sábado, 27 de julho de 2024

“Cultura: Agosto | Programação- Bedeteca | Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos”


Em agosto, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos não vai de férias e preparou a Biblioteca de Verão, com diversas atividades especiais para os mais novos, que celebram esta altura do ano, cheia de cor e que inclui jogos tradicionais, horas do conto, oficinas e dramatização teatral.

Para o público em geral, decorre a habitual sessão de apoio ao consumidor pela DECO (19 agosto), bem como a exposição na Bedeteca, "Só há liberdade a Sério", até 30 de setembro.

 

Consulte abaixo toda a programação

 

Biblioteca

 

1 agosto | Passaporte com oficina | 10h30-12h00 / 14h30-16h00

Origem China "A semente do imperador", adaptação de um conto tradicional chinês, seguida de oficina “Vamos fazer um dragão chinês”

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL’s Local: Sala infantojuvenil

Custo: 3€/criança

 

2 agosto | 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Jogos Tradicionais

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil.

Custo: 3€/criança

 

6 agosto | 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Jogos Tradicionais

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil

Custo: 3€/criança

 

7 agosto | Hora do conto em inglês/bilingue | 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Hora do conto em inglês/bilingue "The red boat", de Hannah Cumming Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s

Local: Sala infantojuvenil Atividade Gratuita

 

8 agosto | Hora do conto | 10h30-12h00 / 14h30-16h00

Hora do conto "A bruxa Mimi vai à praia”, de Valérie Thomas e ilustrado por Korky Paul Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s

Local: Sala infantojuvenil. Atividade Gratuita

 

9 agosto | 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Jogos Tradicionais

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil.

Custo: 3€/criança

 

13 agosto| 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Jogos Tradicionais

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil.

Custo: 3€/criança

 

14 agosto| Hora do conto em inglês/bilingue | 10h30-12h00 / 14h30-16h00

Hora do conto em inglês/bilingue "Frances Dean who loved to dance and dance", de Birgitta Sif Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s

Local: Sala infantojuvenil Atividade Gratuita

 

16 agosto| 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Jogos Tradicionais

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil.

Custo 3€/criança

 

19 agosto | 15h00-18h00

Apoio ao Consumidor pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO)

Parceria: Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO Destinatários: Geral

Local: Auditório Rogério Rodrigues Atividade gratuita

 

20 agosto | 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Jogos Tradicionais

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil

Custo: 3€/criança

 

21 agosto | Hora do conto em inglês/bilingue | 10h30-12h00 / 14h30-16h00

Hora do conto em inglês/bilingue "The Rabbit, the dark and the biscuit tin", de Nicola O'Byrne Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s

Local: Sala infantojuvenil

 

 

Atividade Gratuita

 

22 agosto | Dramatização de Histórias | 10h30-12h00 / 14h30-16h00

Dramatização da história "Ǫue grande abóbora Mimi", de Valérie Thomas e ilustrado por Korky Paul

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s

Local: Sala infantojuvenil. Atividade Gratuita

 

23 agosto | 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Jogos Tradicionais

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil

Custo: 3€/criança

 

27 agosto | 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Jogos Tradicionais

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s

Local: Sala infantojuvenil

Custo: 3€/criança

 

28 agosto | Hora do conto em inglês/bilingue | 10h30-12h00 / 14h30-16h00

Hora do conto em inglês/bilingue "The snail and the whale", de Julia Donaldson e ilustrado por Axel Scheffler

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil

Atividade Gratuita

 

29 agosto | Dramatização de Histórias | 10h30-12h00 / 14h30-16h00

Dramatização da história "A bruxa Mimi e a varinha mágica”, de Valérie Thomas e ilustrado por Korky Paul

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil

Atividade Gratuita

 

30 agosto| 10h30-12h00 / 14h30-16h00 Jogos Tradicionais

Destinatários: Famílias com crianças, Centros de Estudo e ATL´s Local: Sala infantojuvenil

Custo 3€/criança

 

Todas as atividades necessitam de inscrição prévia até ao dia anterior à atividade para o email bibliotecas@cm-amadora.pt ou pelo telefone 214 369 054

 

 

 

Bedeteca

 

Até 30 setembro

Exposição “Só Há Liberdade a Sério” Curadoria: Sara Figueiredo Costa Destinatários: Público em Geral

 

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos Av. Conde Castro Guimarães, N.º 6 – Venteira Telefone: 214 369 054

E-mail: bibliotecas@cm-amadora.pt GPS: 38.752483, -9.2337572

 

Horário da Biblioteca:

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00 Encerra aos domingos e feriados

 

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:

Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00 Encerra aos domingos e feriados

 

For@ de Horas:

De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00 Encerra aos domingos e feriados

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

"Campanha: SARA SAMPAIO ESTREIA-SE COMO REALIZADORA EM NOVA CAMPANHA DA PHUNK, QUE PROMETE REFRESCAR NO CALOR DO VERÃO"


Por: Margarida Eça Pinheiro

O Balde PHUNK é a novidade que chega às praias este verão, uma forma mais prática de beber PHUNK na praia, mantendo as latas sempre frescas

Como Chief Innovation Officer da marca de bebidas, a modelo e atriz, Sara Sampaio, estreia-se como realizadora e produtora da campanha e, com a PHUNK apresenta o Balde PHUNK, ideal para acender o ritmo do verão, trazer a festa com os amigos até à praia, mantendo as tão práticas latas sempre geladas.

Para além de modelo, atriz e Diretora de Inovação da PHUNK, Sara Sampaio assume agora novos papeis por de trás das câmaras, numa campanha de assinatura própria, desde a conceção do produto, storyline, criatividade da campanha, escolha das equipas, participação na campanha e até a realização da mesma, inspirados pelas aprendizagens que fez ao longo da sua carreira e nos anos recentes, no seu trabalho como atriz em produções cinematográficas.

Chief Inovation Officer na PHUNK desde o final de 2022, apesar de envolvida com a marca há mais tempo, Sara Sampaio teve a sua primeira criação na marca em 2023, com as Tequilas Seltzer e lança agora o Balde PHUNK, uma versão descomplicada de beber um copo com amigos na praia, que mantém a praticidade da lata, mantendo as bebidas sempre frescas dentro do Balde PHUNK, que leva até 6 latas, geladas, prontas a beber. A campanha que teve como inspiração o amor de Sara pela praia, conta a história de um verão de amigos na praia com o tom divertido e positivo que é sinónimo de PHUNK “foi um vídeo feito com amigos sem muita produção, queria que fosse bastante fácil e effortless”, Sara Sampaio. A modelo e atriz confessa que sempre foi muito criativa e que a posição na PHUNK permite dar asas a essa criatividade.

Tirando o copo da equação, o novo Balde PHUNK garante a frescura que o verão pede e a praticidade de consumir PHUNK, até na praia, juntando o útil a uma bebida que naturalmente já combina com a estação, pelo seu cariz leve, refrescante, sem açúcar e baixo em calorias.

PHUNK é a primeira marca portuguesas de hard seltzers, águas aromáticas gaseificadas com álcool, disponíveis em 4 sabores originais, Mirtilo, Cereja, Lima e Gengibre e Manga e, 3 sabores de tequila, a primeira criação da Sara Sampaio na marca, Lime & Jalapeno, Lemon & Mint e Passion Fruit, que agora ganham um novo lugar ao sol dentro do Balde PHUNK, disponível em vários bares de praia pelo país. Mais informações sobre a PHUNK podem ser encontradas em PHUNK.pt.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Crianças: MONSTER HIGH E NO BULLY UNEM-SE PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E COMBATE AO BULLYING ENTRE CRIANÇAS”


Por: Marta Gomes Ferreira

A parceria que inspira a aceitação das diferenças entre crianças e a tolerância nas novas gerações, acompanhará durante todo o verão o reconhecido campo de férias infantil e juvenil MyCamp, para reforçar os princípios de inclusão e empatia entre crianças.

De mãos dadas para combater o bullying e promover o aumento da empatia entre crianças, a Monster High junta-se à associação No Bully Portugal para levar workshops de sensibilização sobre a temática à My Camp, o reconhecido campo de férias que irá decorrer até à primeira semana de setembro.

Unidos no objetivo de proporcionar uma experiência única repleta de diversão e aprendizagens, a Monster High estará presente na My Camp, durante cerca das nove semanas do seu verão, onde juntamente com a No Bully Portugal explicará o que é o bullying, os comportamentos que podem evitá-lo, quais os sinais de alerta e o que pode e deve ser feito nestas situações. Assim, neste campo de férias – que conta com mais de 30 anos de experiência – todas as terças-feiras, a partir das 16h30, crianças entre os 6 e os 10 anos terão a oportunidade de aprender mais sobre o bullying, incentivando-se ao sentido de pertença e aceitação das diferenças, ao demonstrar-se que, tal como as personagens da Monster High, todos têm características que os tornam diferentes e           únicos e com “superpoderes”, que em nenhum momento deverão dar origem a      descriminação ou bullying. As sessões terminam com jogos divertidos e pedagógicos, de que é exemplo o tradicional jogo das cadeiras, realizado neste contexto com um twist que incentiva as crianças a tentarem encontrar formas de incluir e sentar todos os companheiros à medida que as cadeiras vão sendo retiradas, ao invés do contrário.

Os workshops serão dinamizados pela No Bully Portugal, fundada em 2016 por Isabel e Inês Freire de Andrade, mãe e filha, e que se constituiu como uma associação com uma força inigualável, na luta contra o bullying. Motivadas por experiências pessoais e pela paixão pelo desenvolvimento pessoal, criaram a associação, inspiradas por uma metodologia americana, com a missão de acabar com o bullying nas escolas através da promoção da empatia e bondade. Durante 8 anos de existência, a No Bully impactou cerca de 14 mil participantes com as suas formações e intervenções transformadoras, desde psicólogos, professores, pais e mães.  até às figuras mais importantes: as crianças. Assim, a associação tem como principal objetivo continuar a transmitir uma mensagem de respeito pela diversidade e empatia pelas outras pessoas, partilhando métodos de aprendizagem, que incentivam a criação de escolas mais inclusivas, onde todas as pessoas se possam sentir em segurança e felizes.

Com inúmeros fãs no mundo inteiro, e com uma série televisiva e um filme que dão continuidade ao seu ousado e divertido imaginário, a Monster High destaca-se das restantes marcas de bonecas pela sua missão e valores, que celebram a singularidade de cada pessoa, através de uma abordagem inclusiva que incentiva a aceitação e o orgulho nas diferenças de cada um. Relançadas em 2023 pela líder mundial de brinquedos Mattel, cada boneca da Monster High é uma representação vibrante da diversidade, através das suas características físicas que são únicas, a estilos de moda arrojados e personalidades distintas. Assim, a marca encontra agora a primeira oportunidade, desde o seu relançamento, para transmitir estes ideais em Portugal, nesta ação que decorrerá todas as semanas até setembro no campo de férias My Camp.

A colaboração entre Monster High e No Bully é um marco significativo na promoção de valores comuns, nomeadamente a aceitação das diferenças e o combate ao bullying, inspirando as crianças a abraçar a diversidade, oferecendo ferramentas educativas e de apoio que fomentam a empatia e o respeito.

Caso exista alguma dúvida não hesite em contactar!

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting