sexta-feira, 3 de outubro de 2025

“IA e as crianças: perigos e potencialidades”


Por: Inês Fernandes

• Estudos reportam cada vez mais crianças e jovens que recorrem à Inteligência Artificial para conversar

• Os alertas dos cientistas referem a necessidade de limitar e controlar o uso de chatbots pelos menores

• A SaveFamily desenvolveu uma Inteligência Artificial própria que tem os mais novos em mente e pode, na verdade, ser uma ferramenta muito útil para os mais novos

O crescimento da Inteligência Artificial nos últimos cinco anos foi exponencial com o seu desenvolvimento e da tecnologia por detrás da mesma. Com o uso recorrente destas ferramentas, o seu impacto nos mais novos tornou-se preocupante numa dinâmica já abordada sobre os riscos e as potencialidades desta tecnologia para o futuro, seja no emprego seja nas relações sociais.

Se em 2022 um relatório das Nações Unidas já revelava, por exemplo, que no Brasil 39% dos jovens recorriam à IA para conversar e encontrar companhia, já em 2025, no Reino Unido, os dados revelam que 64% dos menores usam os chatbots para conversar, dos quais 35% os consideram como amigos. Os dados tornam-se ainda mais preocupantes nos Estados Unidos da América, onde 72% dos jovens recorrem diariamente à IA, ainda que 46% destes afirmam que a consideram apenas uma ferramenta de trabalho, os restantes também a consideram um amigo.

Os dados que agora começa a ser revelados a nível mundial trazem ao debate a dualidade de uma tecnologia com o potencial de desenvolvimento exponencial da Inteligência Artificial - entre os riscos de desconexão social dos mais novos pelo uso excessivo da tecnologia para substituir as relações interpessoais, e o potencial de utilização da ferramenta para o conhecimento e para o trabalho.

“A Inteligência Artificial é uma ferramenta com um potencial imenso para o mercado de trabalho e para o futuro, mas a sua utilização desregulada é algo que nos preocupa”, explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily. “É por isso que temos o compromisso de oferecer ferramentas e soluções únicas, como a nossa inteligência artificial desenvolvida pela nossa própria equipa, que não apenas pode ser um auxílio para as tarefas escolares, mas também que construímos tendo as necessidades das crianças e as preocupações dos pais em mente”.

A ferramenta de Inteligência Artificial única da SaveFamily, disponível nos relógios inteligentes dos mais pequenos que a empresa desenvolve, apresenta-se como uma solução para a introdução da tecnologia no dia-a-dia dos mais novos. Com limitações de uso de acordo com a idade, e com o controlo parental, a IA comporta-se como uma assistente pessoal dos mais novos e à qual podem apresentar questões num serviço de chat, permitindo aos mais novos desenvolver o uso deste tipo de tecnologia. Interagindo com os mais novos com informação do tempo e recomendações, opções de activação de ajuda por voz e até o reconhecimento da localização com recomendações para visitar. Sempre que as questões se tornarem mais complexas, a ferramenta recomenda aos pequenos que falem com os professores ou os pais, evitando assim que consultem informação desadequada.

Com o crescimento dos mais novos, a sua relação com a IA desenvolve-se de forma equilibrada e estes podem ser uma ferramenta escolar com o potencial de desenvolver o pensamento crítico nos mais novos.

Ainda que existam, efetivamente, riscos para o desenvolvimento sócio-emocional dos mais novos com o uso da IA e dos chatbots em substituição dos amigos, a inteligência artificial da SaveFamily permite introduzir esta solução do futuro no quotidiano dos mais novos, mas garantir limites de utilização. Os mais novos crescem assim com a tecnologia no seu dia-a-dia, mas com a certeza de que esta não substitui as relações interpessoais.

 

Acerca de SaveFamily

 

É a empresa de origem espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui os seus produtos em mais de 15 países.

Criada em 2017, uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais responde a mais de 500 mil famílias que formam parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline Agência de Comunicação

“Cineteatro São João recebe Teatro Infantil “Os Três Porquinhos”


02 de novembro | 16h00 | domingo

 

Por: Guiomar Messias

O Cineteatro São João recebe no dia 02 de novembro, domingo, pelas 16h00, o Teatro Infantil “Os Três Porquinhos”.

Nesta versão musical, acompanhamos as aventuras de três irmãos porquinhos, que para seguir a tradição da família após atingir a maioridade, são convidados pela mãe a sair de casa e a conhecer a liberdade e a independência. Reconhecendo as suas divergências e personalidades bem distintas, decidem viver sozinhos e construir cada um as suas casas – palha, madeira e tijolos.

No entanto, o maior desafio para os três porquinhos é enfrentar a Loba Má que está a ser procurada por ser uma espécie em vias de extinção, que fará de tudo para ficar com as suas casas para se proteger, apesar destes não saberem as suas verdadeiras razões.

O Teatro destina-se a maiores de 3 anos, tendo os bilhetes o valor de 7,5€, encontrando-se à venda, em www.bol.pt , Worten, Fnac, CTT e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“MUNICÍPIO DE TORRES VEDRAS ASSOCIOU-SE À 10.ª SEMANA EUROPEIA DO DESPORTO”


O Município de Torres Vedras associou-se de novo, em 2025, à Semana Europeia do Desporto, uma iniciativa desenvolvida anualmente pela Comissão Europeia, que tem como objetivo promover o desporto e a atividade física no continente europeu.

A atividade central da associação do Município de Torres Vedras à Semana Europeia do Desporto voltou a ser o “Desafio 12 horas #BeActive”, que aconteceu no dia 20 de setembro, no Parque Verde da Várzea, no âmbito de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Decathlon. Recorde-se que por meio desta atividade pretende-se que durante um período de 12 horas consecutivas (das 8h00 às 20h00), num percurso de 2km, esteja sempre alguém a praticar atividade física, quer seja a caminhar, a correr ou a andar de bicicleta. Essa foi uma situação que efetivamente se verificou na edição deste ano do “Desafio 12 horas #BeActive”, ao longo da qual foram percorridos 1.210 km. Para esse efeito contribuíram muitas pessoas e diversas entidades coletivas do concelho de Torres Vedras. O clube de praticantes GOAT West Trail Team foi o que mais contribuiu, com uma distância de 285 km, tendo, por essa razão, a Decathlon ofertado um voucher de 100€ em nutrição desportiva a essa entidade.


Paralelamente à realização do percurso foi dinamizado, também no Parque Verde da Várzea, no âmbito da edição deste ano do “Desafio 12 horas #BeActive”, um vasto programa de ações: na zona de um palco montado no local realizaram-se masterclasses abertas - de: yoga; zumba; pilates; karaté; defesa pessoal urbana; GAP; kickboxing; e ainda uma no âmbito do projeto de desporto sénior da Câmara Municipal de Torres Vedras; ao passo que em locais diversos aconteceram exibições - de: muay thai; jiu jitsu; e ginástica -, aulas abertas/experimentais - de: karaté e defesa pessoal urbana; kickboxing kids; basquetebol; judo; karaté, kobudo e defesa pessoal; hóquei em patins; esgrima; defesa pessoal para senhoras; e karaté - e ainda o jogo de apresentação da equipa de walking football de Torres Vedras; já em permanência foi proporcionado, também em locais diversos, um percurso de obstáculos insuflável, bicicletas Agostinhas, equitação, uma gincana de bicicletas, jogos e desafios, basquetebol, escalada, futebol, voleibol, tiro com arco, trampolins, ténis de mesa e rastreios. As entidades que dinamizaram este ano o programa de ações do “Desafio 12 horas #BeActive” foram as seguintes: Associação de Educação do Movimento, Câmara Municipal de Torres Vedras, Decathlon, Fitness Factory, NLA Kombat Sports, Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, Associação Portuguesa Shotokai Budokai, Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, Clube de Karaté Shodai, JG Serviços Equestres, Academia Joaquim Agostinho, Escola de Karacter, Hugo Ferreira, Margarida Marreiro e Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.  

O programa relativo à associação do Município de Torres Vedras à recente edição da Semana Europeia do Desporto incluiu também a realização de um conjunto de outras atividades desportivas: a 4.ª etapa da Taça Oeste XCM 2025 (no dia 14 de setembro, a partir do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho), uma competição de BTT, que foi organizada pela MR3eventus, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras; a VII Corrida Sealand (também no dia 14 de setembro, a partir do aeródromo de Santa Cruz), uma atividade que foi organizada pela Associação Sealand Santa Cruz e que consistiu numa prova de corrida e numa caminhada, que foram seguidas por um festival aéreo; e o 2.º Pé Firme Trail Run (no dia 27 de setembro, a partir do hipódromo de Porto Novo, e no dia 28 de setembro, a partir do Externato de Penafirme), uma atividade que proporcionou provas de trail e caminhadas, a qual foi organizada pelo Clube Académico de Penafirme com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Do programa de atividades com que o Município de Torres Vedras se associou em 2025 à Semana Europeia do Desporto fizeram também parte as edições de 13, 20 e 27 de setembro do “Santa Cruz a Mexer” e as edições de 17 e 24 de setembro do “Torres Vedras Night Run”, bem como uma sessão de ginástica laboral realizada no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras no dia 24 de setembro.

“#BEACTIVE – Mais movimento, menos scroll” foi este ano o slogan da Semana Europeia do Desporto, que teve a sua 10.ª edição, incentivando os europeus a serem ativos, não só durante a época em que a iniciativa decorre, mas ao longo de todo o ano, adotando um estilo de vida saudável.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras