quarta-feira, 27 de março de 2024

“Desporto: Trail Linhas de Torres trouxe centenas de atletas a Torres Vedras”


Fotos: Xistarca

No dia 23 de março teve lugar o “Trail Linhas de Torres”, um evento desportivo que celebra a coragem e o legado dos que construíram e defenderam as Linhas de Torres, edificado durante as invasões francesas e considerado o maior sistema militar de campanha da Europa.

Do “Trail Linhas de Torres” fizeram parte a 6km Caminhada Solidária, que teve início na Tapada Militar de Mafra; o 10km Trail, em Torres Vedras e o 42km Trail Maratona, que partiu do Convento de Mafra e terminou na Expotorres em Torres Vedras e em que participaram cerca de 250 atletas. O evento desportivo também incluiu duas competições organizadas no âmbito do Desporto Militar: o Campeonato Nacional Militar de Trail e o CISM World Military Trail Championship. Nesta competição internacional participaram atletas militares de Espanha, França, Chipre, Reino Unido e Romênia, além de Portugal.


Esta edição do “Trail Linhas de Torres” contou pela primeira vez com a participação do Desporto Escolar no Trail Escolar de 2km e de 4km, realizado no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, no mesmo dia em que se comemorou o Dia da Defesa Nacional.

Os destaques do pódio foram dominados pelos atletas romenos, Mitrica Leonard e Damian Bogdan, que conquistaram o primeiro e segundo lugares, respetivamente. O terceiro lugar foi conquistado pelo francês Detienne Theoha. O atleta português Mário Fonseca, representante do Exército, garantiu a sétima posição geral. Entre as mulheres, Marisa Vieira, da Guarda Nacional Republicana, destacou-se ao conquistar o 17º lugar.

Como é habitual, o evento tem também um carácter social, beneficiando a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA). Fundada em 1974, a ADFA dedica-se a assegurar os direitos dos deficientes militares, promovendo a sua inclusão e bem-estar.

Este evento é uma coorganização da Direção Geral dos Recursos da Defesa Nacional, a que se juntou a Rota Histórica das Linhas de Torres e conta com o apoio da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Musica: 12.ª Edição Amadora Jazz”


Apresentação pública 2 de abril, 15h30 – Recreios da Amadora

 

A Câmara Municipal da Amadora e o Jazz ao Centro Clube convidam para estar presente na Sessão de Apresentação Pública do 12.º Amadora Jazz, a realizar no dia 2 de abril, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Recreios da Amadora, com as presenças de José Miguel (JACC), Júlio Resende (Músico),  Isabel Rato Quinteto (Música), João Moreira Santos (Jornalista e Escritor), Xico FRAN (Artista Plástico), a direção do Teatro Passagem de Nível e o Vereador do pelouro da Cultura da autarquia, Ricardo Franco Faria.

O Amadora Jazz 2024 realiza-se de 9 a 12 de maio, em vários espaços culturais da cidade da Amadora.

Recreios da Amadora

Av. Santos Mattos, 2 – Venteira

Ref. GPS: 38.758323, -9.235262

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Saúde: Cardiologista da ULS Santa Maria vence o prémio de melhor Caso Clínico do Cardiovolution 2024”


Daniel Cazeiro, médico interno de Cardiologia na ULS de Santa Maria, foi o vencedor do prémio atribuído ao melhor Caso Clínico apresentado no Cardiovolution, evento que se realizou no início do mês de março e que tem suscitado um crescente interesse de cardiologistas e de médicos de família.

Em declarações à Just News, explica que apresentou na reunião "um caso de hipertensão pulmonar desafiante, porque teve uma causa rara, que foi o desenvolvimento de uma fístula arteriovenosa entre a artéria ilíaca direita e a confluência de duas veias ilíacas". Uma situação que contribuiu para "o desenvolvimento de hipertensão pulmonar com sintomas de insuficiência cardíaca".

Na sua opinião, o caso tem "um percurso interessante porque a doente é-nos referenciada, ao Centro de Tratamento de Hipertensão Pulmonar, e reflete o papel importante de estabelecer o diagnóstico etiológico nessa entidade variada, que é a hipertensão pulmonar".


E acrescenta: "Fizemos uma série de exames, que culminaram na realização de um cateterismo direito, revelando que a doente teria um estado de alto débito e foi essa situação que nos permitiu depois desconfiar de uma fístula. A TAC e a ressonância realizada posteriormente confirmaram-nos o diagnóstico. O procedimento foi resolvido por via percutânea e a doente ficou rapidamente melhor em termos sintomáticos".

 

Identificação atempada da causa

 

Quanto aos profissionais que estiveram envolvidos neste caso clínico, afirma que "ainda foram alguns", sublinhando que "quem avaliou a doente em consulta foi o Dr. Rui Plácido, que é um dos médicos que faz parte do Centro de Hipertensão Pulmonar e que tem muita experiência nesta área, fazendo diariamente muito pelos seus doentes".


Lembrando igualmente o contributo do Departamento de Imagiologia, "quer na parte de diagnóstico quer na parte do tratamento", Daniel Cazeiro não esconde a satisfação por "termos conseguido identificar esta causa atempadamente, antes que se repercutisse, de forma irreversível, no coração e nas cavidades direitas. E estamos confiantes que a doente daqui para a frente tenha um prognóstico bastante favorável, porque está tratada".

 

Cardiovolution

 

Não sendo a primeira vez que participa no Cardiovolution, Daniel Cazeiro explica que este ano decidiu "aceitar o desafio quando vi a divulgação do congresso. Achei que valia a pena submeter o caso clínico, porque era interessante, tem uma causa rara e evidencia aquilo que são os desafios do diagnóstico da hipertensão pulmonar".

Relativamente ao evento, organizado pelo Serviço de Cardiologia do Hospital da Luz Setúbal, em parceria com o Hospital da Luz Learning Health, o médico interno de Cardiologia é de opinião que "está em crescimento e é muito útil do ponto de vista de atualização dos assuntos mais prementes da Medicina Cardiovascular e, principalmente, no que diz respeito à ligação com os Cuidados de Saúde Primários (CSP)".

Reforça, aliás, essa mesma ideia, destacando a importância de estar aberto à Medicina Geral e Familiar, "que é a nossa primeira linha de ataque, sendo um congresso muito bem concebido nesse sentido, porque consegue fazer bem a ligação entre os CSP e depois os cuidados secundários e terciários".

Por outro lado, destaca o facto de "conseguir um bom equilíbrio entre a formalidade e a informalidade", dando o exemplo do Quiz, "uma forma engraçada e mais descontraída de podermos aplicar e testar alguns dos nossos conhecimentos".

Assim, e com algumas situações "que são raras e não são muito frequentes nos cuidados de saúde primários, acaba por relembrar, de forma descontraída, algumas situações que devem estar na nossa cabeça quando temos pela frente determinados sintomas e determinados doentes".

Fonte: Hospital Público

“Prevenção: Como evitar que as crianças se percam nestas festividades da Semana Santa”


Por: Inês Fernandes

Durante as próximas semanas e nas celebrações da Semana Santa é normal aumentarem as atividades ao ar livre e, com elas, a possibilidade das crianças se perderem, fazer compreender as crianças que não se devem afastar muito é fundamental, os relógios inteligentes com GPS mostram a localização das crianças ao minuto

Com as festividades da Páscoa e Semana Santa quase a começar, e o período de férias já em pleno, muitas são as famílias que organizam as suas atividades, seja passar tempo em família, seja com atividades ao ar livre.

Com a chegada da primavera, e os dias com temperaturas mais amenas em Portugal, assim como o aumento das horas de luz diárias, a maioria dos planos costuma realizar-se ao ar livre, no campo, na praia, na montanha ou, até nas cidades. E com a previsão de neve para os próximos dias, as escapadas com os mais novos até para ver este fenómeno estão também na lista de atividades.

Contudo, quando se viaja em família, uma das principais preocupações dos pais é que as crianças possam divertir-se, mas que não se afastem dos adultos. De facto, é natural que alguns pais, nalgum momento, tenham perdido os seus filhos de vista, ainda que por alguns momentos, seja entre a multidão, seja em zonas mais desertas.

Existem recomendações fáceis de seguir para evitar os momentos de angústia que tal pode provocar. A primeira, claro, está relacionada com a edução que é dada aos mais novos, e que se deve focar na sua autonomia e responsabilidade. De acordo com Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily, “devemos fazer ver aos nossos filhos a importância de permanecerem perto de nós, em zonas de visibilidade, para prevenir distrações e momentos de stress.” Assim, recomenda-se explicar-lhes como devem atuar se nalgum momento se perdem, quer dizer, que se mantenham no lugar e peçam ajuda a um polícia, socorrista, segurança, ou outros.

“Também é muito útil fixar um ponto de encontro. Pode ser uma estátua, um estabelecimento, um cartaz chamativo ou, até, o carro da família”, diz Jorge Álvarez. Se as crianças tiverem idade suficiente, “devem aprender pelo menos um número telefónico de contacto para o qual telefonar”, continua o CEO. “Se são muito pequenos para memorizar, os país podem apontar o número numa zona acessível: no bolso, num cartão que tragam ao peito ou, até, no colarinho da camisola ou na mão.”

Os relógios inteligentes com geolocalização são, também, uma boa opção nestes casos já que o seu GPS incorporado mostra a localização da criança ao minuto. Além do mais, os desenvolvidos pela empresa SaveFamily contam com um botão de SOS que, depois de acionado, liga automaticamente aos contactos de referência na sua agenda. “Os nossos relógios estão pensados para dar autonomia à criança e segurança aos pais”, explica Jorge Álvarez. “Num pequeno dispositivo que cabe no pulso do nosso filho temos tudo o que precisam para estarem ligados a nós: GPS, chamadas e vídeo chamadas, WhatsApp, botão SOS e, até, um modo com que os pais e mães podem ouvir o que está a acontecer no entorno da criança.”

Outros conselhos úteis no momento de sair com as crianças é vesti-los com roupas coloridas que tornem mais fácil a sua localização, recordar que devem caminhar perto do grupo e, se nalgum momento se perdem, os pais devem manter a calma e não repreende-los, mas sim tranquiliza-los e, posteriormente, falar calmamente com eles sobre o sucedido.

 

Sobre a SaveFamily

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Noticias: Site da EGEAC distinguido pela Acessibilidade”


Por: Susana Branco

O site da EGEAC obteve o Selo de Usabilidade e Acessibilidade nível Prata que identifica e promove a aplicação das melhores práticas em sítios web e aplicações móveis.

Esta é uma distinção atribuída pela Agência para a Modernização Administrativa e pelo Instituto Nacional para a Reabilitação que valoriza as boas práticas que visam simplificar e tornar mais eficiente a utilização dos serviços públicos online a todos os cidadãos, independentemente das suas capacidades sensoriais, motoras ou cognitivas.

A EGEAC continua a trabalhar, envolvendo todos os seus equipamentos, espaços culturais e as pessoas, no sentido de tornar a Cultura cada vez mais próxima e acessível.

Fonte: EGEAC

“Culturas: Abril no Museu da Amadora”


Conheça a programação cultural do Museu da Amadora para o mês de abril, Moinhos Abertos - Visitas orientadas ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

 

Dias 6 e 7 abril 2024

 

Sinopse:

O Dia Nacional dos Moinhos comemora-se a 7 de abril, e para celebrá-lo, abriremos as portas do Núcleo Museológico do Moinho do Penedo durante o fim-de-semana.

Este Moinho de Vento localiza-se na freguesia da Mina de Água, foi recuperado em 1998, e é composto por uma estrutura de torre fixa circular construída com a pedra basáltica da região, possuí dois pisos, o térreo e o de moagem, ligados por uma escada. As suas imponentes varas vêm-se ao longe e, no interior, ficamos a saber mais sobre o seu funcionamento.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

Custo: Gratuito

 

13 abril (sábado)

Horário: 14h30/17h30

Passeio Cultural pelos lugares de Abril na Amadora

Sinopse: No ano da celebração dos 50 anos de Abril, convidamos todos os interessados a participar numa caminhada pelos lugares de Abril na Amadora.

Este passeio insere-se no programa de atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e irá mostrar aos participantes uma Amadora pré e pós-Revolução dos Cravos, dando a conhecer diversos sítios com história e referência a um momento que marcou e mudou definitivamente o país.

Percorrendo as ruas da Cidade, abordaremos a vivência local sob diferentes pontos de vista - social, associativo, cultural e político -, intrinsecamente ligada ao surgimento e criação do município da Amadora, como o primeiro município constituído após a revolução do 25 de abril de 1974.

Distância a percorrer: cerca de 4 km (dificuldade média)

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Ponto de encontro: Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

Custo: Gratuito

Organização: Em parceria com a ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora

 

13 abril (sábado)

Horário: 14h00/17h30

Workshop “Metodologias de trabalho e registo em Antropologia Biológica e Zooarqueologia”

Sinopse: No âmbito da Exposição temporária “Amadora Romana – viver no Ager de Olisipo”, e inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este workshop tem como foco o aprofundamento de problemáticas e metodologias relacionadas com o registo de campo e o processamento de materiais osteológicos encontrados em contextos arqueológicos. Após uma introdução aos principais conceitos associados à antropologia biológica e zooarqueologia, será referida criticamente a legislação existente em Portugal aplicável a estes ecofactos. Os principais aspetos metodológicos de registo e protocolos de recolha serão apresentados recorrendo a casos de estudo.

Destinatários: Profissionais ligados à antropologia e arqueologia

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Custo: Gratuito

 

De terça-feira a domingo

Exposição "Amadora romana – Viver no Ager de Olisipo" – Até 5 de maio de 2024

Sinopse: O espaço da atual cidade da Amadora integrou durante a época romana e a antiguidade tardia o Ager Olisiponensis, designação latina que definia a área rural nos subúrbios de Olisipo (Lisboa). A localização privilegiada, próximo da capital, e a existência de vários recursos naturais terão potenciado o povoamento romano da região e a permanência das populações ao longo dos séculos. Esta exposição pretende mostrar a riqueza dos vestígios arqueológicos e os dados recuperados nos últimos anos através das escavações arqueológicas.

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Nota: Gratuito ao sábado de manhã, estudantes, jovens até aos 18 anos e adultos maiores de 60 anos

 

De terça-feira a domingo

Exposição "As Mulheres da minha vida. Roque Gameiro no feminino" – Até 21 de julho de 2024

Sinopse: Exposição que pretende iluminar vidas de mulheres da família de Alfredo Roque Gameiro, nomes que se repetem, mas dos quais pouco ou nada se sabe: Maria da Assunção, a esposa, Ana de Jesus, sua mãe, ou a sobrinha Maria Hebe Gomes.

Vamos conhecer o lado humano e familiar destas pessoas, constituindo uma abordagem biográfica, para além da veia artística, conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente.

Esta exposição é um trabalho de raízes familiares, mas também de descendência, de projeção, de futuro, numa vasta geografia, mas que começa com um pequeno caminho.

Local: Casa Roque Gameiro

Custo: Gratuito

 

Ano letivo 2023/2024

“Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa”

Realização de oficinas diversas

Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro

Horário: De terça a sexta-feira, às 10h00 e às 14h30

Estas atividades são gratuitas para as escolas públicas do Município, durante o período escolar, no máximo de duas por turma e por equipamento e instituições de solidariedade social, no máximo de duas por utente e por equipamento.

Destinam-se a escolas e grupos organizados

As atividades são gratuitas, exceto as indicadas, e necessitam de inscrição prévia por email (museu@cm-amadora.pt) ou por telefone (214 369 090).

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.

As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição em outras atividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Para mais informações é favor contactar pelo e-mail: museu@cm-amadora.pt ou telefone: 214 369 090

 

Moradas e horários:

 

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora

De terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

Casa Roque Gameiro

Praceta 1º de Dezembro, nº 2, 2700-672 Amadora

De terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h30; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Trilhos: Evento de Hike Land, Quirino Tomás e João Pereira”


Município Nisa 14 de abril 2024

 

A 14 de Abril, Domingo, aventure-se com a Hike Land por terras alentejanas e venha percorrer as escarpadas margens do Tejo, de encontro dos Trilhos da Jans e da Barca d’Amieira e dos seus recentes passadiços, onde também teremos oportunidade de atravessar uma vertiginosa ponte pedonal suspensa e de contemplar o maior rio da Península Ibérica num fabuloso miradouro transparente.

 

PERCURSO

Iniciamos o nosso percurso na histórica localidade de Amieira do Tejo, uma das doze vilas da Ordem de Malta, palco de batalhas durante a crise dinástica de 1383-85 e que fez parte da linha de defesa do Tejo. Caminharemos em direção às margens do Tejo, por campos de pasto e zonas florestais onde predominam os sobreiros, as azinheiras e as oliveiras.

Atingidas as escarpadas margens do maior rio da Península Ibérica, percorremos os novíssimos Passadiços de Nisa, onde nos aguarda uma alucinante ponte suspensa e um fabuloso miradouro transparente, que nos darão paisagens deslumbrantes sobre a região e momentos de pura adrenalina.

Daqui, seguiremos lado-a-lado ao Tejo pelo histórico muro de sirga, que outrora servia para auxiliar a navegação, rebocando os barcos à força de braços a partir da margem do rio. Por fim e deixando para trás a peculiar localidade de Barca D'Amieira, subiremos a encosta que nos levará de regresso ao ponto inicial.

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Nível 2 - Moderado (Escala de 1 a 5)

Distância: 12.50Km

Desnível: D+390m

Tipologia: Circular

 

PONTO DE ENCONTRO

Localização: Na Amieira do Tejo, junto ao Castelo.

Coordenadas GPS

Lat: N 39° 30' 30.3"

Long: W 7° 48' 57.2"

12€ | Participante

 

O Preço Inclui:

Guia Hike Land no terreno;

Chá; Seguro de Acidentes Pessoais;

Seguro de Responsabilidade Civil;

Licença RNAAT n.º 1333/2023 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.

 

O Preço Não Inclui:

Transporte até ao ponto de encontro;

Outras refeições;

Outros não especificamente descritos como incluídos.

N.º Mínimo de Participantes: 5

Limite de Idade: Todos os participantes devem ter, pelo menos, 12 anos (devido às especificidades da atividade).

Mais informações: https://bit.ly/3PdKdx5  

“Cultura: Abril no Museu da Amadora”


Conheça a programação cultural do Museu da Amadora para o mês de abril, Moinhos Abertos - Visitas orientadas ao Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

 

Dias 6 e 7 abril 2024 - Horário: 10h00/12h00 e 15h00/17h00

 

Sinopse: O Dia Nacional dos Moinhos comemora-se a 7 de abril, e para celebrá-lo, abriremos as portas do Núcleo Museológico do Moinho do Penedo durante o fim-de-semana.

Este Moinho de Vento localiza-se na freguesia da Mina de Água, foi recuperado em 1998, e é composto por uma estrutura de torre fixa circular construída com a pedra basáltica da região, possuí dois pisos, o térreo e o de moagem, ligados por uma escada. As suas imponentes varas vêm-se ao longe e, no interior, ficamos a saber mais sobre o seu funcionamento.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

Custo: Gratuito

13 abril (sábado)

Horário: 14h30/17h30

Passeio Cultural pelos lugares de Abril na Amadora


 

Sinopse:

No ano da celebração dos 50 anos de Abril, convidamos todos os interessados a participar numa caminhada pelos lugares de Abril na Amadora.

Este passeio insere-se no programa de atividades do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e irá mostrar aos participantes uma Amadora pré e pós-Revolução dos Cravos, dando a conhecer diversos sítios com história e referência a um momento que marcou e mudou definitivamente o país.

Percorrendo as ruas da Cidade, abordaremos a vivência local sob diferentes pontos de vista - social, associativo, cultural e político -, intrinsecamente ligada ao surgimento e criação do município da Amadora, como o primeiro município constituído após a revolução do 25 de abril de 1974.

Distância a percorrer: cerca de 4 km (dificuldade média)

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Ponto de encontro: Núcleo Museológico do Moinho do Penedo

Custo: Gratuito

Organização: Em parceria com a ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora

 

13 abril (sábado)

Horário: 14h00/17h30

Workshop “Metodologias de trabalho e registo em Antropologia Biológica e Zooarqueologia”.

Sinopse: No âmbito da Exposição temporária “Amadora Romana – viver no Ager de Olisipo”, e inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este workshop tem como foco o aprofundamento de problemáticas e metodologias relacionadas com o registo de campo e o processamento de materiais osteológicos encontrados em contextos arqueológicos. Após uma introdução aos principais conceitos associados à antropologia biológica e zooarqueologia, será referida criticamente a legislação existente em Portugal aplicável a estes ecofactos. Os principais aspetos metodológicos de registo e protocolos de recolha serão apresentados recorrendo a casos de estudo.

Destinatários: Profissionais ligados à antropologia e arqueologia

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Custo: Gratuito

 

De terça-feira a domingo

Exposição "Amadora romana – Viver no Ager de Olisipo" – Até 5 de maio de 2024

Sinopse: O espaço da atual cidade da Amadora integrou durante a época romana e a antiguidade tardia o Ager Olisiponensis, designação latina que definia a área rural nos subúrbios de Olisipo (Lisboa). A localização privilegiada, próximo da capital, e a existência de vários recursos naturais terão potenciado o povoamento romano da região e a permanência das populações ao longo dos séculos. Esta exposição pretende mostrar a riqueza dos vestígios arqueológicos e os dados recuperados nos últimos anos através das escavações arqueológicas.

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Nota: Gratuito ao sábado de manhã, estudantes, jovens até aos 18 anos e adultos maiores de 60 anos

 

De terça-feira a domingo

Exposição "As Mulheres da minha vida. Roque Gameiro no feminino" – Até 21 de julho de 2024

Sinopse: Exposição que pretende iluminar vidas de mulheres da família de Alfredo Roque Gameiro, nomes que se repetem, mas dos quais pouco ou nada se sabe: Maria da Assunção, a esposa, Ana de Jesus, sua mãe, ou a sobrinha Maria Hebe Gomes.

Vamos conhecer o lado humano e familiar destas pessoas, constituindo uma abordagem biográfica, para além da veia artística, conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente.

Esta exposição é um trabalho de raízes familiares, mas também de descendência, de projeção, de futuro, numa vasta geografia, mas que começa com um pequeno caminho.

Local: Casa Roque Gameiro

Custo: Gratuito

Ano letivo 2023/2024

“Museu em Ação” e “Venha conhecer os cantos à Casa”

Realização de oficinas diversas

Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro

Horário: De terça a sexta-feira, às 10h00 e às 14h30

Estas atividades são gratuitas para as escolas públicas do Município, durante o período escolar, no máximo de duas por turma e por equipamento e instituições de solidariedade social, no máximo de duas por utente e por equipamento.

Destinam-se a escolas e grupos organizados

As atividades são gratuitas, exceto as indicadas, e necessitam de inscrição prévia por email (museu@cm-amadora.pt) ou por telefone (214 369 090).

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.

As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição em outras atividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Para mais informações é favor contactar pelo e-mail: museu@cm-amadora.pt ou telefone: 214 369 090

 

Moradas e horários:

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora

De terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

Casa Roque Gameiro

Praceta 1º de Dezembro, nº 2, 2700-672 Amadora

De terça-feira a sábado, das 10h00 às 17h30; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Evento: Passeio Turístico Todo Terreno”


Dias: 19, 20 E 21 DE ABRIL 2024

 

Quando ouve falar do rio Douro, só lhe vem à cabeça a cidade do Porto ou os fotogénicos socalcos do Douro Vinhateiro?

Prepare-se, para uma enorme surpresa. É que bem mais a leste, em pleno planalto mirandês, esconde-se o fantástico Parque Natural do Douro Internacional, um dos destinos de natureza mais espantosos, não só de Portugal, mas de toda a Europa.


Aqui, entre os 700 e os 800 metros de altitude, o rio Douro cavou um profundo e escarpado vale, que serve de fronteira natural entre Portugal e a Espanha. E não pense que é coisa pequena! Estamos a falar de uma extensão de aproximadamente 120 km que lhe vão relevar uma face bem distinta.

 

EVENTO PARA JIPE, QUAD E MOTO

 

INFORMAÇÕES DA AVENTURA:

DURAÇÃO DO PASSEIO: 3 DIAS

KM TOTAL: 250KM +/-

INICIA EM: BRAGANÇA

TERMINA EM: TORRE DE MONCORVO

TIPO DE PASSEIO: AVENTURA 4X4, GASTRONOMIA, CULTURA, TRADIÇÃO, MIRADOUROS, PAISAGENS ÚNICAS

DIFICULDADE: FACIL/MEDIO

FORA DE ESTRADA: 85%

 INSCRIÇÕES: MINIMO 15 PARTICIPANTES

NAVEGAÇÃO: PERCURSO GPS, MODO CARAVANA


 

PROGRAMA:


Sexta, 19 de Abril: (Bragança - Miranda Do Douro)

8:30H - Encontro CASTELO DE BRAGANÇA para o mata-bicho (p/Almoço)

Briefing com todos os participantes.

9:30H - Início Etapa 1 Manhã

12:30H - Almoço em piquenique (a cargo de cada participante) .

13:00H - Início Etapa 2 tarde (várias paragens observação de paisagem).

18:00H - Hora prevista chegada hotel - HOTEL PARADOR SANTA CATARINA 4*

20:00H - Jantar no hotel.

 

Sábado, 20 de Abril: (Miranda Do Douro - Freixo De Espada A Cinta)

9:00H - Início Etapa 3 Manhã (várias paragens observação de paisagem/miradouros).

9:30H - Visita Museu da Terra de Miranda

13:00H - Almoço em restaurante.

14:30H - Início Etapa 4 Tarde Manhã (várias paragens observação de paisagem/miradouros)

17:30H - Hora prevista chegada hotel - HOTEL FREIXO DOURO SUPERIOR 4*

18:00H - Circuito de SPA

20:00H - Jantar no hotel

 

Domingo, 21 de Abril: (Freixo De Espada A Cinta - Torre de Moncorvo)

9:00H - Inicio Etapa 4 (várias paragens observação de paisagem/miradouros).

10:30H - Paragem Barca de Alva

13:00H - Almoço em restaurante " O Lagar"

EVENTO PARA QUALQUER TIPO DE Veículo SEM QUALQUER TIPO DE ALTERAÇÕES.

USO OBRIGATORIO DE CARRO 4X4

 

INCLUÍDO:

 

2 NOITES HOTEL 4*

CIRCUITO DE SPA NO HOTEL FREIXO DOURO SUPERIOR PARA TODOS OS PARTICIPANTES

3 P/ALMOÇOS

2 ALMOÇOS

2 JANTAR

BRINDES ALUSIVOS AO EVENTO

ACOMPANHAMENTO DOS ELEMENTOS DO STAFF AVENTURA NORTE

SEGUROS OBRIGATORIOS / LICENÇAS DE CIRCULAÇÃO

TRACK DO PERCURSO GPS

TAXAS E LICENÇAS DE CIRCULAÇÃO

 

NÃO INCLUI:

 

REFEIÇÕES NÃO MENCIONADAS NO PROGRAMA

GORJETAS E DESPESAS PESSOAIS

APERITIVOS E DIGESTIVOS NOS RESTAURANTES DESIGNADOS

 

TODAS AS INFORMAÇÕES EM:

https://forms.gle/rSgaY5TEFtSi1x5c6

INSCRIÇÕES ATÉ DIA 5/04/2024

Fonte: Aventura Norte