das suas famílias.

A Doença de Parkinson continua a ser um grande desafio. Mas com uma abordagem mais completa, multidisciplinar e verdadeiramente centrada na pessoa, é possível melhorar significativamente a vida de quem convive com esta doença.

 

Sobre o CNS

 

O CNS – Campus Neurológico é uma rede de unidades de saúde de referência (CNS Torres Vedras, CNS Lisboa e CNS Braga) dedicada ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças neurológicas, como a doença de Parkinson, doença de Alzheimer, acidentes vasculares cerebrais (AVC), dores de cabeça, esclerose múltipla e alterações do sono, entre outras.

O CNS integra equipas multidisciplinares altamente especializadas, assegurando um acompanhamento personalizado e baseado na melhor evidência clínica disponível. Além da prestação de cuidados de saúde diferenciados, o CNS promove investigação clínica e formação de profissionais de saúde, colaborando ativamente com instituições académicas e científicas nacionais e internacionais.

Nota: Assinado pelo Prof. Doutor Joaquim Ferreira, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Diretor Clínico do CNS – Campus Neurológico

Fonte: CNS – Campus Neurológico